Página 1 de 1

Que confusão!

Enviado: terça mai 16, 2006 12:34 am
por heliosardo
Dava uma telenovela....

O meu cão (segundo o que me foi informado) foi o unico de uma ninhada nascida na Hungria (filho de bons "pais") a vir para Portugal;

Foi-me entregue sem um pedigree, (também porque eu não o exigi, pois eu queria mesmo era o cachorro), mas foi-me vendido com um livro de vacinas a atestar a vacinação feita até a data, e uma garantia (num documento devidamente escrito, assinado e carimbado) de 1 Ano;

Foi-me informado na altura da compra, que algum tempo depois (algo a ver com a tenra idade do cachorro, ou coisa assim do género) iria receber em minha casa o Pedigree do cachorro;

Após algum tempo (+- 4 meses) lá recebi o dito documento, mas com grande surpresa minha, não era proveniente da Hungria mas sim da Roménia;

Após olhar para o documento verifiquei ter, pelo meio dos varios nomes de cães/cadelas (muitos com CH´s?), alguns (penso) bons antepassados tais como: Bravo Alten Veste -- Brubaker Alten Veste-- Egoist Alten Veste-- War Admiral ... entre outros (estes são dos nomes que encontrei com mais referenciais e fotos na internet).

Feliz da vida!
Um cão impecável e ainda por cima com bom pedigree!!!
OPTIMO!

Mas...

Quem mo vendeu em Portugal informou-me que o cachorro tinha nascido na Hungria, mas o certo é que o documento que me foi entregue foi emitido na Roménia!?

Após contactos (e-mail) com um criador de Bull Terrier da Roménia (http://www.the-vets-bullies.go.ro/index_en.htm) , enviei-lhe uma cópia do "meu" pedigree, e obtive a informação que o documento é valido (confirmado com o "A.Ch.R" http://www.ach.ro/index.htm), mas que o criador poderia não ser Romeno?

Não percebi bem como, mas pois no documento diz:

Crescator (criador): Gyorfi Carol
RO. Timisoara, str. Ulpia Traiana nr. 32 (morada existente e confirmada na Roménia)

Que raio de voltas deu o meu cão???

Onde nasceu???

É Hungaro ou Romeno???

Não percebo nada!!!

Já tentei falar com o meu cão em Hungaro e Romeno mas o raio do "Kosovar" só percebe Português (lol)

Também, já me informei junto do CCP, e foi-me informado que é possivel fazer uma transcrição (equivalencia) para um documento Português.

Não que estes factos me incomodem muito, mas as vezes lembro-me disso e fico curioso.

Enviado: terça mai 16, 2006 8:39 am
por Bullie
Pelo resumo que aqui fez, deduzo que tenha adquirido o seu cachorro numa loja de animais. Certo?

Bom, o problema com os cães adquiridos em lojas de animais (na sua grande maioria) é que estes são sempre de procedência altamente duvidosa - curiosamente, não poucas vezes da Hungria ou Roménia - o que levanta sempre grandes questões quanto à veracidade dos seus pedigrees. Aconselho a leitura do tópico "puppy-mills" no fórum dos cães.

Isto não quer dizer que o seu cão seja oriundo de uma dessas situações.

Diga-me, o seu cachorro já vinha identificado - suponho - com chip ou tatuagem. Já confirmou se o número é aquele que consta no pedigree?

Pode sempre contactar a criador mencionada no pedigree e explicar-lhe a história para atestar a sua veracidade.

Enviado: sexta mai 19, 2006 7:03 pm
por CindelP
É hungaro ou romano??

Isso é muito facil de se saber ... qual as iniciais que se encontram no pedigree do cão, antes do numero de registo?

Nanci

Enviado: terça mai 23, 2006 11:50 pm
por heliosardo
Por acaso não comprei o meu cão numa loja de animais, pelo menos não daquelas que se encontram em centros comerciais ou na "rua das lojas", na verdadeira ascenção da palavra não se pode dizer que comprei o meu cão numa loja.
Comprei o meu cão junto de um criador, mas não desta raça.
Um criador, que cria rotweiler, São Bernardo, e mais uma ou duas raças de cães (se não me engano!) para além de gatos persa.
Tem uma grande propriedade, (onde tem um hotel para animais de companhia) com optimas condições(na minha opinião pessoal, espectaculares, pelo que me foi possivel ver), e é membro (ou era na altura) do Clube Português de Canicultura.
Nunca me foi nada impigido, apenas confiei na pessoa (não estou nada arrependido!) para me escolher um "bom" Bull Terrier macho.
Inicialmente nem fiz questão de saber o país de origem (o cão até podia ter vindo da China, e ser-me informado que era criação nacional!).
Ainda ha pouco tempo recebi um e-mail da Romenia "...Of course I remember about you and your male. A nice one you have there.
Yes u are right, long time ago we didn't spoke each other.
We were very busy in this passed time too.
As you can see, we didn't made any upgrade at our website. In these days I work at it, but I really don't know when will be done. We will see.........................
About the news: our bitch Bubba is in Hungary, at my friend from there, for mating. Next week I will go to bring her home. I hope she will be pregnant.
Other news, only shows, shows, shows............ nothing new.
About your question, I must to speak with my webmaster, 'cause he needs time to make some changes for adding friend's dogs. So we will see. It's not a bad ideea.........anyway.

Any way, feel free and send me some photos with your male. I'm curious how he looks like, now"

Portanto deduzo pelo e-mail do meu "amigo" (www.the-vets-bullies.go.ro) que é pratica "comum" dos criadores Romenos irem a Hungria buscar cães e também para cruzarem os seus cães.

Será que isso é mau sinal?

Espero que não!

O meu cão não me foi entregue nem com tatuagem, nem com chip, devido a ser muito jovem. (foi "chipado" cá em Portugal)

O numero de serie do pedigree é: 0072171

Tem também a indicação: "Tatuaj 991" (o numero está inclusivamente picotado para além de escrito no papel)

Ainda tem: "REG.: 991.04/11"

E ainda...."Inresgistrat în C.O. sub nr. 20263/1 la data 30/11/2004 Secretariatul C.O.R garanteazã autenticitatea datelor înscrise în prezentul act." carimbado e assinado por Iliev Marius (presedinte C.OR)


E apesar de tudo isto ainda não sei se o meu "kosovar" nasceu na Hungria ou na Roménia.

Acho que a culpa é do mordomo!

Enviado: terça mai 23, 2006 11:58 pm
por heliosardo
Não consigo o n.º de telefone da criadora apesar de ter a sua morada, devido ao facto de não estar listado.

Acho que um dia destes ainda lhe escrevo uma carta!

Conhecem mais alguem nesta situação?

E que tal são os cães?

Enviado: quarta mai 24, 2006 6:26 am
por SeaLords

Enviado: segunda mai 29, 2006 11:24 pm
por heliosardo
obrigado!

não é problema era curiosidade!