Distúrbios neurológicos nos BT :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bull Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MariaJose

Responder
Joan4
Mensagens: 7
Registado: quinta jul 14, 2011 1:17 pm

segunda set 26, 2011 3:29 pm

Boa tarde,

Tive a oportunidade de "adoptar por 1 dia" uma bull terrier com 9 mesinhos.
A adaptação correu bem ao início, mas a cadela quando ficou mais "espevitada" tinha uma pujança tal que não me senti confiante, visto ela já não ser pequenina e eu não conseguir conter os "ataques" fulminantes a tudo o que se mexia. (ela fazia-o na brincadeira, tenho a certeza)
Rosnou ao meu namorado, rosnou ao meu cunhado, ela só gostou de mim, e eu tendo o medo que tenho de cães grandes, acabei por ir levá-la de novo ao dono por não me sentir capaz de lhe proporcionar o melhor para ela.
O tempo que estive com ela deu para ver o valor destes cães, são inteligentíssimos, são LINDOS, são tudo de bom.
Dentro de meio ano, espero ter um bebézinho dela ou de outra cadela que os senhores têm.


Voltando ao assunto que me traz aqui:

Estive a fazer pesquisas para saber mais sobre a raça, e deparei-me com uma triste realidade. Estes cães têm uma prevalência e tendência elevada a problemas neurológicos. Entre os quais "spinning" onde o cão anda à roda constantemente, a maioria do dia. Outra é o "tail chasing" onde o cão persegue a cauda incansavelmente, fazendo feridas na cauda, ficando com deformidades nas patas de tanto rodar.. Pode fazer isto até à totalidade de horas que está acordado.

Isto acontece, e acontece muito. Quando se torna patológico há pouco a fazer, para além de proporcionar um estilo de vida sem stresses e alguma medicação. Muitas vezes tem que se por fim à vida do animal.

No entanto, a disfunção cerebral mais grave que vi, são os "acessos de raiva", em que o cão está calmamente a dormir, mas quando acorda ataca o primeiro ser vivo que lhe aparecer à frente. Contudo quando bem despertos são os cães mais pacíficos do mundo.

Há uma curiosidade engraçada nos Bulls, que é quando passam por baixo de arbustos, ou roupa a secar, esta toca-lhes no dorso e activa o "modo ghosting". Eles entram em transe, deixam de estar alerta, os olhos ficam vidrados e começam a caminhar em slow motion. Isto NÃO É patológico. No entanto, nos casos onde existe um problema neurológico, um cão ao sair deste transe pode atacar de imediato.

Não sei em que países é que a prevalência deste problema é mais acentuado, e eu continuo a querer muito um cãozinho desta raça.

Algum de vós conhece casos destes? Será que em Portugal existe algum Bull com estes problemas?
São patologias que podem ser notadas só a partir dos 6 meses de idade. Às vezes mais cedo, outras vezes ainda mais tarde!


Deixo-vos uns exemplos do que falo:

Ghosting/ Trancing: http://www.youtube.com/watch?v=HovYdMfV ... re=related (Isto é normal, e muito comum)

Tail Chasing: http://www.youtube.com/watch?v=k7ZO6-mD7r8
(definitivamente patológico - a partir do 1º minuto)

Spinning: http://www.youtube.com/watch?v=3uwxgk7XLEk
(a linha que separa o patológico de uma simples brincadeira é demasiado ténue para descodificar...)

Rage syndrome: http://www.youtube.com/watch?v=CqVCLGcofzw
(pode ser isto, pode não ser. Mas é semelhante. O animal acorda e num estado letárgico ataca. Como se estivesse sonâmbulo)

Fonte: http://www.btneuro.org/
mccoy
Membro Júnior
Mensagens: 41
Registado: terça mai 15, 2007 10:18 pm

terça set 27, 2011 2:21 pm

Joan4 Escreveu:Boa tarde,

Tive a oportunidade de "adoptar por 1 dia" uma bull terrier com 9 mesinhos.
A adaptação correu bem ao início, mas a cadela quando ficou mais "espevitada" tinha uma pujança tal que não me senti confiante, visto ela já não ser pequenina e eu não conseguir conter os "ataques" fulminantes a tudo o que se mexia. (ela fazia-o na brincadeira, tenho a certeza)
Rosnou ao meu namorado, rosnou ao meu cunhado, ela só gostou de mim, e eu tendo o medo que tenho de cães grandes, acabei por ir levá-la de novo ao dono por não me sentir capaz de lhe proporcionar o melhor para ela.
O tempo que estive com ela deu para ver o valor destes cães, são inteligentíssimos, são LINDOS, são tudo de bom.
Dentro de meio ano, espero ter um bebézinho dela ou de outra cadela que os senhores têm.


