O Beleza interior é que é importante a alma e não a beleza!.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
SergioVerd
Membro
Registado: domingo out 25, 2009 1:47 pm

domingo nov 01, 2009 9:08 pm

""Max von Stephanitz jamais selecionou cães apenas por estética ou aparência e porte físico, a não ser que as belezas externas refletissem as belezas internas. Em razão disso, o Pastor Alemão é a única raça que consegue reunir tantas aptidões, como cão pastor, cão de busca e salvamento e também farejador, graças ao seu olfato extremamente desenvolvido, guia de cegos, por sua inteligência e docilidade, cão de companhia por sempre estar querendo agradar o dono, cão de polícia, cão de guerra, e finalmente para guarda por sua agilidade no ataque e latido prolongado.""~

Cumprimentos...

Sérgio Vaz.
fliker
Membro Júnior
Registado: terça out 13, 2009 8:16 pm

domingo nov 01, 2009 9:42 pm

Boa Noite.
Sim acho que tens razão SergioVerd.
Mas se formos só a ver isso,os rafeirinhos que andam por ai abandonados
tambem tem muita alma e beleza interior.
Penso que devias adoptar um,em vez de querer comprar um pastor alemão.cumprimentos
Agostinho Guerra
SergioVerd
Membro

domingo nov 01, 2009 9:57 pm

fliker Escreveu:Boa Noite.
Sim acho que tens razão SergioVerd.
Mas se formos só a ver isso,os rafeirinhos que andam por ai abandonados
tambem tem muita alma e beleza interior.
Penso que devias adoptar um,em vez de querer comprar um pastor alemão.cumprimentos
Agostinho Guerra
Boa Noite Senhor Agostinho Guerra,eu falo de utilidade e não de rafeiros...
Onde está o pastor alemão que sempre o foi?.
Todos deveriam respeitar aquilo que o fundador criou,está escrito,são mais do que provas reais!.
O que vemos hoje em dia só exposições e beleza onde está o resto?.
Decerteza que pessoas como eu querem um cão para guarda,companhia,para se sentirem protegidas no seu espaço,e não cães que não servem para nada...
Bem será que ninguém consegue ver o que realmente faz sentido nesta fascinante raça,para que foi criado um pastor alemão afinal?.
O que que os rafeiros vêm agora ao barulho neste tópico para quê?.
Rafeiros abandonados isto têm alguma lógica? Será que todos só pensam em bonecos de peluche neste fórum?Em Bárbies autenticas?.
O que as pessoas precisam é de um verdadeiro pastor alemão,bonito e com Alma de um verdadeiro Cão!.

Tenho Dito...
Sérgio.
Bico Calado
Membro Júnior
Registado: quinta out 01, 2009 10:09 am

domingo nov 01, 2009 10:51 pm

Diz o velho ditado " quem tem mêdo compra um cão". Quem tem muito mêdo, compra um Pitbull.
desculpa lá ó sergio, mas, não estás preparado para ter um Pastor Alemão.
Andas a lêr muitos livros, mas há coisas que não se aprendem nos livros.
Falta-te a outra cultura, como diz o patafundo e muito bem, que é a cultura do equilibrio, e do bom senso. Desde que aqui apareceste, que andas a atacar os cães da linha de beleza, e esqueces-te que o cão que ganhou uma das ultimas provas de trabalho que se realizaram em Portugal foi precisamente um cão de beleza. Portanto essa discussão já está gasta, e não faz sentido nos tempos de hoje.
Portanto caro amigo, estás fora de tempo, e estás fora de tudo pois andas a dizer por vários tópicos que percebes muito de pastores alemães, mas já toda agente percebeu que não percebes nada, mas como deves estar convencido que percebes, estás a cair no ridículo.
SergioVerd
Membro

