quinta jul 12, 2007 10:07 am
Repetindo...
dava pano para mangas... mas 2 livros porreiros que comprei na fnac... o Pastor Alemão e o Treino do Pastor Alemão...
Assegurar-se que não apanha correntes de ar !!!
nao o assustar, NUNCA !!! Não lhe BATER, NUNCA !!! Ele agora é pequeno, deve ser socializado ao maximo, habituar-se a que os seus amigos cheguem a sua casa, entrem, lhe façam festas...
Entender que agora é pequeno, mas que daqui a 5 meses (idade do meu - 9 Meses) já ocupa o banco traseiro do carro todo... ex: deixa-lo ir para cima dos sofas, etc...
Desparisatação interna mensal e plano de vacinas... ir com ele regularmente ao veterinario para vigiar peso...
Habitua-lo a você a mexer na comida dele enquanto ele come tb é um bom principio... tipo, meter a comida na tigela, e depois ir la e dar-lhe à mão...
Dar umas voltas com ele de carro para perto... 5/6 km no maximo, para ele se habituar, comprar uma coleira de treino MAS igual a minha, tem um sistema de click que evita que lhe passe a coleira por cima das orelhas (o PA tem as cartilagens das orelhas a formar-se até ao 1 ano +/-, cuidado, nao lhe mexer muito nas orelhas)...
Habitua-lo a ir ate a esplanada tomar um cafe (levar 1 saco plastico para apanhar eventuais "descargas" para o chão, agua e uma pequena tigela, e um bocado de ração no bolso)...
Eu tenho um que fez agora 9 meses... um murcão, como lhe chamo, é muito meigo, inteligente (então para roubar costeletas... uiii uiii...), o PA é uma companhia, ele precisa de ser estimulado, brinquedos, qd trocar os dentes, o seu deve estar na altura, ele com as dores nas gengivas é capaz de perder um bocado o apetite... o meu aconteceu assim...
Ele reflete as suas reacções... ex: um foguete a estoirar, se você se assustar e ele sentir, ele assusta-se tb e aprende que deve reagir sempre assim... se pelo contrario você fizer de conta que não se passa nada e seguir... ele aprende a fazer o mesmo...
EU FALHEI !!! A PARTIR DOS 4 MESES DEVIA-O TER SOCIALIZADO COM OUTROS CAES, MAS DA IDADE DELE NAO CONHECIA NINGUEM E TIVE MEDO QUE ELE SE MAGOA-SE COM MAIS VELHOS... Resultado: Com 9 meses se vir um cão na rua desata a ladrar, mas com um NÃO bem firme e um pequeno esticão na trela ele senta-se e fica a olhar...
Mas há os amadores como eu que pretendem apenas usufruir da companhia de um murCÃO e há os Prós... é só procurar no youtube por german shepherd... Ex: o criador do max é treinador na equipa k9 da gnr... só tenho pena que na minha terriola não haja nada disto, senão com 9 meses ainda ia a tempo de lhe mostrar que os outros cães são amigos...
O treino com o tal livro é mais facil... para ensinar o basico... o Nao, o senta, o fica, o deita...
Recompensa... e nunca o habituar a nao ser como recompensa, o meu adora os markees da pedigree... sao uns biscoitos pequenos de frango...
Coleiras normais... zoomundo... eu comprei a normal e a de treino... normal, meto-a quando vem la alguem a casa... treino, na rua... é uma de estrangulamento... quanto mais ele puxar, mais lhe aperta o pescoço, pode parecer cruel, mas ele habitua-se rapidamente... e dá jeito... é que agora ele tem 4 meses, mas quando o meu via um cão na rua já ele com 7/8 meses, ele tinha uma potência a puxar... o que refiro as coleiras especiais é que não é preciso forçar por cima das orelhas... é só passar tipo cinto, so que em vez de ter uma fivela para apertar tem um sistema de aperto rapido, tipo click das mochilas, e já está, são segundos a meter a coleira, ele assim não tem tempo para refilar... ele ultimamente refila (mexe a cabeça para eu não a meter), mas eu sou mais casmurro que ele e nunca se pode deixa-lo levar avante as ideias dele... e la lhe dou de vez em quando um biscoito quando vou com a coleira e ele fica todo contente, é so mimo...
Chipar... VET !
O meu foi com 6 meses... é uma pequena agulha, é dar-lhe um biscoito, acalma-lo, umas festas... e já está... custa 25€.
LOP ja nao me lembro... mas o criador enviou-me um documento para eu o transferir para meu nome e depois registei-o... paguei cerca de 18€... ainda o fui registar à junta de freguesia e vou fazer um seguro... ja ha topicos com este assunto...