Banho e escovagem

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
pedro_king
Membro Júnior
Registado: quarta mai 25, 2005 6:24 pm

terça jun 21, 2005 9:14 am

Boa tarde,

O nosso PA com 3.2 meses distraiu-se e caiu num rio. Como me disseram que não deve tomar banho antes dos 5 meses porque estragava o pelo, fui logo a correr enxugá-lo com uma toalha turca. Sabem-me dizer se é verdade isto do tomar banho antes dos 5 meses? Vai ter algum problema por er caido ao rio?

Outra questão: Quando e a partir de que idade é que devemos escovar o pelo? Com que tipo de escova (com aquelas de arame) ?
HelderMachado
Membro
Registado: quinta mai 12, 2005 9:01 am

terça jun 21, 2005 9:36 am

Na minha opinião água e sabão nunca fizeram mal a ninguém :D

Segundo o veterinário e o criador da minha cadela, não se deve dar banho antes de ter completado o programa de vacinas, mas eu confesso que dei à minha logo no primeiro dia (tinha 3 meses) :oops: e não tive qualquer problema ;)
A minha P.A. está agora com dois anos e o pelo está lindo ;)

Cumprimentos

Helder Machado
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jun 21, 2005 10:15 am

Cair no rio, nadar no rio, etc, não tem nada a ver com dar-lhe banho, uma vez que não são usados champôs. De modo que não há qualquer problema desde que o cão regresse a casa já seco.

A escovagem, para além da questão higiénica, é um momento de contacto entre o dono e o cão. Apesar de começar a ser mais necessária a partir da muda de pelo, acho conveniente começar a escová-lo suavemente, no fim dos passeios, por breves minutos.

Cumprimentos

José Carlos
conversas
Membro
Registado: terça jun 14, 2005 1:51 pm

terça jun 21, 2005 11:27 am

Já agora Sr. José Carlos, diga-nos com é que v/ criadores habituados
as exposições, conseguem apresentar cães com o pelo impecável, sem
que se vejam pelos soltos, eu passo muito tempo a escovar o meu p.a.
e poderiar estar horas, que haveria de haver sempre pelos no pente.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jun 21, 2005 11:41 am

Para ser franco não tenho cuidados especiais com o pelo antes das exposições...
O que faço é escovar os cães depois de cada passeio ou treino, isto é, praticamente todos os dias.
Quando muito se um cão está na muda de pelo ou com o pelo sujo, dou-lhe um banho 3 ou 4 dias antes da exposição e escovo-o a precito até ao dia do evento.

Cumprimentos

José Carlos
pedro_king
Membro Júnior

terça jun 21, 2005 2:02 pm

Obrigado a todos pelas respostas.

Sendo assim fico mais descansado.

Presumo que tendo o nosso PA 3.2 meses, então poderemos ir com ele à vontade para o rio e inclusíve po-lo a nadar um pouco (com o calor que está é refrescante para o cachorro).

Confirmam?
HelderMachado
Membro
Registado: quinta mai 12, 2005 9:01 am

terça jun 21, 2005 5:23 pm

E o programa de vacinas já está completo, até ao último reforço?

Só 15 dias após a ultima vacina é que pode saír com o cão, caso contrário e seu cão ainda não está imúne. Corre o risco de apanhar doenças como a esgana ou a parvovírose, etc.

Eu só comecei a sair após ter autorização do veterinário. Se fosse a si falava primeiro com o Veterinário.
pedro_king
Membro Júnior

terça jun 21, 2005 8:40 pm

Ele tem tomado as vacinas. Não sei é se já está imune.

Tenho de falar com o veterinário.