domingo nov 01, 2009 11:11 pm

Bico Calado Escreveu:Diz o velho ditado " quem tem mêdo compra um cão". Quem tem muito mêdo, compra um Pitbull.
desculpa lá ó sergio, mas, não estás preparado para ter um Pastor Alemão.
Andas a lêr muitos livros, mas há coisas que não se aprendem nos livros.
Falta-te a outra cultura, como diz o patafundo e muito bem, que é a cultura do equilibrio, e do bom senso. Desde que aqui apareceste, que andas a atacar os cães da linha de beleza, e esqueces-te que o cão que ganhou uma das ultimas provas de trabalho que se realizaram em Portugal foi precisamente um cão de beleza. Portanto essa discussão já está gasta, e não faz sentido nos tempos de hoje.
Portanto caro amigo, estás fora de tempo, e estás fora de tudo pois andas a dizer por vários tópicos que percebes muito de pastores alemães, mas já toda agente percebeu que não percebes nada, mas como deves estar convencido que percebes, estás a cair no ridículo.
Boa Noite Bico Calado O criador Covarde com seu IP na zona sul,fica descansado que também estás a ser descoberto!.
Tens medo das verdades é? Só deves ter mesmo cães de beleza, e esqueces-te das origens do pastor alemão!.
Mete os teus cães todos a fazer o que está escrito pelo fundador da raça a ver se o fazem, as unica coisas que devem servir é para dar festas, e companhia,mas tudo bem podes sempre comprar um alarme para guardar a tua casa!.
Esse cão de beleza que ganhou nessa exposição, ou prova estava a concorrer com algum cão de trabalho se não estava,não têm que dizer nada disso!!.
E se ganhou por mérito é porque ainda têm alguma alma dentro dele,algum caracter dos seus antepassados onde os verdadeiros pastores alemães serviam para todas as coisas considerados até os cães escolhidos por todas as pessoas!!.Já agora como se chama esse cão de beleza?.
E vê lá se me deixas de atacar,eu estou aqui para informar as pessoas,e tu estás aqui para criticar todas as pessoas,estás com medo de verdades é?.Ou será que és mais um que anda nisto por dinheiro?.Porque a criar barbies e peluches não vais a lado nenhum!!.
Já vistes as tuas mensagens e tópicos vergonhentos a criticar tudo e todos?Toma Juízo nessa cabeça!!
Eu não estou contra nada,apenas digo o que é a mais pura realidade das coisas que aliás está por toda a internet,senão levaria anos a descobrir...
Ainda caia na ilusão de comprar uma Barbie,assim tento comprar o bonito com alma e coração,com carácter que é coisa que o BICO CALADO COVARDE não se identifica!!

TENHO DITO BICO CALADO,a todos os foristas desculpem-me mas este gajo precisava de as ouvir tratou-me por tu,também o trato,pedra por pedra! PIT BULL não muito obrigado em 1890 nem existiam e ninguém precisava deles haviam verdadeiros pastores Alemães!
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda nov 02, 2009 2:01 am

muito gostam vocês de lavar a roupa suja em publico! 8)
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda nov 02, 2009 12:28 pm

Vou intervir neste tópico sem qualquer intuito de ofender ninguém, mas apenas porque a discussão tem resvalado para registos que acabam por esconder algumas incorrecções que (no meu entender) aqui têm sido proferidas. Portanto sublinho que se trata apenas da minha visão pessoal do tema e que por certo haverá outras visões diferentes e tão legítimas como a minha.

Eu perfilho um pouco da visão do Sérgio sobre as linhas de beleza. É certo que estas linhas são frequentemente apuradas sem se dar ao carácter a importância que devia ter como critério de selecção.

Mas não posso deixar de referir que as posições que o Sérgio aqui tem esposto pecam por exagero e possivelmente por alguma ignorância justificável, e são de um extremismo que retira alguma credibilidade à sua argumentação.

Vejamos algumas das ideias com que não concordo:

- que o capitão Stephanitz não selecionava reprodutores por motivos estéticos. É falso: é conhecida a frase de v. Stephanitz - "escolhei os mais belos de entre os que melhor trabalhem".

