someguy Escreveu:
hei.
Tnh uma pastora com 3 meses e gostava de saber atempadamente como funciona a pilula e o cio e isso tudo.
alguem me pode explicar?
obrigado )
MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS
As opções para evitar que os cães tenham filhos indesejados são bastante limitadas. Há no mercado alguns medicamentos hormonais disponíveis, no entanto, desencorajo os proprietários a utilizarem esse método anticoncepcional. É conhecido que o uso de anticoncepcionais traz efeitos indesejados como a piometrite (inflamação do útero) e o tumor de mama. E quando falo anticoncepcionais refiro-me aos especialmente formulados para animais, pois já soube de uma senhora que dava anticoncepcional humano a cadela. Inacreditável não? E além de dar anticoncepcional humano ainda por cima dava da mesma forma que se dá para uma mulher, mas isso é assunto para outro artigo... Recentemente foi lançado no mercado um anticoncepcional para cadelas e gatas de segunda geração que garante não trazer problemas. No entanto, ainda prefiro defender a intervenção cirúrgica como opção para a contracepção.
A cirurgia de esterilização de cadelas chama-se ovário-histerectomia que, apesar do nome complicado, é um procedimento simples que consiste na retirada do ovário e do útero. Geralmente os veterinários optam por fazer essa cirurgia depois do primeiro cio. Mas já existe na literatura estudos sobre a do útero e ovário em cadelas recém-nascidas. Ao mesmo tempo que a administração de anticoncepcionais pode provocar uma piometrite ou tumor de mama, vários especialistas defendem que a retirada do útero e ovário precocemente evita o aparecimento de tais doenças.
O único problema com a ovário-histerectomia é que ela tem carácter permanente. Se você está em dúvida se quer ou não que sua cadela tenha ninhada, pense bem a respeito. Na maioria das vezes, neste caso, aconselho o proprietário aguardar o terceiro cio do animal, colocá-la para cruzar e depois proceder a ovário-histerectomia.
Mesmo cadelas que certamente nunca terão contacto com machos devem ser submetidas a cirurgia para retirada dos ovários e do útero.
A piometrite em animais que não cruzam dá-se da seguinte forma, a cérvix que normalmente é fechada, durante o cio relaxa e há a formação de uma abertura. Por essa abertura podem migrar bactérias da vagina para o útero. Depois que o cio termina, o canal volta a fechar-se e as bactérias encontram então um ambiente perfeito para se multiplicarem...Bem, mas isso também é assunto para outro artigo.
Estes são os métodos mais utilizados. Se você pesquisar vai encontrar alguns outros métodos mas cujo princípio não foge muito aos anteriores como: ligadura de trompas (que impede a gravidez mas não previne a piometrite ou o tumor de mama), retirada só dos ovários (ovariectomia) ou só do útero ( histerctomia), dispositivos vaginais (que eu nunca vi serem utilizados aqui e trazem uma série de problemas como inflamações, retenção etc.) e inclusive drogas abortivas que também podem trazer complicações.
Por isso, se você procura um método anticoncepcional, o ideal mesmo é a ovário-histerectomia. Agora se seu caso é especial como por exemplo, você quer cruzar a sua cadela mas por alguma razão o próximo ou próximos ciclos não são os ideais, você deve procurar um médico veterinário experiente de sua confiança para que juntos possam avaliar do método a ser utilizado. O uso de anticoncepcionais hormonais deve ser acompanhado de perto por um profissional e não deve exceder o ciclo ou ciclos necessários. Inclusive você pode mencionar ao seu veterinário o novo anticoncepcional de segunda geração e perguntar-lhe qual é opinião dele quanto o mesmo. É importante que você leve o seu animal sempre ao mesmo veterinário pois assim este terá uma melhor condição para o avaliar da saúde do seu animal.
Aproveitando o artigo, gostaria de falar brevemente do ciclo das cadelas. O início do cio geralmente é notado pelo dono do animal quando começa o sangramento vaginal. Essa fase dura em média 9 dias mas pode durar entre 3 até 17 dias. Neste período a cadela recusa o macho apesar dele se sentir atraído por ela. Após esse período, tem inicio o período fértil, é quando a cadela começa a aceitar o macho. Ele também dura em média 9 dias mas pode durar só 3 ou se prolongar até 21 dias. A ovulação ocorre por volta do terceiro dia. Ou seja se levarmos em consideração que o sangramento dure 9 dias, a ovulação ocorreria provavelmente por volta do 12 dia após o início do sangramento. No entanto, essa ovulação pode ocorrer até 28 dias após o início do sangramento. A depender da raça e de outras condições como a saúde geral, a nutrição etc. o cio das cadelas varia entre 1 a 3 vezes por ano. A gestação normal dura em média 64 dias a contar da ovulação. Mas pode variar entre 56 e 72 dias. O importante mesmo, se um dia você pensar colocar a sua cadela para cruzar é fazer-lhe um exame pré-natal no seu veterinário. O mesmo conduzirá a avaliação do estado geral da cadela, irá fazer as vacinações preventivas, as vermifugações e dar a orientação dietética e higiénica.
Cumprimentos
WUSV