segunda mar 28, 2005 5:08 pm
Quanto mais novo for o animal melhor.
Pode-se considerar os 2 meses como sendo a idade mínima para se poder empreender qualquer tipo de educação. No entanto a partir das 6 semanas de idade os cachorros iniciam a impregnação ao meio ambiente em que vivem. Como tal podemos sempre começar aí nessa fase o seu condicionamento ideal proporcionando-lhe o melhor ambiente possível e desejável. Alguns criadores aproveitam nessa altura para estreitar o seu relacionamento com os mesmos passando mais tempo em volta dos mesmos (sociabilização e habituação para com os humanos, sendo que destas duas condicionantes dependera o futuro assim como o bom relacionamento dos cães um vez chegados ao seu estado adulto). Aproveita-se a dita fase chamada de “imprinting” para a colocação de música ambiente no habitat dos bichinhos e de alguns ruídos sonoros que com o tempo iram se tornar familiares aos animais por estes métodos contemplados.
Só mais uma pequena observação: quanto mais jovem for o animal a educar melhor será a resposta e o resultado obtido caso os métodos e o treino aplicados sejam os correctos e os adequados. Tenha sempre em atenção que para cada fase da vida do seu animal, assim como para cada faixa etária existem métodos e treinos específicos a se terem em conta. Sendo que todos eles deveram estar baseados no estudo, no conhecimento e na psicologia de cada animal que se pretende educar. Pois cada caso é um caso, sendo que nenhum deles é igual ao de outrem, e por isso os métodos base, muitas das vezes preconizados nas literaturas especializadas dirigidas aos curiosos interessados no assunto devem ser adaptados a cada caso. Utilize o condicionamento adequado a cada fase de treino e de educação principalmente se o animal for alvo de uma especialização futura muito puxada e específica. Lembre-se que se o treino por si imposto for específico, também o seu cão terá de o ser, e que para se poder exigir muito do nosso cão o mesmo terá de ser feito com nós próprios.
Não devemos esquecer que o cão é um ser vivo capaz das maiores demonstrações de carinho e de afectividade com relação no comportamento manifestado pelo seu tratador.
Pois como ser vivo que é, o cão tem sentimentos agradáveis ou não, conforme aqueles a que ele tenha sido submetido. Podendo-se lhe incutir alguns deles menos bons se não soubermos proporcionar-lhe as melhores condições de educação com as nossas adequadas manifestações de satisfação e de contentamento com base no comportamento manifestado pelo dito animal. Assim se descurarmos as suas reacções aos estímulos vindos do exterior ou até por nós e pelo próprio ambiente causados, poderemos estar a desenvolver no dito animal, sentimentos de raiva e de ódio tornando-o muitas das vezes impróprio daquilo a que o destinávamos.
Bem-Haja
WUSV