Será responsável?Pense..

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bull Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MariaJose

Responder
Mahadeva
Membro Júnior
Registado: quinta fev 03, 2005 2:24 pm

quarta fev 21, 2007 5:26 am

Como todos sabemos, para se ter um animal, independentemente da raça que tenha, à que se ser responsável e ou se tem condições, tempo, paciência e dedicação para o animal, ou simplesmente NÃO se tem!

Recentemente tive problemas com um dos meus Bulls, apesar deste ser extremamente bruto, possessivo e ciumento, nunca atacou quem quer que seja ( a não ser nas suas brincadeiras em casa e a isso não posso chamar atacar ), nunca mordeu outro cão no sentido de o atacar e posso inclusive dizer que não se trata de um cão agressivo. Claro está, que é de temperamento como característica da raça mas disso tenho plena consciência tal como tomo as devidas precauções para não ter problemas futuros.

Já não é a primeira vez que isto acontece entre o meu cão e o que vou referir (rottweiler), apesar da situação anterior ter sido bastante mais grave pois o outro cão não trazia ancaime, nem passeava atrelado e esta raça está na lista dos perigosos. E o meu cão ter ficado todo marcado ao ponto de o passear na rua e ouvir comentários infelizes do género: -“ È um cão de lutas “, e por consequência ainda nos dias de hoje já passado quase um ano ainda se notarem pequenas falhas de pelo nos locais onde o outro cão o mordeu, enfim..

Não andei com uma queixa para a frente por uma questão de consideração ao irmão da dona do cão, pois quando este era mais novo procuramos passear os 2 cães em conjunto de forma a conviverem e socializarem, claro está que o outro cão já apresentava indícios de vir a ser problemático. E sabia eu, por fontes seguras (o irmão da tal rapariga), que esta não tinha mão nele, não o repreendendo quando este se comportava mal, deixando-o fazer sempre tudo o que quis e uma vez que não tinha força para o animal quando este começou a crescer, passeava-o solto.

Acontece que num dos meus passeios diários ao fazer o trajecto usual com o meu cão, me deparo com o mencionado rottweiler SEM trela a correr em direcção a mim, salta-me para cima “abraçando-me” as pernas, que acabaram por ficar marcadas, e o meu cão. Claro está que o meu cão em minha defesa e do próprio agarrou logo no rottweiler. Ao sentir-me embrulhada pela outra criatura de tamanho gigante larguei a trela do meu cão, pois recordo-me perfeitamente que na vez anterior o meu não se pode defender pois mantive-o sempre atrelado andando este ao rebolão entre o outro e a trela (de 50 cm como manda a lei).
Por azar do outro ou sorte do meu, o rottweiler desta vez estava ancaimado acabando por não poder morder ou defender-se com a boca. Nisto, aparecem 2 indivíduos para alem da dona do cão que começam a pontapear o meu cão (que se encontrava “trancado” na cabeça do outro), agredindo-o com uma trela de corrente no lombo, e (a maior estupidez que vi até hoje) dispararam com uma pistola de fulminantes junto á cabeça do meu cão. Com tudo, só fizeram com que o meu sacudisse mais o outro, acabando por soltá-lo mais tarde quando aqueles imbecis (desculpem o termo) deixaram de lhe fazer mal.

Conclusão, no final deste triste episodio ainda sou escorraçada com frases do género: -“ desaparece daqui “ , -“ põe-te a andar “..
Logo de seguida sigo para a esquadra mais próxima de forma a apresentar queixa sob o outro animal, quando estou a faze-lo aparecem me os donos do outro cão que se insinuam perante a autoridade dizendo: -“ desta vez isto não vai ficar assim, vamos apresentar queixa “ , ao que respondo: -“ pois bem, mas antes de você apresentar queixa já estou a faze-lo, faça favor de aguardar que já o atendem “ . Revoltado, de certeza, começa a fazer uma chamada telefónica afirmando o seguinte: -“ Trás as facturas do veterinário, o dos medicamentos, e já agora o talão de compra do corpete que ela já não se deve lembrar que o cão desfez da outra vez “ (seria isto necessário quando nada naquela altura seria decidido, para alem do mais em ambas as vezes o meu cão ter agido em própria defesa e passear pelas ruas publicas com as devidas precauções!?).

Como é óbvio, ambos apresentamos os documentos dos animais, estando tudo em ordem de minha parte pelo menos, quanto ao outro animal desconheço. Foi feito um pedido de sequestro por parte do canil municipal, de forma a que os animais ficassem isolados durante 15 dias sem contacto com outros animais ou pessoas. Claro está, eu não ia deixar que o meu cão fosse para um canil pois sabe se la em que condições ficaria, segui com as coisas conforme me foram feitas as exigências, na veterinária passaram lhe uma carta de sanidade e declaração sob termo de responsabilidade em como ficariam responsáveis pelo meu rapaz, isto teve os seus custos como podem imaginar. Pelo que soube durante o entregar e não e entregar de todas as papeladas, o outro cão foi deixado no canil, a dona não teve sequer a dignidade de pagar a coima para que o bicho dela ficasse em casa e fazer-lhe os tratamentos necessários.

