de raça ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
angelo_miguel
Registado: segunda jun 12, 2006 9:41 pm

segunda jun 12, 2006 9:48 pm

tenho um pastor alemão com três anos...pelo que li e pelo que posso comparar com outros caes da mm raça noto que o meu tem o pelo mais comprido. a minha duvida prende-se com o facto de este ser uma caracteristica normal nos caes ou se por ter pelo comprido equivale a nao ser considerado pastor aemão ( parece uma pergunta estupida ..mas é que nao sei mm )

de todas as vezes que fui ao Vet ele nao me mencionou nada sobre este assunto.

agora surgiu a oportunidade de ele cobrir uma cadela .mas nao posso dizer ao dono se o meu é ou nao de raça ate porque embora seja filho de caes conhecidos na região nao tenho nenhum papel que comprove o pedigree!
firefenix
Membro Júnior
Registado: quinta abr 07, 2005 11:29 pm

terça jun 13, 2006 10:21 pm

Se meter aqui uma foto talves seja mais facil responder.mas não tendo papeis nenhuns é sempre mais dificil comprovar alguma coisa, mas o que interessa é voce gostar dele e tratalo bém.
Paulerrimo
Membro Júnior
Registado: segunda mar 21, 2005 12:06 pm

quinta jun 15, 2006 9:40 am

só mesmo expondo uma foto, contudo ouvi dizer k existem cerca de 6 raças de pastor alemão diferentes por todo o mundo... nao sei se é verdade ou mentira, mas mesmo assim o melhor é expor uma foto
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta jun 15, 2006 12:00 pm

POsso +erguntar a vantagem dessa cobrição »?
angelo_miguel

sexta jun 16, 2006 4:34 pm

bem o dificil é por aqui a foto uma vez que o servidor nao autoriza upload directo...e se tentar por no album da erro!

mas vou continuar a tentar..se algum de vós tiver uma dica agradeço

quanto ao VascoV:
nao tem uma vantagem em concreto a nao ser o propagação da Espécie...e o facto do dono da cadela e eu ter-mos caes para nós e para dar se for o caso
angelo_miguel

quinta jun 22, 2006 5:31 pm

finalmente a foto ta disponivel no meu album...digam de vossa justiça!
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta jun 23, 2006 3:06 pm

Estive a ver a fotografia e quanto à pelagem enquadra-se no estalão. Mas tenho que lhe fazer algumas críticas (espero que construtivas e que o levem a aprofundar mais o assunto) quanto aos motivos dados para usar o seu cão como reprodutor. Ora vejamos:
1. Quanto à perpetuação da raça _ não é um motivo válido já que é das raças mais numerosas.
2. O seu cão, não estando registado no LOP não é aceite como de raça pura, logo os cachorros não poderão ser considerados puros. Toda a gente sabe que a probabilidade de cães nestas condições serem abandonados é muito maior. O sr. e o dono da fêmea têm, à partida, donos responsáveis para todos (10-12 ou mais ainda) os cachorros?
3. Se o angelo_miguel não sabe uma coisa tão básica do estalão da raça como o tipo de pêlo que um pa deve ter, pressuponho que não tem a mínima idéia se o seu cão é um bom exemplar. Ora numa cruza o macho deve ser o melhor possível, um macho que já foi a concursos e foi premiado. A situação agrava-se se o dono da cadela também não está dentro do assunto.
4. Ambos os progenitores devem ter efectuado despistes às doenças mais comuns na raça.
Maria João
angelo_miguel

sábado jun 24, 2006 7:27 pm

obg pelo seu comentario....

a minha duvida no que diz respeito ao tamanho do pelo prende-se com o facto de vários livros afirmarem que os caes de pêlo comprido nao pertencerem ao standart da raça!
como pode ver pela foto tenho muito cuidado com o meu cao e como é obvio tambem me informei sobre a cadela e confirmei se os seus cuidados vetrinários " estavam em dia"
quanto ao registo nao posso fazer nada ate porque segundo sei os pais do cao teriam de estra registados e tanto quanto sei nao estão! a nao ser que existe algum teste genetico que funcione para esse sentido nao vejo que mais posso fazer!
quanto a possibilidade de abandono tenho de discordar...e claramente terei mt cuidado em entregar os cachorros a pessoas responsaveis e da minha confiança

quanto aos concuros..nao planeio nada disso para o meu cao! ele é a minha companhai , é um amigo e um excelente compnheiro...e no fim isso vale muito mais que uma fita azul
Paulerrimo
Membro Júnior
Registado: segunda mar 21, 2005 12:06 pm

quarta jun 28, 2006 8:33 pm

concordo plenamente com mjoaomarques, alem disso o cão enquadra-se nos padroes da raça. quantoa o cruzamento, se calhar nao é muito boa ideia, visto nao termos a certeza se é raça pura, poder dar para o torto...
SammySam
Membro Veterano
Registado: quinta mai 26, 2005 1:44 am

segunda jul 17, 2006 2:04 am

Pode dar para o torto sim senhor!
Pode vir ao mundo um criatura diabólica e impossivel de domar!

