Completamente errado!!! Tendo em conta que os cães são descendentes dos lobos, e as regras serão as mesmas, temos que ter em conta em demostrar ao nosso animal quem é o lider da matilha (Alfa), e se nós o deixarmos ganhar ele irá perceber que ele é o mais forte logo achar-se-à o lider e fará o que bem lhe entender. Se não foi claro digam. è claro que temos que ter cuidado da maneira que saimos vencedores deste desafio, tendo em conta a idade do animal e a vulnabilidade dentrifica do animaljcsousa Escreveu:Com dois meses o cão já pode perfeitamente assimilar o senta, o deita, dar pelo nome e vir à chamada, embora não se possa exigir uma perfeição muto grande na execução.
Como foi dito pode perfeitamente desenvolver-lhe o instinto de presa utilizando um trapo velho ou uma bola, fazendo jogos de luta com ele pela posse da bola, com o cuidado de o deixar sempre ganhar.
A questão da muda de boca põe-se por volta dos 4 meses, portanto de momento não há o problema de dispuar o trapo/bola com ele, só a partir dessa altura.
Importante é, aé às 12 semanas, a sociabilização, expondo-o a ambientes novos para ele, sempre com o cuidado de não o forçar.
Mike
E será que o Tiago não encontra outras situações para ensinar ao cachorro quem é o líder? Tem mesmo que frustrá-lo num exercício que serve para lhe aumentar o instinto de presa? Não será importante que esse exercício desenvolva a auto confiança em vez de terminar comuma frustração?tiago41 Escreveu:Completamente errado!!! Tendo em conta que os cães são descendentes dos lobos, e as regras serão as mesmas, temos que ter em conta em demostrar ao nosso animal quem é o lider da matilha (Alfa), e se nós o deixarmos ganhar ele irá perceber que ele é o mais forte logo achar-se-à o lider e fará o que bem lhe entender. Se não foi claro digam. è claro que temos que ter cuidado da maneira que saimos vencedores deste desafio, tendo em conta a idade do animal e a vulnabilidade dentrifica do animaljcsousa Escreveu: Como foi dito pode perfeitamente desenvolver-lhe o instinto de presa utilizando um trapo velho ou uma bola, fazendo jogos de luta com ele pela posse da bola, com o cuidado de o deixar sempre ganhar.
.
Já aqui discuti esse tema com outro "expert", de modo que não vou estar a repetir-me. Acho que o tópico era "brincadeiras com cordas", se estiver interessado pode fazer uma pesquisa e ler porque é que acho que a sua posição é, ela sim, completamente errada.
jcsousa Escreveu:E será que o Tiago não encontra outras situações para ensinar ao cachorro quem é o líder? Tem mesmo que frustrá-lo num exercício que serve para lhe aumentar o instinto de presa? Não será importante que esse exercício desenvolva a auto confiança em vez de terminar comuma frustração?tiago41 Escreveu:Completamente errado!!! Tendo em conta que os cães são descendentes dos lobos, e as regras serão as mesmas, temos que ter em conta em demostrar ao nosso animal quem é o lider da matilha (Alfa), e se nós o deixarmos ganhar ele irá perceber que ele é o mais forte logo achar-se-à o lider e fará o que bem lhe entender. Se não foi claro digam. è claro que temos que ter cuidado da maneira que saimos vencedores deste desafio, tendo em conta a idade do animal e a vulnabilidade dentrifica do animaljcsousa Escreveu: Como foi dito pode perfeitamente desenvolver-lhe o instinto de presa utilizando um trapo velho ou uma bola, fazendo jogos de luta com ele pela posse da bola, com o cuidado de o deixar sempre ganhar.
.
Já aqui discuti esse tema com outro "expert", de modo que não vou estar a repetir-me. Acho que o tópico era "brincadeiras com cordas", se estiver interessado pode fazer uma pesquisa e ler porque é que acho que a sua posição é, ela sim, completamente errada.
Frustação?!? Bem, não colocaria nesses termos, mas respeito a sua opinião. Se você o treinar tendo em conta este método ele terá mais confiança em si e em si proprio.
Já agora aconselhava-lhe um pouco de literatura em vez de sites de Internet que nada dizem. Começa por uma autora chamada Jan Fennel.
Já agora, e porque o topico foi criado para isso, Felicidades ao novo PA
Ok, cada um com a sua opinião.
Como disse antes, há muitas maneiras de afirmar a nossa liderança sem ser preciso desvirtuar um exercício que foi concebido para estimular a presa do cão. Mas cada um que faça o que quiser com os seus cães.
Eu não o remeti para nenhum site da internet, remeti-o para um topico aberto aqui neste forum sobre o mesmo assunto onde justifico a minha posição. Mas se a Jan Fennel diz que não, se calhar não vale a pena, porque tdo o que ela diz ( e ainda por cima em livro!)está muito bem dito...