O que podemos chamar a isto? Responsabilidade ? Não vou culpar o animal por não ter a educação devida, ou por se ter tornado num animal burro e descontrolado, mas sim este tipo de pessoas que querem apenas os animais só por dizer que têm, sem consciência de que é preciso ser responsável para adoptar ou comprar um animal, seja grande ou pequeno é sempre um animal e não é este que escolhe o dono que terá.

No final desta historia o meu cão passou a ser considerado perigoso quando apenas me defendeu e a si mesmo do outro animal, actualmente é obrigado a andar ancaimado ( não anda, mas porque não anda mesmo no sentido de andar /caminhar , faz birra e não se levanta sequer do chão enquanto não lhe tiro o ancaime. Estou á espera que me abordem de forma a retorquir “ eu ponho lhe o ancaime mas vai me levar á porta de casa “ , de forma a que se apercebam do crime que é ancaimar os animais, ou pelo menos aqueles que nada fazem para o merecer ),e tive de lhe fazer um seguro e ficou com registos.
Quanto ao outro, sendo perigoso julgo que o seu quotidiano não mude muito significativamente.

Este caso vai ter seguimento jurídico, então gostaria que alguém mais entendido nestes procedimentos, uma vez que sei que muitos users deste fórum estão bem informados em relação a termos e leis, me possa dar alguma orientação em relação a culpados e não culpados, indemnizações, e o que a partir daqui poderei fazer ou alegar conta a outra senhora.

Aproveito também para deixar o apelo para aqueles que pretendem adquirir Bulls ou outra raça, para ponderarem bem vários factores, pensarem que um cão não serve só para levar á rua, ou para se dizer que se tem. É necessário dar lhes os devidos cuidados a nível veterinário, educação, atenção, muita dedicação, mas principalmente ser-se responsável ontem, hoje e amanha, porque esse ser tornar-se-á naquilo que fizermos dele. Pensem que não será para sempre uma bola de pelo engraçada, mas sim um filho que vos acompanhará durante muitos anos.
Caso se vejam incapacitados de no mínimo poderem dar isto ao animal, tanto em cachorro, adulto ou com idade avançada, é preferível comprarem um jogo de computador novo ou uma consola.

Será responsável?Pense.. :|
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quarta fev 21, 2007 9:46 am

Mahadeva Escreveu:Recentemente tive problemas com um dos meus Bulls, apesar deste ser extremamente bruto, possessivo e ciumento, nunca atacou quem quer que seja ( a não ser nas suas brincadeiras em casa e a isso não posso chamar atacar ), nunca mordeu outro cão no sentido de o atacar e posso inclusive dizer que não se trata de um cão agressivo. Claro está, que é de temperamento como característica da raça mas disso tenho plena consciência tal como tomo as devidas precauções para não ter problemas futuros.
Não percebi bem o que quis dizer com esta ultima parte que está a bold. O que é que "é de temperamento como característica da raça" no Bull Terrier?
Mahadeva Escreveu: Já não é a primeira vez que isto acontece entre o meu cão e o que vou referir (rottweiler), apesar da situação anterior ter sido bastante mais grave pois o outro cão não trazia ancaime, nem passeava atrelado e esta raça está na lista dos perigosos.
O Rottweiler não está na lista de cães perigosos, pois esta não existe. A raça consta sim é de uma lista que incluí outras seis, consideradas, infelizmente, como potencialmente perigosa. O Rottweiler (ou qualquer outra das raças acima mencionadas) é tão perigosa como o Bull Terrier.

