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Bull Terrier e a sua imagem na publicidade
Enviado: terça out 04, 2005 9:06 pm
por JosePe
Ultimamente tenho lido vários tópicos e discussões sobre o temperamento da raça, se devia ou não estar na lista das raças potencialmente perigosas, se são animais de bom temperamento ou não e inclusivamente algumas comparações com outras raças de tipo Bull.
As opiniões divergem mas o que me parece é que o Bull Terrier ainda continua a ter, de uma forma genérica, muito boa reputação junto do público em geral e dos publicitários em particular.
Procurando aqui nos meus arquivos consegui reunir 3 exemplos (antigos e recentes) de utilização de Bull Terrier com fins publicitários:
Este foi imagem de marca em vários anúncios da Bud Light de 1987, o seu nome é Spuds McKenzie:
Esta tem menos anos e é de um cão português, bem conhecido dos amantes da raça, num anúncio do Ice Tea:
Esta foi tirado por mim em Singapura, em Janeiro de 2005, durante os feriados de comemoração novo ano chinês, num centro comercial:
Os Bull Terrier aparecem sempre com um ar divertido e transmitem uma imagem positiva a quem vê esta publicidade. Isto tem-se verificado ao longo do tempo e ainda acontece hoje.
O que é que os meus amigos me dizem disto?

Enviado: segunda out 10, 2005 9:15 am
por Bullie
Bom dia,
Penso que são duas questões totalmente diferentes; a inclusão, ou não, da raça na lista de potencialmente perigosos e a sua utilização na publicidade.
Pessoalmente não concordo com a inclusão de qualquer raça na listagem dos potencialmente perigosos. O problema da agressividade dos cães é, a meu ver, individual e não inato em determinadas raças.
A utilização do Bull Terrier na publicidade deve-se, essencialmente, à sua aparência fora do comum e não, pelas suas características comportamentais.
Enviado: segunda out 10, 2005 11:21 am
por rasteirinho
Bullie Escreveu:
Bom dia,
Penso que são duas questões totalmente diferentes; a inclusão, ou não, da raça na lista de potencialmente perigosos e a sua utilização na publicidade.
Pessoalmente não concordo com a inclusão de qualquer raça na listagem dos potencialmente perigosos. O problema da agressividade dos cães é, a meu ver, individual e não inato em determinadas raças.
A utilização do Bull Terrier na publicidade deve-se, essencialmente, à sua aparência fora do comum e não, pelas suas características comportamentais.
concordo plenamente com o bullie
aqui tem mais uma pub belga, feita por pessoas de esquerda contra a extrema direita, devo dizer que apesar de meter a pub aqui nao gosto nem da extrema direita nem desta pub
infelizmente existem pessoas capazes de cruxificar uma raça para passar uma mensagem politica e outras para vender mais jornais
Enviado: segunda out 10, 2005 10:22 pm
por heliosardo
Pode haver algo mais positivo?
Divirtam-se com os "gift cards" das lojas "Target"....
http://target.com/target_group/giftcards/index.jhtml
Enviado: segunda out 10, 2005 11:44 pm
por rasteirinho
estao porreiros esses gift
Enviado: terça out 11, 2005 10:34 pm
por JosePe
Penso que são duas questões totalmente diferentes; a inclusão, ou não, da raça na lista de potencialmente perigosos e a sua utilização na publicidade.
Quem é que disse o contrário? Eu apenas disse que apesar de se dizerem para ai muitas coisas a raça continua a ter boa imagem junto dos publicitários.
Pessoalmente não concordo com a inclusão de qualquer raça na listagem dos potencialmente perigosos. O problema da agressividade dos cães é, a meu ver, individual e não inato em determinadas raças.
Eu também não concordo, mas o que é certo é que já existe a tal lista.
A utilização do Bull Terrier na publicidade deve-se, essencialmente, à sua aparência fora do comum e não, pelas suas características comportamentais.
E então? Claro que é por isso. Mas também é pela mesma razão que alguns cretinos usam o Bull para ilustrar cartazes como o que o rasteirinho publicou.
