a Cabeca vai achatando com o tempo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bull Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MariaJose

Responder
Dad0s
Membro Júnior
Registado: quinta jul 07, 2005 8:23 pm

quarta nov 30, 2005 9:35 pm

Tenho a minha bull terrier (femea) com 6 mesitos mas a cabeca nao me parece tao oval como certos exemplares que conheco (apenas machos)... Ke me dizem a cabeca vai.se tornando mais oval e menos ponteaguda com o creximento ou nem por isso?
Thnx
[]
:)
JosePe
Membro
Registado: sábado mai 28, 2005 7:40 pm

quinta dez 01, 2005 12:27 am

Ora bem! Vamos lá a ver se eu me consigo fazer explicar sem gerar malentendidos…

Para começar estive a ver as fotos que publicou no seu álbum de fotografias, mas por ai não consigo perceber bem qual é a forma da cabeça da sua cadela nesta fase da sua vida. Se publicar fotos da cabeça em várias posições ajudaria a perceber o que quer dizer com “pontiaguda”.

De qualquer maneira as cabeças dos machos e das fêmeas dentro da mesma linhagem diferem um pouco. Os machos normalmente têm cabeças maiores, mais cheias e frequentemente mais curvas, pelo que não se deve preocupar demasiado fazendo comparações com os exemplares machos que conhece (se é que se deve preocupar de todo).

Além disso se comparar muitos Bull Terrier de diversas linhagens vai começar a verificar que existem diferenças significativas em determinados aspectos da sua fisionomia, inclusivamente nas cabeças.

O Bull Terrier teve origem em diversas raças, mas principalmente nas raças English White Terrier (considerada extinta), no Bulldog e mais tarde Dálmatas e outras raças para apurar determinados aspectos físicos.
Os cães que nós temos hoje descendem desses animais e transportam nos seus genes características que também existem nestas raças e conforme os cruzamentos feitos entretanto, um determinado animal pode tender mais para o tipo “Terrier” ou mais para o tipo “Bull”. Isto pode ser verificado na cabeça, nas proporções do corpo, nas pernas ou em muitos outros aspectos.

Em relação à cabeça, que é a sua pergunta, talvez seja um bom começo consultar esta página na Internet que explica as várias considerações a fazer sobre a cabeça de um Bull Terrier e os vários tipos que podem ocorrer. Mas atenção que algumas características referidas são consideradas faltas. Mesmo assim estas considerações só são importantes se pretender submeter a sua cadela a concurso, de outra forma não vejo porque se deva preocupar com isso. http://www.btca.com/btp/page6.html

Continuando a responder à sua pergunta, a cabeça vai-se alterando de facto com o passar do tempo até à idade adulta, como aliás já deve ter verificado. Um Bull Terrier recém-nascido se for visto por um leigo pode ser quase qualquer raça de cão. Depois começa a ganhar forma e a partir de determinada idade pode-se fazer uma previsão aproximada do cão que será em adulto. Não quero dizer com isto que eu consiga fazer tal previsão. Os profissionais competentes conseguem fazê-lo.

Espero ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas…
Dad0s
Membro Júnior
Registado: quinta jul 07, 2005 8:23 pm

quinta dez 01, 2005 3:09 am

Oias
Fikei esclarecido Thnx
[]
juniorAS
Registado: segunda ago 29, 2005 10:27 pm

quinta dez 01, 2005 11:08 am

Me desculpe mas não concordo consigo em relação a cabeças de machos e femeas, as femeas com certeza tem as cabeças mais cheias e mais curvadas que os machos, contra os machos estão os proprios traços masculinos e claro, a questão de quanto mais curva a cabeça mais dificil o é de não se perder força e potencia.

Em relação a femea em discussão para se avaliar se sua cabeça tem formato de ovo ou não, sera necessaria uma foto de frente, pois é assim que se analisa, fotos de lado so é possivel analisar perfil.

Abraço

Jr
Responder

Voltar para “Bull Terrier”