Tenho um P.A. de 4 meses e a ração que lhe dou é a PURINA PRO PLAN (LARGE BREED) , neste momento o meu cachorro come 500g por dia dividido por 4 refeições de 125 g cada, é um pouco acima da quantidade recomendada no verso do saco. O cachorro apresenta-se bem não esta nem gordo nem magro, o peso dele deve estar próximo dos 18 kgs.
Será que o estou a alimentar correctamente?
Outra questão é se neste momento que ele começou a sair para a rua é a altura ideal para lhe soltar a trela ( claro num local sem grandes movimentos como na praia por exemplo)?
P.A. Alimentação equilibrada
Sem falar em marcas de rações, porque ao fim, tornam-se muito relativas e subjectivas - o que resulta para um cao, já nao resulta para o outro, só quero fazer um aparte: pessoalmente nunca pesei as quantidades de ração que dou aos meus cães, da mesma maneira que nunca os pesei para saber se estao magros ou gordos. Peso-os, sim, "a olho". Ou seja, se estão em forma (nem obesos nem com as costelas à vista), se estão alegres, vivos e com um pêlo brilhante, então é que estão sendo mais alimentados.Tenho um P.A. de 4 meses e a ração que lhe dou é a PURINA PRO PLAN (LARGE BREED) , neste momento o meu cachorro come 500g por dia dividido por 4 refeições de 125 g cada, é um pouco acima da quantidade recomendada no verso do saco. O cachorro apresenta-se bem não esta nem gordo nem magro, o peso dele deve estar próximo dos 18 kgs.
Será que o estou a alimentar correctamente?
Se algum dos factores acima falhar, então ajusto a medida da ração - seja para mais ou para menos.
No entanto, nesta fase de crescimento prefiro tê-los mais magricelas do que obesos, para evitar problemas de saude. E diga-se de passagem, um cão mais magro é muito mais vivaz, mais facil de treinar e de estimular.
Igualmente, penso que seria boa ideia (entrando agora já nas minhas manias) não restringir a alimentação do cão a 100% ração. Resto de fiambre, de queijo, cenouras, pão cozido no micro-ondas são sempre bons complementos.
Penso que aqui há que separar duas actividades - o trabalho e o lazer. Se começou agora a ensina-lo andar à trela, acho prudente (para evitar maus habitos e resistencias futuras) primeiro habitua-lo à trela - andar sem puxar, ao nosso lado para então passar a futuras etapas - junto sem trela.Outra questão é se neste momento que ele começou a sair para a rua é a altura ideal para lhe soltar a trela ( claro num local sem grandes movimentos como na praia por exemplo)?
Por outro lado, momentos de lazer e descontração são de grande importancia na vida de qualquer cão, por isso, a meu ver, solte-o sempre que tiver possibilidade e achar que o local reune as condições adequadas. Isto, é um bom exercicio no fim de uma sessão de treino, para o cão "arejar" e ao mesmo tempo fortalecer os laços dono-cão.
Antes de acabar um conselho : nunca acabe uma sessão de treino com o cão a resistir. Por exemplo, se o está ensinando a andar à trela, acabe só a sessão após o cão fazer o exercicio correcto !
Isto porque vejo muito pessoal a acabar as sessões quando os cães estão resistindo (a puxar como desalmados), a evitar trabalhar, e acabando as sessões neste momento levam os cães a melhor e a pensar "vou começar a fazer o oposto para ver se acabam com esta treta logo ...".
Por isso, um conselho, acabe só a sessão apos um exercicio correcto!
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Olá ANA170
As quantidades que as embalagens de ração trazem são indicativas isto é em termos médios serão as indicadas. Porém se lhe está a dar ligeiramente acima das indicadas mas o cão não apresenta sintomas de estar gordo não tem qualquer problema em dar .Todavia eu recomendaria que em fases de crescimento o cão deve estar sempre mais para o magro que para o gordo de forma a evitar-se problemas ósseos no futuro.
Quanto ao andar sem trela seria preferível após ele estar treinado em andar com trela porque senão vai-lhe ser muito mais difícil ensiná-lo.
Saudações
As quantidades que as embalagens de ração trazem são indicativas isto é em termos médios serão as indicadas. Porém se lhe está a dar ligeiramente acima das indicadas mas o cão não apresenta sintomas de estar gordo não tem qualquer problema em dar .Todavia eu recomendaria que em fases de crescimento o cão deve estar sempre mais para o magro que para o gordo de forma a evitar-se problemas ósseos no futuro.
Quanto ao andar sem trela seria preferível após ele estar treinado em andar com trela porque senão vai-lhe ser muito mais difícil ensiná-lo.
Saudações
Duas pequenas discordâncias em relação ao que a Cindelp disse:
1. Alimentação - eu evito dar outras coisas sem ser ração aos meus bichos. Fiambre, queijo, salsicha, etc, uso-os como recompensas no treino, não como refeições complementares. Porquê? - porque são muitoi mais saborosos que a ração, e corre o risco de eles virem a preferir os "complementos" ao prato principal...Também sou contra misturar alimentos desse tipo com a ração - a dá-los, que seja em separado. Porquê? - porque os tempos de digestão são diferentes, e estaria a sobrecarregar o aparelho digestivo do animal...
2. Treino de trela - penso que o treino de trela não deve ser iniciado aos 4 meses. Deve sim habituar o cão à coleira e à trela, mas deixá-lo andar à vontade, puxar quando quiser e parar quando quiser. Para já, o truque é que ele associe a trela a saídas e que não seja obrigado a fazer nenhum exercício com elas. Se o quiser conduzir, um pequeno puxão de trela e o incitamento (vamos!) serão suficientes.
Há outros exercícios que lhe pode ir ensinando (sentar, deitar, vir à chamada) e aqui é certíssimo o que a Cindelp disse - termine o "treino" após uma execução bem feita, e não se esqueça de o felicitar efusivamente pela proeza! Ralhar-lhe nesta idade, nunca.
Boa sorte
José Carlos
1. Alimentação - eu evito dar outras coisas sem ser ração aos meus bichos. Fiambre, queijo, salsicha, etc, uso-os como recompensas no treino, não como refeições complementares. Porquê? - porque são muitoi mais saborosos que a ração, e corre o risco de eles virem a preferir os "complementos" ao prato principal...Também sou contra misturar alimentos desse tipo com a ração - a dá-los, que seja em separado. Porquê? - porque os tempos de digestão são diferentes, e estaria a sobrecarregar o aparelho digestivo do animal...
2. Treino de trela - penso que o treino de trela não deve ser iniciado aos 4 meses. Deve sim habituar o cão à coleira e à trela, mas deixá-lo andar à vontade, puxar quando quiser e parar quando quiser. Para já, o truque é que ele associe a trela a saídas e que não seja obrigado a fazer nenhum exercício com elas. Se o quiser conduzir, um pequeno puxão de trela e o incitamento (vamos!) serão suficientes.
Há outros exercícios que lhe pode ir ensinando (sentar, deitar, vir à chamada) e aqui é certíssimo o que a Cindelp disse - termine o "treino" após uma execução bem feita, e não se esqueça de o felicitar efusivamente pela proeza! Ralhar-lhe nesta idade, nunca.
Boa sorte
José Carlos