Como é que eu sei se o meu cão "pode" competir?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bull Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MariaJose

Responder
heliosardo
Membro
Registado: sábado set 17, 2005 9:02 pm
Contacto:

domingo mar 26, 2006 3:36 am

Olá!

Parece talvez uma pergunta estupida, mas como é que eu sei se o meu cão "pode" competir?

Ou seja, se "vale a pena" leva-lo a uma exposição?

Quais os pontos fulcrais?

O handler é fundamental, para obter resultados, ou se o cão é "bom", é o suficiente?

O que distingue um bom handler de um menos bom (ou mau)?

Pelas fotografias que tenho visto na internet julgo (que presunção a minha!) ter um cão que nada fica atrás dos que tenho visto.

Alias, ha algo que me desperta ainda mais esta curiosidade, é que como resido no Algarve, frequentemente sou abordado por pessoas das mais variadas Nacionalidades, e os comentários que ouço sobre o meu cão são sempre extremamente elogiosos (O.k, não me iriam abordar para falar mal!), do tipo: que exelente exemplar, ou tenho (ou tive) um mas não era assim tão bem constituido, etc...

A ultima conversa que tive foi com uma senhora Inglêsa, já com alguma idade que se dedica a criação de Bull Terrier, e perguntou-me porquê que eu não levava o meu cão a exposições?

Será que só estava a tentar ser simpatica???

É claro que sou suspeito para comentar o meu cão, mas através de um link indicado aqui no forum fui parar a uma pagina onde está um exerto de um livro escrito por um Juiz conceituado de Bull Terrier, e numa pagina onde ele indica os varios perfis possiveis, todas as pessoas (amigos, e familia) a quem perguntei, compararam o meu cão com o perfil ora do que seria qualificado em primeiro lugar ora com o que ficaria em segundo.
Se não é um Bull Terrier...é apenas um cão!
JosePe
Membro
Registado: sábado mai 28, 2005 7:40 pm

domingo mar 26, 2006 9:15 am

Acho que este artigo disponível no Terrier Club de Portugal vai ao encontro das suas dúvidas: http://www.terrierclubedeportugal.homes ... si__es.pdf
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo mar 26, 2006 11:51 am

Olá

Não se esuqeça de que existe um processo de aprendijagem, na passagem inclusive...o facto de ter um cão muito bom não significa que ganhe logo. Mal comparando é o mesmo que entrar nas olimpiadas sem nunca ter corrido e anhar loo.É preciso preserverança. A maior parte das pessoas ignora isso.
heliosardo
Membro
Contacto:

domingo mar 26, 2006 11:26 pm

Agradeço as repostas.

O link indicado pelo josepe foi (é) extremamente util, para todos aqueles que partliham da mesma duvida.

Mais uma vez,

obrigado!

Já agora, quanto pode importar a contratação de um handler?
Se não é um Bull Terrier...é apenas um cão!
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda mar 27, 2006 8:42 am

Acho que deve experimentar a participar em exposição.

Um handler profissional ou experiente obviamente que consegue através de certos detalhes valorizar o cão que nós, leigos na matéria, não conseguimos ou que nos passam despercebidos. Esse factor pode ter alguma influência na classificação final, especialmente quando em ringue se encontram cães de qualidade similar.

Experimente levar o seu cão a uma exposição e a passá-lo em ringue. Não é muito complicado (conseguir apresentar com um minimo de categoria). Mas antes vá visitar algumas expos, veja como se faz e pergunte, tire dúvidas e peça conselhos a quem já o faz. Pela minha parte está à vontade...

E numa primeira fase não se preocupe demasiado se o seu cão ganha ou não. Vá com o espírito de que vai avaliar o seu cão. E tenha como objectivo principal uma boa avaliação do mesmo ;).
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
heliosardo
Membro
Contacto:

terça mar 28, 2006 10:46 pm

Muito obrigado pelas preciosas dicas.
Se n&atilde;o &eacute; um Bull Terrier...&eacute; apenas um c&atilde;o!
Responder

Voltar para “Bull Terrier”