Viva! Novo por aqui e algumas dúvidas! Um novo membro na família

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
PedroDuarte
Membro Júnior
Registado: domingo mai 29, 2005 9:14 pm

domingo mai 29, 2005 9:44 pm

Antes demais, viva a todos!

Há cerca de 3 dias tenho um novo membro na familía. um pastor alemão cachorrito com cerca de mês e meio ( faz dia 11 de Junho, 2 meses ).
Ora bem as dúvidas são muitas e as preocupações ainda mais.

A mãe ficou sem leite cedo, sendo o meu cachorrito o maior de todos os irmãos/ãs e pareceu-me o melhor fisicamente. Já está a ração porém desde que está em minha casa não come ração nem por nada ( come 10 ou 15 bagos e já é muito) . Fiz um teste e dei-lhe frango com massa e ele comeu.

1º Dúvida
Existe problema se eu lhe der este tipo de alimentação ( variando também com inclusão de vegetais, farinha d'osso e afins ) até o cão se sentir à vontade em comer ração? Ele não anda a comer muito, talvez pelo periodo de adaptação

Chegou cá casa estranhou mas agora penso que já está na fase de "entranhar". Tento que ele tenha o máximo de contacto humano possível pois só assim ele se sente descansado, porém à noite ele fica numa outra casa com todas as condições para o seu bem estar ( cama quente, comida, água, resguardo do clima exterior, brinquedos ... afinal é uma casa que também usamos para fazer a nossa vida e para as refeições cá em casa ). De dia, quando temos que trabalhar, fica numa antiga capoeira ( toda refeita, que pode muito bem ser usada como canil, visto ser toda cimentada e nova, com azuleijos nas paredes e com muito espaço para ele correr ). Ora bem, noto que ele bebe imensa àgua e claro que também tem que fazer muita urina ( para mal dos nossos pecados ).

2º Dúvida
É normal ele beber muita água?

À dois dias atrás fui com ele ao veterinário. Pesou-o ( tem cerca de 5.1Kg ) cortou-lhe as unhas, viu os ouvidos e deu-lhe comprimido para desparasitação. Disse-me que tinha um bom rabo e umas boas patas e cabeça ( patas bem grandes e cabeça grande, não destoando do resto do corpo ). Ora bem, desde então, noto que ele está com diarreia. Outra coisa que me preocupa, ou melhor a minha mão eu penso que seja normal mas aqui vai

3º Dúvida
A diarreia pode ser do comprimido? Lembro-me que também lhe demos daqueles cilindros de frango Pedigree para eles roerem ( Junior ) ... poderá ter algo a ver?

O cachorro dorme imenso ) tenta sempre procurar-nos para se enrroscar e dormir. Depois acorda com a energia toda e começa a roer tudo. A cadela que cá temos é que não está a gostar e rosna para ele, pois ele quer morder-lhe as orelhas. Noto que o cachorro tem a traseira algo fraca ou desengonçada. Quando está a comer, senta-se... a traseira faz uma curvatura muito boa disse-me o veterinário e um amigo, porém tenho algum receio de não ter mta força na traseira e de ter um andar desengonçado.

4º Dúvida
Será normal para um cachorrito de mes e meio ainda não ter muita força nas patas da frente e traseiras? ( eu acho que sim mas continuo a ter a dúvida... )

Obrigado a todos pela ajuda,

Pedro Duarte
Última edição por PedroDuarte em domingo mai 29, 2005 10:44 pm, editado 1 vez no total.
PedroDuarte
Membro Júnior

domingo mai 29, 2005 10:43 pm

Já agora, aqui está o Lord :)

