Displasia da Anca em Pastor Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
narp
Registado: sexta jun 08, 2012 8:23 pm

segunda jun 11, 2012 7:33 pm

thx1138 Escreveu:Yokel...não invente o que não escrevi. Leia o que meti em bold e vermelho. Se a pessoa quer ir longe e fazer criação, ir longe decerto não é ir a pé até Santiago de Compostela e fazer criação não será só para perpetuar a familia.

Daí que andar a comprar animais com intuitos de criação e exposição em lojas de animais, é o mesmo que comprar Malas Louis Vuitton na Feira de S Domingos.

narp Escreveu:Olá!
O meu Pastor Alemão de 13 meses de idade acaba de ser diagnosticado com displasia congénita da anca nas duas patinhas :(
Estamos todos muito tristes, pois ao comprar um animal com LOP, lindo, com personalidade fantástica, sempre pensámos que ia longe e fariamos criação com o nosso orelhudo...
.
Nunca se ouviu falar de um campeão comprado em Lojas...
[/quote]

1º - Quando disse "ia longe" não me referia a exposições e/ou demonstrações e muito menos concursos; não somos propriamente apreciadores desse tipo de eventos. Disse em termos de longevidade, companhia, enquanto membro saudavel da familia. Neste momento temo que com a progressão da doença o "envelhecimento" do cão seja prematuro e que tenhamos que abatê-lo para não prolongar o seu sofrimento. Julgo que neste momento não há nenhuma forma de corrigir eficaz e permanentemente a displasia.
2º - Quando me referi à criação, não afirmei que ia por o cão a acasalar e a vender cachorrinhos assim sem mais nem porquê. Sendo um animal com LOP, e historico familiar inscrito no Clube Português de Canicultura informar-nos-íamos de qual a forma mais correcta de o fazer.
3º - Vivendo e aprendendo. Pensámos que a loja trabalha com criadores acreditados, deu garantias de que o animal era 100% saudavel, arriscámos. Demo-nos mal! Numa proxima saberemos melhor onde procurar o nosso companheiro de 4 patas.
thx1138
Membro
Registado: sábado jun 09, 2012 2:15 am

segunda jun 11, 2012 8:24 pm

narp Escreveu:[
3º - Vivendo e aprendendo. Pensámos que a loja trabalha com criadores acreditados, deu garantias de que o animal era 100% saudavel, arriscámos. Demo-nos mal! Numa proxima saberemos melhor onde procurar o nosso companheiro de 4 patas.
Aprender é saudável :).Para já veja o que pode fazer em termos de responsabilizar a loja mediante a dita garantia :)
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

segunda jun 11, 2012 9:56 pm

Pois, nós aprendemos com os erros. Mas mesmo assim narp, quando um dia quiser fazer reprodução com algum cão seu, informe-se junto de um juiz se é ou não bom exemplar. E escolha uma cadela que seja igualmente do mesmo nível.

Boa sorte para o seu cão, que tenha uma vida longa e com qualidade! Esqueça o futuro e viva o dia-a-dia com o seu cão.
narp
Registado: sexta jun 08, 2012 8:23 pm

segunda jun 11, 2012 10:23 pm

fmoniz Escreveu:Pois, nós aprendemos com os erros. Mas mesmo assim narp, quando um dia quiser fazer reprodução com algum cão seu, informe-se junto de um juiz se é ou não bom exemplar. E escolha uma cadela que seja igualmente do mesmo nível.

Boa sorte para o seu cão, que tenha uma vida longa e com qualidade! Esqueça o futuro e viva o dia-a-dia com o seu cão.
Obrigada pelos conselhos.
Ainda estamos a aguardar os relatórios finais dos veterinários e os RX para avançarmos com a reclamação.
Neste momento só espero que os responsáveis pela venda do cão se responsabilizem pelo pagamento de todos os tratamentos. Ainda não sabemos se iremos operar, só ontém é que ele deixou os anti-inflamatórios e estamos à espera de ver como reage apenas medicado com "KimiMove" (condoprotetor).
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda jun 11, 2012 11:14 pm

não se compram cães em lojas! aqui está um dos resultados passiveis de acontecer!! :|

lamento pelo cachorro, espero que possam fazer os tratamentos e a cirurgia e que corra tudo bem!

;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda jun 11, 2012 11:17 pm

já agora, e só por curiosidade, o cachorro tem afixo? quem são os progenitores?
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta jun 14, 2012 5:45 pm

thx1138 Escreveu:
O meu Pastor Alemão de 13 meses de idade acaba de ser diagnosticado com displasia congénita da anca nas duas patinhas :(
Estamos todos muito tristes, pois ao comprar um animal com LOP, lindo, com personalidade fantástica, sempre pensámos que ia longe e fariamos criação com o nosso orelhudo...
.
Eu conheço um. Comprado em loja, campeão de Portugal, Espanha e Gibraltar.
thx1138
Membro

quinta jun 14, 2012 7:40 pm

Tumbleweed Escreveu:
thx1138 Escreveu:
.
Otimo, a exceção que confirma a regra.
shutterfly
Membro Júnior
Registado: quinta mar 03, 2011 2:07 am

sexta jun 15, 2012 12:29 am

Infelizmente tem sido bastante comum, mesmo com criadores.