Posso estar enganado, mas se pudéssemos perguntar à pessoa que criou o cartaz de que raça é o cão que usou, provavelmente dir-nos-ia que é um Pitbull. É um erro muito comum. Muitos jornalistas quando pretendem ilustrar ataques de cães, falam em Pitbull e publicam uma fotografia de um Bull Terrier. Na lógica deles um cão que ataca pessoas deve ter uma aparência fora do comum. Muitas vezes nem sequer era um Pitbull.
Enviado: quarta out 12, 2005 12:50 am
por rasteirinho
sobre esse cartaz
segundo ouvi o clube, os aderentes e donos protestaram e conseguiram que o partido nao use mais a imagem do bull e o dono do bull foi expulso do clube
Enviado: quarta out 12, 2005 8:47 am
por Bullie
JosePe Escreveu:
A utilização do Bull Terrier na publicidade deve-se, essencialmente, à sua aparência fora do comum e não, pelas suas características comportamentais.
E então? Claro que é por isso. Mas também é pela mesma razão que alguns cretinos usam o Bull para ilustrar cartazes como o que o rasteirinho publicou.
O José é que falou em "reputação" do BT junto do público em geral e, nomeadamente, junto dos publicitários. Por reputação subentende-se a fama do cão derivado do seu caractér, quer da ideia (errada ou não) que o senso-comum faz do mesmo.
Enviado: quarta out 12, 2005 11:34 pm
por JosePe
Vamos lá a ver se eu entendo, o Bullie acha que o Bull Terrier, sem confusão de raças, tem boa ou má reputação? Junto da generalidade das pessoas e junto dos publicitários que sabem do que estão a falar?
É que agora fiquei conseguiu confundir-me!
Enviado: quinta out 13, 2005 8:58 am
por Bullie
JosePe Escreveu:
Vamos lá a ver se eu entendo, o Bullie acha que o Bull Terrier, sem confusão de raças, tem boa ou má reputação? Junto da generalidade das pessoas e junto dos publicitários que sabem do que estão a falar?
É que agora fiquei conseguiu confundir-me!
Deve ser do adiantado da hora...
Eu não opiniei se a reputação que o Bull Terrier possuí junto da generalidade das pessoas e/ou dos publicitários (independentemente de saberem ou não do que estão a falar) é boa ou má.
O que eu lhe disse, baseado na sua mensagem inicial:
As opiniões divergem mas o que me parece é que o Bull Terrier ainda continua a ter, de uma forma genérica, muito boa reputação junto do público em geral e dos publicitários em particular.
O que eu discordei, no sentido que, na minha opinião, a utilização do Bull Terrier na publicidade não se deve tanto à sua reputação mas sim mais devido à sua aparência singular. É chamativo, singular e não deixa ninguém indiferente.
Entendeu agora?
Enviado: quinta out 13, 2005 9:33 am
por PauloSantos
Boas
A utilização de cães na àrea de publicidade é aliciante e normalmente esta utilização está associada a caracteristicas fisicas do cão e não ao seu carácter.
Eu trabalho na área da publicidade e é normal a utilização de cães, por exemplo, o Bulldog, porque pelas suas caracteristicas fisicas, é um animal que chama mais à atenção.
A utilização de cães em publicidade por referência ao seu carácter, é uma prática cada vez manos corrente, embora aconteça, infelizmente quando num anuncio se pretende valorizar a "agressividade" utiliza-se o Rott ou o Pit.
Imagine-se um anuncio de um automóvel desportivo, que se quer com garra, no fundo, agressivo, infelizmente alguns publicitários, pegam na imagem do cão para passar essa ideia de agressividade.
Felizmente os publicitários actuais vêem as coisas com outros olhos, com os olhos do consumidor, e o consumidor felizmente também não gosta de ver a imagem do cão associada à agressividade.
Portanto actualmente a grande maioria das campanhas publicitárias onde são inseridos cães, a referência é sempre a sua aparência e não o seu caracter.
