MEDO OU DOENÇA -- AOS CRIADORES E OUTROS HABILITADOS.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça set 01, 2009 11:02 pm

Olá,
O problema não é meu, mas vou fazer de conta que é; E agradecia que ajudassem, uma vez que é uma PA cuja dona necessita de ajuda.

kevdani escreveu:
Deram me um pastor alemão com dois meses e ela parece triste e quando tocamos nela ela fica com medo e esconde se na casota.
O que é que eu faço?

jofelix escreveu:
Olá,
Atraia a cadela com algo de positivo.
Coloque esta questão também no fórum da raça PA, onde poderá obter respostas mais habilitadas, sem desconsiderar todos os outros, de Criadores de PA.
Um abraço

... escreveu:

Ai jofelix jofelix...dá respostas pouco adequadas para o problema em questão e depois ainda chama os outros pouco habilitados...porque é que este assunto não se pode resolver neste forum e tem que ser no do pastor alemão?Até pode ser um problema que possa ser resolvido de muitas maneiras mas nenhuma dela é especifica para determinada raça...E porque é que acha que os criadores percebem mais que os outros (donos, treinadores e afins)?
O jofelix intitula-se criador e não teve a sensibilidade de pensar sequer que a cadela pode estar assim por problemas de saude...

jofelix escreveu:
Olá,
A resposta não é desadequada, visto a cadela estar a chegar a casa e só ter dois meses, o mais provável é estar assustadiça porque para ela tudo é desconhecido. Tem que fazer com que ela se sinta bem, procedendo como indiquei no inicio, se amanhã continuar assustada o mais provável é ser uma cadela medrosa e talvez por isso tenha sido dada, mas também pode ser problema de saúde, e aí vá ao veterinário, para tirar a dúvida.
Cuidado com os passeios com ela, mostrar-lhe pessoas, cães, etc., porque ainda só tem 2 meses e não tem o set de vacinas completo.
Portanto deixe a cadela à vontade ela irá ter consigo. Fale com o anterior dono do cadela, pergunte-lhe qual era o comportamento anteriormente.
O exemplo que dei no meu primeiro post é com conhecimento de causa, o meu cão quando chegou também sentiu algum medo, e fiz o mencionado, no dia seguinte era outro cão.
... escreveu:
Citação:
cachorro a dormir sozinho sem que ele passe o tempo todo a ganir...

jofelix escreveu:
Porque é que o cão não passa o tempo a ganir??

O user Kevdani pode obter respostas neste e noutros sub-fóruns, até noutros fóruns, com quem ela entender que a informará melhor. Eu simplesmente indiquei o fórum do P.A. porque é a raça do user, nada mais, e além disso tive o cuidado de escrever" sem desconsiderar todos os outros", somente terá de filtrar a melhor resposta que se adequa mais ao seu problema.

Os Criadores na minha modesta opinião, também são donos, treinadores e alguns afins, e, acho-os, também, habilitados a responder.

Eu nunca me intitulei criador e sei reconhecer quem tem mais habilitações que eu e no sub-fórum do PA, passam por lá muitos e com vastos conhecimentos sobre problemas da raça, têm muitos anos de trabalho com a mesma, como sabem aliás.

Acho que não ofendi ninguém ao recomendar para pedir opinião noutro lado, aliás, aqueles que aqui opinam, lá também o podem fazer .

Fonte:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=15

Um abraço
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quarta set 02, 2009 3:34 pm

Há cães mais medrosos, há cães mais confiantes, tudo na mesma ninhada…

O tal inprinting, tudo o que o cachorro reagir e assimilar neste período, será o futuro… se a mãe for medrosa, convem saca-lo da mãe o mais cedo possível… pois é ela que “ensina” o artista…

Eu falo pela experiencia com o meu… nos primeiros dias em casa, era como se andasse com um puto, sempre a ver o que fazia, nada de o deixar chegar a qq coisa que o pudesse assustar… deixa-lo andar e associar, algum contacto físico, umas festas associadas a um biscoitinho e tal, nada de forçar nada… nas primeiras saídas, aos 3, 4 meses, amigos meus que o viam, eu dava-lhes biscoitos para eles ao chegarem perto lhe darem, para assim ele associar algo de bom quando alguém vinha direito a ele comigo presente… ele tb não era medroso, era o curioso da ninhada… não convem chegar agora putos perto que fazem muito barulho e vão logo puxar o cão porque é um piadao… nem fazer grande barulho com ele perto, nada de muito mexido, é deixa-lo andar e dormir… brincar muito e biscoitos ou algo que ele adore de comer (eu partia um dentastik em pedacinhos e dava)… começar a mostrar as bolas de ténis, um lenço para morder e puxar, criar um laço com o artista, nada de berrar ou bater… se o vir a fazer asneiras, é puxar o cachaço, agora nos primeiros tempos, depois um naaaaaoooooooo associado daqui a uns meses… convem que ele aprenda sem ser já limitado a uma palavra.

Se ele não for traumatizado com uma má experiencia aí ate aos 4 meses… associar as coisas a biscoitos ou algo que ele adore… é muito mais fácil de treinar…

Eu tive ajuda no treino, de uma pessoa com bastante experiencia e com muita paciência, penso que resultou, tenho um PA equilibrado exactamente como pretendia, um bom cão de companhia/guarda e que adora jogos (treinos) que puexem pelo faro e pelo corpo, é um amigo de 4 patas, talvez tenha exagerado porque fiz o contrario de algumas pessoas, que dizem, um cão é um cão… para nós é um bocado mais do que isso, é o membro reguila da família.
kadari
Membro Júnior
Registado: sexta set 04, 2009 10:22 am

sexta set 04, 2009 11:23 am

Disse Ricardo Oliveira

O tal inprinting, tudo o que o cachorro reagir e assimilar neste período, será o futuro… se a mãe for medrosa, convem saca-lo da mãe o mais cedo possível… pois é ela que “ensina” o artista…

Nunca façam isso a um cachorro. No imprinting establecem-se padroes de comportamento, que só podem ser assimilados pelo cachorro num período muito restrito e crítico da sua vida. É por exemplo no imprinting que se establece o reconhecimento da raça ( o que faz com que um cão procure acasalar com uma cadela e não com um gato por Ex). Retirar o cachorro á mãe só porque ela é medrosa, é um erro. poderá estar a comprometer algumas valencias, que mais tarde serão fundamentais no comportamento do cachorro.
Há casos em que a retirada de um cachorro á mãe é obrigatória, mas esse que evoca não é seguramente um deles.

KADARI
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

segunda set 07, 2009 10:17 am

bom dia, se calhar nao me expressei bem... o queria dizer, é retira-lo da mae logo que possivel após o tempo minimo que deve permanecer junto da mae... nao é nasceu, ala que se faz tarde...
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”