Porque Rosna e ataca um Bull terrier?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bull Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MariaJose

andy_Staffs
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: terça jul 11, 2006 4:01 pm

segunda mar 19, 2007 2:23 pm

Boas...
Eu possuo um AmStaffs e Felizmente nao tenho problemas com ele:)
Mas ontem um rapaz abordou-me na rua, perguntando se o meu Staff era feroz quando estava a comer.
Eu disse que nao pelo contrario, mexo na comida..tiro e nem diz nada..
Ele estava apavorado pois o Bull terrier dele tem 3meses e ele ao mexer na comida do cao, o cao atirou.se a ele...Ele bateu,algo que reprovo mas nao consegui dar-lh uma explicaçao para isso!Podiam-me ajudar?
Obrigado
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

segunda mar 19, 2007 2:34 pm

ao virar se contra o dono para defender a comida, o cahorro está a imitar os seus ancestrais que tinham de lutar para poderem comer em paz a sua quota parte da refeição.
no entanto o cachorro devia ter sido castigado com uma boa palmada no lombo e um NÃO bem afirmado!!!
aconselho o dono desse cachorro a procurar ajuda de um bom treinador.
estamos claramente a falar de um cachorro com tendencia para se tornar dominante, logo, quanto mais depressa se sociabilizar o cão e ele souber que o seu lugar na familia/matilha está abaixo dos humanos, melhor!!!
JoanaElectra
Membro Veterano
Mensagens: 1861
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Localização: Dobermann e Serra D`Aires (in memoria)
Contacto:

segunda mar 19, 2007 2:46 pm

Depende....quem são os ascendentes do cachorro?? Ele é fruto de que tipo de cruzamento?? Como foi a sua relação com o criador até ir para a casa dos donos? Não sabemos.... A mim custa-me um pouco conceber que um cachorro com 3 meses tenha essa atitude, eu tenho um Dobermann que me permite fazer-lhe tudo ou quase tudo. Não o imagino, com poucos meses, a reagir dessa maneira. Não digo que todos os cachorros frutos de bons cruzamentos reajam da mesma maneira, mas penso que serão casos mais isolados os que começam logo com esse tipo de atitude.

Joana Andersen
andy_Staffs
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: terça jul 11, 2006 4:01 pm

segunda mar 19, 2007 3:32 pm

O cao proveio da turquia, a meu ver, eu axo que o cao em causa deve descender de uma linhagem de luta ou algo do genero, deve ter um caracter muito forte.
Mas que nao é normal nao, 3 meses e ja tao agressivo pela comida porque de resto é muito meigo, nao da pa perceber:)
OldBull
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sábado nov 11, 2006 5:32 pm

segunda mar 19, 2007 4:19 pm

andy_Staffs Escreveu:o cao em causa deve descender de uma linhagem de luta ou algo do genero,
Então e um caniche que faça exactamente a mesma coisa??? :o

Isso não está relacionado com linhagens... O dono, agora nesta fase inicial do cachorro, é que pode "moldar" o seu comportamento, eliminando, neste caso, a sua agressividade... Agora também depende da capacidade e conhecimentos do dono para o fazer da maneira mais correcta e eficaz.
andy_Staffs
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: terça jul 11, 2006 4:01 pm

segunda mar 19, 2007 4:38 pm

geneticamente...kem sai ao seus nao degenera:)
Mas pelo que tu me dizes isso nao quer dizer nada!
Aprendo...é o que eu gosto d fazer:)
Já agora, como se pode obter material para adestramento para esta raça em questao?
é igual ás outras?
Ser mais teimoso e revigoroso que o cao?
OldBull
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sábado nov 11, 2006 5:32 pm

segunda mar 19, 2007 5:02 pm

O que eu lhe tentei dizer, é que esta situação não tem nada a ver com determinadas linhagens ou ancestrais.

Esta situação tanto pode acontecer com um bull como com um labrador ou com um caniche.

A "discussão" já estava a ficar com um sentido que nada tem a ver com o sucedido, do género:
- qual é a linhagem do cão?
- quem são os pais'
etc.
JoanaElectra
Membro Veterano
Mensagens: 1861
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Localização: Dobermann e Serra D`Aires (in memoria)
Contacto:

segunda mar 19, 2007 5:04 pm

Ok, mas não é bem a minha opinão.