Imagem

Imagem
WUSV
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

domingo mai 29, 2005 10:47 pm

Caro Pedro com respeito as suas dúvidas acerca do cachorrito eu dizer-lhe-ia unicamente uma coisa a qual eu julgo e penso ser uma óptima explicação para a maioria das suas dúvidas aqui colocadas, e penso também que essa minha resposta poderá seguramente ser a resposta a todas as explicações que pretende.
Pois na minha opinião o seu cachorro foi-lhe entregue demasiado cedo. O mesmo deveria ter de permanecer junto da mãe e dos irmãos por mais algum tempo. Seis semanas são apenas o começo da fase do desmame na maioria dos casos ocorrentes nos canis dos verdadeiros criadores da raça. O seu cachorro pega mal na comida pelo facto da mesma não ser a mais indicada para ele nesta idade dos 45 dias. O vermicida utilizado pode realmente ter transtornado o intestino do cão mas na minha opinião o mais certo é o seu cachorrito poder estar neste momento com uma possível gastroenterite na melhor da hipótese isto para não lhe falar de uma eventual parvovirose.
Pois com a idade que diz ter adquirido o seu animal acredito e quase tenho a certeza de que o mesmo não lhe foi entregue devidamente vacinado, bastando-nos para tal ver-se e atender-mos a idade em que o adquiriu. Sinceramente suspeito e duvido de que você tenha adquirido um verdadeiro PA, pois nenhum criador sério e honesto lhe entregaria um exemplar de sua criação nas condições que você aqui nos referiu. Alem do mais e no caso do seu animal ser de raça o dito “criador” (se é que o é) deveria de lhe ter indicado a par e passo todas as regras e normas inerentes a criação do seu cão com vista a minimizar-lhe todo e qualquer tipo de problema. Começando pela alimentação e os cuidados e seguidamente pela profilaxia e as visitas ao veterinário assim como tudo o que respeita a documentação do seu animal enquanto animal registado.
Pelo que nos é aqui dado a conhecer não me parece que terá sido este, o seu caso. E como tal permita-me eu fazer-lhe a seguinte afirmação você adquiriu o seu animal junto de um charlatão. Não é criador quem quer ou quem se intitula como tal, é preciso provar sê-lo. E mais uma vez lhe peço desculpa pelo que eu lhe disse e vou dizer: quem lhe arranjou o animal é simplesmente um suposto aprendiz a feiticeiro que em nada dignifica a raça e os seus criadores
PedroDuarte
Membro Júnior

segunda mai 30, 2005 9:36 am

Viva,
antes demais, obrigado pela resposta. O que paguei pelo cachorro e a pessoa em causa, deram-me algumas garantias, porém nenhumas certezas. Eu também achei que realmente o cachorrro tem muito pouca idade para sair de ao pé da mãe, mas enfim eu na minha santa ignorância aceitei o pequenote de boa fé. Hoje já fez fezes mais sólidas, possívelmente foi algo que comeu ou o efeito do comprimido.
Quanto ao ser um verdadeiro PA, eu nesse aspecto penso que seja. Estive com a mãe e com o pai do cachorro e vi o registo deles, embora como se saiba, hoje em dia isso não quer dizer nada. Os pais são alemães, ou pelo menos assim o indica os registos e filhos de campeões ( filho de campeão não o faz campeão, mas enfim ).

Felizmente tenho todas as condições para o tentar dar o máximo de conforto que consiga ter. De facto a ninhada não era a com melhor aspecto dada a situação da mãe dos animais porém, o Lord pareceu-me um animal já com uma certa constituição para mes e meio e já noto algumas evoluções nele nestes poucos dias que cá está. Defacto, fiquei algo arrependido de não me ter deslocado até Leiria para ir buscar o cachorro como pensei na primeira situação, mas ainda é uma deslocação grande ( 1hora e 20min ) para um cachorrito tão pequenino. Enfim, neste momento quero apenas lhe dar o que é melhor e tentar com que seja o mais feliz possível e não vou pensar realmente no que aconteceu para trás porque não vale a pena. Já está feito, feito está, como se costuma dizer.

Quanto aos problemas, a diarreia passou a umas fezes mais sólidas, porém a ração que lhe dou ( ou tento lhe dar ProPlin penso que se escreve assim, para cachorro ) já é conhecida por fazer as fezes tipo empapadas.