Como disse antes, há muitas maneiras de afirmar a nossa liderança sem ser preciso desvirtuar um exercício que foi concebido para estimular a presa do cão. Mas cada um que faça o que quiser com os seus cães.
Eu não o remeti para nenhum site da internet, remeti-o para um topico aberto aqui neste forum sobre o mesmo assunto onde justifico a minha posição. Mas se a Jan Fennel diz que não, se calhar não vale a pena, porque tdo o que ela diz ( e ainda por cima em livro!)está muito bem dito...
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta mar 18, 2004 3:27 pm
se as pessoas filtrassem o que lêem e ouvem, se tentassem pôr bom senso nas informações que recebem, e as adaptassem aos seus animais talvez as coisas corressem melhor.
Hoje aprendi que existe uma nova guru a quem devemos referência e "obediência".
tenho de ir já à procura dos seus livros.
Obrigada Jc pelo humor demonstrado.
Hoje aprendi que existe uma nova guru a quem devemos referência e "obediência".
tenho de ir já à procura dos seus livros.
Obrigada Jc pelo humor demonstrado.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm
estamos a fazer offtopic... mas tb nao resisto...
segundo o tiago (já agora, tem algum cão ou apenas livros ?) nunca se devia deixar ganhar... ERRADO (digo eu) ! O cão passados 4 ou 5 exercicios ia-se fartar de tentar...
Existem n exercícios em que devemos mostrar que somos o líder e o lugar do cão na hierarquia, mas não sou eu que vou ensinar, pois ainda os estou a aprender, mas pelos vistos resultam, tanto o 1º como o 2º cão que anda lá por casa não tem dúvidas em quem manda, e deixei-os ganhar sempre que demonstraram esforço para o conseguir.
Aprende-se muito mais com a prática do que com a teoria... ex: qd sai da faculdade sabia o que era um disjuntor, o que faz, como funciona... cheguei a uma subestação no primeiro dia de trabalho, não sabia onde estava o aparelho, não conseguia chamar pelo nome os aparelhos, não os distinguia !!! Ele estava quase à minha frente (estamos a falar de um aparelho do tamanho de um carro)... foi um electricista que trabalhava à n anos que apesar de não saber a teoria, sabia desmontar, montar e ensair um aparelho daqueles de olhos fechados, me levou a "passear" pela SE e a aprender a conciliar a teoria com a prática.
Logo nem sempre os livros valem de muito, qq um escreve o que quer e lhe apetece, temos é que saber filtrar a informação e perguntar a alguem com experiencia se ja experimentou, como se faz, os resultados que obteve.
Desculpem o offtopic, mas tb nao resisti.
O mike já vai com 4 meses... foi quando comecei com o treino do meu, infelizmente apenas ao fds (nao tenho mais tempo)... biscoitos, churro, bolas e sigam para um campo aberto e calmo... depois é só aplicar a teoria e a prática, sempre na descontração, sessões curtas para começar... blá blá blá... muita paciência !!! Ele ainda é cachorro e quer é brincadeira, convem usar o apetite pela brincadeira para puxar por ele. Digo eu, mas posso estar "completamente errado".
Na vida só há uma certeza, a morte.
Haja saúde !
segundo o tiago (já agora, tem algum cão ou apenas livros ?) nunca se devia deixar ganhar... ERRADO (digo eu) ! O cão passados 4 ou 5 exercicios ia-se fartar de tentar...
Existem n exercícios em que devemos mostrar que somos o líder e o lugar do cão na hierarquia, mas não sou eu que vou ensinar, pois ainda os estou a aprender, mas pelos vistos resultam, tanto o 1º como o 2º cão que anda lá por casa não tem dúvidas em quem manda, e deixei-os ganhar sempre que demonstraram esforço para o conseguir.
Aprende-se muito mais com a prática do que com a teoria... ex: qd sai da faculdade sabia o que era um disjuntor, o que faz, como funciona... cheguei a uma subestação no primeiro dia de trabalho, não sabia onde estava o aparelho, não conseguia chamar pelo nome os aparelhos, não os distinguia !!! Ele estava quase à minha frente (estamos a falar de um aparelho do tamanho de um carro)... foi um electricista que trabalhava à n anos que apesar de não saber a teoria, sabia desmontar, montar e ensair um aparelho daqueles de olhos fechados, me levou a "passear" pela SE e a aprender a conciliar a teoria com a prática.
Logo nem sempre os livros valem de muito, qq um escreve o que quer e lhe apetece, temos é que saber filtrar a informação e perguntar a alguem com experiencia se ja experimentou, como se faz, os resultados que obteve.
