ESTALÃO DA RAÇA CÃO DE PASTOR ALEMÃO

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
WUSV
Membro Veterano
Mensagens: 489
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

domingo jun 19, 2005 10:16 pm

ESTALÃO DA RAÇA CÃO DE PASTOR ALEMÃO
Aprovado pelo W.U.S.V., pela F.C.I. e S.V. 09/11/1982
(tradução do WUSV)

CARACTERÍSTICAS

As principais características do Cão de Pastor Alemão são: temperamento estável, atenção, lealdade, autoconfiança, vivacidade e docilidade, assim como coragem aliada a uma elasticidade física e bom faro. Estas características são necessárias a um cão de trabalho. Nervosismo, agressividade excessiva e timidez são faltas muito graves.

ASPECTO GERAL

A primeira impressão do Cão de Pastar Alemão é a de um cão relativamente comprido em relação à sua altura, com um corpo poderoso e bem musculado. A relação entre altura, comprimento, posição e simetria dos membros (angulaçao) é de modo a permitir um andamento resistente a fadiga e de passada larga. O pelo deve proteger bem o cão das intempéries. Uma bela aparência é desejável, mas contudo secundaria, face a sua utilidade como cão de trabalho. As características de sexo, devem ser bem marcadas, isto é: a masculinidade do macho e a feminilidade da fêmea devem ser evidentes.
Um típico Cão de Pastor Alemão deve apresentar uma força inata, inteligência e flexibilidade, ser de proporções harmoniosas, sem excessos ou faltas. O seu todo deve tornar perfeitamente claro, que é são e que tem os atributos físicos e mentais necessários para estar sempre pronto para actuar sem cansaço como cão de trabalho.
Dispondo de grande vitalidade, deve contudo ser suficientemente dócil para se adaptar a cada situação e cumprir o seu trabalho com boa vontade e entusiasmo.
Deve ter coragem e determinação para se defender a si próprio, ao seu dono e aos bens deste se for necessário. Deve ser observador, obediente e um elemento agradável do lar, calmo no seu ambiente, especialmente com as crianças e outros animais e estar a vontade com os adultos. Sobretudo, deve apresentar uma imagem equilibrada de nobreza nata, atenção e auto-confiança.

CABEÇA
O tamanho da cabeça deve ser proporcional ao corpo, sem ser contudo grosseira, demasiado estreita ou excessivamente comprida. A cabeça deve ser bem esculpida e razoavelmente larga entre as orelhas.

TESTA
A testa deve ser levemente convexa, apresentando apenas um leve sulco frontal ou mesmo nenhum.

FACES
As faces devem formar uma curva suavemente "arredondada, sem serem salientes.

CRÂNIO
O crânio estende-se das orelhas até ao "stop" afilando-se gradualmente e por igual, ligando-se por um "stop" pouco pronunciado a um chanfro forte e em forma de cunha. (O comprimento do crânio mede aproximadamente 50% do comprimento total da cabeça). Ambas as mandíbulas devem ser fortes e bem desenvolvidas. A largura do crânio é aproximadamente igual ao seu comprimento. Nos machos a largura do crânio pode ser um pouco superior ao comprimento e nas fêmeas um pouco inferior.

CHANFRO
O chanfro deve ser forte e os beiços bem firmes, secos e fechar firmemente sem pregas. A linha superior do chanfro é rectilínea e quase paralela à linha da testa. Um chanfro demasiado curto, arredondado, de aspecto fraco, pontiagudo, muito comprido ou sem força muscular é indesejável.

OLHOS
Os olhos são de tamanho médio, em forma de amêndoa e não salientes. De preferência os olhos devem ser castanhos-escuros, embora olhos mais claros sejam aceites, se a sua expressão for correcta e se não afectarem a harmonia da cabeça. A expressão deve ser viva, inteligente e segura.

ORELHAS
As orelhas são de tamanho médio, firmes na sua textura, largas na base, de inserção alta, levantadas (quase paralelas e não viradas para dentro), terminando em ponta e abertas para a frente. Orelhas dobradas são um defeito. Orelhas caídas são um defeito muito grave. Quando o cão está em movimento as orelhas podem inclinar-se para trás.

