Cuidados de Higiene

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
ap3o
Registado: domingo jun 24, 2007 5:16 pm

quarta jun 27, 2007 2:11 pm

Tenho lido vários artigos sobre higiene do PA, tenho um com 2 meses e meio, e tenho algumas questões:
1) Banho de quanto em quanto tempo? Qual o shampoo e como secar?
2) Qual a marca de Pipeta?
3) Escovar dentes, quanto em quanto tempo qual o material a usar (pasta e escovas que usamos ou próprias para cães)?

São perguntas fundamentais para mim, Obrigado e Cumprimentos!!!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta jun 27, 2007 3:35 pm

1. Se o cão vive no exterior, banhos só quando fôr mesmo necessário, o que pode significar um banho por ano, ou menos. Uma escovagem diária mantém-lhes o pelo limpo. Em caso de resolver dar banho, um shampoo neutro é o mais correcto. Quanto à secagem pode escolher sempre o secador, ou aproveitar um dia de sol e deixá-lo secar em liberdade, naturalmente. Não devem ir para o canil sem estarem completamente secos.

Falamos de banhos " a sério", claro. Natação, à vontade, as vezes que queira (e o cão queira também...).

2. Há várias marcas disponíveis no mercado. Eu uso a Advocate, da Bayer.

3. A escovagem de dentes pode não se tornar necessária, se lhe der ossos para roer e utilizar brinquedos específicos para esse fim. O seu cão ainda não tem os dentes definitivos, no entanto está numa boa idade para o habituar à escovagem de dentes. Quanto a marcas não lhe posso ser útil, mas o vet ou em qualquer petshop lhe poderão indicar uma marca de qualidade.

José Carlos
mike1985
Membro
Registado: sexta abr 06, 2007 8:18 pm

quarta jun 27, 2007 4:49 pm

Siga os bons conselhos do sr.jcsousa, e tudo irá correr pelo melhor......

abraço Miguel Pereira
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quarta jun 27, 2007 5:54 pm

O José Carlos Sousa já lhe disse aqui praticamente tudo o que havia para dizer sobre os assuntos por si aqui expressos e motivados pelas suas duvidas. Por isso pouco ou quase nada resta para lhe dizer a não ser, explicar-lhe por que motivo o seu cão quase não necessita de banhos frequentes (entenda-se dados com um champô) para se manter mais ou menos limpo. Sendo que uma das razões é que os cães não transpiram pela pele logo o cheiro a cão que geralmente motiva a maioria dos donos em dar banho ao seu animal, não significa que ele esteja sujo. Pois os cães segregam a sua transpiração é pela boca mais bem dizendo pela língua e pelas pastas nos espaços interdigitais das mesmas assim como pelas almofadas destas. Assim sendo o cheiro a cão por nós geralmente pressentido deve-se ao facto dos cães em geral segregarem através de glândulas existentes na sua pele para o efeito, um óleo ou gordura que se espalha pelo seus corpos e no pêlo destes de forma a formar um película ou filme protector para a protecção dos ditos animais as intempéries do tempo tais com a chuva, o vento, o frio, e o calor. Ao darmos banhos frequentes ou não com champôs, estamos a remover-lhes a dita película de protecção e com isso enfraquecemos as defesas do animal as intempéries assim como o sistema imunitária de defesa da pele deste, sem que com isso o animal nos fique como tal procurávamos mais limpo. Geralmente o que acontece com os cães a quem acabamos de dar banho é estes rebolarem-se logo a seguir a este no chão ou nos primeiros charcos que estes encontram e até na própria trampa de quem sabe-se lá; a possa ter ali depositado. Pois pelo facto de não se dar banho a um cão não quer isto dizer que este não possa ser ou estar mais limpo duque outros a quem se lhes deu o famoso banho de limpeza. Tal como foi dito pelo José Carlos geralmente para se manter um cão minimamente limpo basta escova-lo regularmente podendo este até ser esfregado com um pano, um trapo ou até mesmo uma serapilheira feita de cordão que as há para o efeito. Já agora resta-me acrescentar-lhe que no cão a quem se lhes deu banho com champôs a dita película de protecção demora para cima de 3 meses a regenerar-se e a repor-se totalmente para a boa e completa impermeabilização da pele e pêlo do corpo do animal submetido a lavagem.