Desculpem o offtopic, mas tb nao resisti.
O mike já vai com 4 meses... foi quando comecei com o treino do meu, infelizmente apenas ao fds (nao tenho mais tempo)... biscoitos, churro, bolas e sigam para um campo aberto e calmo... depois é só aplicar a teoria e a prática, sempre na descontração, sessões curtas para começar... blá blá blá... muita paciência !!! Ele ainda é cachorro e quer é brincadeira, convem usar o apetite pela brincadeira para puxar por ele. Digo eu, mas posso estar "completamente errado".
Na vida só há uma certeza, a morte.
Haja saúde !
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
Boa Tarde a todos os foristas...
Tiago41, aqui em minha casa, partimos sempre do princípio que cada cão é um cão.... e não levamos muito a sério, quem escreve para "muitos cães"... entende? Faz bem ler Jan Fennel(?) e outros autores, mas acho que não deve levar muito a sério.... Como já foi aqui dito e bem, na minha opinião..... filtre e abra a mente às ideias de quem anda no meio deles!!!
Quanto a "líderes de matilha".... Hhuuummm acho que será sempre o cão a escolher....
O Cão de Pastor Alemão é um cão em que só é preciso "puxar" um bocadinho pelos instintos..... eles estão lá.... Não é preciso forçar.....
Aliás todos os meus cães(7 adultos) foram e são, moderadamente "puxados" a mostrar os seus instintos.... Já que falamos de instintos, leia de Eduardo Monroy "Iniciação ao trabalho de um cachorro pastor alemão". Sem querer fazer publicidade, claro.
Agora, pf, perceba que quem anda nisto há algum tempo, quem tem mais que um cão, e aí se vê a diferença entre eles, percebe um bocadinho, ou então, estaremos todos errados.... não acha?
Tiago41, aqui em minha casa, partimos sempre do princípio que cada cão é um cão.... e não levamos muito a sério, quem escreve para "muitos cães"... entende? Faz bem ler Jan Fennel(?) e outros autores, mas acho que não deve levar muito a sério.... Como já foi aqui dito e bem, na minha opinião..... filtre e abra a mente às ideias de quem anda no meio deles!!!
Quanto a "líderes de matilha".... Hhuuummm acho que será sempre o cão a escolher....
O Cão de Pastor Alemão é um cão em que só é preciso "puxar" um bocadinho pelos instintos..... eles estão lá.... Não é preciso forçar.....
Aliás todos os meus cães(7 adultos) foram e são, moderadamente "puxados" a mostrar os seus instintos.... Já que falamos de instintos, leia de Eduardo Monroy "Iniciação ao trabalho de um cachorro pastor alemão". Sem querer fazer publicidade, claro.
Agora, pf, perceba que quem anda nisto há algum tempo, quem tem mais que um cão, e aí se vê a diferença entre eles, percebe um bocadinho, ou então, estaremos todos errados.... não acha?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
Boas amigos.
Agora que o Mike fez o 6 meses, dia 2 de Julho, levei-o ao VET para ver come estava o bicho... Já com todas as vacinas, chip, o registo definitivo e tudo mais. De momento está com 25kg.
Só por mera curiosidade, qual a quantidade de comida diária que dão ao vosso PA? O peso anda o indicado para a idade do bicho?
Abraço e boa continuação
Agora que o Mike fez o 6 meses, dia 2 de Julho, levei-o ao VET para ver come estava o bicho... Já com todas as vacinas, chip, o registo definitivo e tudo mais. De momento está com 25kg.
Só por mera curiosidade, qual a quantidade de comida diária que dão ao vosso PA? O peso anda o indicado para a idade do bicho?
Abraço e boa continuação
Boas a todos, amigos...
Bem sei que para alguns serve apenas de desculpa, mas não é o meu caso e daí eu estar a pedir ajuda. Mesmo que muitos pensem que é mentira e uma desculpa à moda antiga apenas me estava a enganar a mim próprio e a ser mau para mim e para o Mike.
A questão é que o Mike faz 9 meses no dia 2/10/2009 mas por força maior (trabalho) estive ausente de certos passeios e treinos entre os 6 meses e meio até agora. Apenas estive com ele em certos treinos em casa e à noite.
O problema é que ele em casa obedece a tudo (Senta, fica, não, rua, vamos para casa, etc...) Mas sempre o que o levo à rua quer ir para todo o lado... Quando faço passeios com ele à volta de casa é sempre uma excitação nos primeiros minutos depois acalma e quer é explorar e eu sempre a puxar pela trela para não ser ele a puxar a mim. Quando faço passeios mais longos nos primeiros minutos da caminhada é sempre uma excitação e depois lá acalma, mas tenho que andar sempre de mão firme na trela para não ser ele a puxar... lá mais para o fim +/- 45 minutos depois do inicio lá ele começa a andar como deveria de ser sempre.
