Boa noite a todos e Boas Festas
Foi-me oferecido pelo natal uma PA com dois meses, à qual, após desparasitação e 1ª vacinação, resolvi enfiar-lhe uma coleira em couro para se habituar ao seu uso.
Agora tentei utilizar uma pequena trela para uns passeios, a e ''bicha'' resiste até mais não. O que fazer ?
Agradeço umas dicas a quem souber como ultrapassar esta situação.
Cumprimentos
MadeiradaSilva
Uso de trela pela 1ª. vez
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Olá,
Meta-lhe a coleira e a trela e deixe-a passear sozinha, para que se habitue à mesma. Se não quiser estragar a trela, amarre uma corda à coleira.
Mas, o que eu fiz e faço é: Meto-lhe a trela, deixo-a debater-se até se cansar e depois passeio, sem problemas.
Chamo a atenção para que enquanto não tiver o plano de vacinas completo, não deve sair à rua.
Um abraço
Meta-lhe a coleira e a trela e deixe-a passear sozinha, para que se habitue à mesma. Se não quiser estragar a trela, amarre uma corda à coleira.
Mas, o que eu fiz e faço é: Meto-lhe a trela, deixo-a debater-se até se cansar e depois passeio, sem problemas.
Chamo a atenção para que enquanto não tiver o plano de vacinas completo, não deve sair à rua.
Um abraço
Tenho uma opinião completamente diferente. O período normal de aplicação do programa de vacinas abrange o período de imprinting do cachorro,em que é fundamental que este passe pelo máximo de experiências positivas, seja comentornos diferentes,seja com outros cães ou com pessoas.não aconselho a qq tipo de passeio antes de o cão ter o programa de vacinação completo...
Se se tiver cuidado com os lugares onde se passeia o cachorro, penso que os riscos de contracção de uma doença são poucos e nada comparáveis aos que resultam de uma inadequada sociabilização.
-
- Registado: sexta set 04, 2009 11:25 am
Olá a todos,
Apenas digo "engraçado" porque nunca tinha visto ninguém defender isto em "publico"... se calhar por não ser politicamente correcto!

Um abraço,
Carlos
Engraçado... Eu penso exactamente da mesma forma e foi exactamente o que fiz com os meus cães...zeca2 Escreveu:Tenho uma opinião completamente diferente. O período normal de aplicação do programa de vacinas abrange o período de imprinting do cachorro,em que é fundamental que este passe pelo máximo de experiências positivas, seja comentornos diferentes,seja com outros cães ou com pessoas.não aconselho a qq tipo de passeio antes de o cão ter o programa de vacinação completo...
Se se tiver cuidado com os lugares onde se passeia o cachorro, penso que os riscos de contracção de uma doença são poucos e nada comparáveis aos que resultam de uma inadequada sociabilização.
Apenas digo "engraçado" porque nunca tinha visto ninguém defender isto em "publico"... se calhar por não ser politicamente correcto!

Um abraço,
Carlos
-
- Registado: segunda dez 07, 2009 9:46 pm
Boas noites
Obrigado pelas várias respostas, com as quais aprendi alguma coisa.
O local onde irei passear com ela, não tem qualquer perigo evidente, pois é uma propriedade nas traseiras da minha habitação onde há ervas e oliveiras, percorrendo apenas 200mts de passeio publico com reduzido transito pedonal.
Julgo que a ideia da corda, ou até mesmo de trela solta, no meu jardim, será uma experiencia a encetar de imediato.
Obrigado e um bom ano para todos
MadeiradaSilva
Obrigado pelas várias respostas, com as quais aprendi alguma coisa.
O local onde irei passear com ela, não tem qualquer perigo evidente, pois é uma propriedade nas traseiras da minha habitação onde há ervas e oliveiras, percorrendo apenas 200mts de passeio publico com reduzido transito pedonal.
Julgo que a ideia da corda, ou até mesmo de trela solta, no meu jardim, será uma experiencia a encetar de imediato.
Obrigado e um bom ano para todos
MadeiradaSilva
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm
ora bem, eu nos 2 artistas... foi... enfiei-lhe a coleira ao mesmo tempo que lhe dei um biscoito... e assim sucessivamente, até que ele associa, barulhos dos elos da coleira, biscoito !
Depois festas alternadas com biscoitos... o meu agora associa elos coleira a "chincalhar", passeio !
fiz o mesmo com a trela... meter a trela e dar-lhe a cheirar um biscoito... eu foi tudo com biscoitos... depois fui fugindo para as festas... e agora ele sabe que trela = passeio.
tem 2 meses... incentive-o as bolas de tenis e ao churro... para depois facilitar o treino... e ir aos poucos, associar tudo a treino positivo...
e depois depende do que quer do cão... provas e etc convem ir falar com um treinador... se for murcão como o meu, é engraçado ensinarmos o cão, passamos tempo juntos, cria-se uma boa relação...
Depois festas alternadas com biscoitos... o meu agora associa elos coleira a "chincalhar", passeio !
fiz o mesmo com a trela... meter a trela e dar-lhe a cheirar um biscoito... eu foi tudo com biscoitos... depois fui fugindo para as festas... e agora ele sabe que trela = passeio.
tem 2 meses... incentive-o as bolas de tenis e ao churro... para depois facilitar o treino... e ir aos poucos, associar tudo a treino positivo...
e depois depende do que quer do cão... provas e etc convem ir falar com um treinador... se for murcão como o meu, é engraçado ensinarmos o cão, passamos tempo juntos, cria-se uma boa relação...
Se se decidir a dar uns pequenos passeios com o cachorro, a habtuação à trela será muito fácil: basta colocar-lha imediataente antes de sair com ele, e fazer com que esses passeios sejam agradáveis para o cão.
Com um cachorro tão novo a trela não deve ser, de início, uma forma de o controlar. Daí que seja válido o conselho já antes dado de deixar a trela posta, mas no chão, até ele se habituar.
Outra hipótese é segurar na trela enquanto ele anda entretido a farejar o novo terreno, mas sempre sem puxar por ela. Nesta fase é o cachorro que o leva a si e não o contrário.
Em pouco tempo associará a colocação da trela a uma experiência agradável e a habituação estará feita.
Com um cachorro tão novo a trela não deve ser, de início, uma forma de o controlar. Daí que seja válido o conselho já antes dado de deixar a trela posta, mas no chão, até ele se habituar.
Outra hipótese é segurar na trela enquanto ele anda entretido a farejar o novo terreno, mas sempre sem puxar por ela. Nesta fase é o cachorro que o leva a si e não o contrário.
Em pouco tempo associará a colocação da trela a uma experiência agradável e a habituação estará feita.