Quais os Problemas da Raça ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

segunda mai 23, 2005 9:29 pm

Gostaria de vos perguntar quais são os problemas que o pastor alemão tem, o que é que se pode fazer para mudar, tenho visto muitas pessoas a queixarem-se dos seus cães, do criador que o enganou, das principais doenças que afectam o Pastor Alemão, etc, e gostaria de deixar umas questões no ar,
Quais os principais problemas da raça em Portugal?
O que se pode fazer para mudar?
Como efectuar essa mudança?

Enfim estas são algumas das questões que eu faço a mim próprio, mas, que não consigo obter uma resposta muito clara. Conto com as vossas opiniões. ;)
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
pedromoreira
Membro Júnior
Registado: quarta out 29, 2003 12:38 pm

terça mai 24, 2005 8:42 am

Bom dia
Eu tenho um PA com 2 anos até agora estou satisfeita com o cão não tenho tido problemas de maior já tirei muitas duvidas com o criador que mo vendeu ,inclusivé já fui aconselhada em tratamentos de pelo que ele precisou , até agora tem sido muito saudável apesar de ser pisco a comer , é um cão alegre e muito inteligente , enfim acho que tive sorte com o criador porque é uma pessoa séria

Ana Paula Moreira
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça mai 24, 2005 9:53 am

Para mim o principal problema da raça em Portugal é que a criação não obedece a normas que garantam um mínimo de qualidade ao comprador. Tudo é deixado à livre iniciativa dos criadores, e estes só se regem por critérios de qualidade se assim o entenderem.

Aspectos básicos como o controle de displasia dos reprodutores, a limitação de consanguinidades excessivas ou as condições necessárias a provas de carácter ou de trabalho não têm enquadramento regulamentar. No campo do trabalho, é complicado a um criador ou dono de PAs realizar o treino adequado, quer por falta de instalações quer de assessoria técnica. Penso que o novo clube devia tentar resolver essa questão, se bem que reconheça que é bastante complicado.

Esperemos que, numa primeira fase, o novo clube olhe para estes aspectos, implementando e adaptando à nossa realidade as normas da WUSV.

Numa segunda fase, e até porque continuará a haver criação fora do Clube, esperemos que este diligencie para que essas normas possam ser adoptadas pelo CPC para o registo de cachorros.

Mas, para mim, o problema fundamental da raça a nível mundial é a dicotomia existente entre linhas de trabalho e de beleza, como já aqui deixei expresso em vários tópicos.

Cumprimentos

José Carlos
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 24, 2005 10:35 am

Amigo JCSousa como é que se consegue implementar as regras da Wusv?
Em Portugal existe uma "duzia", ou se calhar até menos, de criadores que se regem pelas regras da Wusv.
O vão fazer aqueles criadores que não seguem essas mesmas regras?

O que iram fazer aos seus cães se eles não tiverem dentro das normas, e se o novo clube não autorizar a criação com esses animais (Apto de Cria) como por exemplo cães com consanguinidade muito próxima, é lógico que esses criadores não estão muitas das vezes dispostos a gastar muito dinheiro com novos cães, exames, etc,.
Eu estou disposto a trabalhar em prol da raça, mas quem me irá apoiar?
O clube!
Irá ser muito dificil para o clube apoiar todos aqueles que não seguem as normas e todos aqueles que querem seguir essas normas, vamos ter muitos a criar sem qualquer tipo de documentos fazendo concorrencia desleal aqueles que melhoram os seus animais e as suas garantias para com o comprador, e como todos sabem o Português tem o hábito de que o barato é que é melhor.
Eu falo por mim, mas conheço muitos amantes da raça e que tem uma ou duas ninhadas ocasionalmente, não são essas ninhadas que pagam a despesa da mesma muito menos as despesas inerentes á alimentação de adultos, vacinação, desparasitação dos mesmos, eu pago toda a ração com o dinheiro do meu ordenado.
É por alguns deste motivos que a raça está um bocado "abandalhada" em Portugal, mas também por algumas pessoas que fazem criação em quantidade e como é lógico de baixa qualidade, só um exemplo basta ir aos classificados do JN e vê cachorros PA's a 75€, mas não tem vacinas, são alimentados com restos de restaurantes, não são registados, etc, etc, tudo isso é lucro para esses criadores.
O que é que o Clube ou o CPC vai fazer contra estes criadores?

