Coisas a saber no relacionamento com o meu PA!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Peterche
Membro
Registado: domingo jun 17, 2007 11:25 am

"Cuca" - Gata europeu comum

quinta jul 12, 2007 12:37 am

Vivas!
Tenho o meu PA à 4 meses, e tenho saido algumas vezes com ele (não tanto como gostava). Como sou novo nestas andanças à dicas que gostava que voçês mais experientes me dessem. Por exemplo:

Em termos de treino, quais aquelas coisas especiais que devemos fazer ao treinar o nosso cão?

Em termos de recompensa, à alguma comida (biscoito, ração especial, etc...) que os PA tenham uma paixão predilecta, de forma a estimular o treino?

Coleiras, quais as que voçês acham mais adequadas? Já ouvi falar aqui de coleiras normais e coleiras de treino, será que me podem esclarecer sobre isto?

Chipanço, Quando, onde e como devemos chipar o animal? Há algum sito especial para se efectuar tal coisa?

O que tenho de ter em posse para poder proceder ao registo do meu exemplar no LOP?

Sei que pode ser um pouco chato estas perguntas, mas de facto sou mesmo novo nisto, tambem niguem é obrigado a responder... hehehe :P

Desde já Obrigado

Cumprimentos
Pedro Martins
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quinta jul 12, 2007 10:07 am

Repetindo...

dava pano para mangas... mas 2 livros porreiros que comprei na fnac... o Pastor Alemão e o Treino do Pastor Alemão...

Assegurar-se que não apanha correntes de ar !!!
nao o assustar, NUNCA !!! Não lhe BATER, NUNCA !!! Ele agora é pequeno, deve ser socializado ao maximo, habituar-se a que os seus amigos cheguem a sua casa, entrem, lhe façam festas...
Entender que agora é pequeno, mas que daqui a 5 meses (idade do meu - 9 Meses) já ocupa o banco traseiro do carro todo... ex: deixa-lo ir para cima dos sofas, etc...

Desparisatação interna mensal e plano de vacinas... ir com ele regularmente ao veterinario para vigiar peso...
Habitua-lo a você a mexer na comida dele enquanto ele come tb é um bom principio... tipo, meter a comida na tigela, e depois ir la e dar-lhe à mão...

Dar umas voltas com ele de carro para perto... 5/6 km no maximo, para ele se habituar, comprar uma coleira de treino MAS igual a minha, tem um sistema de click que evita que lhe passe a coleira por cima das orelhas (o PA tem as cartilagens das orelhas a formar-se até ao 1 ano +/-, cuidado, nao lhe mexer muito nas orelhas)...

Habitua-lo a ir ate a esplanada tomar um cafe (levar 1 saco plastico para apanhar eventuais "descargas" para o chão, agua e uma pequena tigela, e um bocado de ração no bolso)...

Eu tenho um que fez agora 9 meses... um murcão, como lhe chamo, é muito meigo, inteligente (então para roubar costeletas... uiii uiii...), o PA é uma companhia, ele precisa de ser estimulado, brinquedos, qd trocar os dentes, o seu deve estar na altura, ele com as dores nas gengivas é capaz de perder um bocado o apetite... o meu aconteceu assim...

Ele reflete as suas reacções... ex: um foguete a estoirar, se você se assustar e ele sentir, ele assusta-se tb e aprende que deve reagir sempre assim... se pelo contrario você fizer de conta que não se passa nada e seguir... ele aprende a fazer o mesmo...

EU FALHEI !!! A PARTIR DOS 4 MESES DEVIA-O TER SOCIALIZADO COM OUTROS CAES, MAS DA IDADE DELE NAO CONHECIA NINGUEM E TIVE MEDO QUE ELE SE MAGOA-SE COM MAIS VELHOS... Resultado: Com 9 meses se vir um cão na rua desata a ladrar, mas com um NÃO bem firme e um pequeno esticão na trela ele senta-se e fica a olhar...

