Quais as regras da WUSV para obter o "Apto de Cria"

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado jan 31, 2004 4:16 pm

Abro este tópico para que todos os menos informados (como eu) possamos participar no debate que se aproxima: reforma na APCPA. Assim sendo, começo já por colocar as seguintes dúvidas:

1. Idade dos progenitores
Qual o intervalo de idades para que um exemplar possa procriar?

2. Os cachorros têm quer ser tatuados
E porque não chipados, já que é indolor e não têm que ser submetidos a anestesia geral?
É necessário efestuar teste de ADN para comprovar quem são os progenitores?

3. Progenitores não displásicos.
Quais os graus aceites?
As radiografias são feitas em qualquer clínica/hospital/instituto veterinário ou cada país tem os seus sítios determinados para os fazer?
Depois são enviadas para a Alemanha onde serão analisadas por um veterinário ligado a (qual entidade?) e que emitirá um relatório. Em seguida, radiografia e relatório serão enviados para o país de origem (proprietário, clínica ou clube da raça?).
Suponho que a radiografia identifique o animal pela tatuagem, não é?
Finalmente será emitido o grau de displasia no pedigree.

4. Provas de beleza
Que classificação é necessário ter? Esta classificação é obtida em monográficas não é? E estas são organizadas por que organismo?

5. Provas de temperamento/trabalho
Como se chamam, do que é que consistem e qual a classificação necessária?

Não sei se faltam mais coisas mas, estou a contar com a vontade dos mais experientes no assunto, para que todos saibamos avaliar então, o que está em jogo quanto ao futuro em Portugal da nossa raça preferida.
Maria João
MMMM
Membro Júnior
Registado: quinta set 18, 2003 10:35 pm

sábado jan 31, 2004 7:00 pm

Olá a todos!
As dúvidas lançadas pela Maria João, tambem as tenho, mas ainda tenho outra dúvida. Qual a consanguinidade, entre os pais, permitida?? 3 gerações??
Bom fim de semana!!
Miguel
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado jan 31, 2004 7:59 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 7:24 pm, editado 1 vez no total.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado jan 31, 2004 8:34 pm

jcsousa Escreveu:

3. Os graus aceites são os A,B e C, designados no caso dos clubes de PA como a1 (a normal), a2 (fast normal) e a3 (noch sugellasen).
Cumprimentos.

José Carlos
Ao se permitir cruzar cães com graus C não será aumentar em demasia a probabilidade do aparecimento de displasia com grau elevado nas ninhadas ?

Saudações

Jaime
mjoaomarques
Membro Veterano

sábado jan 31, 2004 9:12 pm

Por enquanto isto é uma bola de neve, à medida que umas dúvidas vão sendo respondidas aparecem logo outras. ;).
jcsousa Escreveu: 1. Penso que está entre os 18 meses e os 7 ou 8 anos. Sei que por exemplo em Espanha tencionavam baixar o limite máximo para os 7 anos (não sei se o fizeram já). Mas quanto a este ponto não posso dar-lhe dados concretos.

Mas a idade é a mesma para machos e fêmeas? Sete ou oito anos parece-me um exagero de esforço para uma fêmea procriar. Atenção, que a Nina á a primeira fêmea que eu tenho (há muitos anos tive outra mas morreu ainda cachorra) mas numa fêmea persa, que tem uma esperança de vida maior, a idade de procriação é entre os 2 e os 6 anos.
jcsousa Escreveu: 2.Pois é, mas a tatuagem é o método implementado pelos regulamentos. Quanto ao teste de ADN ainda não é obrigatório na maior parte dos países da WUSV.

Nesse caso, deveríamos tentar mudar, não acham?
jcsousa Escreveu: 4. Em Espanha é o Muito Bom, conseguido em exposições monográficas.

E basta concorrer apenas a uma monográfica? Seja qual fôr a idade do cão?