BOCA
As maxilas devem ser fortemente desenvolvidas e os dentes devem ser sãos, fortes e formar uma dentição completa. A dentição é constituída por 42 dentes, 20 na maxila superior: 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 4 molares; 22 na maxila inferior: 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 6 molares. O Cão de Pastor Alemão deve ter uma dentição em tesoura, isto é, os incisivos da maxila inferior ficam por dentro (atrás) dos incisivos da maxila superior, e assim tocam-se como lâminas de tesoura, em que, parte da superfície dos dentes superiores tocam e se sobrepõem a parte da superfície dos dentes inferiores.

PESCOÇO
O pescoço deve ser relativamente comprido, forte com músculos bem desenvolvidos, sem barbela e formando um ângulo de 45° com a linha horizontal; mais levantado quando o cão está excitado e mais baixo quando em trote rápido.


MEMBROS ANTERIORES
A espádua deve ser comprida, em posição oblíqua (45º) e não saliente. O antebraço deve ser forte e bem musculado, formando com a espádua um ângulo próximo dos 90º. Os braços, desde os metacarpos até aos cotovelos, devem ser rectos vistos de qualquer ângulo e os ossos devem ser mais ovais do que arredondados. Os metacarpos devem ser firmes, flexíveis e com uma ângulação de aproximadamente 20 a 35º. Os cotovelos não devem ser abertos nem fechados. A relação entre o comprimento do braço e a profundidade do peito é de 55º para 45º.


CORPO
O comprimento do corpo deve ser superior à altura ao garrote, as proporções correctas devem ser de 10 para 9 ou 8,5. O comprimento é medido desde o externo até ao bordo exterior da pélvis.
Cães, com alturas superiores ou inferiores às permitidas, raquíticas, pernaltas, com frentes excessivamente pesadas, com ângulaçoes anteriores e posteriores abertas ou qualquer outra característica que diminua a extensão do passo ou tolerância do andamento são penalizados.

PEITO
O peito deve ser profundo (45 - 48% da altura ao garrote) mas não muito largo. O externo é comprido e bem desenvolvido
COSTELAS
As costelas devem ser bem formadas e compridas, sem ser em forma de barril, nem planas, uma forma correcta das costelas permite o movimento livre dos cotovelos quando o cão está a trotar. Costelas demasiado arredondadas dão origem a cotovelos abertos. Costelas demasiado planas dão origem a cotovelos apertados. As desejadas costelas compridas originam, em proporção, lombos curtos.

VENTRE
O ventre é firme e levemente arregaçado.

DORSO
A zona entre o garrote e a garupa é horizontal, fortemente desenvolvida e não muito comprida. O comprimento total não é devido a um dorso comprido, mas é o resultado de uma Ângulaçao correcta, de uma espádua bem inclinada, comprimento correcto da garupa e membros posteriores. As espáduas têm que ser compridas de boa altura e bem definidas. Devem unir-se numa linha suave, sem interromper a linha dorsal, que deve ser levemente descaída de frente para trás. Dorsos fracos, bamboleantes e encurvados são considerados defeitos graves.

LOMBO
O lombo é largo, forte e bem musculado.

GARUPA
A garupa deve ser comprida e levemente inclinada e em direcção à cauda (aproximadamente 23º) sem solução de continuidade da linha dorsal. O illium e o sacrum formam o esqueleto base da garupa. Garupas curtas, excessivamente descaídas ou não encurvadas não são desejáveis.

MEMBROS POSTERIORES
As coxas devem ser largas e bem musculadas. A parte superior da coxa, vista de lado, deve inclinar-se ligeiramente em direcção à parte inferior da mesma. As ângulações devem corresponder aproximadamente as dos membros anteriores, sem serem excessivamente pronunciadas. O jarrete é forte e juntamente com a soldra deve formar uma articulação bem definida. Os membros posteriores, no seu conjunto, devem ser fortes e bem musculados de modo a permitir um movimento fácil de todo o corpo. Qualquer tendência para angulações excessivas dos membros posteriores reduz a firmeza e "endurance".

PÉS
Os pés devem ser arredondados, com dedos bem unidos e arqueados. As solas devem ser bem almofadadas e resistentes. Unhas curtas, fortes e escuras. Se aparecerem presunhos nos membros posteriores, devem ser retirados aos 2-3 dias de idade.

