Eutanásia

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
kadari
Membro Júnior
Registado: sexta set 04, 2009 10:22 am

segunda set 14, 2009 9:22 am

Boas

Um vizinho meu que é criador , mas com pouca experiencia, acaba de ter uma ninhada com 13 cachorros. Logo no 1º dia morreram 2. Dos 11 que ficaram 7 parecem estar em boa condição fisica, mamam bem, mas os outros 4 estão muito fracos, estando a ser alimentados a biberon porque não têm força para ir ás tetas. Ele já tirou uma semana de férias, e anda como um louco a dar biberon de 3 em 3 horas, mas os cachorros são metade do tamanho dos outros. ( tem 5 dias).
Disseram-me que quando as ninhadas são assim muito grandes, se devem eliminar logo á partida uns quantos, pois nunca serão cães perfeitos.
Alguém me sabe dizer se isto tem alguma veracidade ? E já agora qual o melhor método para eliminar um cachorro de 5 dias ?

KADARI
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda set 14, 2009 10:46 am

e intitula-se o senhor criador?? pobres cães! :?

não, não se costumam eliminar cachorros só porque a ninhada é grande. o dono deve estar preparado até para a eventualidade de a cadela rejeitar todos os cachorros e ele ter que os criar todos à mão.

ele que compre leite de substituição para cachorros (royal canin e mixol são bons) e ajude a cadela a criar os cachorros. ele que não se esqueça que após a refeição tem que estimular com uma compressa com soro a área genital e anal para os cachorros fazerem chichi e cocó.

conselhos que eu não teria que dar se o senhor fosse realmente criador... :roll:

boa sorte!
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

segunda set 14, 2009 11:45 am

Sem comentarios para a parte de eutanasia... eu nem que me esfarrapa-se todo havia de os tentar salvar a todos...
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda set 14, 2009 7:40 pm

Olá,
O teu colega que não pense em eliminar cachorros.
A minha cadela teve 10+1 morto.
Dos 10 resolveu rejeitar 1. Diziam-me que teria problemas, seria doente.

Mas, com sacrifício, fiz como o teu colega, amamentei-os a biberão mas ia alternando os cachorros, uma vez iam à mama e outra ao biberão.

No inicio também me pareciam, aliás, eram diferentes fisicamente, mas ao mês e meio quase não se notava a diferença e aos dois meses eram muito idênticos.

O rejeitado acabou por ser aceite novamente pela mãe e pelos irmãos que também o ostracizavam. Como não sei se efectivamente é doente e para não ter problemas com o comprador no futuro, dei-o a quem se disponibilizou a tratar dele caso fosse doente.

Os sacrifícios compensam.
Mas, se o teu colega quer criar sem sacrifícios, que desista de criar.

Um abraço
kadari
Membro Júnior

quarta set 16, 2009 9:04 am

O meu vizinho agradece os conselhos de todos. Só morreu mais 1, e parece que os outros se salvarão. A intenção dele é e sempre foi de preservar toda a ninhada, mas ás vezes há conselhos de pessoas que se intitulam de bastante experientes que podem lançar a confusão.

Quanto ao post do Sr. Omegaa tenho de dizer o seguinte:
Eu quando intitulei o meu vizinho de criador fiz menção de que era inexperiente. Ora caro Omegaa, criador é ,segundo a definição do CPC, todo aquele que a dado momento detem uma ninhada, e portanto não vejo que outro nome poderia dar ao meu vizinho. Mas á cautela ainda disse que era inexperiente, o que realmente é verdade e perfeitamente assumido.
Uma pessoa que se lança nesta actividade de criador, anda anos a aprender. Até conheco "grandes Criadores" que ao fim de dezenas de anos de criação cometem erros. Portanto eram desnecessários os "remoques" que o amigo acaba por tecer no seu post. São injustos face á personalidade da pessoa em questão, e não ajudam nada á situação real, muito pelo contrário até foram desmoralizantes. Ou para si criador é só aquele que já tem muita experiencia o ramo ? O Sr. Omegaa não admite que há um começo para tudo, que ninguém nasce ensinado, e que aqui não há universidades nem escolas que ensinem a criação.
Portanto Sr Omegaa sempre que quiser ajudar dê lá os seus conselhos que serão sempre bem recebidos, e deixe-se desses remoques que não lhe ficam nada bem.