...
jcsousa Escreveu: PS - Que tal vai o seu PA?
O Bonga não vai nada melhor. Eu ando preocupadíssima porque com o tratamento o estado dos olhos deveria ter estacionado. Nem quero pensar, por este andar, o que lhe vai acontecer no Verão. Já quis ir novamente ao Porto mas a vet. que o assiste tem estado em contacto com a Dra. Odete e diz que não é necessário. Pelo sim pelo não vou tentar uma segunda opinião, desta vez na Fac. em Lisboa.

Agora que já falamos no cão para criação, suponho que deve haver regras também, para a tal confirmação de raça. Quais são?

O que é o korung?
Última edição por mjoaomarques em sábado jan 31, 2004 9:32 pm, editado 1 vez no total.
Maria João
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

sábado jan 31, 2004 9:27 pm

Logo que possa irei responder a todas as suas questões mas por agora quero dizer-lhe que pode ver a minha nova mensagem no fórum pois a mesma contem os estatutos da WUSV em relação ao Körung e todo o resto assim que eu tenha um bocado já lhe irei passar a informação.
Vítor Oliveira
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 31, 2004 9:31 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 7:25 pm, editado 1 vez no total.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 31, 2004 9:40 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 7:26 pm, editado 1 vez no total.
mjoaomarques
Membro Veterano

domingo fev 01, 2004 11:59 am

jcsousa Escreveu: ...
O Körung é, basicamente, um exame esaustivo das caracteristicas psiquicas e morfologicas de um PA. Feito o exame os graus podem ser Korung de 1ª (KKL 1) ou de 2ª (KKl 2). Um cão que obtenha o KKl 1 está obrigado a nos dois anos seguintes se submeter a novo exame. Se aprovar ser-lhe-á atribuido o KKl 1 lbz, isto é, por toda a vida.
...
E no âmbito das regras onde é que se insere o körung?
Maria João
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 01, 2004 12:56 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 7:27 pm, editado 1 vez no total.
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

domingo fev 01, 2004 9:03 pm

Pergunta Maria João:
1. Idade dos progenitores
Qual o intervalo de idades para que um exemplar possa procriar?

Responde Vítor:
1) èEm Espanha:
A partir dos 18 meses pode obter o apto para cria
Sendo necessário a comprovação de isenção dentro dos 3 graus permitidos.
E terá o mesmo que obter a qualificação muito Bom em exposições monográficas da raça, sendo que a qualificação de Excelente só pode ser dada a cães que provem ter obtido um titulo em provas de trabalho. Provas da Ceppa – RCI – SchH .
2) è Em frança:
É a partir dos 15 meses podendo os mesmos obter a simples confirmação de aptos ou então a de 1ª escolha conforme as características por esses reveladas aquando do exame podendo ainda aos de 1ª escolha unicamente ser outorgado posteriormente o titulo de recomendado se for caso disso e aquando de outras provas as quais os mesmos terão de se submeter .
Sendo que estes são submetidos a :
Ø Comprovação de isenção de displasia da anca.
Ø Comprovação de isenção de displasia do cotovelo.
Ø TAN (testes de aptidões naturais).
Ø CSAU (certificado de sociabilidade e aptidão a utilização ).
Ø Provas de trabalho tipo Ring Francês RCI IPO ou SchH1,2,3
Ø Sendo ainda obrigatória a participação e o bom desempenho dos mesmos em provas de conformidade e beleza.
3) è Na Alemanha:
Só os cães titulares do Körschein estão aptos a procriar para que isso aconteça os mesmos tem de comprovar aquando do exame de Körung o seguinte:
Ø Ter mais de 2 anos idade ao dia do exame.
Ø Conformidade de DNA aprovado nos registo do SV.
Ø O cão deve poder ser identificado pelo o numero da tatuagem.
Ø Prova de endurance efectuada.
Ø Tem de revelar possuir provas de trabalho no mínimo ScHh1 sendo os níveis acima preferidos tais como SchH2 e SchH3
Ø Qualificação de exposição especializada da raça com um juiz SV.
Ø E por ultimo serem então submetidos a exame de qualificação especializado com um juiz SV especializado para o efeito o qual é chamado de Körmeister. Este mesmo Körmeister ira outorgar um Körung de primeira denominado KkL1 ou de segunda Kkl2 segundo o animal revele ter ou não ter pequenos defeitos mas admissíveis que o desvalorizam para a mesma qualificação sendo a de Kkl1 a melhor das duas.
Devo ainda dizer que o mesmo exame é praticado em alguns países membros da WUSV sendo o mesmo reconhecido na Alemanha pelo SV. O mesmo no entanto não reverte um caris obrigatório nesses mesmo países que o praticam sendo que os animais desses países não tem de obter o Körung para poderem procriar no seus países. Pois o mesmo Körung só é obrigatório para a Alemanha aquando da procriação ou da disputa do titulo de VA (Auselese ) na nacional de cria Alemã a qual nós nos referimos como sendo o campeonato do Mundo do cão de Pastor Alemão.
O mesmo exame é também exigido aos exemplares do sexo feminino que pretendam cruzar com machos na Alemanha e dos quais pretende-se que o produto dessa mesma cruza tenha reconhecimento por parte do SV

