Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

sábado jan 31, 2004 6:22 am

[quote=mjoaomarques]
Alô :?: :!:

Sr. Vítor, continua a esquecer-se de que nem só partipam criadores no fórum. Eu bem sei que é cansativo mas sempre que escreve uma sigla bem poderia explicar o que é. E basta fazê-lo uma úniva vez que, depois quem tiver dúvidas vai ao rotor de pesquisa.

Até agora já temos,

[quote=daktari]
WUSV- é a sigla da União Mundial de Clubes filiados pertencentes a raça
[/quote]

e APCPA - é a sigla para Associação Portuguesa do Cão de Pastor Alemão cujo presidente é o Sr. Alfredo Ferreira.

mas falta ainda

Real Ceppa - é o Clube do pa espanhol? VITOR RESPONDE: SIM
SCBA - é o clube do p.a francês?
SV - Este eu sei que é alemão, por isso deve ser o clube do pa alemão, certo? VITOR RESPONDE : CERTO

Já agora, percebemos que a WUSV é composta pelos Clube/Associação de pa de cada país e que é o organismo que emite as regras para que o animal consiga o "apto de cria". Para percebermos a importância deste certificado:
[b]É verdade que cachorros que não são provenientes de progenitores que tenham obtido este "apto de cria" nem sequer são considerados pastor alemão[/b]?

RESPOSTA DO VITOR.
Mais uma vez esta com toda a razão-

Agora outra coisa. Informei-me de que o preço da quota anual da APCPA é de 25,00€. Basta cortarmos um café de vez em quando. ;)
[/quote]

Peço desculpa de escrever sobre a sua mensagen mas assim foi mais rapido para responder
Obrigado pelas suas observações tem toda a razão eu estou a ir rapido demais!

Vitor Oliveira
daktari
Membro Veterano

sábado jan 31, 2004 6:32 am

[quote=MMMM]
Desculpe-me a minha ignorancia
1. mas se diz que o APCPA nao funciona bem, nada faz, blá, blá, blá,...
2. nao tem qualquer reconhecimento internacional.

há algum condicionante em criar um outro clube/associação que represente realemte bem o PA???
se não ha inconvenientes poderia pensar no assunto ao inves de andar a preocupar-se com a (des)associação existente!!!
Note, que nao sou criador, nem socio da APCPA, tenho uma PA e sou um ignorante (conforme já aqui foi indiciado) que vem aqui aprender algo, com quem aqui está de boa vontade a ajudar os outros.

Miguel

PS gostaria de nao receber uma resposta mal educada, nem recriminativa!! caso contrario, ja estou habituado!!!!
[/quote]

Se acha que foi mal educado pra consigo desde já as minhas desculpas.
há uma condicionante em criar um outro clube/associação que represente realemte bem o PA! Pois o CPC não aprova outra associação!
Peço-lhe mais uma vez se a questão do ignorante a min se refere mas fui na verdade muito infeliz para consigo devo reconhece-lo.
Peço perdão. Talvez me consiga redimir pelo futuro.
Um abraço.
Volte Sempre. Vitor Oliveira
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado jan 31, 2004 11:46 am

Olá, Vítor.

Antes de mais dizer-lhe que concordo absolutamente consigo: isto não deve transformar-se num jogo de ping-pong entre mim e você. Por isso serei muito sintético nesta resposta e cingir-me-ei ao tema APCPA.

Faço no entanto uma referência breve sobre a forma como encarar a selecção face à displasia, para dizer-lhe que este é um assunto que poderemos todos discutir separadamente noutro tópico, e estou certo que o faremos, porque espero que continue por aqui participando nas várias discussões sobre assuntos ligados ao PA. Umas vezes estaremos de acordo e outras não, mas isso é saudável. O importante é que cada um exponha os seus pontos de vista.

Também não acho que tenha importância a situação profissional de cada um de nós. nem esta deva ser referida porque não adianta nada sobre temas como os aqui tratados. Aqui o que interessa é a opinião concreta sobre a temática do forum.

Uma última referência às mudanças de residência. Peço desculpa pois o termo que utilizei - "cambalacho" - foi realmente demasiado forte. Mas há-de recordar-se que foi você mesmo que informou que existem casos de falsificaçãode residências. Aliás, os próprios espanhóis já sabem disso e ainda há poucos dias falando com um prsidente de uma delegação ele citou que estavam atentos a essa questão.