Joana
bullzito
Mensagens: 9
Registado: quarta mai 31, 2006 8:43 pm

segunda mar 19, 2007 10:02 pm

boa noite,

de acordo com alguns utilizadores as linhagens não têm nada a ver com o comportamento do cão, eu desconcordo inteiramente pois um cão que é utilizado para lutas (que é a pior coisa que se pode fazer a um animal) é um cão que é mais energético, mais pocessivo, agressivo, enquanto que um cão "doméstico" já é um cão mais calmo, que sabe melhor o seu lugar, etc. sendo que estas caracteristicas passam de linhagem em linhagem. se por exemplo temos uma linhagem em que os cães ( macho e fêmea) são só de lutas a ninhada vai ser de cachorros em que vai dominar muito os aspectos dos progenitores enquanto que se os cães forem cães de casa a ninhada vai ser de cachorros com as caracteristicas prodominantes dos progenitores, ou seja a personalidade dos cães da ninhada vai depender da "vida" dos progenitores

agora falando do assunto do bull, esse cão precisa de disciplina rapidamente, pois o bull vai tendo de dia para dia mais força e ele precisa de perceber que quem manda é dono e não ele. agora o dono do cão não deveria ter um cão desta raça se não sabe como cuidar dele e discplina-lo, pois ao prencipio é um cao fofinho e pekeno mas depois passa a ser um cão que pode facilmente matar. A maior parte dos ataques de cães é devido aos donos e não aos coitados dos cães que depois podem ser abatidos sem culpa nenhuma por negligencia dos donos.

...................................................................................
um cão não é um boneco, é um ser vivo que nos acompanha quase uma vida inteira
OldBull
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sábado nov 11, 2006 5:32 pm

terça mar 20, 2007 12:07 pm

Bem, vou tentar responder mais elaboradamente para ver se se percebe o que quero dizer.

Este caso, em que o cão rosna quando se mexe na comida, nada tem a ver com a raça A, B ou C. É uma resposta inata de uma determinada espécie animal que também acontece com outras espécies.

Esta agressividade de que as respostas ao tópico, se referem NÃO TÊM NADA A VER COM A RAÇA, deixem-se disso. Como já referi tanto acontece num SRD, num Labrador ou bull.
É uma reacção a um estímulo, que qualquer cão pode ter, quando sente que a sua condição de sobrevivência possa estar ameaçada.

Agora aquilo que vocês se estavam a referir… Em relação às raças.

É obvio que as raças foram criadas e seleccionadas para variadíssimos e determinados fins, é claro que umas raças são mais propicias para serem mais agressivas do que outras, mas isso resulta de um trabalho de vários cruzamentos em que foi o homem que criou esta selecção artificial, para atingir um determinado objectivo e obter um “produto final”, que vá ao encontro das suas necessidades.
Foram criados e seleccionados cães, uns para serem mais agressivos, e outros mais dóceis.

Na minha opinião, nos dias de hoje, todo o Criador que se preze, e quando escrevo criador com letra maiúscula, não considero criadores de vão de escada, que fazem uma monta com um cão e uma cadela, às vezes de raças diferentes, trabalham, estudam e seleccionam os cruzamentos para obter um bom exemplar da raça, para se apresentar em exposições de beleza, sendo o aspecto da agressividade também considerado. Portanto, como consequência de todo este processo, de uma domesticação e selecção artificial ao longo dos tempos, estes descendentes desenvolverão novos padrões, mas não eliminando comportamentos inatos…
andy_Staffs
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: terça jul 11, 2006 4:01 pm