- se o Sérgio, que me parece estar a absorver depressa demais toda a informação possível sobre o PA, se der ao trabalho de ler e sobretudo entender o estão do PA, há-de verificar que os critérios de anatomia nele consagrados buscam uma beleza sobretudo funcional, isto é, que toda a anatomia do cão está configurada no sentido de obter uma melhor funcionalidade do cão.

- é certo que, quanto a mim com exagerada frequência, nas linhas de beleza se selecciona muitas vezes dando prioridade ao aspecto físico e esquecendo o temperamento consagrado no standard, e que isso pode ter motivações comerciais e de satisfação do mercado. No entanto, mesmo no sector de beleza, ainda é possível encontrar cães com um caracter dentro do preconizado no estalão.

- por outro lado, dizer-lhe que também nas linhas de trabalho aparecem cães medrosos. O problema é que, nestas linhas, cães medrosos são imediatamente afastados da reprodução, enquanto nas linhas de beleza, se forem bons anatómicamente, se calhar até são mais utilizados para reproduzir que outros mais equilibrados...

Produzir um maior equilíbrio entre estrutura e caracter implicaria que se estivesse disposto a perder alguma da excelência que se tem conseguido em ambas as linhas, e não me parece que a maioria dos criadores, seja de que linha sejam, esteja disposta a dar este passo...

Mas para quem, como o Sérgio, parece que quer adquirir um PA, acho um erro começar a busca a partir de preconceitos. É possível encontrar cães de bom caracter nas linhas de beleza, cmo é possível encontrar cães de boa estrutura nas linhas de trabalho.

O que é preciso é ter paciência, estar disposto a perder tempo, a deslocar-se, a testar progenitores, a visitar criadores, a conversar com quem sabe da raça. E saber esperar, claro. É uma tarefa minuciosa, que dá trabalho e despesa e que ainda por cima não garante o êxito absoluto, embora minimiza as possibilidades de fracasso. Mas comprar um cachorro, seja de que linha fôr, é sempre um bocado como jogar na lotaria...

Também é necessário saber exactamente o que se pretende, coisa que, desculpe o Sérgio que lhe diga, não parece ainda ser o seu caso, se é verdade que põe como opções um cachorro do Vegas ou do Javir, de linhas absolutamente diferentes, e ainda por cima não mostra preocupação em saber quem serão as mães desse cachorro - quando é sabido que as ães têm muito mais influência que os pais na formação do carácter dos cachorros...

Espero ter ajudado e aproveito para pedir calma aos intervenientes.

Cumprimentos.
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda nov 02, 2009 12:50 pm

aproveitando o post do jcsousa, tb vou meter a minha colher e partilhar a minha opinião e parco contributo!

realmente é verdade que muitas raças teem vindo ao longo dos tempos a perder a sua funcionalidade, a afastar-se do objectivo para o qual foram criadas. isto deve-se a um certo afastamento do homem das tarefas em que precisava da ajuda e aopio de um cão. Os pastores hoje em dia usam moto 4 para arrebanhar as ovelhas , os policias teem armas potentes e não precisam dos cães para defesa... (dando assim um pequeno exemplo de duas funções que se vão perdendo, em grupos distintos de raças).

No entanto, e tendo consciencia desse afastamento e perda de funcionalidade dos cães, grupos de pessoas criaram certos tipos de provas para testar essas funcionalidades (o Tan, mondioring, provas de pastoreio, etc).

na minha opinião, para um cão poder ser campeão nacional deveria ter resultados positivos numa prova de trabalho, assim como para ser campeão na classe de trabalho deveria ter uma boa classificação morfológica.

penso que não se deve descurar a morfologia em relação à aptidão para trabalho, e vice versa!
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

segunda nov 02, 2009 6:59 pm

Sr. Sergio... penso que ainda não tem um PA... correcto ? Se tem, há fotos ou afixo ?