Realmente aproximou-se muito da verdade quanto à legalização em Espanha. A solução pode realmente passar por alguns dos pressupostos que aponta, nomeadamente o da transferência do afixo que é imprescindível, mas não necessàriamente sobre outros que cita.

Vamos então falar sobre o tema APCPA, que você abriu com muito apropósito:

- eu acho que se realmente você nos falasse um pouco da sua experiência como sócio da APCPA, da forma como fez oposição e da forma como a direcção lidou com essa oposição, todos nós ficaríamos com uma ideia de como se processa a vida interna do clube e o que será preciso fazer para a mudar. Experiências concretas como a sua dar-nos-ão uma imagem do que tem sido a realidade do clube nestes anos.

- realmente num universo de 500/800 sócios haver uma dúzia de presenças numa AG demonstra grande desmotivação dos sócios. Sabemos que a vida agitada que levamos impedem muitas vezes grandes deslocações, mas julgo que terá dito que os estatutos permitem a delegação de voto. Tem sido utilizada pelos sócios que não podem estar presentes?

- quanto ao criador de Fátima que referiu, penso que, pelo menos pessoalmente, não o conheço. Mas isto nem é importante. Comovocê diz o importante é discutir ideias e depois escolher as pessoas mais capacitadas para as concretizar

- quanto ao meu telefonema para a APCPA, até ao momento ainda não recebi nenhum impresso daquele organismo para formalizar a inscrição. Como você conhece os meus antecedentes na relação inicial que tive com o actual presidente, tenho algumas dúvidas se chegarei a recebê-los. Pela informação que me deu a senhora que me atendeu, hoje já os devia ter na minha posse, o que não acontece. Se dentro de alguns dias ainda não os tiver recebido, vou tomar a liberdade de lhe pedir novamente que mos envie. Aliás, se quiser enviar-mos entretanto já assinados, como pelos vistos é necessário, pouparia tempo de estar a enviar propostas de admissão que me poderiam ser devolvidas pela falta de assinaturs de proponentes. Agradeço-lhe desde já.

- finalmente uma última questão: como é que você encara a hipótese de, num futuro próximo, ser o próprio clube a gerir o livro de registos da raça, em vez de ser o CPC? Este é um tema que está a ser muito discutido como sabe em Espanha, e teria a vantagem de inviabilizar a criação fora das normativas do clube, assegurando uma base de criação muito com muito mais garantias de qualidade.

Por agora são os assuntos que me ocorrem. Já teremos oportunidade de continuar a discutir as suas propostas, à medida que a discussão for avançando, em termos cordiais, como espero.

Afinal, para quem disse que ia ser sintético, acabei por produzir outro testamento... As minhas desculpas.

Cumprimentos

José Carlos

-
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado jan 31, 2004 2:39 pm

jcsousa Escreveu: ...
- quanto ao meu telefonema para a APCPA, até ao momento ainda não recebi nenhum impresso daquele organismo para formalizar a inscrição. Como você conhece os meus antecedentes na relação inicial que tive com o actual presidente, tenho algumas dúvidas se chegarei a recebê-los. Pela informação que me deu a senhora que me atendeu, hoje já os devia ter na minha posse, o que não acontece. Se dentro de alguns dias ainda não os tiver recebido, vou tomar a liberdade de lhe pedir novamente que mos envie. Aliás, se quiser enviar-mos entretanto já assinados, como pelos vistos é necessário, pouparia tempo de estar a enviar propostas de admissão que me poderiam ser devolvidas pela falta de assinaturs de proponentes. Agradeço-lhe desde já.
...
Não é necessária a assinatura de um sócio a propôr a candidatura.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado jan 31, 2004 3:11 pm

Olá José Carlos,

Desculpe-me mas com a troca de posts entre si e o Sr. Vítor fiquei completamente perdida. Vou expôr aquilo que percebi e agradecia que o José Carlos me corrigisse (ou acrescentasse) para que quem não está dentro do assunto da criação, como eu, percebesse então a importância de a APCPA pertencer à WUSV.

