PA SIM OU NÃO, AGRADEÇO AJUDA

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quarta out 01, 2003 1:49 pm

mjoaomarques escreveu:

Mas para o comprador saber comprar um cachorro é necessário estar informado do que é um verdadeiro pastor alemão e isso não acontece.
A maior parte das pessoas quando resolve adquirir um cão de raça o que faz? Ou dirige-se à loja de animais mais próxima de casa, ou consulta os classificados de algum jornal conhecido. Não tem a noção porque é que um cachorro custa x e outro o triplo. Não sabe que deve pedir lista de criadores ao CPC ou exigir certificados de isenção de certas doenças dos progenitores.

:oops:

o meu cão morreu, era um fox, teimoso como tudo, eu pouca paciencia tinha para com ele e enfim ficou com um feitio filho da mãe....foi um grande amigo , eu ainda o procuro em casa e abro a porta do carro para ele entrar!!! já não aguento mais :(

tão diferente me parece o PA, em porte, em comportamento, que me seduz.
venho nesta ultima semana a pesquisar este cão, criadores, saude etc.
um amigo entendido em cães disse-me que não será por certo a escolha acertada, preferivel o labrador, o PA tem vindo a ser alvo de manipulações menos criteriosas e poderá ser agressivo.
por outro lado no hospital da faculdade, (onde o meu amigo foi muito bem tratado e acarinhado :) ) alertaram-me para não adquirir nenhum animal destes sem certificado de displasia....agora encontrei a frase citada acima!!!

até porque do CPC não obtive resposta, nos anúncios que respondi nenhum tem certificado de isenção de doenças, dos criadores que responderam os valores de venda não foram referidos.

e práki estou, sózinha sem saber o ke fazer :(

se devo ter ou não um PA
onde e como o arranjar

desculpem e obrigada
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta out 01, 2003 3:01 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 11:10 am, editado 1 vez no total.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quarta out 01, 2003 3:17 pm

JUMP Escreveu:
venho nesta ultima semana a pesquisar este cão, criadores, saude etc.
um amigo entendido em cães disse-me que não será por certo a escolha acertada, preferivel o labrador, o PA tem vindo a ser alvo de manipulações menos criteriosas e poderá ser agressivo.
por outro lado no hospital da faculdade, (onde o meu amigo foi muito bem tratado e acarinhado ) ) alertaram-me para não adquirir nenhum animal destes sem certificado de displasia....agora encontrei a frase citada acima!!!

e práki estou, sózinha sem saber o ke fazer (

se devo ter ou não um PA
onde e como o arranjar

desculpem e obrigada
Olá JUMP

O PA em termos de perfil e comportamento não tem nada a ver com um fox. O PA é um cão muito inteligente ( o seu principal defeito) pelo que aprende com muita facilidade , versátil, extraordináriamente amigo da família e muito bom guarda. Todavia exige um dono que se lhe consiga impor isto é um dono a quem ele reconheça como líder da matilha.Donde o treino em obediência ser fundamental. Verificando-se estas premissas o PA é das melhores raças que se pode ter.Porém não esquecer que o PA é um cão de guarda, de porte médio/grande pelo que são necessários os devidos cuidados a estas circunstâncias.
Em termos de comparação com o Labrador esta também é uma boa raça especialmente na facilidade de integração na família.Não exige tanto do dono dado não ser uma raça dominante.Não é cão de guarda pelo que se o dono quiser um cão que tenha esta função não é raça indicada.
A questão dos certificados de displasia dos pais é de forma a reduzir a probabilidade de os cachorros a virem a ter todavia, dado que na manifestação desta não influi apenas o factor genético mas também outros factores ,se adquirir um PA deve não só pedir o certificado mas simultâneamente informar-se sobre o tipo de alimentação que deve dar ao cachorro , qual o tipo de piso ideal para ele viver , etc.
Aconselho a não responder a anuncios peça uma lista de criadores ao CPC e vá visitá-los. Veja como os cães são criados, veja o temperamento dos pais dos cachorros, veja quais os conhecimentos do criador sobre a raça, veja que tipo de acompanhamento pós-venda ele está disposto a dar , etc.
Há em relação ao PA , como em relação a outras raças, criadores mais e menos conscienciosos o que poderá criar desvios comportamentais nos cães, nomeadamente aumento da agressividade. Por isso os deve visitar e, se possível, com alguém que conheça a raça. Todavia , apesar de haver estes desvios comportamentais de origem genética, olhe que a maioria dos casos de PA agressivos é culpas dos donos e não de origem genética. Fale com donos de PAs e procure ler o máximo sobre a raça. Não tenha pressa pois irá tomar uma decisão de adquirir uma companhia pelos próximos dez anos.