Agora também pode depender da forma como o cão cresceu. Crescimento muito rápido potencia estas coisas.

Infelizmente no seu caso só há 2 opções:

1 - Meter uma prótese em platina (cabeça do fémur e acetábulo). Bastante cara (cerca de 2mil euros) e com muitos "ses", visto que pode haver rejeição, infecção, etc etc. E há quem diga que passados uns anos é preciso substituir

2 - Tirar a cabeça do fémur. Solução mais económica e definitiva, embora também há quem diga que em cães com peso superior a 25kg não é aconselhável.

Pensou em pedir uma 2a opinião? Tem consigo o RX em formato digital que nos possa mostrar?

Espero que corra tudo pelo melhor, até pode ser que com condoprotectores se aguente bastantes anos. Há cães que duram uma vida inteira sem apresentarem queixas. Oxalá seja o caso.
thx1138
Membro

sexta jun 15, 2012 7:00 am

A cirurgia depende do grau da mesma, daí que não se pode dizer que seja a opção a ou b de 3 possiveis.
diogomat
Registado: quinta jan 20, 2011 10:17 am

terça out 16, 2012 2:37 pm

Não sei se ajuda ou não por já ser algo tarde (só hoje vi este Post).

Tenho um Pastor Alemão (quase 4 anos de idade :)).

Foi comprado num criador, com lop e afixo. Um belissimo animal. Tive azar, aos 5 meses de idade começou a apresentar problemas. Entre alergias a tudo o que é carnes e displasia da anca, fomos muitas vezes ao veterinario.

Fizeram o despiste e detectaram displasia bilateral sendo que do lado esquerdo é considerada moderada e do lado direito grave (D/E). O veterinário optou por excisão da cabeça do femur. A recuperação foi muito rapida (duas semanas) o animal ficou impecável. Alguns cuidados redobrados com o exercicio, alimentação e suplementos (glucosamina e condroitina por causa da outra pata).

Pensei que o pesadelo teria acabado mas o animal desenvolveu displasia do cotovelo (o que é muito mais grave). Mas tá com 4 anos, apenas a suplementos e só tive de lhe dar anti-inflamatório 2 vezes nestes anos.

É complicado, mas faz-se :) precisa cuidar, ter atenção, mimar e quando são cachorros controlar muito para não se magoarem em brincadeiras mais brutas.

A operação custou, salvo erro, 250 Eur já com as consultas de seguimento (umas 2 ou 3).

Como podem ver (e apesar de eu não concordar) não é por se comprar um animal num criador que se está isento de problemas deste género.

à, e posso dizer que o que acelarou o problema foi o facto dele ter crescido muito rapidamente nos primeiros 5 meses de vida (pesava quase 40 quilos nessa altura ja). Actualmente com 4 anos pesa 50kg e não está obeso... mas preciso fazer com que perca uns 2-3kg...

Um abraço e que tudo corra pelo melhor
jdiogoc
Registado: sábado out 01, 2011 10:09 pm

terça out 16, 2012 6:21 pm

amigo, se com 4 meses estava com 40 kg, obviamente que desenvolveu problemos de displasia! Nesse caso duvido que tenha sido por factores genéticos por isso não vejo em que possa pôr em causa a qualidade do criador...
DiogoCampos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

terça out 16, 2012 7:37 pm

Nesse caso duvido que tenha sido por factores genéticos por isso não vejo em que possa pôr em causa a qualidade do criador...
Eu tenho a certeza que se deve a factores genéticos. Nem tem por outro lado onde pegar.

De qualquer modo aos 5 meses = 40 kg , não se trata de um Pastor Alemão normal mas sim de um mutante.
Como podem ver (e apesar de eu não concordar) não é por se comprar um animal num criador que se está isento de problemas deste género.
Sem duvida. Tentamos o nosso melhor, mas por vezes aparecem uns casos.

Cump
<p><strong><u>Diogo S&aacute; Campos</u></strong></p>
Sporting7
Membro Veterano
Registado: segunda abr 09, 2012 8:12 am

domingo nov 04, 2012 7:15 pm

Tumbleweed Escreveu:
thx1138 Escreveu:
.
Um pastor Alemão comprado em loja campeão Portugal, Espanha Gibraltar? :o :o :o :o :o :o :o
Quem?
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sexta nov 09, 2012 12:14 am

Sporting7 Escreveu:
Tumbleweed Escreveu:
thx1138 Escreveu:
.
Um pastor Alemão comprado em loja campeão Portugal, Espanha Gibraltar? :o :o :o :o :o :o :o
Quem?
Um cão (uma cadela, para ser mais precisa). Não disse que era pastor alemão.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”