Quanto a questão dos dentes pode dar ossos ao seu cão para ele roer, pois estes iram ajudar na limpeza dos dentes do seu animal. Procure que os mesmos sejam preferencialmente de vitela ou vaca e da canela para estes não lascarem evitando-se assim hipotéticas oclusões intestinais que por vezes acontecessem quando se lhe dá outro tipo de ossos tais como os de frango por exemplo não sendo estes últimos indicados, devendo esses mesmos estarem totalmente proscritos da alimentação do cão.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
ap3o
Registado: domingo jun 24, 2007 5:16 pm

domingo jul 01, 2007 1:37 am

Agradeço a Ajuda têm sido impecaveis... este fórum dá uma grande ajuda!
Comentem os banhos recomendados por este criador:
Cães & Cia - E os banhos? Devem ser dados com qual freqüência?
Sampaio - Não sou a favor de dar muito banho nos exemplares da raça. O Pastor é um cão rústico, normalmente mantido com acesso a áreas externas e, portanto, exposto a variações climáticas.
A oleosidade natural da pele o protege, evitando a manifestação de problemas dermatológicos. O banho freqüente pode acabar retirando essa oleosidade, deixando-o desprotegido.
Na minha opinião, o banho deve ser dado o máximo uma vez por mês em cães que vivem em regiões quentes e uma vez por bimestre nos que vivem em regiões frias
Peterche
Membro
Registado: domingo jun 17, 2007 11:25 am

"Cuca" - Gata europeu comum

quinta jul 12, 2007 12:43 am

Pode pareçer desapropriado mas o que é uma pipeta? e para que serve?

Obrigado
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quinta jul 12, 2007 9:51 am

USAR SEMPRE COM INDICAÇÃO DA VET !!! Eu por exemplo não sabia que no verão se deve colocar de mês a mês por ser a época das carraças...

Eu uso pipetas (ampolas com um liquido desparasitante externo) da Frontline... Compro na farmacia...

Tem lá o peso e a quantidade que se deve administrar... é só levantar o pelo do cachaço e esguichar... evitar agua 2/3 dias depois... e ele lá fica protegido...

Na casota, como o nosso anda pela quinta, de 15 em 15 dias lavo a casota e tudo o que seja mantas e estrados onde ele esteja habitualmente, deixo secar tudo, depois esguicho bem com biokill veterinario (vende-se no modelo e continente), deixo secar e depois meto de volta no sitio...

É pratico... isto para a desparasitação externa, a interna vou sempre à VET.

Banhos... o nosso é mesmo na praia fluvial, até vai de cabeça... ele é maluco por água... nunca lhe dei banho com shampoo... quando ele se suja mais, com o pulverizador da mangueira disparo para o ar uma chuva miudinha, deixo-o curtir a agua e depois seco-o com uma toalha, deixo-o secar e passo a escova, fica pronto para sair :wink:

Escovar os dentes... a ração seca faz isso... ele ao roer os biscoitos está a limpar os dente... mesmo assim de mes a mes compro uma saca de dentalfresh... acho que é da pedigree... ele adora...
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jul 12, 2007 2:07 pm

Escovar os dentes... a ração seca faz isso... ele ao roer os biscoitos está a limpar os dente...
Só uma pequena correcção a esta frase do Ricardo: é precisamente ao contrário - a ração é uma das principais causa da existência de sarro. Para evitar ou retardar o mais possível o aparecimento de sarro o ideal é fazê-lo roer ossos, ou couro prensado existente nas petshops. Em última análise, a lavagem dos dentes pode ser necessária.
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

sexta jul 13, 2007 11:46 pm

Estamos sempre a aprender !!! :o

Obrigado :wink:
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”