tirem essa duvida pra mim ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
abefijo
Registado: quinta abr 05, 2007 5:53 pm

quinta abr 05, 2007 5:58 pm

:D :) Olá... :) :D

Quero saber, minha pastor alemão vai dar cria, estou pensando em ficar com um macho.... esse macho(q eh filho dela) se cruzar com ela , tem algum problema :?:
ou os filhotes deles irão nascer com defeitos :?:

:? :?: :? :?: :?
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quinta abr 05, 2007 6:37 pm

NÃO FAÇA ISSO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Os registos (LOP por exemplo) servem já para evitarmos este tipo de cruzamentos cosanguíneos !!!

Um cruzamento deve ser sempre efectuado por um casal com diferentes linhagens... daí a utilidade do Lop e por exemplo do site GSD database... para podermos verificar se os cães são de arvores genealogicas distintas.

Mas eu não sou criador... mas sei que é assim que a natureza se processa.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta abr 05, 2007 6:48 pm

ricardoliveira Escreveu:NÃO FAÇA ISSO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Os registos (LOP por exemplo) servem já para evitarmos este tipo de cruzamentos cosanguíneos !!!

Um cruzamento deve ser sempre efectuado por um casal com diferentes linhagens... daí a utilidade do Lop e por exemplo do site GSD database... para podermos verificar se os cães são de arvores genealogicas distintas.

Mas eu não sou criador... mas sei que é assim que a natureza se processa.
Olhe que não, olhe que não...

Podem-se fazer esses cruzamentos. Não há problema desde que o mesmo seja feito com responsabilidade e acima de tudo que se saiba o que se está a fazer, coisa que não me parece que seja o caso do abefijo.

Conselho: Não se ponha a brincar aos criadores sem ter o mínimo de conhecimentos.

Abraços e boa Páscoa.
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quinta abr 05, 2007 7:08 pm

Ok... retiro o que disse acima... mas não sei como será em termos de registo... será que aceitam um cruzamento deste tipo no Lop do animal ?
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 05, 2007 7:14 pm

ricardoliveira Escreveu:Ok... retiro o que disse acima... mas não sei como será em termos de registo... será que aceitam um cruzamento deste tipo no Lop do animal ?
Sim, aceitam :wink:

Veja aqui
http://labrador.retriever.free.fr/fiche ... 32&lang=fr

Abraços
abefijo

quinta abr 05, 2007 7:56 pm

vlw por me informarem, mas eu queria saber de outra coisa os filhotes irão nascer com algum problema?
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta abr 05, 2007 10:29 pm

Uma consanguinidade tão próxima fixará mais facilmente tanto as virtudes como os defeitos existentes nos pais. Daí que deva ser evitada (esta é a minha opinião...) ou praticada após um estudo consciencioso dos animais a cruzar, e isso é bastante complicado a não ser que se conheça muito bem essa linha de sangue.

Por alguma coisa a União Mundial dos Clubes de Pastor Alemão (WUSV) não permite aos seus associados consanguinidades tão próximas.
abefijo

quinta abr 05, 2007 11:18 pm

brigadão!!!

se alguem tiver algo mais para me informar...
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 06, 2007 2:19 pm

jcsousa Escreveu:Por alguma coisa a União Mundial dos Clubes de Pastor Alemão (WUSV) não permite aos seus associados consanguinidades tão próximas.
Olá jcsousa :wink:
Fiquei curioso de saber o porquê desta proibição!?
Este método de criação não é para qualquer um é certo, mas, proibir?
Tenho lido algumas coisas sobre a consanguinidade e o que tenho notado é que não aconselham a utilização frequente deste método, mas, daí a proibir...

Abraço
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta abr 06, 2007 3:45 pm

Olá, VítorN.

O máximo de consanguinidade permitido pela WUSV é 2-3 ou 3-2.

As razões invocadas na altura da proibição entrar em vigor não sei, mas penso que terão a ver com dois motivos essenciais:

- assegurar um mínimo de variedade genética na raça;
- evitar os malefícios de consanguinidades muito próximas e mal planeadas.

Pessoalmente concordo com esta normativa, embora pensando que poderia ainda ser mais exigente, no entanto parece-me um bom compromisso que permite, apesar de tudo e para quem seja adepto, pedigrees bastante fechados.

Encari o linebreeding (que já nem é de inbreeding que estamos a falar agora) como uma boa ferramenta ao dispôr dos criadores, mas pessoalmente vou mais por pedigrees bastante abertos. Mas neste caso como noutros trata-se apenas de uma opção pessoal - cada cabeça sua sentença.
chavelha
Membro Júnior
Registado: quarta jul 11, 2007 9:56 am

segunda jul 23, 2007 3:54 am

jcsousa Escreveu:
O máximo de consanguinidade permitido pela WUSV é 2-3 ou 3-2.
Caro José Carlos, com a sua habitual mestria, por favor explane o que quer dizer conceptualmente uma consaguinidade 2-3. E já agora uma 3-2.

Antecipadamente agradecido,
<p>Com cumprimentos genuinos como os caninos,</p>
<p>Carlos Freitas</p>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”