Voltando ao assunto que me traz aqui:

Estive a fazer pesquisas para saber mais sobre a raça, e deparei-me com uma triste realidade. Estes cães têm uma prevalência e tendência elevada a problemas neurológicos. Entre os quais "spinning" onde o cão anda à roda constantemente, a maioria do dia. Outra é o "tail chasing" onde o cão persegue a cauda incansavelmente, fazendo feridas na cauda, ficando com deformidades nas patas de tanto rodar.. Pode fazer isto até à totalidade de horas que está acordado.

Isto acontece, e acontece muito. Quando se torna patológico há pouco a fazer, para além de proporcionar um estilo de vida sem stresses e alguma medicação. Muitas vezes tem que se por fim à vida do animal.

No entanto, a disfunção cerebral mais grave que vi, são os "acessos de raiva", em que o cão está calmamente a dormir, mas quando acorda ataca o primeiro ser vivo que lhe aparecer à frente. Contudo quando bem despertos são os cães mais pacíficos do mundo.

Há uma curiosidade engraçada nos Bulls, que é quando passam por baixo de arbustos, ou roupa a secar, esta toca-lhes no dorso e activa o "modo ghosting". Eles entram em transe, deixam de estar alerta, os olhos ficam vidrados e começam a caminhar em slow motion. Isto NÃO É patológico. No entanto, nos casos onde existe um problema neurológico, um cão ao sair deste transe pode atacar de imediato.

Não sei em que países é que a prevalência deste problema é mais acentuado, e eu continuo a querer muito um cãozinho desta raça.

Algum de vós conhece casos destes? Será que em Portugal existe algum Bull com estes problemas?
São patologias que podem ser notadas só a partir dos 6 meses de idade. Às vezes mais cedo, outras vezes ainda mais tarde!


Deixo-vos uns exemplos do que falo:

Ghosting/ Trancing: http://www.youtube.com/watch?v=HovYdMfV ... re=related (Isto é normal, e muito comum)

Tail Chasing: http://www.youtube.com/watch?v=k7ZO6-mD7r8
(definitivamente patológico - a partir do 1º minuto)

Spinning: http://www.youtube.com/watch?v=3uwxgk7XLEk
(a linha que separa o patológico de uma simples brincadeira é demasiado ténue para descodificar...)

Rage syndrome: http://www.youtube.com/watch?v=CqVCLGcofzw
(pode ser isto, pode não ser. Mas é semelhante. O animal acorda e num estado letárgico ataca. Como se estivesse sonâmbulo)

Fonte: http://www.btneuro.org/
estou a ver que a sua pesquisa foi muito limitada, não quer também tentar estudar o porquê de esses cães em especifico terem esses desvios? é muita ousadia da sua parte ( como leiga assumida na matéria) especificar a raça e associa la a esses mesmos distúrbios. estude lá mais um bocadinho vá..
Joan4
Mensagens: 7
Registado: quinta jul 14, 2011 1:17 pm

terça set 27, 2011 4:41 pm

mccoy Escreveu:
estou a ver que a sua pesquisa foi muito limitada, não quer também tentar estudar o porquê de esses cães em especifico terem esses desvios? é muita ousadia da sua parte ( como leiga assumida na matéria) especificar a raça e associa la a esses mesmos distúrbios. estude lá mais um bocadinho vá..
oh valha-me deus, eu estou a ver é que há aqui muita gente com o pelo levantado no dorso.

Eu por acaso estou a criticar alguma coisa?!

Simplesmente perguntei se alguém conhece algum caso desses!

E se ler o início, vai ver que eu vou ter um bull terrier dentro de meio ano!

