Doença Congénita

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
pera
Membro Júnior
Registado: terça out 22, 2002 1:14 pm

segunda set 27, 2004 1:02 pm

Boas,
sou nova aqui, mas queria saber a vossa opinião sobre doenças congénitas. As doenças congénitas são ou não hereditárias, ou seja passam de pais para filhos?

Obrigado e cumprimentos para todos ;)

Carla
WeltunionderSchaferh
Membro Júnior
Registado: sexta fev 06, 2004 11:51 pm

terça set 28, 2004 8:41 pm

Ola

Eu poderia responder a sua pergunta com a sua própria pergunta :«As doenças congénitas são ou não hereditárias, ou seja passam de pais para filhos? »
É que as doenças congénitas são hereditárias ou não. O termo congénito se o tentar decifrar seria qualquer coisa como "algo que vem com os genes" algo que aparece à nascença.
Assim quando pergunta «se são hereditárias ou não» eu posso-lhe dizer que sim ou não porque na realidade as doenças na sua maioria sao influenciadas pela genétia ou pelo ambiente (chamados factores ambientais).
Quanto ao facto de serem transmitidas de pais para filhos tambem lhe posso dizer sim e não , uma vez que há doenças genéticas em que não ha transmissao vertical ( isto é dizer que não aparecem ao longo de todas as gerações) e outras em que a transmissão vertical ocorre(passando de pais para filhos ou filhas em casos especificos).
Tudo isso depende do chamado padrão de hereditariedade ( dominante , recessivo , autosómico , ligado ao sexo , mitocondrial e por aí em diante)
Sinceramente e honestamente não é um assunto facil de explicar sem saber os conceitos que tem de genética , no entanto , no que se refere a sua questão penso te-la esclarecido. ou será que ha muitos "sim" e "não" pelo meio :) ?

cumprimentos
Hugo
pera
Membro Júnior
Registado: terça out 22, 2002 1:14 pm

sexta out 01, 2004 4:04 pm

Boas,

Obrigado por responder,
é uma resposta complicada, pelo que entendi tudo depende do tipo de doença?

Cumprimentos ;)
Carla
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”