Mahadeva Escreveu: E sabia eu, por fontes seguras (o irmão da tal rapariga), que esta não tinha mão nele, não o repreendendo quando este se comportava mal, deixando-o fazer sempre tudo o que quis e uma vez que não tinha força para o animal quando este começou a crescer, passeava-o solto.
Mais do que o passear solto, que não deixa de ser errado e contra a lei (para todas as raças!), o "não ter mão nele" é que é o principal problema. Esse é o principal passo para se ter um cão problemático, seja ele de que raça fôr.
Mahadeva Escreveu: Acontece que num dos meus passeios diários ao fazer o trajecto usual com o meu cão, me deparo com o mencionado rottweiler SEM trela a correr em direcção a mim, salta-me para cima “abraçando-me” as pernas, que acabaram por ficar marcadas, e o meu cão. Claro está que o meu cão em minha defesa e do próprio agarrou logo no rottweiler. Ao sentir-me embrulhada pela outra criatura de tamanho gigante larguei a trela do meu cão, pois recordo-me perfeitamente que na vez anterior o meu não se pode defender pois mantive-o sempre atrelado andando este ao rebolão entre o outro e a trela (de 50 cm como manda a lei).
Por azar do outro ou sorte do meu, o rottweiler desta vez estava ancaimado acabando por não poder morder ou defender-se com a boca. Nisto, aparecem 2 indivíduos para alem da dona do cão que começam a pontapear o meu cão (que se encontrava “trancado” na cabeça do outro), agredindo-o com uma trela de corrente no lombo, e (a maior estupidez que vi até hoje) dispararam com uma pistola de fulminantes junto á cabeça do meu cão. Com tudo, só fizeram com que o meu sacudisse mais o outro, acabando por soltá-lo mais tarde quando aqueles imbecis (desculpem o termo) deixaram de lhe fazer mal.

Conclusão, no final deste triste episodio ainda sou escorraçada com frases do género: -“ desaparece daqui “ , -“ põe-te a andar “..
Logo de seguida sigo para a esquadra mais próxima de forma a apresentar queixa sob o outro animal, quando estou a faze-lo aparecem me os donos do outro cão que se insinuam perante a autoridade dizendo: -“ desta vez isto não vai ficar assim, vamos apresentar queixa “ , ao que respondo: -“ pois bem, mas antes de você apresentar queixa já estou a faze-lo, faça favor de aguardar que já o atendem “ . Revoltado, de certeza, começa a fazer uma chamada telefónica afirmando o seguinte: -“ Trás as facturas do veterinário, o dos medicamentos, e já agora o talão de compra do corpete que ela já não se deve lembrar que o cão desfez da outra vez “ (seria isto necessário quando nada naquela altura seria decidido, para alem do mais em ambas as vezes o meu cão ter agido em própria defesa e passear pelas ruas publicas com as devidas precauções!?).

Como é óbvio, ambos apresentamos os documentos dos animais, estando tudo em ordem de minha parte pelo menos, quanto ao outro animal desconheço. Foi feito um pedido de sequestro por parte do canil municipal, de forma a que os animais ficassem isolados durante 15 dias sem contacto com outros animais ou pessoas. Claro está, eu não ia deixar que o meu cão fosse para um canil pois sabe se la em que condições ficaria, segui com as coisas conforme me foram feitas as exigências, na veterinária passaram lhe uma carta de sanidade e declaração sob termo de responsabilidade em como ficariam responsáveis pelo meu rapaz, isto teve os seus custos como podem imaginar. Pelo que soube durante o entregar e não e entregar de todas as papeladas, o outro cão foi deixado no canil, a dona não teve sequer a dignidade de pagar a coima para que o bicho dela ficasse em casa e fazer-lhe os tratamentos necessários.

O que podemos chamar a isto? Responsabilidade ? Não vou culpar o animal por não ter a educação devida, ou por se ter tornado num animal burro e descontrolado, mas sim este tipo de pessoas que querem apenas os animais só por dizer que têm, sem consciência de que é preciso ser responsável para adoptar ou comprar um animal, seja grande ou pequeno é sempre um animal e não é este que escolhe o dono que terá.

No final desta historia o meu cão passou a ser considerado perigoso quando apenas me defendeu e a si mesmo do outro animal, actualmente é obrigado a andar ancaimado ( não anda, mas porque não anda mesmo no sentido de andar /caminhar , faz birra e não se levanta sequer do chão enquanto não lhe tiro o ancaime. Estou á espera que me abordem de forma a retorquir “ eu ponho lhe o ancaime mas vai me levar á porta de casa “ , de forma a que se apercebam do crime que é ancaimar os animais, ou pelo menos aqueles que nada fazem para o merecer ),e tive de lhe fazer um seguro e ficou com registos.
Quanto ao outro, sendo perigoso julgo que o seu quotidiano não mude muito significativamente.

Este caso vai ter seguimento jurídico, então gostaria que alguém mais entendido nestes procedimentos, uma vez que sei que muitos users deste fórum estão bem informados em relação a termos e leis, me possa dar alguma orientação em relação a culpados e não culpados, indemnizações, e o que a partir daqui poderei fazer ou alegar conta a outra senhora.

Aproveito também para deixar o apelo para aqueles que pretendem adquirir Bulls ou outra raça, para ponderarem bem vários factores, pensarem que um cão não serve só para levar á rua, ou para se dizer que se tem. É necessário dar lhes os devidos cuidados a nível veterinário, educação, atenção, muita dedicação, mas principalmente ser-se responsável ontem, hoje e amanha, porque esse ser tornar-se-á naquilo que fizermos dele. Pensem que não será para sempre uma bola de pelo engraçada, mas sim um filho que vos acompanhará durante muitos anos.
Caso se vejam incapacitados de no mínimo poderem dar isto ao animal, tanto em cachorro, adulto ou com idade avançada, é preferível comprarem um jogo de computador novo ou uma consola.