Se eu fosse assim tão leiga, e tão OUSADA, mandava a raça ir dar uma volta.

Digo eu.

Ousadia tem você, compre uns óculos antes de por palavras maldosas na boca dos outros.


Tristeza
Joan4
Mensagens: 7
Registado: quinta jul 14, 2011 1:17 pm

terça set 27, 2011 5:14 pm

Sabe mccoy, até me dei ao trabalho de ir ao seu perfil e ver os seus comentários no fórum, e depois disso já não me surpreende a sua resposta.

simplesmente vejo uma pessoa arrogante, que vê maldade em tudo o que é comentário sobre a raça!

E se uma pessoa tem um bull terrier atípico, quer dizer, onde você vê um bull terrier atípico, eu vejo um cão bonito, com formas bonitas, com focinho bonito, e com um bom carácter. Mas pelos vistos a leiga sou eu, pois só os seus cães e os cães de 3 criadores em PT é que são mesmo bulls terrier lol os outros devem ser caniches

se fosse por si, só havia 3 sítios onde comprar cães. Claro, eu que só tenho 500€, tenho que fazer um esticão no orçamento para dar 1500€ para ter um cão perfeito, à sua medida.

Porque um bull de 500€ não é um bull. É um "atípico" que a seguir a "arrogância" deve ser a sua palavra preferida.

Por sua ideia castrava-se todos os bulls vendidos por menos de 1000€ não? Há pessoas que simplesmente querem um bull para companhia, e não um cão de show.

Se eu lhe disser que os meus cães não comem a ração mais cara, e que muitas vezes lhes dou da nossa comida, simplesmente PORQUE ELES GOSTAM, quase que deve ficar com vontade de me agredir não?

Gostava de saber se a sua mentalidade com cães se extrapola aos seus filhos. Não saem do estalão eles? Não lhes dá doces? Não cede às vontades deles? Hm....

Como já alguém disse, pela sua maneira de ver só se podia cruzar a miss portugal com o presidente da república.

E acabou a minha conversa consigo. Quando quiser ler de novo o meu post, leia-o com olhos de ver, e compreenda que apenas quero saber se alguém conhece em portugal um bull com problemas neurológicos.

Até lá, não é bem vindo à minha discussão.
mccoy
Membro Júnior
Mensagens: 41
Registado: terça mai 15, 2007 10:18 pm

terça set 27, 2011 9:56 pm

Em primeiro lugar este não é o seu post, é um post criado num forum onde sou usuário que fala de uma raça que eu amo e defendo com "unhas e dentes" .

depois esses desvios comportamentais existem muito por culpa da criação irresponsável da qual através das suas palavras demonstrou ser cúmplice .
nunca em nenhum post meu me ouviu falar em dinheiro para estar a mandar valores para o ar e vir falar em 1500 Euros ou 500 ou seja lá o que for..

e sim posso dizer para que entenda de uma vez por todas " BELLOS VENTOS , D OURIÇO BULLS E BULLEMA são os unicos criadores que eu aconselho . percebeu QUE EU ACONSELHO!!!

Se você só tem 500 euros e precisa de dar um esticão no orçamento para comprar um cão então provavelmente n é a pessoa indicada para ter cão nenhum porque se através da comida que você lhe dá, que eles tanto adoram, tiverem de ser operados ou isso originar qualquer problema de saúde,ou até mesmo ele ter esse tipo de doenças CONGÉNITAS que aborda neste tópico como vai você pagar a conta de 3 dígitos do veterinário? acho que a segurança social ainda não apoia este tipo de situação :roll:

Quanto á verdadeira intenção do seu post que é saber se em portugal existe algum Bull Terrier com problemas neurológicos a unica coisa que lhe posso garantir é que Bellos Ventos, Douriço Bulls e Bullema nunca criaram nenhum Bull terrier com esse tipo de problemas mas é possível que hajam alguns oriundos desses saldos do "chinês" que você promove. afinal o que interessa a criação especializada e responsável com todos os custos envolventes se ter um Bull Terrier, mesmo sem saber o historial clínico dos seus antepassados é tão barato, fácil e eles são todos uns óptimos companheiros..por vezes a rodopiar como um peão, outras a atacar subitamente depois de acordar, mas sempre fieis;)
Joan4
Mensagens: 7
Registado: quinta jul 14, 2011 1:17 pm

terça set 27, 2011 11:12 pm

Demonstrei ser cúmplice.. Permita-me rir.
E se quiser uma novidade, os meus cães estão cobertos por seguro, precisamente para prevenir problemas que eles possam ter quer CONGÉNITOS, quer acidentais.
Os 500€ e os 1500€ são hipotéticos, para informação não vou pagar sequer pelo bull que vou ter, e não vou rejeitá-lo só porque não vem desses três criadores! Não me tome por quem quer um cão "barato" e depois não tem €€ para tratar dele, porque está muito enganado a meu respeito!

Ponha a mão na consciência, tanto defende a raça com unhas e dentes como trata os outros "atípicos" como já vimos!
E quem tem cães rafeiros?! Não merecem também? Então qual é o mal de alguém querer um "rafeiro" igual a um bull terrier? (sim, já que só esses 3 canis tem bulls verdadeiros, e o meu nem virá de lá...)

Eu entendo o seu ponto de vista. Entendo mesmo. Compreendo que é por haver criação "desenfreada" sem qualquer cuidado, sem despistes de doenças, bem, sem nenhum critério, que a raça vai ter sempre defeitos. Eu entendo que o seu interesse seja aprimorar a raça ao máximo, visto que é um apaixonado por ela!
Mas uma coisa é a utopia, outra é a realidade!

Sabe o que me recorda? Que em tempos um Sr. chamado Adolf Hitler já pensou como você.

Estamos em Portugal. Ninguém foi capaz de deixar de abastecer na Galp para lutarmos contra os preços do gasóleo, acha que vão deixar de fazer criação de cães com intuito de ganhar dinheiro?
mccoy
Membro Júnior
Mensagens: 41
Registado: terça mai 15, 2007 10:18 pm

quarta set 28, 2011 9:49 pm

uma coisa é utopia e outra a realidade? uau você é muito inteligente :idea:

eu acredito que só com transparência, responsabilidade e trabalho é que as coisas podem ser bem feitas. jamais acreditarei que uma pessoa que não estude, que não se empenhe e que não saiba o historial dos antepassados dos seus cães possa contribuir para a evolução e melhoria da mesma, tanto a nível morfológico como de saúde,porque a saúde é um ponto muito importante e sem os requisitos que acima referi nunca pode ser garantida. se não for travado o tipo de criação, que você inteligentemente soluciona com um seguro de saúde, as possibilidades de cães doentes expande se em todas as direções . mas para si isto é muito pouco importante porque um seguro de saúde resolve a sua situação e no fundo olhar para a ponta do seu nariz é a unica coisa que a preocupa..

Quando insinuou que de alguma forma eu seguia a linha de pensamento do Adolf Hitler soltei um sorriso porque me sinto na liberdade de direitos de a comparar com a Cicciolina, eu Adolf Hitler porque quero aprimorar a raça e você Cicciolina porque vale cruzar com tudo o que aparece sem haver critérios de seleção.

Espero que também ponha a mão na consciência e reconheça que me posso ter sentido, ou não, tão ofendido com a sua comparação quanto você com a minha.

Cumprimentos
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta set 29, 2011 1:44 am

Joan4 Escreveu: No entanto, a disfunção cerebral mais grave que vi, são os "acessos de raiva", em que o cão está calmamente a dormir, mas quando acorda ataca o primeiro ser vivo que lhe aparecer à frente.
Bem, EU sofro disto, especialmente às segundas feiras, e não sou um Bull Terrier...! :? :lol:

Estas doenças são casos raros e ainda mais insolitamente ocorrem em boas linhagens. Acho mais preocupante a progenitora do seu futuro cachorro rosnar a estranhos, isso mostra que é um animal medroso, e o medo pode levar à agressão. Se tem medo de cães e vai ser o seu primeiro, é preferível uma fêmea, as cadelas são menos dominantes e territoriais, aceitam melhor a submissão. Evite escolher um cachorro tímido ou agressivo com os irmãos, e sublinho a importância de seleccionar um bom criador.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Bull Terrier”