KADARI
omegaa
Membro Veterano

quarta set 16, 2009 10:03 am

o conselho está lá no meu post! o resto são batatas...

o seu amigo leu alguma coisa antes de se decidir a fazer a ninhada? leu sobre criação, cuidados com cachorros e tudo o mais que o deixasse mais preparado para quando os cachorros nascessem e para a eventualidade de algo correr mal? pelas duvidas que ele estava a ter não me parece que estivesse assim tão informado!

as duvidas que foram ali colocadas (que até me arrepio so de pensar que há uma pessoa com estas dúvidas a cuidar de uma ninhada) não são de uma pessoa inexperiente. são de alguem que está na total ignorância no assunto.

e mais a mais, os pais teem lop? foram avaliados em exposições com boas classificações? fizeram exames de despiste à displasia da anca e do cotovelo?
kadari
Membro Júnior

quarta set 16, 2009 4:40 pm

Sr Omegaa

Já percebi que o Sr. deve ser um desses iluminados, que com a simples leitura de uns livros fica a saber tudo sobre criação. Infelizmente não são assim a maioria dos mortais. Então você acha que com umas leituras sobre criação alguém fica preparado para enfrentar uma ninhada de 13 cachorros, cheia de problemas, e ainda por cima inexperiente. É que você está -se a esquecer que o meu vizinho é inexperiente, como alíás já sublinhei várias vezes, e é a sua primeira ninhada. Você acha que com a leitura de uns livros alguém está preparado para ajudar uma fêmea num parto, cortando cordões umbilicais, ajudando cachorros a sair, reanimando cachorros em dificuldade etc... olhe que se é assim está muito enganado. Essa experiencia ganha-se praticando, e demora anos a aprender. Não se fazem ninhadas todos os dias, a aprendizagem não é fácil, e os professores não existem. Aqui o caminho faz-se caminhando meu amigo.

disse Omegaa
pelas duvidas que ele estava a ter não me parece que estivesse assim tão informado!

Mas onde é que o Sr. Omegaa leu alguma vez que ele estava informado ? è claro que não estava, nem está. Talvez agora saiba mais um pouco com os seus doutos conselhos.

Quanto aos pais terem LOP, é claro que têm, e a mais não são obrigados á luz da lei ( infelizmente), mas ainda vivemos num estado de direito, e portanto a criação é legal.
Quanto aos pais terem obtido BOAS QUALIFICAÇÔES EM EXPOSIÇÔES, o Sr. deve estar a brincar !! Acha que uma prova do CPC, onde um juiz alround tem de decidir entre um Pug Carlin e um Cão de Pastor Alemão, vale alguma coisa ? São essas as exposições a que o Sr. se refere ?
Quanto á Displasia da Anca e cotovelo, não são exigidas pelo CPC, e como tal fica á consciencia de cada um ( e posses), mas essa discussão levava-nos muito longe. ( a dos cães com grau C, a darem exemplares magníficos e isentos de DA.)
Olha o rapaz já está com um novo problema : um dos cachorros não tem os dedos de uma pata. Diga lá agora o que é que você faz ? Vai ser um cão deficiente toda a vida ! Abate-se ?? ou cria-se o cachorro mesmo assim. Como vê nada está fácil, e o que é fácil é dizer " não te devias ter metido nisto " mas agora é tarde e comentários desse tipo não ajudam nada.

KADARI
omegaa
Membro Veterano

quarta set 16, 2009 5:40 pm

ai ai ai, pare lá de me chamar senhor! xiça :evil:

realmente tem toda a razão, não é com livros que se aprende. admito o meu erro.

aquilo que o seu vizinho podia muito bem ter feito era fazer contactos com criadores da raça (mais uma das coisas que se podem fazer numa exposição), trocar informação, pedir conselhos a quem tem mais experiencia...
:wink:
kadari
Membro Júnior

quarta set 16, 2009 7:28 pm

Assim já começamos a falar a mesma linguagem.
Mas também há que considerar que nem toda a gente está disposta a ajudar. Há "criadores que não gostam de divulgar os seus conhecimentos, e vê-se muita inveja nessas provas do CPC.

