Uso de trela pela 1ª. vez

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
osantareno
Registado: segunda dez 07, 2009 9:46 pm

terça dez 29, 2009 9:45 pm

Boa noite a todos e Boas Festas

Foi-me oferecido pelo natal uma PA com dois meses, à qual, após desparasitação e 1ª vacinação, resolvi enfiar-lhe uma coleira em couro para se habituar ao seu uso.
Agora tentei utilizar uma pequena trela para uns passeios, a e ''bicha'' resiste até mais não. O que fazer ?
Agradeço umas dicas a quem souber como ultrapassar esta situação.
Cumprimentos
MadeiradaSilva
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

terça dez 29, 2009 11:01 pm

primeira vacinação aos dois meses? :o

não aconselho a qq tipo de passeio antes de o cão ter o programa de vacinação completo...
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta dez 30, 2009 2:48 pm

Olá,
Meta-lhe a coleira e a trela e deixe-a passear sozinha, para que se habitue à mesma. Se não quiser estragar a trela, amarre uma corda à coleira.

Mas, o que eu fiz e faço é: Meto-lhe a trela, deixo-a debater-se até se cansar e depois passeio, sem problemas.

Chamo a atenção para que enquanto não tiver o plano de vacinas completo, não deve sair à rua.

Um abraço
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta dez 30, 2009 3:55 pm

não aconselho a qq tipo de passeio antes de o cão ter o programa de vacinação completo...
Tenho uma opinião completamente diferente. O período normal de aplicação do programa de vacinas abrange o período de imprinting do cachorro,em que é fundamental que este passe pelo máximo de experiências positivas, seja comentornos diferentes,seja com outros cães ou com pessoas.

Se se tiver cuidado com os lugares onde se passeia o cachorro, penso que os riscos de contracção de uma doença são poucos e nada comparáveis aos que resultam de uma inadequada sociabilização.
Carlos1976
Registado: sexta set 04, 2009 11:25 am

quarta dez 30, 2009 4:35 pm

Olá a todos,
zeca2 Escreveu:
Tenho uma opinião completamente diferente. O período normal de aplicação do programa de vacinas abrange o período de imprinting do cachorro,em que é fundamental que este passe pelo máximo de experiências positivas, seja comentornos diferentes,seja com outros cães ou com pessoas.

Se se tiver cuidado com os lugares onde se passeia o cachorro, penso que os riscos de contracção de uma doença são poucos e nada comparáveis aos que resultam de uma inadequada sociabilização.
Engraçado... Eu penso exactamente da mesma forma e foi exactamente o que fiz com os meus cães...
Apenas digo "engraçado" porque nunca tinha visto ninguém defender isto em "publico"... se calhar por não ser politicamente correcto! :wink: :wink:

Um abraço,
Carlos
osantareno
Registado: segunda dez 07, 2009 9:46 pm

quarta dez 30, 2009 9:23 pm

Boas noites
Obrigado pelas várias respostas, com as quais aprendi alguma coisa.
O local onde irei passear com ela, não tem qualquer perigo evidente, pois é uma propriedade nas traseiras da minha habitação onde há ervas e oliveiras, percorrendo apenas 200mts de passeio publico com reduzido transito pedonal.
Julgo que a ideia da corda, ou até mesmo de trela solta, no meu jardim, será uma experiencia a encetar de imediato.
Obrigado e um bom ano para todos
MadeiradaSilva
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quarta dez 30, 2009 10:04 pm

ora bem, eu nos 2 artistas... foi... enfiei-lhe a coleira ao mesmo tempo que lhe dei um biscoito... e assim sucessivamente, até que ele associa, barulhos dos elos da coleira, biscoito !

Depois festas alternadas com biscoitos... o meu agora associa elos coleira a "chincalhar", passeio !

fiz o mesmo com a trela... meter a trela e dar-lhe a cheirar um biscoito... eu foi tudo com biscoitos... depois fui fugindo para as festas... e agora ele sabe que trela = passeio.

tem 2 meses... incentive-o as bolas de tenis e ao churro... para depois facilitar o treino... e ir aos poucos, associar tudo a treino positivo...

e depois depende do que quer do cão... provas e etc convem ir falar com um treinador... se for murcão como o meu, é engraçado ensinarmos o cão, passamos tempo juntos, cria-se uma boa relação...
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta dez 31, 2009 11:30 am

Se se decidir a dar uns pequenos passeios com o cachorro, a habtuação à trela será muito fácil: basta colocar-lha imediataente antes de sair com ele, e fazer com que esses passeios sejam agradáveis para o cão.

Com um cachorro tão novo a trela não deve ser, de início, uma forma de o controlar. Daí que seja válido o conselho já antes dado de deixar a trela posta, mas no chão, até ele se habituar.

Outra hipótese é segurar na trela enquanto ele anda entretido a farejar o novo terreno, mas sempre sem puxar por ela. Nesta fase é o cachorro que o leva a si e não o contrário.

Em pouco tempo associará a colocação da trela a uma experiência agradável e a habituação estará feita.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”