aprender a ir à rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
nobrightness
Registado: domingo jun 06, 2004 8:31 pm

terça abr 05, 2005 7:59 am

olá
tenho um pa com 6 meses de idade. queria ensina-lo a ir à rua de manha e à noite fazer as necessidades mas ele ainda não faz sabem com que idade é que ele tem capacidade para aprender isso?
obgd
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

terça abr 05, 2005 5:15 pm

Existe o seguinte proverbio - "DE PEQUENINO É QUE SE TORCE O PEPINO"
Enfim acho que não é preciso acrescentar muito mais.
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta abr 06, 2005 9:50 am

Seja bem vindo ao fórum, Nobrightness.

A partir dos 2, 2.5 meses o cachorro PA está pronto a aprender a fazer as necessidades num local. Em poucos dias aprenderá a fazê-lo. De qualquer modo acho uma violência um cão só se poder aliviar duas vezes ao dia. De uma coisa tenho a certeza; enquanto ele fôr cachorro ou quando ele começar a ficar velhote, tal não será possível. Necessitam de ir mais vezes à rua.
A sua mensagem não está muito detalhada mas suponho que quando vai à rua com o cão ele faz as necessidades lá mas depois não aguenta e suja-lhe a casa nos intervalos. É isso? Se sim, a razão já está explicada acima. De qualquer modo, deverá forrar de jornais um canto da casa onde ele se possa aliviar. Depois quando vir que ele está com vontade, geralmente depois de acordar ou de comer, leve-o até aos jornais e assim que ele fizer lá, elogie-o bastante para que ele saiba que fez bem. Quando apanhar a fazê-lo em sítio não permitido, diga-lhe Não e leve-o rapidamente para o jornal para que ele termine lá e depois faça-lhe festas. Vai ver que rapidamente ele aprenderá a fazer no jornal. Convém que esta aprendisagem se faça num fim de semana para que o Nobrightness tenha tempo de estar com ele e o de o corrigir quando necessário.
Maria Jo&atilde;o
nobrightness

quarta abr 06, 2005 10:50 am

obrigado mjoao
ajudou me bastante porque o que pretendia saber é como ensinar, e fê-lo com clareza.
o kaiser chegou com 3 meses e eu vivia num apartamento aprendeu logo a ir ao local que lhe ensinei uma varanda que tinha para ser a casa de banho dele. agora mudei para uma casa e ele assumiu que o jardim interior era a casa de banho dele. só que decidi relvar o jardim e enquanto a relva não crescer o que deve demorar cerca de 15 dias vedei lhe a possibilidade de ele ir lá . começamos a passear com ele desde que o vet disse que ele podia sair mas ele na rua cheira tudo e nunca se aliviou. como vejo os outros a passear os seus caes de manha e a noite pensei que assim é q era correcto...
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta abr 06, 2005 3:13 pm

Pronto, já percebi qual o problema do Kaiser. É que ele, como cão inteligente que é, aprendeu que o sítio para se aliviar é em casa e por isso, tenta não sujar a rua. A fase seguinte (fazer as necessidades na rua) é a mais fácil e consiste no seguinte:
Deixe o cão sujar o jornal e não o deite fora. Chegada a hora em que ele deverá aliviar-se novamente, saia com ele à rua levando o jornal sujo e coloque-o no sítio onde pretende que ele futuramente faça as necessidades. Mesmo que vá brincando com ele, não saia perto desse local. Vai ver que quando o Kaiser sentir vontade, naturalmente, se dirigirá ao jornal pois este já tem o cheiro dele. Assim que ele se aliviar felicite-o muito. Rapidamente ele aprenderá a fazer nesse sítio. Uma dica é escolher um local perto de casa para que ele defeque lá. Torna-se mais cómodo no Inverno, despachar a limpeza das fezes o mais rápido possível e depois aproveitar o resto do passeio para disfrutar das brincadeiras com ele.
O pastor alemão é muito fácil de ensinar se seguir as seguintes regras:
1º Felicitá-lo sempre que ele fizer uma coisa bem.
2º Castigá-lo apenas quando o apanha no acto da asneira e não momentos depois.
3º Ser coerente. Se não lhe é permitido determinada coisa, não o é nunca.
4º Os momentos de aprendisagem devem ser frequentes mas de curta duração (~10 min). Além disso devem ser fonte de prazer e não de obrigação.
5º Estes conselhos devem ser praticados por toda a família e não apenas por um ou dois elementos dela.
Maria Jo&atilde;o
nobrightness

sábado abr 30, 2005 4:32 pm

boas a todos
tirei uma semana de ferias para acompanhar o kaiser e sabes mjoao, consegui ensiná-lo, fiquei com ele dentro de casa o dia todo e sai freqentemente a rua . o 1º dia nao fez nada o dia todo e finalmente a noite , dando sinais de que estava nervoso, saimos e la se foi aliviar e fazer uma xixizada gigante no sitio que escolheu para o efeito. o kaiser porenquanto precisa de privacidade, tenho de me afastar um bocadinho. claro que um dia inteiro para ele ainda não é suficiente , precisa de fazer xixi mais vezes ao dia, no entanto é admirável a capacidade de aprendizagem. a 1ª vez que defecou lá fora tb ficamos tao contentes os dois que com a alegria e a festa e o biscoito já estava a xixizar de alegria!!!
Ele é enorme mas ainda é um cachorrão, só que super inteligente aprende tudo quase sempre numa semana já percebe o que lhe ensino.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”