terça mar 20, 2007 1:10 pm

Ontem o Dono do Bull, foi a minha casa e reparei que Ele tinha medo do meu staff, que é um brincalhão
...Ele tava tipo petrificado, o cao a ferrar-lh as mangas e ele nao fazia nada..Eu levantei-me e automaticamente o cao parou!!
Ele tinha medo do meu cao!!
Eu indiquei-lh uma escola...ele telefonou pa escola e o treinador disse: se ele rosna quando voce vai mexer na comida, entao nao lh mexa na comida e quando ele tiver 5 meses, Eu trato disso!
Ao sair de minha casa , O Dono do Bull disse-me algo me deixou perturbado.
Ele disse:"que se calhar o cao apercebe-se de que Eu tem medo!"
Ou seja ja nao basta ser de uma raça teimosa e dominante por natureza...mais o medo que ele tem, perfeito!!!O cao é o chefe!!!
Obrigado pelas dicas...mas o que me apercebo é que da mesma maneira que Eu nao tiraria todo o rendimento de um Ferrari por desconhecimento de causa, O dono do Bulll tb vai ter problemas em o fazer...como costumo dizer..."nao tem pedal"
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça mar 20, 2007 2:03 pm

andy_Staffs Escreveu:Ontem o Dono do Bull, foi a minha casa e reparei que Ele tinha medo do meu staff, que é um brincalhão
...Ele tava tipo petrificado, o cao a ferrar-lh as mangas e ele nao fazia nada..Eu levantei-me e automaticamente o cao parou!!
Ele tinha medo do meu cao!!
Eu indiquei-lh uma escola...ele telefonou pa escola e o treinador disse: se ele rosna quando voce vai mexer na comida, entao nao lh mexa na comida e quando ele tiver 5 meses, Eu trato disso!
Ao sair de minha casa , O Dono do Bull disse-me algo me deixou perturbado.
Ele disse:"que se calhar o cao apercebe-se de que Eu tem medo!"
Ou seja ja nao basta ser de uma raça teimosa e dominante por natureza...mais o medo que ele tem, perfeito!!!O cao é o chefe!!!
Obrigado pelas dicas...mas o que me apercebo é que da mesma maneira que Eu nao tiraria todo o rendimento de um Ferrari por desconhecimento de causa, O dono do Bulll tb vai ter problemas em o fazer...como costumo dizer..."nao tem pedal"
aconselho o seu amigo a procurar outro treinador, porque esse para quem ele ligou parece não saber muito sobre o comportamento de um cão dominante.
e sim, se o dono do cão tem uma atitude submissa em relação á dominancia do cão, então alguém está com um problema.
podem contactar a associação pitt bull do oeste e expor o vosso problema. pode ser que vos possam ajudar...
andy_Staffs
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: terça jul 11, 2006 4:01 pm

quarta mar 21, 2007 10:58 am

boas...
eis após exaustiva colheita de informação, a resposta que dei ao Dono do Bull:
Deixe o pote vazio sem comida, segure o saco de ração na mão e coloque um punhado no pote vazio.
Mesmo que tenha que fazer isso com a mão longe do pote a princípio, depois que ele comer um punhado completamente pegue outro e coloque repetindo isso até terminar a quantidade estipulada para a refeição.
O cão não tera comida e não tera motivos para defender o pote perceberá que sua mão apenas se aproxima do pote para colocar comida e não para retirar defender a comida é uma atitude natural do cão e devemos moldar isso através destes tipos de exercícios.
Obrigado por todas as dicas;)
Bullie
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Localização: Bull Terriers
Contacto:

segunda mar 26, 2007 8:58 am

De pequenino é que se torce o pepino...

O que vejo no exemplo inicial deste tópico é um cão a dar mostras de um caracter dominante, nada mais. Há que ser corrigido desde já e reprimido/controlado esse caracter face aos humanos , nomeadamente os seus donos.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
andy_Staffs
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: terça jul 11, 2006 4:01 pm

segunda mar 26, 2007 5:19 pm

por mais que me custe...tenho que admitir..o meu Amigo nao tinha o perfil indicado para ter um cao destes:(

O cao mantinha a agressividade, o meu Amigo levou-o ao treinador aonde o meu Staff tem aulas...falei com o treinador e conclui-se:
Para ter um cao destes e nao só destes, seja a raça que for, devemos conheçe-lo, saber suas caracteristicas e personalidade!
Nao podemos ir pela Beleza só!!
Para nao haver lamentos e tristezas...
Um Grande Obrigado a todos que postaram!
André Fiunte
Responder

Voltar para “Bull Terrier”