Eu já aconselhei o meu vizinho, ( chama-se joel) a fazer-se sócio do Clube da raça, porque aquela malta é muito solidária e como grande parte são criadores, ajudam-se mutuamente.

KADARI
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quarta set 16, 2009 8:04 pm

O que devia ter feito o seu amigo era ir ao veterinario e acompanhar.Todoscomeçam inexperientes, mas hoje em dia com a quantidade de informação e de veterinarios que existem, só é apanhado de surpresa quem quer.

Boa sorte para o seu amigo.
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta set 16, 2009 9:20 pm

kadari Escreveu:O meu vizinho agradece os conselhos de todos. Só morreu mais 1, e parece que os outros se salvarão. A intenção dele é e sempre foi de preservar toda a ninhada, mas ás vezes há conselhos de pessoas que se intitulam de bastante experientes que podem lançar a confusão.

Quanto ao post do Sr. Omegaa tenho de dizer o seguinte:
Eu quando intitulei o meu vizinho de criador fiz menção de que era inexperiente. Ora caro Omegaa, criador é ,segundo a definição do CPC, todo aquele que a dado momento detem uma ninhada, e portanto não vejo que outro nome poderia dar ao meu vizinho. Mas á cautela ainda disse que era inexperiente, o que realmente é verdade e perfeitamente assumido.
Uma pessoa que se lança nesta actividade de criador, anda anos a aprender. Até conheco "grandes Criadores" que ao fim de dezenas de anos de criação cometem erros. Portanto eram desnecessários os "remoques" que o amigo acaba por tecer no seu post. São injustos face á personalidade da pessoa em questão, e não ajudam nada á situação real, muito pelo contrário até foram desmoralizantes. Ou para si criador é só aquele que já tem muita experiencia o ramo ? O Sr. Omegaa não admite que há um começo para tudo, que ninguém nasce ensinado, e que aqui não há universidades nem escolas que ensinem a criação.
Portanto Sr Omegaa sempre que quiser ajudar dê lá os seus conselhos que serão sempre bem recebidos, e deixe-se desses remoques que não lhe ficam nada bem.

KADARI
Só um aparte, nada contra visto a ninhada ja estar bem encaminhada, nestes casos, por aqui não chamamos criador a um curioso na criação, chamamos criadeiro...
A criação/aperfeiçoamento de uma raça é uma "arte", como tal tem de ser aprefeiçoada, e é essa a intenção da criação em si...
Se o seu amigo se esta a inicar na arte de "criar", boa sorte, tudo de bom, e ja agora é sempre bom ter um muito bom veterinario, para ter as costas quentes, quando for preciso!! :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
patafundo
Membro Júnior
Registado: quinta dez 04, 2008 8:41 pm

quinta set 17, 2009 10:32 pm

Disse Débora
Só um aparte, nada contra visto a ninhada ja estar bem encaminhada, nestes casos, por aqui não chamamos criador a um curioso na criação, chamamos criadeiro...

Penso que o termo Criadeiro, é mais utilizado para aqueles que produzem ninhadas a granel, sem quaisquer critérios de criação, e apenas com o objectivo do lucro fácil.

Um iniciado á criação, terá de ser sempre um Criador, porque é essa a definição que o CPC dá a todo aquele que produz uma ninhada e é no acto do nascimento o seu detentor. Poderá é depois ser um bom ou mau Criador, e até tornar-se num criadeiro mais tarde, mas acho que de início temos de lhe dar o benefício da dúvida.
O Sr. até parece que está a dar conta do recado, pelo menos está a esforçar-se, e quem sabe não sairá daqui um grande criador.
Força portanto ao sr. criador, e se tiver duvidas vá relatando que haverá de certeza gente para colaborar
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”