sozinha em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
pedroflo
Registado: domingo nov 30, 2003 1:08 pm

domingo nov 30, 2003 1:20 pm

Finalmente e após alguns anos de espera, adoptei uma cadelinha desta bela raça, com cerca de sete meses. No entanto, por vezes, vejo-me forçado a deixa-la sozinha em casa, mais propriamente no quintal. Fica com muitos brinquedos e um osso. No entanto, noto que sente muito a nossa falta, e a ausência prolongada, aproveitando para fazer inúmeros disparates. Noto também que parece ser muito carente de companhia, na medida em que quando estamos em casa, tem que estar sempre ao pé de nós. Outro dos problemas com que me deparo, é o facto de não gostar de permanecer na casota, embora brinque com ela, fazendo-a ir ao interior. Por exemplo quando chove, não a procura como abrigo, abrigando-se sim noutros locais. Gostaria que me indicassem alguns conselhos para poder diminuir ou até mesmo eliminar estes problemas.Obrigado e continuação de excelentye trabalho neste forum.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quarta dez 03, 2003 12:03 am

Olá pedroflo

É normal os cachorros , e o PA , não foge á regra serem um pouco destroinas enquanto cachorros. No caso da sua os disparates podem ser não só de ser cachorra como de reacção á vossa ausência prolongada. Convinha que fossem habituando a cachrra á vossa ausência isto é saindo e voltando um pouco depois , dando mais um tempo de ausência até á volta. Se possível a horas desencontradas isto é não sempre á mesma hora e com tempos de ausência variável. Isto coloca-a na espectativa da vossa volta e não na ansiedade da ausência.Ela fica na dúvida se a ausênncia vai ser prolongada ou não . Deixe-lhe sempre brinquedos.
Os Pas são cães que necessitam de sentir a presença dos donos e sentem-se bem ao pé deles por isso não estranhe que ela possa parecer uma lapa tanto mais que ainda é cachorra. O meu PA está sempre ao pé da família e quando alguém se desloca para algum lado aí vai ele atrás , parece uma sombra :)

Saudações
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quarta dez 03, 2003 11:44 am

boerboelfan Escreveu: Olá pedroflo

É normal os cachorros , e o PA , não foge á regra serem um pouco destroinas enquanto cachorros. ...Convinha que fossem habituando a cachrra á vossa ausência isto é saindo e voltando um pouco depois , dando mais um tempo de ausência até á volta. .... O meu PA está sempre ao pé da família e quando alguém se desloca para algum lado aí vai ele atrás , parece uma sombra :)

Saudações

bom dia,

o Max faz agora 3 meses, também é uma das tais lapas....só em relação a mim.
já percebi q esta habituação vai ter de ser muito gradual.
por vezes quando saio no trabalho ele fica a chorar na porta, e no entanto não fica só, estão lá mais pessoas.
sugere q se aguarde por o cachorro iniciar algum treino de obdiência antes de começar a ficar sózinho ou quanto antes melhor?
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta dez 04, 2003 11:21 pm

JUMP Escreveu: sugere q se aguarde por o cachorro iniciar algum treino de obdiência antes de começar a ficar sózinho ou quanto antes melhor?
Olá JUMP

Nestas situações os conselhos são muito relativos pois a vida de cada um é que se sobrepõe. Todavia o treino em obediência pouco tem a ver com o comportamente do cachorro quando fica sózinho. O treino de obediência normal é habituar o cão a obedecer a ordens como o quieto , senta , deita , está morto , de pé etc. Não própriamente ordens " fica sózinho" :) . Havendo hipótese de os donos poderem prever as eventualidades das ausências é começar a treinar o cachoro para essas mesmo ausências e se possível progressivamente isto é ,saindo várias vezes de casa por tempos variáveis para que o cachorro se habitue á ausência do dono mas simultâneamente fique na espectativa da sua volta. Os PAs têm um pouco a tendência da destruição quando se sentem sózinhos e tem a ver com dirigir a sua ansiedade para os objectos. Com o meu PA , enquanto pequeno , foram dois telemóveis , comandos da televisão , carteiras com cartões , cadeiras ,etc.
É evidente que num cachorro acresce á ansiedade do estar sózinho as traquinices próprias dos cachorros pelo que um cão adulto pode aguentar melhor a separação todavia sempre desde que progressivamente habituado.

Saudações
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”