O Canil, de qualquer maneira, está registado nas instituições de canicultura em Portugal, Alemanha e Internacional ( não sei os nomes ) e encontra-se na zona de Sassoeiros / Cascais.
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

segunda mai 30, 2005 10:19 am

Realmente o Senhor devia ter-se informado um pouco acerca de cães, o criador tambem não agiu da melhor forma, nunca lhe deveria ter vendido um cachorro tão pequeno, ele ainda deveria estar com a mãe no minimo dos minimos mais 3 semanas.
Quanto á alimentação deveria ter perguntado ao criador que ração ele lhes dava, a diarreia pode ter sido originada pelo comprimido ou de uma má transação na ração ou o frango com massa, este ultimo nunca deveria ter sido dado ao cachorro, se lhe tivesse dado peito de frango(mas pouco frango) sem pele com arroz e sem qualquer condimento ai não lhe faria mal.
E, é normal ele não ter força nas patas, ele não se alimenta não pode andar.
Eu não lhe vou dizer se ele tem algum problema de saúde ou não, porque primeiro não sou Vet, e não tenho o contacto com o animal, aconselho é a ligar para o criador e perguntar-lhe a ele as suas duvidas, e ir com o cachorro ao vet.
Não leve a mal nem fique chateado, mas é de todo aconselhável informar-se com quem lhe vendeu o cão.
E outra coisa o cachorro é muito pequeno para comer certas goluseimas.
E não diga o nome do criador, sem falar com ele antes
Tudo de bom para o seu pequeno
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
PedroDuarte
Membro Júnior

segunda mai 30, 2005 10:34 am

não digo nomes. Apenas referências.
quanto à ração, era a que ele comia no criador.
Já fui com ele ao veterinário, dizem que está tudo bem, tem bom peso.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda mai 30, 2005 11:23 am

Olá, Pedro.

Não vale a pena continuar a questionar-se sobre o tempo com que o cachorro saíu do criador. O erro já está feito e não tem remédio. Serve de lição para o futuro.

Quanto à alimentação, há opiniões para todos os gostos, baseadas na experiência, e todas válidas. Pessoalmente acho que uma boa ração para cachorro é o mais indicado. Se o animal não lhe pega, misturar com um pouco de água tépida ou com leite para cachorro pode ser uma solução.

A falta de firmeza nas patas traseiras pode dever-se à tenra idade do animal, ao seu estado de nutrição ou a factores anatómicos como uma exagerada angulação posterior. Melhorará certamente com o passar do tempo.

Já agora, em termos de saúde confie acima de tudo no veterinário, e por isso é importante que escolha um em que possa confiar. Os conselhos que aqui lhe derem, e para mais sem conhecer o cachorro, podem induzi-lo em erro ou preocupá-lo sem razão. O melhor aconselhamento nesta área deve procurá-lo num profissional competente e não em meros curiosos em veterinária, que todos por aqui somos certamente.

Tudo de bom para o seu cachorro.

Cumprimentos

José Carlos
PedroDuarte
Membro Júnior

segunda mai 30, 2005 11:38 am

Obrigado pela sua resposta josé! :)

Vim agora do veterinário com ele e aproveitei e dei um pulo a um criador meu conhecido ( compete com os seus caes e tem uma linha sanguinea ... do mais alto calibre ... apenas reproduz com PA na alemanha, de um conhecido alemao dele ... enfim, alta roda alemã ... fora do meu alcance ... tem 2 caes e 1 cadela, todos eles com cerca de 1 ano de idade ... nao faz criação para venda ... e são ... lindos ... enfim ) que me aconselhou o criador a quem eu comprei o cachorro.

Depois de uma conversa com esse meu criador amigo, ele esteve a ver o cão e diz que e' tudo normal o que eu tenho estado a notar e que ele está muito bom. Quanto a não comer, ele aconselhou-me a misturar frango desfiado com a ração, ou entao arroz com frango desfiado. Ele afirma que não é o mais correcto de se fazer mas que nesta fase o ponto principal e' ele ganhar uns kg e se fizermos bem a comida sempre acompanhada com ração, que não haverá grande problema.
A situação das pernas é realmente a idade tenrra do animal.

Depois segui ao veterinário. Ele aconselhou-me realmente a só dar ração, mas caso não queira ( ele duvida muito e diz que se fosse ele, nao lhe dava mais nada ... ele nao iria morrer à fome e acabava por comer ) que faça o tal frango desfiado junto com ração. Quanto as patas, fez as mesmas observações que o meu amigo.

Quanto ao criador, o meu amigo frisou que e' de inteira confiança dele e se ele deixou o cachorro vir era porque realmente a mãe já não tinha leite e fora a presença dela, pouco suportava o pequenote.

Enfim, o erro está feito, apartir de agora e' fazer com que cresca forte e com saúde :)
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda mai 30, 2005 11:52 am

Viva, Pedro.

