segunda out 06, 2003 6:45 pm
Olá, Rosalina.
Partindo do princípio (que não questiono) de que o seu veterinário sabe tirar radiografias para despiste de HD, a melhor notícia já ele lha deu, ao afastar a possibilidade de displasia.
O que poderá ser não me atrevo a dizer-lho, uma vez que não sou veterinário nem conheço o cão, de qualquer modo, desde rendinites a pequenas rupturas musculares, ou pequenas lesões articulares por impacto, tem muito por onde escolher...
Eu, se o cão fosse meu, proibia os miudos de brincarem com ele durante uns dias, senão está o Movalis a trabalhar para um lado e os catraios a trabalhar para o outro. Deixava-o andar à vontade, sem puxar por ele.
Atenção às brincadeiras das crianças - grandes abraços, puxar pelas patas, "cavalinhos", saltos, etc - o cão está num período de crescimento acelerado e de momento não deve ser forçado.
Importante também é mantê-lo magro enquanto cresce, já que o sobrepeso é uma das causas dos problemas articulares, como nos humanos, aliás...
Se fosse um pastor puro, não tinha problemas em aconselhá-la a dar-lhe uma ração baixa em proteína e gordura (22% e 10 a 15%), no entanto pode pôr a questão ao veterinário.
Boa sorte e ao dispôr.
José Carlos