Só por curiosidade... qual a dimensão de terreno a que o cão terá acesso ?

"a ver se o fazem, as unica coisas que devem servir é para dar festas, e companhia,mas tudo bem podes sempre comprar um alarme para guardar a tua casa!"

Mesmo que o seu cão ou futuro cão seja uma fera com uma alma potente, qq gatuno lhe enfia um balázio ou um bife com veneno como um diabo esfrega um olho... é a triste realidade, sei de alguns casos assim, até a um huskie que não faz mal a uma mosca de um vizinho, e lá se vai o cão... daí eu ter um alarme de perímetro e um cão... um sistema complementa o outro e mesmo assim... Eu digo, cuidado com o dono que o cão está preso...

O meu PA é um PA de festas, um peluche e fui eu quis assim, é um cão de companhia... pode entrar, brincar com ele, trazer miúdos, ele é o melhor amigo de toda a gente... só tem um problema, só mesmo um... se entrar, ou tentar brincar sem ninguém da familia o apresentar primeiro... é candidato às urgências... e não o precisei de treinar, ele assumiu que o território é dele e não permite entrada de estranhos sem os donos presentes.

Fui eu que o treinei, o treino não foi com o objectivo de o tornar um crocodilo, apenas de lhe dar mais confiança e puxar pela inteligência/corpo dele, eles adoram... fiz apenas nos fins de semana, ele faz pistagem, 40, 50 passos... faz a mordida básica... consegue ter tracção no churro uns bons 4/5 minutos a roncar sem largar... tem a obediencia básica, senta, fica, quieto e deita... para além do busca...

Resumindo...

O que tentei acima dizer é que deve-se escolher os cães para a finalidade que vão ter e para a mão que o vai segurar...

Pensa bem no assunto... boa escolha, aguardo as fotos...
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

segunda nov 02, 2009 7:27 pm

A muito que deixei de intervir neste fórum do PA aqui da Arca por razões que me parecem obvias. A verdade é que me saturei das quezílias por cá geralmente frequentes entre os diversos intervenientes podendo eu também me incluir em algumas delas. Sendo que por aqui na maioria das vezes os intervenientes unicamente aqui vêem para se agredirem mutuamente e não para falarem da raça ou do cão de Pastor Alemão tal como ultimamente se tem vindo mais uma vez a verificar.
Se assim é porque motivo intervenho neste tópico (?!), puderam alguns dos leitores deste então se questionarem ao lerem estas minhas poucas linhas aqui deixadas de novo.
Pois bem o facto é que desta vez foi aqui iniciada uma quezília entre alguns intervenientes que não tem na verdade razão nenhuma de existir. Para além de eu achar ser aqui meu dever de aclarar uma lanterna que a muito se mantêm apagada pelos defensores de ambas as partes (tanto nos defensores da beleza como nos que do trabalho diz respeito) e amantes de cada uma dessas partes ou modalidades, fazendo-lhes aqui somente uma única pergunta aos ditos interessados de cada uma das modalidades aqui em causa.
Será que existe mais do que um estalão de raça para esta mesma raça que é a do cão de Pastor Alemão?
Pessoalmente devo confessar-vos que desconheço que haja dois pesos e duas medidas no que diz respeito a descrição que é feita do cão de Pastor Alemão dentro do estalão da raça! E por isso vos digo (e pensem nisto se quiserem) cão Pastor Alemão enquanto raça ha só um , aquele que se encontra descrito pelo estalão da raça!
Assim sendo e na minha opinião: nem o cão bonito e perfeito quanto aos atributos físicos da sua construção é um verdadeiro P.A sem também mostrar possuir valores e aptidões para o trabalho, nem o cão perfeitamente dotado para o trabalho com belíssimo carácter para o perfeito desempenho deste também ele o é se este não mostrar também ele possuir os atributos físicos então necessário. Pois a meu ver só é verdadeiramente Pastor Alemão aquele animal que mostra ter a qualidade necessária e suficiente para poder desempenhar ambas as funções (tanto de beleza como de trabalho) sem isso a este ultimo não se lhe deva dar a denominação de cão de Pastor Alemão se este não tiver mostras de que esta perfeitamente apto a poder desempenhar ambas as funções sem qualquer restrição se for caso disso.
Meus caros colegas criadores, amigos e amantes da raça fiquem-se aqui a meditar no que vos acabo de dizer se assim o entenderem, e talvez com isso quem sabe talvez acabe por haver aqui no fórum algum entendimento entre ambas as partes e assim também cheguem quem sabe a acordo alguns dos rivais aqui em demanda e em disputa mutua pela razão de ambas as partes.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Bico Calado
Membro Júnior
Registado: quinta out 01, 2009 10:09 am