Enviado: quinta out 13, 2005 9:31 pm
por JosePe
Quando eu iniciei este tópico e comecei a minha pequena introdução falando de raças potencialmente perigosas e do temperamento do Bull Terrier e a seguir disse que me parecia que tinha uma boa reputação junto dos publicitários, nunca estabeleci nenhuma relação de causalidade entre os dois factos. O que eu disse foi:
As opiniões divergem mas o que me parece é que o Bull Terrier ainda continua a ter, de uma forma genérica, muito boa reputação junto do público em geral e dos publicitários em particular.
O que eu exprimi foi o sentimento de que apesar das confusões de raças, dos estigmas, e dos atributos que “algumas pessoas” menos informadas lhes atribuem, são animais que no seu estado normal e no seu dia a dia têm um ar divertido e agradável e são por isso usados na publicidade de forma positiva.
Parece que algumas pessoas não perceberam, ou não quiseram perceber e acharam por bem manifestar uma opinião contrária a uma coisa que eu não exprimi nem sequer pensei.
Quando pedi ao Bullie que me esclarecesse sobre a sua opinião e disse que tinha ficado confundido, foi uma forma simpática de lhe dizer que não tinha percebido. Afinal devia ter-lhe dito que a frase que escreveu não faz sentido! Gosta mais assim? O que é que isto quer dizer?
O José é que falou em "reputação" do BT junto do público em geral e, nomeadamente, junto dos publicitários. Por reputação subentende-se a fama do cão derivado do seu caractér, quer da ideia (errada ou não) que o senso-comum faz do mesmo.
Não queria deixar de agradecer o contributo do Paulo Santos com a sua opinião, não só pelo facto de ser de uma pessoa do meio publicitário mas pelo facto de vir ajudar a esclarecer um pouco sobre os critérios de utilização dos cães pelos publicitários e sobre as regras que os consumidores impõem.
Felizmente os publicitários actuais vêem as coisas com outros olhos, com os olhos do consumidor, e o consumidor felizmente também não gosta de ver a imagem do cão associada à agressividade.
Enviado: sexta out 14, 2005 8:26 am
por Bullie
JosePe Escreveu:Ultimamente tenho lido vários tópicos e discussões sobre o temperamento da raça, se devia ou não estar na lista das raças potencialmente perigosas, se são animais de bom temperamento ou não e inclusivamente algumas comparações com outras raças de tipo Bull.
As opiniões divergem mas o que me parece é que o Bull Terrier ainda continua a ter, de uma forma genérica, muito boa reputação junto do público em geral e dos publicitários em particular.
Isto foi o que o Jose disse no seu post inicial.
Ao que eu respondi que, a meu ver, são duas coisas distintas (a potencial perigosidade do BT e a sua utilização na publicidade). Nas (poucas) vezes que o BT é utilizado para publicidade tal se deve à sua aparência singular e não ao seu temperamento/carácter e subsequente reputação.
Tal como o PauloSantos disse (que estranhamente o Jose concordou, uma vez que é aquilo que eu disse desde o início)...
PauloSantos Escreveu:Portanto actualmente a grande maioria das campanhas publicitárias onde são inseridos cães, a referência é sempre a sua aparência e não o seu caracter.
Já entendeu agora a minha opinião?
Enviado: sexta out 14, 2005 9:30 pm
por JosePe
Bullie, mas diga-me lá onde é que eu estabeleci uma relação de causalidade entre o temperamento/carácter e uma utilização positiva na publicidade?
Eu fiz uma introdução e a seguir disse que independentemente de tudo o que se diga “o Bull Terrier ainda continua a ter, de uma forma genérica, muito boa reputação junto do público em geral e dos publicitários em particular”. Ou então nem seria usado no tipo de publicidade que eu usei como exemplo.
O exemplo que o rasteirinho apresentou nem acho que se possa considerar publicidade é propaganda anti-extrema direita e infeliz por sinal!
Continuo a reafirmar que a imagem do Bull na maior parte dos casos em que é usado em publicidade é porque os animais têm um ar divertido e prazenteiro! Evidentemente acontece poucas vezes por ser uma raça pouco conhecida.