Enfim todos estes problemas não iram ser faceis de resolver, e não sei como vão ser resolvidos.
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 24, 2005 10:51 am

Meu caro amigo, não enha ilusões - mesmo com o clube a funcionar esse tipo de criação irá continuar a existir. 90% das pessoas que querem um PA não estão interessadas em pedigrees, títulos de trabalho e outros que tais. Quem cruza com o cão do vizinho e não se preocupa com os custos que uma criação consciente tem, coloca os cachorros à venda por 15 ou 20 contos... e este é um preço que não pode ser praticado por quem cria adequadamente.

O único processo de terminar com isso é, no meu entender, que, à semelhança do que se passa na Alemanha, os registos passem a ser feitos no Clube da raça. Para ser franco, não estou a ver essa possibilidade em Portugal nos tempos mais próximos. Mas talvez seja possível ao novo clube convencer o CPC a só efectuar registos de PAs que tenham sido criados segundo determinadas regras que garantam um mínimo de qualidade.

Cumprimentos

José Carlos
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 24, 2005 11:20 am

Mas, para mim, o problema fundamental da raça a nível mundial é a dicotomia existente entre linhas de trabalho e de beleza, como já aqui deixei expresso em vários tópicos.
Não percebi muito bem, quer dividir as duas linhas ou quer aproxima-las mais?
Meu caro amigo, não enha ilusões - mesmo com o clube a funcionar esse tipo de criação irá continuar a existir. 90% das pessoas que querem um PA não estão interessadas em pedigrees, títulos de trabalho e outros que tais. Quem cruza com o cão do vizinho e não se preocupa com os custos que uma criação consciente tem, coloca os cachorros à venda por 15 ou 20 contos... e este é um preço que não pode ser praticado por quem cria adequadamente.

O único processo de terminar com isso é, no meu entender, que, à semelhança do que se passa na Alemanha, os registos passem a ser feitos no Clube da raça. Para ser franco, não estou a ver essa possibilidade em Portugal nos tempos mais próximos. Mas talvez seja possível ao novo clube convencer o CPC a só efectuar registos de PAs que tenham sido criados segundo determinadas regras que garantam um mínimo de qualidade.
Eu não tenho ilusões, e sei bem que iram continuar a criar nessas condições, e não estou a espera que isto mude de uma hora para a outra.
Suponha que o Clube segue as normas da Alemanha, será que os criadores iram mudar?, ou não vão ligar nenhuma ás novas regras?
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 24, 2005 2:35 pm

1. Como já disse noutros tópicos, a minha opinião é a de que, fundamentalmente a partir de finais da década de 80, se foram cavando importantes diferenças entre as linhas de trabalho e as de beleza. Cada linha especializou-se numa única parte do estalão (estrutura ou temperamento) deixando em segundo plano a outra parte. Como resultado disso vêem-se nas linhas de trabalho temperamentos muito fortes com uma pobre anatomia, e nas de beleza excelentes estruturas com demasiadas (para o meu gosto) falhas de carácter.

É assim como se fosse uma linha de produção de automóveis, mas incompleta - de um lado fabricam-se carrocerias de Ferrari com motor de Fiat 600, e do outro, motores de Ferrari com carrocerias de 2 Cv...

Evidentemente que esta é uma forma exagerada de pôr o problema, há cães de bom temperamento nas linhas de beleza e cães de boa anatomia nas linhas de trabalho, mas o que é certo é que por um lado ou pelo outro se verifica um cada vez maior desequilíbrio nas duas linhas.

2. A questão das normas de criação terá de ser uma realidade se o clube fôr reconhecido pela WUSV... e aí, das duas uma: ou os criadores aderem e resolvem (os que não o fazem já) começar a cumprir um mínimo de requisitos fundamentais, ou não aderem e resoilvem continuar como até aqui. Tão simples como isso. É só esperar para ver.

Abraço

José Carlos
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 24, 2005 2:54 pm

Então o amigo aconselha o cruzamento das duas linhas, com o cruzamento das duas linhas iremos voltar a ter o PA tal e qual como ele foi criado, e não poderá originar alguns problemas com esse cruzamento.