ANDAMENTOS
O Cão de Pastor Alemão é um trotador. Assim, a sua sequência de passos segue uma linha diagonal e por isso mesmo ele move sempre e ao mesmo tempo o membro anterior e o membro posterior oposto. Para conseguir este movimento os seus membros devem ser bem equilibrados, de modo a que ele possa projectar o seu pé até meio do corpo e atingir uma distancia igual com a mão, e isto sem alteração sensível da linha dorsal. A proporção correcta de altura ao comprimento e correspondente comprimento de membros produzirá um passo largo, não saltitante e que dê a impressão dum movimento realizado sem esforço. Com a cabeça esticada e a cauda levemente erguida, um trote equilibrado nota-se numa linha que se estende desde as pontas das orelhas, passando sobre o pescoço e dorso, até a ponta da cauda. O andamento deve ser flexível, suave, cobrindo muito terreno, sem ser bamboleante.

CAUDA
A cauda, com muito pelo, deve chegar pelo menos ao jarrete, sendo o comprimento ideal até ao meio do metatarso. A ponta da cauda pode virar para um dos lados com um leve gancho; isto é permitido mas não desejável. Em descanso, a cauda deve apresentar-se com uma leve curva semelhante a um sabre. Em movimento ergue-se e a curva acentua-se, mas o ideal será não ultrapassar a linha dorsal. Uma cauda demasiado curta, enrolada ou encaracolada, geralmente de porte incorrecto ou curta de nascença é considerada defeituosa.

PÊLO
Tipo A.
A pelagem normal do Cão de Pastor Alemão deve ter um espesso sub-pêlo e um pêlo que deve ser o mais denso possível, constituído por cabelos lisos, duros e justapostos. O pelo da cabeça, orelhas, parte da frente dos membros, patas e dedos é curto. No pescoço é mais comprido assim como na parte posterior dos membros até ao metacarpo e tarso, sendo abundante nos membros posteriores. O estalão nada impõe quanto ao comprimento do pêlo, contudo cães com pêlo muito curto e macio devem ser penalizados.
Tipo B.
No Cão de Pastor Alemão de pêlo comprido o pêlo é mais comprido, nem sempre liso, mas nunca aderente ao corpo. O pêlo é nitidamente mais comprido dentro e atrás das orelhas, na parte detrás dos membros anteriores e geralmente no lombo; forma leves tufos nas orelhas e é abundante na parte posterior dos membros. Os pêlos na parte posterior das coxas são compridos e espessos. A cauda é farfalhuda, tendo contudo menos pêlos na parte inferior. Como este tipo de pêlos não é tão resistente como o pelo normal, não é desejável.
Tipo C.
No Cão de Pastor Alemão de pelo declaradamente comprido, este é nitidamente mais comprido do que o do cão de tipo B e tende a formar uma risca ao longo da linha dorsal, sendo a textura como que sedosa. O sub-pêlo, caso exista, encontra-se exclusivamente no lombo. Cães com este tipo de pelo são geralmente estreitos de peito, com chanfres estreitos e excessivamente compridos.
Como a protecção do cão contra as intempéries e a aptidão para o trabalhe são seriamente afectados com este tipo de pelagem, daí ele ser indesejável.

COR
Preto, preto afogueado, preto dourado ou preto acinzentado claro. Completamente preto, totalmente cinzento ou cinzento com marcas mais claras ou castanhas (estes são referidos como sendo "sable"). Não são desejáveis, mas contudo permitidas, marcas brancas no peito ou de cor muito clara na parte interior dos membros. O nariz é sempre preto. São consideradas faltas de pigmentação as marcas claras no peito ou na parte inferior dos membros, assim como unhas esbranquiçadas, unhas com ponta avermelhada ou sem cor. Azuis, amarelos, albinos, brancos (isto é, cães de um branco quase puro com nariz preto) e quase brancos, devem ser rejeitados.
O sub-pêlo é, excepto nos cães totalmente pretos, geralmente cinzento ou castanho claro. A cor no Cão de Pastor Alemão, por si só não é importante e não tem qualquer efeito no carácter do cão ou na sua aptidão para o trabalho. Por isso deve ter uma importância secundária. A verdadeira cor de um cão jovem só se define quando o pêlo (exterior) se desenvolve.

ALTURA
A altura ideal (média no ponto mais alto da espádua (garrote)), é 57,5 cm para fêmeas e 62,5 cm para machos. 2,5 cm a mais ou 2,5 cm a menos são permitidos. Qualquer aumento desta variação diminui a aptidão para o trabalho e o valor para reprodução.

FALTAS
Qualquer desvio das normas anteriormente expostas, deve ser considerado falta e a gravidade da falta deve ser julgada na proporção exacta da sua importância.
NOTA: Os machos devem ter dois testículos normais e bem desenvolvidos até ao escroto.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”