PA doente.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
RBabo
Registado: segunda out 06, 2003 1:20 pm

segunda out 06, 2003 1:36 pm

O meu cão que tem 6 meses e é cruzado de Pastor Alemão e Castro Laboreiro, começou a coxear, deixou de comer, e teve temperatura. Levamo-lo ao veterinário que lhe deu um anti-inflamatório injectável e recomendou que se não melhorasse o levássemos em jejum para radiografar. Como de facto as melhoras foram só as do dia do injectável, levamo-lo novamente à clinica para o radiografar. As radiografias, segundo o veterinário excluíam a hipótese de displasia. Efectuou igualmente um RX à coluna e também nada lhe foi detectado. O veterinário prescreveu um comprimido anti-inflamatório por dia durante 10 dias (Movalis). Já se passaram 3 dias e o cão continua a coxear embora já tenha apetite e não tenha temperatura. Estamos com receio que o caso seja mais grave. O que vos parece?

Rosalina Babo

P.S. A casa onde vivemos tem muito espaço exterior onde o cão pode estar. O pavimento é relva ou cubo granito.

:( :(
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda out 06, 2003 3:41 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 11:07 am, editado 1 vez no total.
RBabo

segunda out 06, 2003 5:16 pm

Boa tarde e obrigada pela sua resposta. Aliás obrigada pela sua participação neste fórum, pois tudo o que li escrito por si mostra um grande conhecimento e um grande sentido de partilha.
Mas voltando ao meu problema. O cão de facto foi anestesiado pois o veterinário teve o cuidado de nos avisar que se os sintomas se mantivessem o deveriamos levar em jejum para o poder radiografar anestesiado.
A hipótese de displasia pode de facto não estar afastada. Mas...E se o veterinário estiver certo? Há mais alguma doença ossea ou muscular habitual? Ele tem imensa actividade física pois cá em casa há 3 crianças que não lhe dão descanso. Poderá ser uma lesão muscular?

Rosalina Babo
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda out 06, 2003 6:45 pm

Olá, Rosalina.
Partindo do princípio (que não questiono) de que o seu veterinário sabe tirar radiografias para despiste de HD, a melhor notícia já ele lha deu, ao afastar a possibilidade de displasia.
O que poderá ser não me atrevo a dizer-lho, uma vez que não sou veterinário nem conheço o cão, de qualquer modo, desde rendinites a pequenas rupturas musculares, ou pequenas lesões articulares por impacto, tem muito por onde escolher...
Eu, se o cão fosse meu, proibia os miudos de brincarem com ele durante uns dias, senão está o Movalis a trabalhar para um lado e os catraios a trabalhar para o outro. Deixava-o andar à vontade, sem puxar por ele.
Atenção às brincadeiras das crianças - grandes abraços, puxar pelas patas, "cavalinhos", saltos, etc - o cão está num período de crescimento acelerado e de momento não deve ser forçado.
Importante também é mantê-lo magro enquanto cresce, já que o sobrepeso é uma das causas dos problemas articulares, como nos humanos, aliás...
Se fosse um pastor puro, não tinha problemas em aconselhá-la a dar-lhe uma ração baixa em proteína e gordura (22% e 10 a 15%), no entanto pode pôr a questão ao veterinário.
Boa sorte e ao dispôr.

José Carlos
RBabo

sexta out 24, 2003 3:16 pm

Olá.
Voltei para agradecer os conselhos obtidos neste fórum e para informar que o meu cão melhorou e está outra vez no seu melhor estilo.
Muito obrigada e continuem ;)

Rosalina Babo :D
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”