Quanto a segunda resposta realmente tem toda a razão, o melhor é esperar para ver no que dá, estou convencido que este clube irá fazer tudo para respeitar as leis da Wusv, vamos agora é aguardar que sejam reconhecidos por eles, e que não desistam como fez a anterior associação, estou confiante e confio imenso na direcção actual e acredito que eles não iram desistir até obter uma resposta positiva do Wusv.
;)
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 24, 2005 3:18 pm

PASTORDAGALA Escreveu: Então o amigo aconselha o cruzamento das duas linhas, com o cruzamento das duas linhas iremos voltar a ter o PA tal e qual como ele foi criado, e não poderá originar alguns problemas com esse cruzamento.
Alto aí!! Eu não aconselho nada a ninguém! Aliás esse caminho é bastante arriscado e vai quase de certeza haver uma grande perda de homogeneidade nas primeiras gerações.

Há outros caminhos sem dúvida menos arriscados, pois, como disse antes, ainda há nas linhas de beleza cães com excelente carácter. No entanto, não acho que seja de desprezar a hipótese de utilizar progenitores de ambas as linhas - de trabalho, mas com Kkl 1, e de beleza mas com bom carácter. Possivelmente uma fêmea de trabalho e um macho de beleza, já que a fêmea desempenha um papel importante no imprinting dos cachorros.

É que quando se fala de carácter não é só a questão da mordida, mas a atitude perante o trabalho. E realmente uma ninhada de trabalho tem neste aspecto uma grande diferença em relação a uma de beleza...

Mas esta é apenas uma hipótese que eu considero neste momento... sei que há alguns criadores que já avançaram neste sentido. Possivelmente a primeira ninhada correrá certos riscos de heterogeneidade, mas numa selecção a longo prazo penso que há boas hipóteses de conseguir cães de boa estrutura com o tal "toque" para o trabalho.

De qualquer modo não acho que seja tarefa a empreender de ânimo leve, uma vez que os riscos são bastantes. Daí que não tenha dado nenhum conselho, e me tenha apenas limitado a dar uma opinião.

Abraço

José Carlos
miguelgordage
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 11:25 pm
Contacto:

terça mai 24, 2005 3:53 pm

[CITANDO: Eu não tenho ilusões, e sei bem que iram continuar a criar nessas condições, e não estou a espera que isto mude de uma hora para a outra.
Suponha que o Clube segue as normas da Alemanha, será que os criadores iram mudar?, ou não vão ligar nenhuma ás novas regras)

------------------------------------------------------------------------------
Isso sera de acordo com cada criador o importante é que exista essa possiblidade,claro que para mim todos devimos mudar.Ao existir mais regras tb aumenta a lacuna entre os criadores que se preocupam c/a raça dos que só fazem isto unicamente p/parte financeira.
Mas que estejam enganados os que pensam que isso elimina os cachorros de 100 euros,tal como o JCS disse isso existira sempre,existe em tudo o mundo nós não seremos execpçao.Tb os que pensam que com a inclusao de novas regras o preço deles aumentara tb estarao enganados no meu entender isso nao vai acontecer,mesmo na alemanha hoje em dia existem varios criadores que vendem os seus cachorros a 500/700 euros, E tb temos o exemplo aqui da nossa vizinha espanha em que se cria pela regras da wusv em que o preço dos cachoros anda tb nos 400/750 e pela canina normal em que os preços estaram nos 200 eura principal vantagem e falo no meu caso pessoal aumentara a qualidade dos nossos cachorros .
Depois cabera ao clube e aos criadores informar o publico das vantagens de comprar um cachorro que provenha dessas regras sera um caminho arduo mas c/evoluçao positiva.

---------------------------------------------------------------------------
citando:Gostaria de vos perguntar quais são os problemas que o pastor alemão tem, o que é que se pode fazer para mudar, tenho visto muitas pessoas a queixarem-se dos seus cães, do criador que o enganou, das principais doenças que afectam o Pastor Alemão, etc, e gostaria de deixar umas questões no ar,
Quais os principais problemas da raça em Portugal?
--------------------------------------------------------------------------------

Quanto ao ser ou não enganado pelo criador,infelizmente isso acontece primeiro porque falta conhecimento ao futuro dono dos verdadeiros criadores e depois pq em portugal qualquer pessoa que tenha uma ninhada já é criador.
O principal problema do pastor alemao continua a ser a displasia quer da anca quer do cotovelo,que nao se consegue travar nem aqui nem em nenhuma parte do mundo.
Os principais problemas em Portugal no meu entender é que desmotivaram quem andava e nao incentivaram novas pessoas a aderirem a raça,temos mais um caso na exposiçao de St Tirso apenas estao incritos 7 pastores alemaes,por tal o principal motivo da situaçao do pastor alemao é a falta de CULTO do mesmo, aliado a uma falta de promoçao de eventos que divulgue ao publico a existencia do mesmo.[/code][/list][/list]
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 24, 2005 4:15 pm

jcsousa Escreveu:

Alto aí!! Eu não aconselho nada a ninguém! Aliás esse caminho é bastante arriscado e vai quase de certeza haver uma grande perda de homogeneidade nas primeiras gerações.