Tristes seres que nós somos.
SammySam
Membro Veterano
Registado: quinta mai 26, 2005 1:44 am

segunda jul 17, 2006 2:05 am

Pode dar para o torto sim senhor!
Pode vir ao mundo um criatura diabólica e impossivel de domar!

Tristes seres que nós somos.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo ago 13, 2006 2:40 pm

é pá, acho que deviamos ser todos criadores.... é só ter um cão, juntar com a cadela do vizinho e já está! degrada-se a raça, propagam-se as doenças genéticas, aumenta-se o numero de cães rafeiros no mundo.... é pá isto é mesmo giro... mesmo depois do que aconselham....

nestes ultimos dias já tive alguma discussões virtuais por causa deste assunto. quando eu quis cruzar o meu cão porque achava que era de raça, informei-me primeiro, e hoje JAMAIS o faria. sabia lá o que eram lops e pedigrees... sabia lá como estavam os canis...

este desabafo não é directamente ao sr, que postou, é geral para todos os que querem cruzar às três pancadas.... estou farta de explicar....
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
angelo_miguel

segunda ago 21, 2006 10:45 am

acho que percebi a sua ideia mas .....

como é que acha que novas raças apareçem? se nao atraves de cruzamesntos entre raças diferentes?

propagação de doenças? caso na saiba os rafeiros tem maior probablilidade resistência a doenças porque têm um fundo genético maior. se cruzarmos sempre animais da mesma raça acaba-se por obter um fundo genético muito limitado e muitas vezes com alelos recessivos que deternimam doenças graves.

tenho que concordar que de facto existem muitos caes em canis e que se calhar era uma boa ideia adoptar antes de criar

ah mais uma coisa , no meio de tantas respostas sobre o que eu nao devo fazrer ainda ninguem teve a gentileza de de me dizer como posso registar o meu cao como puro! ( a nao ser que estjam á espera que eu saiba se todos os seus antepassados estão registados ou não!)

quando vim a este site a procura de resposta pensei que as ia encontar afinal são é todos criadores de caes que preferem continuar o seu negócio!
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda ago 21, 2006 11:56 am

angelo_miguel Escreveu:ah mais uma coisa , no meio de tantas respostas sobre o que eu nao devo fazrer ainda ninguem teve a gentileza de de me dizer como posso registar o meu cao como puro! ( a nao ser que estjam á espera que eu saiba se todos os seus antepassados estão registados ou não!)
Claro que não, mas que grande disparate :roll:

Pssst, sabe o que é um cão de raça puro? E como é que se comprova que o é?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda ago 21, 2006 8:04 pm

angelo_miguel Escreveu: ...
quando vim a este site a procura de resposta pensei que as ia encontar afinal são é todos criadores de caes que preferem continuar o seu negócio!
Mas que outras dúvidas ficaram por esclarecer? Que eu saiba, a sua dúvida era acerca da pelagem do seu cão e essa foi-lhe respondida. Depois fiz-lhe algumas observações com a esperança que o angelo_miguel aprofundasse os seus conhecimentos sobre a raça e se apercebesse que para criar PA não basta sequer ter os cães registados. Em vez disso, prefere continuar na sua e ainda se zanga com quem tem opinião diferente?!

Penso que não lhe resta dúvidas que os cachorros nunca serão considerados puros porque para isso seria necessário que ambos os progenitores fossem registados no LOP mais correctamente em Livro de Origens (LO) reconhecido pela FCI. Se consultar o site do CPF poderá ficar mais elucidado.
http://www.cpc.pt/index/index.php

Se mesmo assim continuar com a sua decisão em criar cachorros, ao menos faça os possíveis para que as probabilidades que eles tenham a vir a sofrer doenças seja mínima. Lembre-se que muitos veterinários não sabem as doenças próprias de cada raça. Compete-lhe a si e ao dono da cadela, informarem-se sobre estas doenças e pedir ao veterinário para que efectue os respectivos despistes. As mais comuns são a displasia da anca e a radículo-mielopatia degenerativa crónica. Mas ocorrem muitas mais. As genéticas (só doenças sanguíneas são conhecidas pelo menos 5) são as relevantes para quem quer criar como deve ser.
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”