Portanto, a WUSV, impõe um conjunto de regras para que um exemplar consiga o título "apto de cria". Somente cachorros provenientes de progenitores com esse título serão considerados puros pa. Assim sendo se um criador português usar como progenitores:

1. cães portugueses (mesmo com todas as provas prestadas necessárias à obtenção de um "apto de cria" num dos países pertencentes à WUSV), nunca terá pa puros segundo a mesma pelo facto de Portugal não pertencer à WUSV, logo os cachorros também não serão considerados puros.

2. cães importados com o apto de cria, obterá cachorros que pelo facto de terem que ser registados no país de origem, Portugal, e deste mesmo país não fazer parte da WUSV, não serão considerados puros.
Maria João
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado jan 31, 2004 5:45 pm

jcsousa Escreveu: - finalmente uma última questão: como é que você encara a hipótese de, num futuro próximo, ser o próprio clube a gerir o livro de registos da raça, em vez de ser o CPC? Este é um tema que está a ser muito discutido como sabe em Espanha, e teria a vantagem de inviabilizar a criação fora das normativas do clube, assegurando uma base de criação muito com muito mais garantias de qualidade.

Cumprimentos

José Carlos
José Carlos

Mas nesta hipótese não teria que existir uma alteração dos Estatutos do CPC e do regulamento do LOP ? E , pensando na óptica do CPC , não iria abrir um precedente para que outros clubes de raça viessem a exigir o mesmo ? Como tem sido gerida esta situação em Espanha ? Já que , como dizes , estão na sua fase de discussão.

Uma abraço

Jaime
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 31, 2004 6:57 pm

boerboelfan Escreveu: [
Mas nesta hipótese não teria que existir uma alteração dos Estatutos do CPC e do regulamento do LOP ? E , pensando na óptica do CPC , não iria abrir um precedente para que outros clubes de raça viessem a exigir o mesmo ? Como tem sido gerida esta situação em Espanha ? Já que , como dizes , estão na sua fase de discussão.

Uma abraço

Jaime
Olá, Jaime

Como já disse não sendo sócio do CPC nem da APCPA desconheço se essa alteração se teria que fazer, mas possivelmente sim. O que se pretende seria que o Clube de Raça passasse a gerir os registos no LOP

Vantegens?

Na minha opinião a mais importante seria que nesta situação quem quisesse criar e proceder ao respectivo registo ficava obrigado a seguir as normas de criação impostas pelo clube. Acabava portanto o comércio de cães "com pedigree" criados sem um mínimo de garantias de qualidade. Como neste momento a APCPA não tem qualquer Regulamento para a criação, não adiantaria nada avançar com essa ideia de momento.

Outra vantagem não menos importante era que as receitas provenientes dos registos ficaria (no todo ou em parte, era um assunto a acordar) na posse do clube da raça, constituindo uma excelente fonte de receita.

Em Espanha o presidente do clube de raça tinha como sua bandeira eleitoral este objectivo. Acontece, porém, qiue ele neste momento é também o Presidente da RSCE (o equivakente ao CPC). De modo que deixou cair esta promessa, o que lhe tem valido críticas da oposição.

Serve este exemplo para ilustrar aquilo que eu já disse: boas ideias temos todos, o que temos é de dar garantias de que as levamos à prática quando estivermos no "poder".

Um abraço

José Carlos
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 31, 2004 7:12 pm

mjoaomarques Escreveu: Olá José Carlos,

Desculpe-me mas com a troca de posts entre si e o Sr. Vítor fiquei completamente perdida. Vou expôr aquilo que percebi e agradecia que o José Carlos me corrigisse (ou acrescentasse) para que quem não está dentro do assunto da criação, como eu, percebesse então a importância de a APCPA pertencer à WUSV.

Portanto, a WUSV, impõe um conjunto de regras para que um exemplar consiga o título "apto de cria". Somente cachorros provenientes de progenitores com esse título serão considerados puros pa. Assim sendo se um criador português usar como progenitores:

1. cães portugueses (mesmo com todas as provas prestadas necessárias à obtenção de um "apto de cria" num dos países pertencentes à WUSV), nunca terá pa puros segundo a mesma pelo facto de Portugal não pertencer à WUSV, logo os cachorros também não serão considerados puros.

2. cães importados com o apto de cria, obterá cachorros que pelo facto de terem que ser registados no país de origem, Portugal, e deste mesmo país não fazer parte da WUSV, não serão considerados puros.
Bàsicamente é isso, com a ressalva de que um cão nascido em Portugal e portanto apenas com registo no LOP é objectivamente um pastor alemão puro, isso ninguém o pode negar.