De qualquer modo não acho que seja tarefa a empreender de ânimo leve, uma vez que os riscos são bastantes. Daí que não tenha dado nenhum conselho, e me tenha apenas limitado a dar uma opinião.

Abraço

José Carlos
Eu peço desculpa, não estava a afirmar que aconselhava mas sim a perguntar, foi uma falta de sinalização da minha parte :oops: , as minhas desculpas
No entanto, não acho que seja de desprezar a hipótese de utilizar progenitores de ambas as linhas - de trabalho, mas com Kkl 1, e de beleza mas com bom carácter. Possivelmente uma fêmea de trabalho e um macho de beleza, já que a fêmea desempenha um papel importante no imprinting dos cachorros
Era neste ponto que eu queria chegar ;)
Segundo tenho visto e pesquisei alguma informação na net e acho que na américa cruzam muito as duas linhagens, mas acho que a américa não é um grande exemplo visto eles cruzam tudo e mais alguma coisa
<p>&nbsp;</p>
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 24, 2005 4:27 pm

miguelgordage Escreveu: Isso sera de acordo com cada criador o importante é que exista essa possiblidade,claro que para mim todos devimos mudar.Ao existir mais regras tb aumenta a lacuna entre os criadores que se preocupam c/a raça dos que só fazem isto unicamente p/parte financeira.
Mas que estejam enganados os que pensam que isso elimina os cachorros de 100 euros,tal como o JCS disse isso existira sempre,existe em tudo o mundo nós não seremos execpçao.Tb os que pensam que com a inclusao de novas regras o preço deles aumentara tb estarao enganados no meu entender isso nao vai acontecer,mesmo na alemanha hoje em dia existem varios criadores que vendem os seus cachorros a 500/700 euros, E tb temos o exemplo aqui da nossa vizinha espanha em que se cria pela regras da wusv em que o preço dos cachoros anda tb nos 400/750 e pela canina normal em que os preços estaram nos 200 eura principal vantagem e falo no meu caso pessoal aumentara a qualidade dos nossos cachorros .
Depois cabera ao clube e aos criadores informar o publico das vantagens de comprar um cachorro que provenha dessas regras sera um caminho arduo mas c/evoluçao positiva.

Quanto ao ser ou não enganado pelo criador,infelizmente isso acontece primeiro porque falta conhecimento ao futuro dono dos verdadeiros criadores e depois pq em portugal qualquer pessoa que tenha uma ninhada já é criador.
O principal problema do pastor alemao continua a ser a displasia quer da anca quer do cotovelo,que nao se consegue travar nem aqui nem em nenhuma parte do mundo.
Os principais problemas em Portugal no meu entender é que desmotivaram quem andava e nao incentivaram novas pessoas a aderirem a raça,temos mais um caso na exposiçao de St Tirso apenas estao incritos 7 pastores alemaes,por tal o principal motivo da situaçao do pastor alemao é a falta de CULTO do mesmo, aliado a uma falta de promoçao de eventos que divulgue ao publico a existencia do mesmo.
Eu sei que em todo o mundo existem pessoas que criam segundo as suas próprias normas e não seguem qualquer regra da wusv, se fizer uma pesquisa na net em espanha que como disse está ligada aá wusv tambem existem os ditos criadores, e não é essa a intenção das minhas perguntas, é impossivel controlar todos os criadores.
Muitas das vezes as pessoas não são enganados pelos criadores, essas pessoas não tem é nenhum conhecimento do que é ter um animal em casa, e não tem interesse em aprender e pesquisar um criador com os minimos de condições, lá está a situação de que quem faz mais barato é que é amigo.
E muitos compradores ao não terem conhecimento, qualquer problema que o animal tenha é da culpa do criador nem que seja uma diarreia e o cão já tenha um ano, enfim neste aspecto muito pouco irá mudar.
<p>&nbsp;</p>
WUSV
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

