limpar orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Rapala
Membro Júnior
Registado: terça mar 20, 2007 7:19 pm

quinta jun 07, 2007 7:30 pm

Boas!
O meu PA tem 4 meses e já lhe passou a fase de morder dedos, mãos, calças, tudo o que viesse á boca, deixando-se acariciar e escovar nas calmas (adora as escovadelas, deixando-se sempre dormir enquanto o faço).
Porém...
Visto que as orelhas dele estão um nojo, hoje tentei limpar-lhe as ditas com um pedaço de algodão humedecido em água...e...tá quieto ó meu...nem pensar :evil: ...o cão teve um "retrocesso comportamental" voltando á fase de me morder os dedos...não deixou de modo algum que eu lhe limpasse as orelhas.
Existe algum produto (spray ou algo...) para lhe limpar as orelhas sem esfregar? Ou agarro o cão à bruta, fecho-lhe a boca e limpo-lhe as orelhas com ele a espernear :twisted: ?!! (talvez não seja boa ideia...).
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quinta jun 07, 2007 9:35 pm

Rapala Escreveu:Boas!
O meu PA tem 4 meses e já lhe passou a fase de morder dedos, mãos, calças, tudo o que viesse á boca, deixando-se acariciar e escovar nas calmas (adora as escovadelas, deixando-se sempre dormir enquanto o faço).
Porém...
Visto que as orelhas dele estão um nojo, hoje tentei limpar-lhe as ditas com um pedaço de algodão humedecido em água...e...tá quieto ó meu...nem pensar :evil: ...o cão teve um "retrocesso comportamental" voltando á fase de me morder os dedos...não deixou de modo algum que eu lhe limpasse as orelhas.
Existe algum produto (spray ou algo...) para lhe limpar as orelhas sem esfregar? Ou agarro o cão à bruta, fecho-lhe a boca e limpo-lhe as orelhas com ele a espernear :twisted: ?!! (talvez não seja boa ideia...).

As orelhas dos cães não se limpam com pedaço de algodão humedecido em agua! Mas sim com um pedaço de algodão humedecido em álcool, vai ver que é melhor e mais fácil para lhe retirar a sujidade e a cerra dos ouvidos. Para limpar os ouvidos do cão procure mantê-lo num recanto de duas paredes quando ele tiver calmo, pegue-lhe com uma das suas mãos numa das duas orelha a limpar de forma que o seu polegar fique apoiado transversalmente na parte interior da orelha, ficando os outros 4 dedos restantes também eles transversalmente e firmemente apoiados na outra parte exterior da orelha, uma vez a orelha bem segura introduza no interior do pavilhão auricular a limpar, o dedo indicador (da sua outra mão disponível) envolvido num pedaço de algodão apenas humedecido com álcool (o algodão embebido em álcool deve ser espremido antes de o introduzir no ouvido do cão de forma a que o álcool não escora para o interior do ouvido do animal). Assim uma vez introduzido o dedo indicador envolvido no algodão no interior do ouvido estando a orelha firmemente segura pela sua outra mão, você ira rodar o dito dedo indicador no interior do ouvido o mais fundo que conseguir e até onde lhe for permitido chegar sem forçar e sem magoar o ouvido e de modo a que o animal não se queixe no entanto não tenha medo de pressionar fortemente os dedos que seguram a orelha do animal se for caso disso e se o animal tentar libertar-se da prisão em que ele e a orelha estão submetidos. Tudo isto é feito e passa-se na maior calmaria e descontracção possível, consigo agachado, sentado em cima dos seus próprios calcanhares mantendo as suas pernas abertas em V estando você de frente voltada para o seu animal de forma a manter este encurralado com a ajuda das mesmas sem que este consiga fugir de entre das mesmas e do recanto deixado pela junção das duas paredes de uma das divisões da sua casa de onde você terá tido o cuidado de o colocar antes mesmo de iniciar a dita operação de limpeza dos ouvidos do cão.
Boa sorte vá com calma e vai ver que tudo se resolve!
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Peterche
Membro
Registado: domingo jun 17, 2007 11:25 am

"Cuca" - Gata europeu comum

quinta jul 12, 2007 11:12 pm

Bato palmas a este senhor!!! A linguagem empregue no documentário, e os promenores que são referidos, deixam-me bastante mais culto.

Graças a estes membros podemos apreender todos os dias em casa...

Obrigado daktari.

Cumprimentos
chavelha
Membro Júnior
Registado: quarta jul 11, 2007 9:56 am

sexta jul 13, 2007 12:45 am

Peterche Escreveu:Bato palmas a este senhor!!! A linguagem empregue no documentário, e os promenores que são referidos, deixam-me bastante mais culto.

Graças a estes membros podemos apreender todos os dias em casa...

Obrigado daktari.

Cumprimentos
Pois. É caso para agradecer a presença de uma pessoa tão informada neste forum e dizer:

"Este homem é um senhor!"
<p>Com cumprimentos genuinos como os caninos,</p>
<p>Carlos Freitas</p>
Peterche
Membro
Registado: domingo jun 17, 2007 11:25 am

"Cuca" - Gata europeu comum

segunda jul 16, 2007 11:37 pm

Tenho um pormenor a comentar, é que estou farto de tentar fazer como aqui está descrito, e não consigo lhe limpar as orelhas, pois ele não para quieto, e como não as quero partir tenho medo de fazer mais força.

É que ele ainda n passou a fase de morder tudo o que lhe apareçe à frente.
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quarta jul 18, 2007 12:08 pm

Dar um biscoito tb pode ajudar... ele assim entretem-se... e associa o acto ao biscoito...
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”