Saudações
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda out 13, 2003 2:52 pm

Olá Jump,
JUMP Escreveu: ...
o meu cão morreu, era um fox, teimoso como tudo, eu pouca paciencia tinha para com ele e enfim ficou com um feitio filho da mãe....foi um grande amigo , eu ainda o procuro em casa e abro a porta do carro para ele entrar!!! já não aguento mais
Bem, como já toda a gente sabe, para mim não há cão melhor que o pastor alemão. São cães especiais, extremamente inteligentes, fiéis e que fazem tudo para agradar o dono. Aliás, muitas vezes "adivinham" o que nós pretendemos deles fazendo a tarefa antes de ser preciso dar-lhes
a ordem para tal. Mas em contrapartida, é uma raça que requer tempo, espaço e disponibilidade diária por parte do dono. Nos primeiros meses para, sobretudo, brincar e depois, para ensinar pelo menos, a obediência básica. Como é um cão extremamente inteligente, em pouco tempo percebe o que se quer (ou não) dele. Mas também é por essa inteligência que, se não tiver um dono presente ou que não se saiba impôr, rapidamente ele toma a 1ª posição na hierarquia da "matilha" e depois, é um sarilho para se conviver com ele.
JUMP Escreveu: venho nesta ultima semana a pesquisar este cão, criadores, saude etc.
Bem Jump, se esse seu amigo a conhece bem e é realmente entendido em raças de cães, talvez devesse considerar o conselho dele. Deveria esclarecer quais as razões que o levam a pensar isso. Olhe que um lab também é muito inteligente e tem grande capacidade de agradar o dono e não precisa de "mão forte" pois não é um cão dominante.
JUMP Escreveu: por outro lado no hospital da faculdade, (onde o meu amigo foi muito bem tratado e acarinhado ) ) alertaram-me para não adquirir nenhum animal destes sem certificado de displasia....agora encontrei a frase citada acima!!!
Eu não aconselho ninguém a comprar cães grandes em criadores que não façam despiste de displasia da anca aos progenitores. Conheço alguns criadores (poucos) que também fazem o despiste da displasia do cotovelo.
JUMP Escreveu: até porque do CPC não obtive resposta, nos anúncios que respondi nenhum tem certificado de isenção de doenças, dos criadores que responderam os valores de venda não foram referidos.
O CPC está com excesso de trabalho e não tem enviado as listas de criadores.
Quanto aos criadores não lhe dizerem preços, é como o José Carlos referiu. Preferem que os candidatos a donos, visitem o canil. É sinal que são pessoas conscientes e que, em princípio, não criam os cães tendo em vista o lucro fácil.
JUMP Escreveu: e práki estou, sózinha sem saber o ke fazer (
se devo ter ou não um PA
onde e como o arranjar

desculpem e obrigada
Bem, em primeiro lugar, é preciso a Jump ter a certeza se é mesmo um pastor alemão a raça indicada para si. Mesmo estando mais tempo sem cão, é preferível, a chegar à conclusão de que adquiriu a raça errada. Olhe que um cão destes não é para andar de mão em mão e é um compromisso para 12-14 anos.
Se realmente a sua escolha é esta raça e continuar a não receber notícias do CPC, eu posso enviar-lhe (por e-mail) a última lista que eles me enviaram. Também pode ir visitando os canis que referiu em cima.
Última edição por mjoaomarques em terça out 14, 2003 8:10 am, editado 1 vez no total.
Maria João
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda out 13, 2003 3:46 pm

:D
obrigada!!!!

tenho estado em contacto com pelo menos um criador, para ir visitar uma ninhada, parece-me ser uma pessoa como deve ser.
no entanto este fim de semana aconteceu uma coisa curiosa: encontrei um labrador, adulto, macho preto, perdido!!!! lindo de morrer, já fui á psp, ao canil, aos cafés e nada de dono, e também já aqui na net.
vou continuar á procura, se receber mail de um animal perdido que se enquadre avise sff.
esta é a prioridade do momento.
um grande obrigada pelos seus conselhos, que vou por certo seguir.
um abraço
adriana :)
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”