Obrigado.
WUSV
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

quarta jun 22, 2005 3:13 am

pedro_king Escreveu: Boa tarde,

O nosso PA com 3.2 meses distraiu-se e caiu num rio. Como me disseram que não deve tomar banho antes dos 5 meses porque estragava o pelo, fui logo a correr enxugá-lo com uma toalha turca. Sabem-me dizer se é verdade isto do tomar banho antes dos 5 meses? Vai ter algum problema por er caido ao rio?
O seu cão por ter caído no Rio e por se ter molhado certamente não se vai constipar! Por outro lado uma coisa é o cão molhar-se ou ficar com o pelo ensopado em água, outra coisa é o banho com champôs! Pois no primeiro caso a agua só por si não remove a película protectora e impermeabilizante do corpo ao frio as intempéries e as chuvas. No segundo caso o banho com champôs aniquila a dita camada oleosa e protectora da pele e do corpo e por isso deve-se evitar os banhos frequentes principalmente no Inverno. Pois normalmente as glândulas da pele que segregam esse tal óleo protector do cão demoram cerca de 3 meses a reporem a quase totalidade desse mesmo óleo que estaria existente na pele e pelo do animal se não fosse os banhos com champôs. Todavia é obvio que se pode deixar um cão andar a chuva ou tomar banho dentro de agua se o mesmo assim o entender sem que isso traga prejuízos para o pelo de um cão ou para o próprio animal, até banhos com champôs se pode dar a um cão se esses não forem em quantidades exageradas e em épocas invernosa e fria para o animal. O facto de algumas pessoas, assim como criadores dizerem que não se deve dar banho antes do 5 meses de idade a um cão é essencialmente por via das vacinas, da pouca imunidade e da fragilidade demonstrada e tida pelos cachorros até à dada altura dos 5 meses. Sendo que após ter vacinado um cão devemos deixar passar pelo menos de 15 dias a 3 semanas para que este possa se molhar ou andar a chuva livremente. Sendo que neste período todas as defesas do organismo de um cão acabado de vacinar estão a ser canalizadas e solicitadas para criarem no dito animal os anti-corpos para futuramente o dito animal poder lutar contra as tais doenças para o qual o estamos a vacinar e por isso nestas alturas todos os cuidados são poucos assim sendo devemos facilitar e proporcionar ao máximo as condições adequadas e ideais para que tal aconteça. Não quero com isto dizer que obrigatoriamente terá de acontecer o seu animal poder vir a não se imunizar devidamente se por ventura acontecer por mero descuido o mesmo se ter molhado, mas o facto é que não é verdadeiramente das melhores coisas para tal no entanto acredita-se que a dita imunidade terá todavia alguma probabilidade em ser criada com maior ou menor grau de intensidade assim como na da elevada percentagem consoante os casos e o contexto em que a mesma se dê.
pedro_king Escreveu: Outra questão: Quando e a partir de que idade é que devemos escovar o pelo? Com que tipo de escova (com aquelas de arame) ?
Não há altura nem idade para escovar o seu cão! Sendo que isso deve ser feito regularmente e diariamente com mais ou menos intensidade e frequência conforme os critérios de cada um e as necessidades que cada cão possa revelar quanto a escovadela do seu pêlo, e por esse pêlo se mostrar mais emaranhado ou menos, podendo revelar-se também e ainda ou mesmo mais o menos morto e com mais ou menos necessidade de ser removido.
Podendo ainda o uso regular da escova ou da cardadora facilitar e ajudar na manutenção da boa higiene e limpeza do pêlo podendo-se com o dito uso dessas mesmas assim como com o complemento de uma luva em linho ou de serapilheira ou até mesmo de uma toalha húmida manter um cão devidamente limpo e asseado, uma vez assim removida a sujidade, o pó e o lixo nele contido sem termos de recorrer aos banhos com champôs.
Pois como pode entender o melhor que pode fazer e que deve ter em conta é mesmo o escovar e o esfregar do seu cão todos ou quase todos os dias e até mais do que uma vez ao dia com os utensílios acima referidos pois só assim ira garantir uma boa e cuidada higiene do seu cão.
;)
pedro_king
Membro Júnior

quarta jun 22, 2005 9:21 am

Ok, mais uma vez obrigado pelas respostas.
pedro_king
Membro Júnior

quarta jun 22, 2005 10:24 am

Já agora...e como sou muito ignorante nestes assuntos... o que é uma cardadora? é aquela escova com arames? certo?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jun 25, 2005 12:20 am

Bom fim de semana
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sábado jun 25, 2005 9:38 pm

8)
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”