O que acontece é que, regendo-se os países membros da WUSV por determinada normas ao nível da criação e tatuagem, cães não pertentes a esses países (cerca de 60, creio) ^veem-se excluidos de uma série de possibilidades (exposições, campeonatos trabalho de PAs, cruzamentos com cães de países pertencentes à WUSV, etc.

As normas que referi têm algumas variações conforme o clube de cada país e são oriundas do SV (clube alemão), muito mais antigo do que a WUSV e com grande número de cães inscritos, que dita as normas nos vários aspectos da criação, as quais são, por sua vez adoptadas pelos países pertencentes a União Mundial.

Cumprimentos

José Carlos
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado jan 31, 2004 7:51 pm

jcsousa Escreveu:
Em Espanha o presidente do clube de raça tinha como sua bandeira eleitoral este objectivo. Acontece, porém, qiue ele neste momento é também o Presidente da RSCE (o equivakente ao CPC). De modo que deixou cair esta promessa, o que lhe tem valido críticas da oposição.

Um abraço

José Carlos
Olá José Carlos

Não seria porque começou a sentir a pressão dos outros clubes de raça que exigiam o mesmo se isso fosse avante ? È que quer se queira quer não , numa situação dessas o CPC , ou RSCE , perde influência e receitas tanto mais se a maioria dos clubes de raça seguissem os mesmos trâmites.

Um abraço

Jaime
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 31, 2004 8:04 pm

Concordo, e por isso é complicado conseguir esse objectivo. Mas que seria a unica forma de universalizar condições mínimas de criação, lá isso era. O problema é realmente o interesse económico desta medida, e sabemos como as questões de dinheiro tornam muitas vezes inviáveis medidas positivas...

O esquema alemão está organizado desta forma, mas há que ver que o clube de raça na Alemanha data de 1899 e tem uma força enorme e uma grande influencia no VDH (CPC alemão).

José Carlos
daktari
Membro Veterano

sábado jan 31, 2004 9:36 pm

Queria dizer a todos que podem encontrar os Estatutos da WUSV na nova mensagem que lancei no fórum.
Oportunamente irei responder a algumas das questões e respostas aqui lançadas por todos.
por agora é só .
Obrigado pela vossa atenção.
Vítor Oliveira
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta fev 04, 2004 11:28 pm

Caro Daktari.

Até para uma pessoa que lê rápido a extensão das suas mensagens e quotes é avassaladora. Porque em vez de andar com jogos de testes que temos mais que fazer não vai directo ao assunto e diz o que quer ?

vai-me desculpar mas precisa de uma página A4 para cada ideia sua e mesmo assim não se explica ?

Por favor seja mais conciso e diga o que deseja, sim ? A gente agradece, eu queria aprender mais sobre o mundo dos Pastores alemães e não adormecer em frente ao teclado, e digo isto com todo o respeito pela sua pessoa.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
daktari
Membro Veterano

sexta fev 06, 2004 6:57 pm

[quote=CasadeAnaval]
Caro Daktari.

Até para uma pessoa que lê rápido a extensão das suas mensagens e quotes é avassaladora. Porque em vez de andar com jogos de testes que temos mais que fazer não vai directo ao assunto[b] e diz o que quer[/b] ?

vai-me desculpar mas precisa de uma página A4 para cada ideia sua e mesmo assim não se explica ?

Por favor seja mais conciso e diga o que deseja, sim ? A gente agradece, eu queria aprender mais sobre o mundo dos Pastores alemães e não adormecer em frente ao teclado, e digo isto com todo o respeito pela sua pessoa.
[/quote]

[quote] [quote=Vitor Oliveira]
Responder a CasadeAnaval

Para não adormecer frente ao teclado no lugar das pipocas tome café quem sabe se não resulta!
Talvez assim consiga continuar a leitura e aprender alguma coisa se é que o tema lhe interessa!
Aquando da sua escolaridade também era assim tão apressado!
Pois já que diz estar interessado em aprender saiba que saber esperar é uma grande virtude e que as «cadelas apressadas pairem cego»!
Já agora aprenda que o cumulo da velocidade é acabar antes de ter começado!?
Espero ter sido suficientemente explicito desta vez! Por isso tenho dito!
Vítor Oliveira

[/list]
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”