Siegerschau Alemanha 2009 - Primeiras Impressões

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Carlos1976
Registado: sexta set 04, 2009 11:25 am

sexta set 04, 2009 11:53 am

Olá a todos,

Sem querer entrar nas questões mais ou menos polémicas para onde este tópico está a divergir, gostaria de referir que é um tópico muito interessante e que tenho lido com toda a atenção... E gostaria de dar os parabéns e agradecer ao Diogo pelo resumo que nos tem feito daquela exposição, dando-nos também o seu ponto vista. Obrigado!

De facto, tinha uma série de perguntas para lhe fazer, mas não saiamos daqui :D .

Mas gostava de lhe colocar duas ou três, se me pudesse responder agradecia:
De facto ao ver aquela classificação final surpreendeu-me sobretudo as ausencias, mas como só faz falta quem está...

O Furbo, um cão de quem esperava muito, surpreendentemente, sei que fez a mordida e depois, nada... O que se terá passado? Não entendi bem a explicação que deu, dele ir sair atrás do Kwantum vom Klostermoor. Seria razão suficiente para não participar? Li num forum estrangeiro que ele tentou morder um juiz que lhe verificava os dentes... Isto terá algum fundo de verdade?

Outra duvida, um cão de quem eu esperava mais, dado ser um cão que também gosto é o Panjo vom Kirschental. Dadas as ausencias e o facto de ter sido V4 no ano passado esperava ver até que ponto conseguiria ou não ser VA... Segundo sei terá feito uma boa mordida, mas V10 acho que fica aquém das expectativas... O que terá acontecido?

Obrigado,
Um abraço,
Carlos Prates
DiogoCampos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

sexta set 04, 2009 12:14 pm

Boas,

Obrigado pelo comentário e apreciação.

De facto pelo que ouvi na altura (mas não posso o confirmar) , Furbo iria sair atrás de Kwantum (quem tiver a ordem de saida que o confirme), o que não faria qualquer sentido, visto que Furbo é melhor que Kwantum, teve um grupo de prol melhor que o do Kwantum e ainda por cima Kwantum no ano passado nem VA foi , sendo que Furbo já o tinha sido, ou seja não faria qualquer sentido que este viesse para trás dele.

Por outro lado também ouvi que Furbo tinha uma doença qualquer localizada nas vertebras sacrais ou lombares (foi isto que retirei de um comentário, mas penso que não terá grande veracidade).

Quanto a Panjo, foi referido por Mayer até que se ele (Mayer) não conhece-se o cão fora das exposições não o teria posto em tão prestigiado lugar. Infelizmente o cão ao que parece teima em não andar. Um pouco antes da siegerschau Panjo esteve presente numa exposição normal, em que saiu em 2º logo após de Vegas, mas no final acabou por ficar aqui :

1 V Vegas du Haut Mansard
2 V Paul vom Bierstadter Hof
3 V Bojan vom Pendler
4 V Cirrius vom Haus Thalie
5 V Panjo vom Kirschental

Baseio-me apenas no que ouvi, não quero com isto dizer que seja tudo veridico.

Cumpr.
Diogo
Carlos1976
Registado: sexta set 04, 2009 11:25 am

sexta set 04, 2009 12:50 pm

Olá,

Antes de mais obrigado pela rapida resposta.
DiogoCampos Escreveu: Quanto a Panjo, foi referido por Mayer até que se ele (Mayer) não conhece-se o cão fora das exposições não o teria posto em tão prestigiado lugar. Infelizmente o cão ao que parece teima em não andar. Um pouco antes da siegerschau Panjo esteve presente numa exposição normal, em que saiu em 2º logo após de Vegas, mas no final acabou por ficar aqui :

1 V Vegas du Haut Mansard
2 V Paul vom Bierstadter Hof
3 V Bojan vom Pendler
4 V Cirrius vom Haus Thalie
5 V Panjo vom Kirschental
Quando diz que ele teima em não andar na sua opinião isso dever-se-á a quê? Falta de preparação/treino? Algum problema fisico?