Pergunta Maria João:
2. Os cachorros têm quer ser tatuados
E porque não chipados, já que é indolor e não têm que ser submetidos a anestesia geral?

Responde Vítor:
A tatuagem torna-se mais pratica mais fácil e acessível visto a leitura da mesma não requerer nenhum aparelho de leitura , o mesmo não acontece com o microchip pois como sabe este só é visível por meio de um aparelho de leitura bem especifico tornando este a leitura pouco acessível por qualquer pessoa que pretenda a verificação do mesmo sendo que nem sempre se tem o dito aparelho por perto e que geralmente o uso do mesmo é praticamente restrito aos veterinários.

Pergunta Maria João:
É necessário efestuar teste de ADN para comprovar quem são os progenitores?

Responde Vítor:
Na Alemanha já é obrigatório! Nos outros países da WUSV ainda é facultativo mas a tendência é passar a ser obrigatório!

Pergunta Maria João:
3. Progenitores não displásicos.
Quais os graus aceites?

Responde Vítor:
>>> Unicamente 3 graus para a displasia da anca, os quais originam a afixação por parte das entidades competentes a afixação do símbolo A nos registos dos cães considerados isentos :(A/A) normal - (A/B) Fast normal[quase normal] - A/C Noch zugelassen [ligeira anomalia permitida]
>>> Unicamente 3 graus para a displasia do cotovelo (só a França obriga a pratica neste momento) podem dar origem a afixação do W: W/0 [normal] - W/SL [quase normal] - W/1 [aceitável] sendo que o numero 2 e o 3 não iram obter o símbolo de aceitação.

um abraço
Vitor Oliveira
mjoaomarques
Membro Veterano

domingo fev 01, 2004 9:36 pm

Muito obrigada pelas respostas. Já quase me sinto uma expert :lol:

Não, agora falando sério. Fico cada vez mais impressionada ao sentir como somos um país tão pequenino. Eu bem sei que não se muda de um dia para o outro mas já viram o quanto há a fazer? Na dificuldade que se sente para se treinar um cão como deve ser, por exemplo? Já para não falar nos custos que implica ter um pa com uma simples confirmação de raça, quanto mais um com apto de cria. Mas enfim, é necessário é começar por algum lado de modo que pessoalmente, estou pronta para passar à fase seguinte que será .....? Fico à espera de sugestões ;)
Maria João
pipi-cat
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 11:27 pm

sábado ago 14, 2004 7:47 pm

:)
pipi-cat
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 11:27 pm

sábado ago 14, 2004 7:48 pm

:)
Responder