Mas há os amadores como eu que pretendem apenas usufruir da companhia de um murCÃO e há os Prós... é só procurar no youtube por german shepherd... Ex: o criador do max é treinador na equipa k9 da gnr... só tenho pena que na minha terriola não haja nada disto, senão com 9 meses ainda ia a tempo de lhe mostrar que os outros cães são amigos...

O treino com o tal livro é mais facil... para ensinar o basico... o Nao, o senta, o fica, o deita...

Recompensa... e nunca o habituar a nao ser como recompensa, o meu adora os markees da pedigree... sao uns biscoitos pequenos de frango...

Coleiras normais... zoomundo... eu comprei a normal e a de treino... normal, meto-a quando vem la alguem a casa... treino, na rua... é uma de estrangulamento... quanto mais ele puxar, mais lhe aperta o pescoço, pode parecer cruel, mas ele habitua-se rapidamente... e dá jeito... é que agora ele tem 4 meses, mas quando o meu via um cão na rua já ele com 7/8 meses, ele tinha uma potência a puxar... o que refiro as coleiras especiais é que não é preciso forçar por cima das orelhas... é só passar tipo cinto, so que em vez de ter uma fivela para apertar tem um sistema de aperto rapido, tipo click das mochilas, e já está, são segundos a meter a coleira, ele assim não tem tempo para refilar... ele ultimamente refila (mexe a cabeça para eu não a meter), mas eu sou mais casmurro que ele e nunca se pode deixa-lo levar avante as ideias dele... e la lhe dou de vez em quando um biscoito quando vou com a coleira e ele fica todo contente, é so mimo...

Chipar... VET !

O meu foi com 6 meses... é uma pequena agulha, é dar-lhe um biscoito, acalma-lo, umas festas... e já está... custa 25€.

LOP ja nao me lembro... mas o criador enviou-me um documento para eu o transferir para meu nome e depois registei-o... paguei cerca de 18€... ainda o fui registar à junta de freguesia e vou fazer um seguro... ja ha topicos com este assunto...
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jul 12, 2007 1:57 pm

Boas.

Por ordem:

1. Treino: comandos essenciais - vir à chamada, deitar e andar junto. Fundamental é mesmo a frequência de uma escola de treino, a não ser que tenha experiência no assunto. Um bom adestrador evita que cometa erros no treino do seu cão e sobretudo aprende você também a treinar o cão...

2. As recompensas podem ser: comida (cães glutões), voz e festas (cães muito apegados ao guia) ou brincadeira - churro ou bola (cães com marcado instinto de presa. É uma questão de ver qual é aquela que dá mais prazer ao cão.

3. coleiras - acho que a estranguladora é a mais eficaz, bloqueando os elos não estrangula. Conforme o caracter do cão há outros tipos de coleira que lhe podem ser aconselhadas numa escola de treino.

4. chip - já lhe foi respondido.

5. LOP - o criador a quem comprou o cachorro deve ter-lhe entregue o registo provisório, que é fundamental para fazer o registo definitivo após a chipagem. Sem esse documento nada feito.

Qualquer dúvida que tenha ( e vai ter muitas se é novato...) não hesite em perguntar.

Boa sorte

José Carlos
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jul 12, 2007 2:00 pm

repetida
Peterche
Membro

segunda jul 16, 2007 4:21 pm

Não sei também acontece com os outros, mas o meu PA tem uma particularidade especial, é que quando chego ao pé dele e já não o vejo à muito tempo, ele começa a fazer chi-chi... Não sei se isto acontece devido à emoção de nos ver ou se é outra coisa qualquer que eu não sei explicar.

Alguém sabe a razão certa?

Cumprimentos
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda jul 16, 2007 10:22 pm

É da excitaçao. as minhas cadelas, em pequenas, faziam o mesmo... depois passam a controlar-se.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Peterche
Membro

segunda jul 16, 2007 11:34 pm

Pois já calculava, mas de facto aquilo pareçe um despertador, mal eu me chego ao pé dele, sai descarga... e depois ainda mija à menina, ou seja, não alça a perna.

Eu já lhe disse...faz-te homem black! LOL
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”