Um abraço,
Carlos
DiogoCampos
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 04, 2009 12:57 pm

Não sei responder a essa questão , mas até poderá ser mesmo o cão que não estará para ai virado ehheh.

Qualquer coisa há-de ser, pois desde que foi SG1 em 2007 nunca mais foi o mesmo.

Entre 2007 e até agora, sei que já mudou de dono pelo menos 1 vez.

E a mordida deste ano foi boa !

Aqui fica : http://www.youtube.com/watch?v=LValzs20tTw

Cumpr.
Diogo
DiogoCampos
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 04, 2009 1:07 pm

Ficam aqui algumas provas :

Vanos van Noort - http://www.youtube.com/watch?v=dIPjLGsVSjE

Vegas du Haut Mansard - http://www.youtube.com/watch?v=7TtSlwZQ0j0

Schicco v. d. Freiheit Westerholt - http://www.youtube.com/watch?v=vqKfo_ibHsw

Ilbo vom Holtkamper See - http://www.youtube.com/watch?v=GL-Cj19HXD0&NR=1

Yukon Bastille - http://www.youtube.com/watch?v=NCjhCXx8ux0

Bruno (penso ser Vierhundert Hertz) - http://www.youtube.com/watch?v=C9MFP6ZTTqQ

Kwantum Klostermoor - http://www.youtube.com/watch?v=SUSi80nzmBg

Cumprimentos
Diogo
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta set 04, 2009 6:35 pm

Apenas para congratular a direcção do PACP,uma vez que, na reunião da WUSV celebrada na sieger, o clube português foi admitido como membro efectivo daquele organismo.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 04, 2009 6:35 pm

Apenas para congratular a direcção do PACP,uma vez que, na reunião da WUSV celebrada na sieger, o clube português foi admitido como membro efectivo daquele organismo.
Vallpaco
Membro
Registado: segunda jul 02, 2007 8:30 pm

sexta set 04, 2009 8:40 pm

Boa noite, Srº Fontedasbicas, não pensou que o "bem falante" era para Si? Era sobre o discurso de Mayer.
Temos como grandes Pastores Alemães Negus Holtkamper; Quenn Loher, Idol Holtkamper Hof , Odin Holtkamper, Nando e o Tyson e muitos mais, mas estes não fizeram das melhores provas de trabalho não consigo discernir onde o TAMANHO, prejudica o trabalho.
O Srº quiz ir para a comparação com o Homem, mas não vejo tal comparação. Ah ja agora qual a altura do tal Jamaicano Ch 100 e 200 metros. Um abraço para si Srº Pato.
DiogoCampos
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 04, 2009 9:49 pm

jcsousa Escreveu:Apenas para congratular a direcção do PACP,uma vez que, na reunião da WUSV celebrada na sieger, o clube português foi admitido como membro efectivo daquele organismo.
´

Deixo aqui também os meus parabéns ao Presidente, Sr Vitor Gaspar pelo seu excelente trabalho, e a todos os que o têm apoiado, sem duvida mais um passo importante !

Cumpr
Diogo
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta set 04, 2009 10:40 pm

Boa Noite a todos os foristas....

Sem querer monopolizar a discussão deste tema com "peanuts".... Relembro:
Usain Bolt 1,93m - 76kgs(mais grama, menos grama)

Tá a ver aquele jogador de basquete chinês de 2m e vinte e tal? É desses que eu falo.... 65 cms com tolerância de 1cm + 40 kgs, tudo bem ....... 68 cms e às vezes mais.... e o peso... tudo mal. Proporções.....

Agora também há quem diga que o melhor jogador de futsal português é o Ricardinho...... metro e meio..... centro de gravidade..... tá a ver?

Físico-motora..... Proporções....... Harmonia.....Movimento......