O problema das saídas antecipadas do canil, como foi o caso do seu cachorro, na minha opinião não é tanto em termos de saúde mas em termos de imprintig.

Quanto à saúde você pode sempre suprir as carências alimentares que se verifiquem, e completar o plano de desparasitação e vacinação, em vez de ser o criador a fazê-lo.

O problema é que os cachorros com 6 semanas estão numa fase da vida em que é fundamental que tenham o máximo contacto, quer com a mãe, quer com os irmãos de ninhada. Mas como você diz, o mal já está feito e não vale a pena estarmos aqui com lamúrias. Acaba por ser você o prejudicado, porque tem de suprir nesta fase as carências do animal em termos de sociabilidade...

Cumprimentos

José Carlos
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda mai 30, 2005 12:40 pm

WUSV Escreveu: Caro Pedro com respeito as suas dúvidas acerca do cachorrito eu dizer-lhe-ia unicamente uma coisa a qual eu julgo e penso ser uma óptima explicação para a maioria das suas dúvidas aqui colocadas, e penso também que essa minha resposta poderá seguramente ser a resposta a todas as explicações que pretende.
Pois na minha opinião o seu cachorro foi-lhe entregue demasiado cedo. O mesmo deveria ter de permanecer junto da mãe e dos irmãos por mais algum tempo. Seis semanas são apenas o começo da fase do desmame na maioria dos casos ocorrentes nos canis dos verdadeiros criadores da raça. O seu cachorro pega mal na comida pelo facto da mesma não ser a mais indicada para ele nesta idade dos 45 dias. O vermicida utilizado pode realmente ter transtornado o intestino do cão mas na minha opinião o mais certo é o seu cachorrito poder estar neste momento com uma possível gastroenterite na melhor da hipótese isto para não lhe falar de uma eventual parvovirose.
Pois com a idade que diz ter adquirido o seu animal acredito e quase tenho a certeza de que o mesmo não lhe foi entregue devidamente vacinado, bastando-nos para tal ver-se e atender-mos a idade em que o adquiriu. Sinceramente suspeito e duvido de que você tenha adquirido um verdadeiro PA, pois nenhum criador sério e honesto lhe entregaria um exemplar de sua criação nas condições que você aqui nos referiu. Alem do mais e no caso do seu animal ser de raça o dito “criador” (se é que o é) deveria de lhe ter indicado a par e passo todas as regras e normas inerentes a criação do seu cão com vista a minimizar-lhe todo e qualquer tipo de problema. Começando pela alimentação e os cuidados e seguidamente pela profilaxia e as visitas ao veterinário assim como tudo o que respeita a documentação do seu animal enquanto animal registado.
Pelo que nos é aqui dado a conhecer não me parece que terá sido este, o seu caso. E como tal permita-me eu fazer-lhe a seguinte afirmação você adquiriu o seu animal junto de um charlatão. Não é criador quem quer ou quem se intitula como tal, é preciso provar sê-lo. E mais uma vez lhe peço desculpa pelo que eu lhe disse e vou dizer: quem lhe arranjou o animal é simplesmente um suposto aprendiz a feiticeiro que em nada dignifica a raça e os seus criadores
é realmente lamentável que o senhor, que tanto se preocupa com a raça, sustente todo o seu discurso em, tal como anteriormente fez, denegrir criadores e animais que não conhece, as suas intervenções de bom conhecedor da raça como afirma, deviam muito mais ser informativas e construtivas quando aparecem novos membros neste fórum á procura de auxilio.
PedroDuarte
Membro Júnior

segunda mai 30, 2005 1:01 pm

Caro José, mais uma vez obrigado pelo acompanhamento que tem demonstrado ao meu caso.

Realmente o cão está com uma necessidade de afectividade "fantástica". Tanto eu como os membros da minha família tentam passar o máximo tempo com ele ... assim como os restantes animais cá em casa, porém com mais cuidado porque a sociabilização entre estes é mais complexa.
Ele teve sorte, pois encontra nesta casa pessoas que realmente amam os animais, mas se fosse outra pessoa nao sei não. Ainda agora passei 1 hora inteira da minha pausa de almoço com ele ... a dar-lhe de comer e a brincar com ele ... anda com raiva de dentes então morde tudo e mais alguma coisa ... principalmente o meu dedo, mas hoje já vou tratar disso e vou comprar um brinquedo para ele andar entretido.

