Convivencia

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
vemanuel
Registado: sábado mar 13, 2004 1:57 am

quarta mar 17, 2004 12:36 am

Caros amigos

Estou a pensar adquirir 2 PA (cachorros) machos.

Em troca de impressões com algumas pessoas, informaram-me que sendo a raça (PA)tendencialmente dominadora irei inevitavelmente ter problemas de convivencia entre os 2 machos.

O facto de um deles se afirmar dominante (desde ainda cachorros) será suficiente para dissuadir o outro de contestar essa liderança?

Gostaria de saber da vossa opinião e experiencia sobre o assunto.

Cumprimentos
Vitor Barros
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta mar 17, 2004 9:12 am

...
Última edição por jcsousa em quinta mai 20, 2004 10:17 pm, editado 1 vez no total.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta mar 17, 2004 4:27 pm

repetida
Última edição por mjoaomarques em quarta mar 17, 2004 4:28 pm, editado 1 vez no total.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta mar 17, 2004 4:27 pm

Eu tenho tido sempre dois ou três cães machos e nunca tive problemas de maior. Tenho sempre o cuidado de escolher o 2º dominante da ninhada para o meu macho alfa e para os outros, um ainda menos dominante. Nunca são da mesma ninhada porque quero-os com idades diferentes, exactamente para poder ver se em adulto ele aceita outro macho no território. Foi por o Bonga ser tão territorial que desta vez, optei por comprar uma fêmea para lhe fazer companhia.
Maria João
Casaalema
Membro
Registado: terça fev 10, 2004 3:39 pm

quarta mar 17, 2004 8:36 pm

Boa noite
Penso que se tem intenção de os ter da mesma idade e na mesma altura, com condições iguais para ambos, mesmo havendo sempre os riscos mencionados por jcsousa, desde que o habito de estarem juntos seja constante, eles vão saber quem é o dominante.
Em minha casa todos trocam de boxes no canil (machos com machos, fêmeas com Fêmeas)sempre de forma a que todos estejam com todos, posso ainda dizer que de momento tenho um macho de 3 anos e outro com ½ na mesma boxe, e noutra boxe duas fêmeas, com fêmeas ai sim é mais complicado, todos os meses são trocados entre eles.
Em todo o caso concordo com o jcsousa quando refere que se tem pouca experiência na área, deveria começar devagar, um de cada vez, se não, força e olho atento de início .....
Boa sorte para si e para os seus futuros companheiros, sejam 1 ou 2....
Cptos
João
;)
MMMM
Membro Júnior
Registado: quinta set 18, 2003 10:35 pm

quarta mar 17, 2004 10:06 pm

Boas noites!
Este post lançado pelo Vitor Barros, a quem eu desejo a maior sorte no mundo dos PA, levantou a mim proprio uma duvida que eu tambem tenho.
Neste momento, a minha PA tem 9 meses e já decidi que quero outra cadela PA. A minha duvida reside no facto se vou esperar mais um ano e meio a dois anos e esperar pela ninhada que pretendo vir a ter e escolher uma cadela (quero que ela crie uma vez) ou se hei-de adquirir uma cachorra após o Verão deste ano.
Gostava que me transmitissem opinioes quanto ao que devo fazer, para ver se tinha o minimo de problemas de liderança entre elas. Será que uma mãe se assume sempre como lider perante uma filha, mesmo depois desta crescer??
Acrescento que a minha cadela revela-se muito dócil e um pouco submissa.
Cumprimentos,
Miguel Mendes
hirasclan
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 10:40 pm

quarta mar 17, 2004 11:10 pm

Boas noites
Por experiencia própria sempre que tive dois machos juntos mais tarde ou mais cedo a coisa corria mal, até se toleravam na minha presença, mas eu não podia baixar a guarda.
Com as fêmeas, são 6 e estão todas juntas, excepto uma rosnadela aqui e ali as coisas correm sempre bem.
Tentei sempre não interferir no relacionamento entre elas e as coisas tem corrido bem, embora haja uma hierarquia bem defenida todas se respeitam e não há agressões, tento sempre respeitar essa hirarquia e mantenho-me atento ás suas alterações, embora elas aconteçam mais nos ultimos lugares.
Quanto a escolhermos o individuo alfa... penso não ser essa a nossa tarefa, aliás o alfa somos sempre nós senão dá asneira, acho que devemos deixá-los defenir posições e respeitá-las, por vezes a nossa preferencia causa problemas sem nos apercebermos.

No entanto penso que a escolha mais acertada seria um casal, obviamente sem serem irmãos, pelo menos escusamos de andar sempre a tratar das feridas, o máximo que pode acontecer é um dia acordar-mos e termos 6 ou 7 PAs a mais do que quando nos deitá-mos no dia anterior, e isso é sempre uma alegria.

No entanto as excepções só confirmam a regra, e até poderá disfrutar da companhia de dois machos num perfeito convivio, mas as hipóteses são menores e a experiencia ajuda muito tb, penso eu de que.

Abraço,

Luis
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta mar 18, 2004 12:09 am

MMMM Escreveu: Boas noites!
Gostava que me transmitissem opinioes quanto ao que devo fazer, para ver se tinha o minimo de problemas de liderança entre elas. Será que uma mãe se assume sempre como lider perante uma filha, mesmo depois desta crescer??
Cumprimentos,
Miguel Mendes
Olá Miguel

Pode na realidade vir a ter problemas. O facto de uma ser mãe não impede que a filha se tiver apetência para isso não lhe dispute a liderança. Entre os cães a hierarquia não se define por laços de parentesco isto, é os filhos obedecem aos pais como é , normalmente, nos humanos. Entre os cães o mais capaz é líder e os outros obedecem.

Para o Vítor

Partilho da opinião do José Carlos , do João e do Luís. Se não tem muita experiência com cães de raças mais dominantes seria preferível um casal.

Saudações

Jaime
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”