Será responsável?Pense.. :|
Tem testemunhas que, de facto, o seu cão se encontrava pela trela quando é atacado? Tem testemunhas sobre o ataque que sofreu do rottweiler? Se as tiver, não haverá muito que possa ser utilizado contra si, uma vez que o outro cão não estava de acordo com as normas em vigor.

É uma situação complicada. O Rottweiler, para além do ataque (de novo) ao seu cão, na realidade começou por a atacar a si pelo que conta, pelo que a apresentação de queixa por esse facto poderá ir até às ultimas consequências para o animal. Tendo em consideração o historial que aqui descreveu, se calhar nem é uma má solução...

Quanto ao seu cão, infelizmente, pela lei actual, dificilmente se livrará de ser colocado na categoria de animal potencialmente perigoso, como o rottweiler está, pelo que não lhe restará muito do que passar a cumprir as exigências de lei...
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Mahadeva
Membro Júnior
Registado: quinta fev 03, 2005 2:24 pm

quarta fev 21, 2007 11:08 am

" Claro está, que é de temperamento como característica da raça mas disso tenho plena consciência tal como tomo as devidas precauções para não ter problemas futuros. "

Ao referir TEMPERAMENTO dizia : equilibrado, talhado à disciplina, se bem que obstinado, é particularmente amável com as pessoas.

O Rottweiler consta nessa lista, caso tenha disponibilidade passe numa esquadra perto de si e peça a lista que eles tem registada informaticamente de raças perigosas, e de raças potencialmente perigosas. O Rottweiler está nas perigosas.Sei isto porque eles averiguaram na dita lista, estamos a falar de autoridade, qual o sitio melhor que uma esquadra, pois tem acesso a legislacões a cumprir, para nos poder dizer tal coisa?

Sim, tenho testemunhas do incidente. Mas a veterinária do outro animal afirma vivamente que a dona do mesmo terá de ser indemenizada porque este ficou com um olho quase de fora e teve de ser assistido de urgencia, ao paço que o meu não foi o agredido mas o agressor.Quando na realidade eu fui a atacada e a propria viu como fiquei marcada.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quarta fev 21, 2007 12:12 pm

Mahadeva Escreveu: O Rottweiler consta nessa lista, caso tenha disponibilidade passe numa esquadra perto de si e peça a lista que eles tem registada informaticamente de raças perigosas, e de raças potencialmente perigosas. O Rottweiler está nas perigosas.Sei isto porque eles averiguaram na dita lista, estamos a falar de autoridade, qual o sitio melhor que uma esquadra, pois tem acesso a legislacões a cumprir, para nos poder dizer tal coisa?
http://www.min-agricultura.pt/oportal/e ... DL_312.htm

A lei...

O Rottweiler, tal como o Pitbull, o American Staffordshire, o Staffordshire, o Dogo Argentino, o Tosa Inu e o Fila Brasileiro, constam da lista de cães POTENCIALMENTE PERIGOSOS. Qualquer cão, desta lista ou de outra raça qualquer ou até sem raça (rafeiro), que ataque alguém, morda, etc (o que está descrito na lei) passa então sim a ser considerado como "PERIGOSO".
Mahadeva Escreveu: Sim, tenho testemunhas do incidente. Mas a veterinária do outro animal afirma vivamente que a dona do mesmo terá de ser indemenizada porque este ficou com um olho quase de fora e teve de ser assistido de urgencia, ao paço que o meu não foi o agredido mas o agressor.Quando na realidade eu fui a atacada e a propria viu como fiquei marcada.
Se tem testemunhas a seu favor e estas estão disposta a testemunhar em seu benefício, a veterinária do outro cão até pode dizer que Jesus Cristo lhe apareceu numa carcaça ao pequeno ao almoço, porque não é a ela que lhe compete decidir se tem ou não que pagar indemnização seja a quem for. É ao tribunal caso o assunto chegue até aí.

Eu, tendo o caso se passado como contou, acho que não tem que pagar nada. Tinha o seu cão preso pela trela, devidamente registado, tal como manda a lei. Foi atacada por um cão que não cumpria esses requisitos, como tal, a Mahadeva e o seu cão serão as vitímas e não os agressores. Inclusivé terá ficado com marcas da agressão no seu corpo, segundo creio. Por este motivo, eu pessoalmente, até acho que o seu cão nem deveria ser passado para a categoria de perigoso, mas isso é a minha opinião.

Informe-se junto de um advogado que é o melhor a fazer
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Responder

Voltar para “Bull Terrier”