Ainda quanto à comida, parece ( espero ) que acertei. Fui ao veterinário de manhã como supracitei, e ele deu-me umas amostras da Eukanuba para cachorros de raça grande. Ele comeu uma amostra, tenho mais 2 de reserva que vou usar durante o dia de hoje para ver se foi pura "fome" ou à fome está associado o "gostar" .

Quanto aos comentários sobre o criador. Ora bem, eu não conheço a pessoa "a fundo", mas se é de confiança do tal meu amigo que cria pastores alemães ... Como ele me disse, é claro que este não é um cão para se ir para grandes competições nem afins, visto ser criação doméstica, porém até agora tem sido muito prestável. Se fui "enganado" ou não, não vos sei responder, mas penso que não.

Acredito que a resposta do WUSV tem como base alguns exemplos tratados no nosso Portugal, porém, também tenho que afirmar que ao pedir ajuda neste topic, não previ que dessem como resposta um ataque directo a um criador que até agora, a única coisa que fez foi ter disponibilizado um cachorro que já não dependia da alimentação materna, cedo demais. Talvez fosse esse o erro, o ser cedo demais devido à troca de vivências com os demais da sua "família" mas enfim. O erro já foi feito e agora cabe-me a mim tentar responder o melhor que poder ao pequenote.

Mas agradeço ao mesmo tempo a resposta como é óbvio porque em futuras aquisições, terei 3 vezes mais atenção do que tive agora.

Um abraço a todos!
Última edição por PedroDuarte em segunda mai 30, 2005 1:10 pm, editado 1 vez no total.
PedroDuarte
Membro Júnior

segunda mai 30, 2005 1:05 pm

[quote=PedroDuarte]
Caro José, mais uma vez obrigado pelo acompanhamento que tem demonstrado ao meu caso.

Realmente o cão está com uma necessidade de afectividade "fantástica". Tanto eu como os membros da minha família tentam passar o máximo tempo com ele ... assim como os restantes animais cá em casa, porém com mais cuidado porque a sociabilização entre estes é mais complexa.
Ele teve sorte, pois encontra nesta casa pessoas que realmente amam os animais, mas se fosse outra pessoa nao sei não. Ainda agora passei 1 hora inteira da minha pausa de almoço com ele ... a dar-lhe de comer e a brincar com ele ... anda com raiva de dentes então morde tudo e mais alguma coisa ... principalmente o meu dedo, mas hoje já vou tratar disso e vou comprar um brinquedo para ele andar entretido.

Ainda quanto à comida, parece ( espero ) que acertei. Fui ao veterinário de manhã como supracitei, e ele deu-me umas amostras da Eukanuba para cachorros de raça grande. Ele comeu uma amostra, tenho mais 2 de reserva que vou usar durante o dia de hoje para ver se foi pura "fome" ou à fome está associado o "gostar" .

Quanto aos comentários sobre o criador. Ora bem, eu não conheço a pessoa "a fundo", mas se é de confiança do tal meu amigo que cria pastores alemães ... Como ele me disse, é claro que este não é um cão para se ir para grandes competições nem afins, visto ser criação doméstica, porém até agora tem sido muito prestável. Se fui "enganado" ou não, não vos sei responder, mas penso que não.

Acredito que a resposta do WUSV tem como base alguns exemplos tratados no nosso Portugal, porém, também tenho que afirmar que ao pedir ajuda neste topic, não previ que dessem como resposta um ataque directo a um criador que até agora, a única coisa que fez foi ter disponibilizado um cachorro que já não dependia da alimentação materna, cedo demais. Talvez fosse esse o erro, o ser cedo demais devido à troca de vivências com os demais da sua "família" mas enfim. O erro já foi feito e agora cabe-me a mim tentar responder o melhor que poder ao pequenote.

Mas agradeço ao mesmo tempo a resposta como é óbvio porque em futuras aquisições, terei 3 vezes mais atenção do que tive agora.

Um abraço a todos!
[/quote]
PedroDuarte
Membro Júnior

segunda mai 30, 2005 10:29 pm

Boa noite,

bem, gostaria de fazer apenas mais uma pergunta.

As rações da Pedigree, são tão más como dizem por aí?
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”