terça mai 24, 2005 6:05 pm

Na minha opinião o único problema da raça em Portugal é o facto de existirem supostos criadores sem escrúpulos quanto a criação que praticam sendo que a mesma não obedece a qualidade requerida para a preservação e o bom nome da raça em Portugal assim como também a mesma não atesta nem garante as normas requeridas pela WUSV, as quais normas pelo controle e rigor que se lhe reconhece dão geralmente um mínimo de garantias a quem procura comprar ou adquirir PAs de qualidade.
Assim sendo sou da opinião que se deva o mais rapidamente possível implementar em Portugal todas essas normas pela qual a maioria dos clubes membros da WUSV se regem. Sendo estas o controle e despiste de displasia da anca e do cotovelo. Testes de ADN, teste de carácter e conformidade morfológica em relação Ao estalão da raça. Tudo isto na minha opinião deveria ser acompanhado por uma autorização aos ditos exemplares no que a procriação destes possa dizer respeito. Tal como um certificado de aptidão a procriação ou melhor ainda um exame de Korüng. Sendo que o próprio CPC passaria então a reconhecer unicamente os progenitores portadores de tais exames como únicos exemplares validos para a procriação e para a obtenção de cachorros registados no LOP, os quais por sua vez teriam também eles mais tarde e uma vez adultos que seguirem os ditos trâmites aos quais seus pais foram anteriormente submetidos para que com isso também estes últimos pretendentes descendentes desses últimos pudessem se assim o entendessem ascender a poderem procria também eles tal como seus pais haveriam conseguido. Dando-se assim e dai por diante seguimento o dito controle necessário que atesta de um mínimo de qualidade para quem procura adquirir verdadeiros PAs com qualidade.
Quanto as linhas ditas de trabalho e de beleza na minha opinião as mesmas só existem na cabeça de alguns adeptos ferrenhos em defender um o outro dos casos aos quais esses mesmo citados possam ter que se dedicarem por serem amantes de uma ou da outra suposta linha existente segundo os conceitos dessas mesmas personagens que delas acreditam piamente. Sendo que tal como eu já tive oportunidade de aqui referir o estalão da raça é suficientemente peremptório quanto as possíveis diferenças raciais do dito PA. Pois o estalão só contempla um único tipo de PA tanto na morfologia como no carácter, e não existem mais nenhuns possíveis animais a este dito estalão aparentado, como tal vamos nos deixar de demagogias e falar do PA tal como ele é tido pelo estalão da raça. Beleza ou trabalho tudo isso depende do uso que cada um quiser fazer do dito PA podendo o mesmo contudo ser direccionado no sentido que melhor nos convêm, a partir do momento que não se perca de vista as características da raça pelo estalão definidas e defendidas como sendo estas as únicas validas para a raça. Pois já aqui no fórum tive oportunidade de ler os comentários de alguns foristas que comentavam essas mesmas linhas de trabalho e de beleza. Onde citavam por exemplo estes a linha de Mutz Pelzierfarm como sendo uma boa linha a ter-se em conta por e para quem quer cães de trabalho, chegando estes mesmos interessados até a falarem dos descendentes dessa mesma linha como possíveis cães a ter-se em conta por quem essa suposta linha interessar com vistas na continuidade da mesma. Referindo assim estes últimos o Hill v Farbenspiel como descendente valido. Pois já agora e isto sem querer da minha parte ser mais papista que o papa gostaria que me explicassem como é que se explica o facto de Huppy V Arlett ter falhado na prova de coragem da siegerschau alemã aqui a uns anos, sendo este um descendente das famosas linhas de trabalho. Pois este cão é pai do Hill v Farbenspiel e também ele descendente da dita e suposta linha Mutz de trabalho que o senhor José Carlos tanto apregoa e defende. Huppy é filho de Eros V D Luisenstrabe e neto de Cello v Romero por sua vez este é filho de Natz v Hassenborn, sendo o Natz por parte de seu pai Dax v d wienerau neto de Jupp v der Haller Farm e bisneto de Jonny v d rheinhalle, sendo o Jonny um filho directo do citado Mutz V D Pelzierfarm Se refiro aqui tal incidente é pelo facto do mesmo poder aqui provar que afinal não a cães de linha disto ou daquilo mas sim cães melhor ou pior preparados para as finalidades a que se destinam a partir do momento em que os mesmos sejam seleccionados tal como conforme manda o estalão.
Para mais e melhor entendimento do que acabo de escrever reveja-se o seguinte endereço do Fórum:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... r=&start=0