O que devo de fazer?
Continuar com os passeios longos e curtos, mas sempre de mão firme na trela até ele se aperceber que é assim que eu quero que ele ande e ao mesmo tempo irá perder a excitação de ir para a rua? Devo colocá-lo numa escola, uma vez que perdi 2 meses (entre os 6 e meio e o 7 e meio)???
Obrigado
Bem sei que para alguns serve apenas de desculpa, mas não é o meu caso e daí eu estar a pedir ajuda. Mesmo que muitos pensem que é mentira e uma desculpa à moda antiga apenas me estava a enganar a mim próprio e a ser mau para mim e para o Mike.
A questão é que o Mike faz 9 meses no dia 2/10/2009 mas por força maior (trabalho) estive ausente de certos passeios e treinos entre os 6 meses e meio até agora. Apenas estive com ele em certos treinos em casa e à noite.
O problema é que ele em casa obedece a tudo (Senta, fica, não, rua, vamos para casa, etc...) Mas sempre o que o levo à rua quer ir para todo o lado... Quando faço passeios com ele à volta de casa é sempre uma excitação nos primeiros minutos depois acalma e quer é explorar e eu sempre a puxar pela trela para não ser ele a puxar a mim. Quando faço passeios mais longos nos primeiros minutos da caminhada é sempre uma excitação e depois lá acalma, mas tenho que andar sempre de mão firme na trela para não ser ele a puxar... lá mais para o fim +/- 45 minutos depois do inicio lá ele começa a andar como deveria de ser sempre.
O que devo de fazer?
Continuar com os passeios longos e curtos, mas sempre de mão firme na trela até ele se aperceber que é assim que eu quero que ele ande e ao mesmo tempo irá perder a excitação de ir para a rua? Devo colocá-lo numa escola, uma vez que perdi 2 meses (entre os 6 e meio e o 7 e meio)???
Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm
que tipo de coleira esta a usar ?
estranguladora ?
estranguladora ?
Estou a usar uma normal com o fecho onde depois enfio a trela. Não é esta mas é a mais idêntica que encontrei. Os encaixes e a maneira de apertar é a mesma http://www.decathlon.pt/PT/coleira-regu ... -23473717/
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Olá,Codolf Escreveu:Estou a usar uma normal com o fecho onde depois enfio a trela. Não é esta mas é a mais idêntica que encontrei. Os encaixes e a maneira de apertar é a mesma http://www.decathlon.pt/PT/coleira-regu ... -23473717/
Codolf, muda para outro tipo de coleira JÁ porque a que estás a usar não é apropriada para um P.A., porque o tipo de fecho É FRAGIL, e podes vir a ter problemas se ele não te obedecer.
Para passeares/treinares utiliza uma estranguladora, para que o possas controlar melhor.
Do género desta: http://www.decathlon.pt/PT/trela-corda- ... -23474334/
Um abraço
Boas
Na altura em que fiz a compra logo no inicio vi umas iguais ou parecidas, mas não comprei por dois motivos lollll mas que contradiz a minha preocupação e por outro lado faria ou fará que o cão seja ele qual for ande controlado. Na altura não comprei porque tinha medo de o magoar com a força que ele pudesse fazer ou até mesmo partir o pescoço lolll na altura era uma cachorro e pensei, bem deve de ter os ossos frágeis e se dou ou ele dá um esticão fico com o pescoço a trela e o resto do corpo no chão lolll.
Ok, sendo assim vou comprar uma destas.
E em relação aos passeios, que tipo de trino devo adoptar... curtos ou longos... perto de casa ou onde haja movimentos?
Abraços
Na altura em que fiz a compra logo no inicio vi umas iguais ou parecidas, mas não comprei por dois motivos lollll mas que contradiz a minha preocupação e por outro lado faria ou fará que o cão seja ele qual for ande controlado. Na altura não comprei porque tinha medo de o magoar com a força que ele pudesse fazer ou até mesmo partir o pescoço lolll na altura era uma cachorro e pensei, bem deve de ter os ossos frágeis e se dou ou ele dá um esticão fico com o pescoço a trela e o resto do corpo no chão lolll.
E em relação aos passeios, que tipo de trino devo adoptar... curtos ou longos... perto de casa ou onde haja movimentos?
Abraços
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
É indiferente, mas para uma melhor socialização é preferível com movimento.Codolf Escreveu:Boas
Abraços
À saída de casa se ele puxar para um lado, tu paras e/ou vais para o outro lado, até ele aprender que quem comanda és tu.
O passeio do P.A. deve conter de preferência, corrida, obstáculos, etc. eles adoram.
Um abraço