Deixemos lá isso... Quem ganhou... ganhou e o resto é conversa!
Abraço Sr Samões
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Vallpaco
Membro

sábado set 05, 2009 7:52 am

Bom dia a todos e muito em especial ao Srº Pato , não me interpretem mal, mas so estou a transmitir as minhas ideias.
Quantas vezes o estalão foi alterado, penso que pelo menos três vezes, agora esta presidencia da SV, têm estes ideais, não quer dizer que amanhã outros não tenha umas ideias tipo as minhas "radicais" e alterar o estalão "altura", era por esse motivo que lhe dizia ao Srº Diogo, para se ver mais alem e nas entrelinhas.
O primeiro Pastor Alemão, salvo erro de nome " Hektor" media 60 cm, ou seja o estalão era 60/61 cm , houve alteração, não digo evolução, mas alteração nos estalões. E em relação ao trabalho, esses GRANDES cães, fizeram ou não excelente provas, tanto movimento, como proteção??? Um muito obg por lerem as minhas ideias.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 05, 2009 10:27 am

Bom dia. Penso que já aqui abordamos anteriormente esta questão das alturas, salvo erro também com a intervenção do sr. Valpaço. Aproveito para reafirmar a minha posição, que é a de que nã se deve alterar estalão, mas tentar reconduzir a raça aos parâmetros actualmente lá definidos, que aponta nos machos os 65 cm de altura máxima (bem, 66, uma vez que se permite uma variação de 1 cm para atribuição do Kkl 1.)

Creio que, se levarmos em linha de conta que o PA é por definição um trotador, fàcilmente perceberemos que quanto maior e mais pesado fôr mais isso prejudica a qualidade do seu trote longo.

O peso e a altura diminuem a capacidade de resistência fundamental num fundista como o PA: a maior peso, maior sobrecarga das articulações e menor capacidade para percorrer a trote grandes distâncias. Para apontar uma vez mais um exemplo humano, veja-se a configuraçao física dos grandes maratonistas - baixos e leves - comparada com a dos velocistas - grandes e pesados.

Sem dúvida que um cão grande e musculado pode apresentar em ring um andamento espectacular. A questão é saber como se comportaria em trote contínuo fazendo duas ou três dezenas de quilómetros contínuos...

O que se diz para a altura serve igualmente para as sobreangulações traseiras: o poder de impulsão dum trem traseiro sobreangulado confere ao trote um aspecto extremamente vistoso em ring, no entanto (para além de outros problemas de saúde), é pouco eficaz em trotes longos, pela sobrecarga de esforço exercida. Se a isto acrescentarmos um aumento de peso de 3 ou 4 quilos, facilmente poderemos concluir que as consequências do binómio altura/peso sobre o trote são negativas.

Nesta medida, sou favorável à manutenção dos limites actuais, que permitem que, sem sair do estalão, se possam ter exemplares mais potentes ou mais resistentes, mantendo em limites razoáveis a capacidade de trote.

Com os limites actuais (65 cm) apareceram VAs de 68,5. Se se aumentassem os limites seria um sinal dado aos criadores para continuarem a insistir em tamanhos grandes, e a coisa continuaria a evoluir mais para o 70 ou 75 cm. Na minha opinião, transigir seria, portanto, iniciar um caminho perigoso para a raça, e quando a realidade mostrasse que era preciso retroceder, remediar a situação seria ainda mais difícil.

Por muito que o sr. Valpaço (e eu...) apreciemos a imponência de um macho acima do estalão, a verdade é que estas coisas têm de ser decididas de forma a preservar a funcionalidade da raça e não por aspectos estéticos. A prioridade à estética tem aportado à raça alguns problemas de difícil resolução, e estou portanto inteiramente de acordo com todas as medidas que sejam tomadas no sentido de cortar com excessos ao actual standard.
Vallpaco
Membro

sábado set 05, 2009 11:29 am

Boas Srº Sousa, ao darem uma variação de um cm para cima, ja estão a alterar o estalão, as leis são para ser critiriosamente cumpridas, so assim quem as aplica e que pode "dormir" descansado não
pode haver variações por cor da pele ou outras questôes.... e quem as faz e aplica deve ser o primeiro a dar exemplo, se ja houve excpções, qual a moral dos JUIZES.