segunda nov 02, 2009 10:30 pm

Caros foristas

Estão correctos o Sr. JCSousa, e o Sr. Daktari ( bem vindo que já cá andavas a fazer falta), nas considerações que fazem. Quando aparecem interlocutores com conhecimentos, eleva-se o nível da discussão como é obvio.
quanto ao que diz o omeega sobre a perda de funcionalidade, também está certo, mas queria chamar a atenção de todos sobre os novos horizontes que se abrem ao Pastor Alemão. Neste momento há cães de Pastor alemão a fazerem rastreio de doentes cancerígenos, em vários hospitais nos Estados Unidos, e aqui mesmo em Portugal estão a ser utilizados Pastores Alemães em Cinoterapia, no trabalho com crianças deficientes.
Portanto essa ideia do Sergio verd de que o Pastor alemão é um cão policial, que o vai defender até á morte quando um dia for atacado, enferma de um erro de entendimento não só do que é hoje a realidade do cão de pastor alemão, mas sobretudo sobre a realidade da vida.
Ao Sr sergio bastava vir aqui dizer que queria comprar um cão que mordesse como um crocodilo, e de certeza que não iam faltar candidatos ao negócio. Nem eu criticaria tal atitude, uma vez que cada um leva aquilo que gosta. O que eu não gostei foi da atitude do Sr sergio de vir aqui inocentemente pedir um conselho aos foristas, na compra de um cachorro, revelando até um pouco da sua ignorancia em querer levá-lo logo á prova de santarém, que como todos sabemos ocorre em Novembro, e não é possível aí levar um cachorro de 2 meses, e passadas poucas horas já se revelava um grande expert, em várias matérias, nomeadamente naquela em que tem sido sábio, a de dar pancada nos cães de beleza e nas suas exposições.
Tenho receio que este Sr. não seja o tal inexperiente que inicialmente se apresentou, mas alguém que quer fomentar essa discussão já gasta, de cães de trabalho e de beleza. Tanto furou, que quase conseguiu. ainda estive á espera dele em Silves, mas não se fez anunciar.
O Sr. sergio já revelou que não tem conhecimentos suficientes para debater esta matéria, e os Srs foristas mais experientes devem perceber o que está aqui em jogo.
Vamo-nos centrar naquilo que é neste momento importante, e que mudará muita coisa no pastor alemão : Cães peludos; Tatuagem; ADN;RX tramitados directamente por Portugal ; Veterinários reconhecidos pela WUSV ; Microchips fornecidos pela WUSV e o seu enquadramento na lei nacional ; BH , novo calendário das provas de trabalho em Portugal.

Cumprimentos a todos
jjri
Membro
Registado: domingo jun 01, 2008 11:41 pm

terça nov 03, 2009 6:01 pm

que bom!
estou a ver gente conhecida a voltar ao forum !
será que vamos voltar aos bons velhos tempos !
pq assim já vai valer a pena voltar a ler o forum
vou dar mais atenção ao forum e não estar tanto tempo ausente .
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”