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... =&start=15
WUSV
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

terça mai 24, 2005 7:18 pm

jcsousa Escreveu: É que quando se fala de carácter não é só a questão da mordida, mas a atitude perante o trabalho. E realmente uma ninhada de trabalho tem neste aspecto uma grande diferença em relação a uma de beleza...
Peço-lhe desculpa mas não posso deixar passar esta sua afirmação!
Na minha opinião não existem diferenças absolutamente nenhumas mesmo quando se admite tal como você a existência das duas linhas. Pois a atitude perante o trabalho e a mordida não são visíveis nem quantificáveis dentro de uma ninhada de cachorros de PA. Você nunca jamais conseguiria distinguir ambos os cachorros provenientes das suas duas linhas de PAS se os mesmos forem misturados com vistas a se poder comprovar a sua afirmação. Dentro de ambos os cachorros das diversas ninhadas pertencentes as suas 2 referidas linhas existentes, você ira encontrar cachorros que revelam melhor ou pior carácter através dos testes de Campbell se os mesmos a este forem sujeitos.
Convença-se de uma vez por todas de que só existe um tipo de PA conforme aquilo que o estalão descreve da raça. Assim sendo nem um animal unicamente belo sem carácter pode ser tido como PA nem um com carácter e atitude de trabalho sem beleza e conformidade anatómica o será também ele. Só existe um tipo de PA e como tal poder-se dizer que neste capitulo da beleza e do trabalho só uma linha é existente que é a da boa conformidade e qualidade do PA. No respeitante as características realçadas em ambos os animais das diversas modalidades estas puderam pura e simplesmente ser devidas ao facto de as mesmas poderem ser mais ou menos trabalhadas nas diversas situações que contemplam beleza e trabalho.
O PA é apenas o resultado da somatória dos seus factores genéticos tidos e herdados dos seus antepassados aquando da sua concepção como raça. Os factores adquiridos após o nascimento deste como animal que é não se transmitem! Assim sendo todo o treino de obediência e de rastreio na pistagem ou nos exercícios de ataque não se transmitem para a descendência mas sim unicamente serve para por mais ao vivo a existência dessas virtude e características existentes em qualquer bom Pastor Alemão que se preze. Tal como o treino do PA que se diz de beleza não se ira transmitir a descendência do dito cão a este submetido. Pois este tal como o dito animal de trabalho unicamente será trabalhado para fazer sobressair aquilo que nele ou em qualquer outro PA dito de qualidade possa existir. E por mais e melhor trabalho que se faça com ambos os animais das diferentes modalidades estes iram passar para os seus descendentes unicamente aquilo que já anteriormente existia dos seus antepassados e nada mais. Um bom PA pode ser eximo numa ou noutra modalidade consoante aquilo para o qual o iremos destinar ficando assim este mais vocacionado ao tipo da modalidade para o qual ele foi treinado! No entanto este não ira transmitir tal como já disse e repito o seu treino aos seus descendentes, sendo que com isso nunca se conseguiria saber se ele não teria tido melhor desempenho na modalidade para a qual este não foi então por nós destinado.
hirasclan
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 10:40 pm

terça mai 24, 2005 10:37 pm

Boas, penso ser o controlo da Displasia da Anca o problema mais urgente a atacar, até porque efectuando esse controlo tb se controlará uma parte de outros problemas (reprodutores qualificados, aumento da qualidade nos cachorros), no entanto, as lacunas existentes no trabalho da linha virada para a morfologia tb me preocupa bastante e será tb uma das prioridades do PACP, o apoiar com formação, informação e eventos irá, penso eu, a médio prazo fazer com que a divulgação da raça aumente e consequentemente a informação disponibilizada ao público.

Quanto á aderencia ou não dos criadores, não tenhamos ilusões porque quem quiser fazer criação de quintal continuará a fazê-lo, trata-se sim de apoiar as pessoas que querem criar com qualidade e que dedicam parte ou grande parte da sua vida a este hobby espantoso que é seleccionar exemplares cada vez mais capazes.

Concordo com o JCS quando diz que cruzar as duas linhas não pode ser feito de ânimo leve e que há que estudar muito bem o assunto e os progenitores, mas tb sou partidário de que esta poderá ser uma boa maneira para aperfeiçoar a linha mais virada para a morfologia.

Em www.amigosdelpastoraleman.com existem artigos sobre este assunto.

Luis Carvalho
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”