Agora vejamos o PASTOR ALEMÃO como animal de utilidade pode ser dividivo em seis grupos:
1) Desportivo, 2) criacção, 3) resgate, 4)Cães Policias (detectores de droga, detectores de explosivos, manutençao ordem publica, etc.), 5) guia de cegos e 6) cães familiares.

Quero com isto apenas dizer que o Pastor criado pelo Capitão Max Emil Friedrich von Stephanitz, sofreu para o bem ou mal, evolução ao longo dos tempos, passando unicamente/exclusivamente do Pastoreio para o um cão util na sociedade.

O Pastor é um Trotador por excelencia, são ortoides, mesofelo e mesomorfo, com isto apenas dizer que respeito o estalão da raça, mas a mulher de Cesar...... E não me reveijo em quem facilita e a quem tem a incumbencia de fazer cumprir as normas, não o faça ou tenha dado benesses e agora vamos aplicalas... Sim é uma mais valia, mas como ja li num outro topico de Espanha, não são esses mesmos Juizes e Presidente, que ja esqueceram o que o Nero fez, ou fizeram e agora esta la o neto, a continuar a linha de sangue, por isso ...

Mas é um prazer trocar ideias com quem sabe mt mais que Eu, srº Sousa e Srº Pato, não me intrepetem mal, mas ... Um abraço
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 05, 2009 12:08 pm

Sr. Valpaço, comecemos por um ponto de ordem: eu não sei muito mais que o meu amigo, nem venho para aqui armar-me em sabichão. Sou o primeiro a reconhecer que tenho ainda muito que aprender, e o que me apaixona nesta raça é que todos os dias se aprende alguma coisa de novo.

Posto isto, comecemos pela tolerância de 1 cm para atribuição do Korung: não é nenhuma benesse de ninguém, essa tolerânca consta dos regulamentos, quer para os limtes máximos da altura, quer para os mínimos. Considera-se que até 1 cm de desvio se trata de uma falta leve, e daí para cima uma falta grave.

Se me diz que dar um Kkl 1 a um cão de 69 cm é incorrecto, concordo consigo. No que discordo é quando você diz que por fazer a vista grossa durante uns anos a este defeito se deve continuar a fazer, ou mesmo alterar o estalão perante a nova realidade.Aqui realmente temos opiniões diferentes.

Penso que em vez de alteraçoes do estalão o que se deve fazer é o que está a ser feito - tomar medidas para que os critérios de selecção tendam a reaproximar-se do fixado no standard da raça. Se calhar sou romântico, mas entendo que o estalão está todo ele orientado para a funcionalidade do cão e não directamente para a sua beleza. E pelas razões que expus u aumento de altura retiraria funcionalidade ao PA e logo na sua caracteristica fundamental, que é o trote.

À custa de modas passageiras tem-se feito grande mal a esta raça - estou-me a lembrar de sobreangulações traseiras, de garupas exageradamente caídas, de priorizar a estrutura em relação ao carácter. Reparar estes desvios é sempre difícil e complicado, e quanto mais tarde se começar essa reparação mais difícil se torna conseguir tal objectivo.
´
Admito e aceito como legítimas opiniões diferentes da minha, que não passa disso mesmo, uma simples opinião baseada na minha forma de entender a raça.

Cumrimentos
DiogoCampos
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 07, 2009 3:51 pm

Boas,

Voltando um pouco atrás, aqui fica a mordida de Furbo.

http://www.youtube.com/watch?v=Szd6kAa39uo

Reparem no tamanho excessivo da cauda, comenta-se que foi uma das causas de não ter aparecido !!!

Cumpr
Diogo
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”