Displasia Coxo-Femural
Caros criadores. Tenho um Pastor Alemão com 6 meses de idade e apresenta a Displasia Coxo-Femural. Fui a um veterinário e ele me falou que existe uma cirurgia, a osteotomia tripla pélvica, que faz com que diminua a dor sentida pelo animal, mas não cura a doença. Gostaria de saber se alguem sabe sobre essa cirurgia. Se é aconselhável fazer e se algum Pastor Alemão já fez e o resultado. Obrigado.
Olá, Judson.
Para se diagnosticar displasia num cão é fundamental que o mesmo seja radiografado. Não sei se terá sido o caso.
De qualquer modo aconselhava que pedisse uma segunda opinião a um veterinário que tivesse traquejo com este tipo de problemas, e, em caso de se confirmar o diagnóstico (um rx mal tirado pode levar a conclusões erradas...) pedisse os seguintes esclarecimentos:
- se a displasia se manifesta só numa ou nas duas patas;
- qual o tipo de cirurgia adequada face ao estado da articulação e à idade do cachorro - hávárias técnicas cirúrgicas para corrigir o problema;
- qual a percentagem de sucesso e qualidade de vida futura que é razoável esperar depois da cirurgia.
Face a estas informações terá depois (caso se confirme realmente a displasia) que decidir sobre se vale a pena operar ou se será preferível abater o cachorro poupando-o a sofrimentos inúteis. Conheço cães que foram operados e que têm boa qualidade de vida e outros em que a operação não resolveu esse problema. Daí que o convenha que o vet tenha experiência nestes casos e que lhe ponha a situação o mais clara possível.
Ainda em caso de se confirmar a displasia, deve entrar em contacto com o criador onde comprou o cachorro e ver até que ponto é possível chegarem a um acordo - dar-lhe outro cachorro, devolver-lhe o dinheiro, comparticipar no custo da operação, etc.
Faço votos para que o diagnóstico não se confirme ou, em caso de confirmar-se, que possa ser corrigido com a operação.
Muito boa sorte.
José Carlos
Para se diagnosticar displasia num cão é fundamental que o mesmo seja radiografado. Não sei se terá sido o caso.
De qualquer modo aconselhava que pedisse uma segunda opinião a um veterinário que tivesse traquejo com este tipo de problemas, e, em caso de se confirmar o diagnóstico (um rx mal tirado pode levar a conclusões erradas...) pedisse os seguintes esclarecimentos:
- qual o tipo de cirurgia adequada face ao estado da articulação e à idade do cachorro - hávárias técnicas cirúrgicas para corrigir o problema;
- qual a percentagem de sucesso e qualidade de vida futura que é razoável esperar depois da cirurgia.
Face a estas informações terá depois (caso se confirme realmente a displasia) que decidir sobre se vale a pena operar ou se será preferível abater o cachorro poupando-o a sofrimentos inúteis. Conheço cães que foram operados e que têm boa qualidade de vida e outros em que a operação não resolveu esse problema. Daí que o convenha que o vet tenha experiência nestes casos e que lhe ponha a situação o mais clara possível.
Ainda em caso de se confirmar a displasia, deve entrar em contacto com o criador onde comprou o cachorro e ver até que ponto é possível chegarem a um acordo - dar-lhe outro cachorro, devolver-lhe o dinheiro, comparticipar no custo da operação, etc.
Faço votos para que o diagnóstico não se confirme ou, em caso de confirmar-se, que possa ser corrigido com a operação.
Muito boa sorte.
José Carlos
Na minha opinião parece-me ser um bocado precipitado pensar-se numa qualquer cirurgia para resolver problemas de displasia Coxo-femural num cão de 6 meses. Até porque este animal ainda se encontra em crescimento. Como tal nesta idade é um bocado prematuro tal como já lhe disse estar-se a especular sobre a necessidade de o submeter a uma cirurgia para paliar uma qualquer situação supostamente relacionada com o problema aqui referido. O grau de displasia do seu animal é assim tão grave que aos 6 meses este deva ser submetido a operações mesmo antes de este ter acabado de concluir a sua total formação óssea? Porque não aguardar mais uma meia dúzia de meses ou até mais e ai ver então o que dai adveio!? Não sou veterinário mas no entanto eu sugeria-lhe que aguarda-se mais algum tempo! A não ser que o cachorro já manifeste sinais de estar em grande sofrimento causado pela dita afecção. O que geralmente nem sequer é verdade, até mesmo com cães bastante afectados e de graus bastante avançados, os animais não revelam dor e muito menos queixas. Podendo muitos deles viverem por largos anos sem manifestarem quaisquer queixas ou dores relacionadas com o problema do qual eles parecem carecer radiologicamente. Muitas das vezes são mais os veterinários que querem ganhar dinheiro a custa do problema do que propriamente o facto de verdadeiramente existir a necessidade imperiosas de se ter de submeter um animal as intervenções por alguns deles sugeridas ou recomendadas. Eu se fosse a si tirava opiniões e pareceres com mais do que um vet. E só depois então é que tomaria uma decisão.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alemão - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Pois parece que tenho de ca voltar para ver se se toca na consciencia.
Por momentos assustei-me porque pensei que era mesmo o detentor do afixo a falar que era socio fundador do pacp e responsavel de reprodução o que para mim era puxar dos galões e utilizar de falta de etica para se autopromover.
Mas depois fui à pagina do afixo Vulpos Velox e reparei que essa parte não está lá escrita foi aqui escrita por alguem que se registou com o mesmo nome.
Da mesma forma se pode perceber que emprega termos como "todos os seus" em vez de "todos os meus" ou "todos os nossos" como esta na referida pagina, depois tambem temos "o mesmo é socio" em vez de "somos socios" ou "sou socio" e no inicio é que é fatal, o "tudo isto encontra-se escrito" não fica bem dentro do contexto, é forçado.
Se repararmos bem na forma de escrever dá para perceber quem é, e quem mais uma vez quer atingir, só é pena que o venha fazer no post de alguem que veio aqui pedir ajuda para um problema serio.
O que acabou de fazer é demonstrar o tipo de pessoa que é.
Por momentos assustei-me porque pensei que era mesmo o detentor do afixo a falar que era socio fundador do pacp e responsavel de reprodução o que para mim era puxar dos galões e utilizar de falta de etica para se autopromover.
Mas depois fui à pagina do afixo Vulpos Velox e reparei que essa parte não está lá escrita foi aqui escrita por alguem que se registou com o mesmo nome.
Da mesma forma se pode perceber que emprega termos como "todos os seus" em vez de "todos os meus" ou "todos os nossos" como esta na referida pagina, depois tambem temos "o mesmo é socio" em vez de "somos socios" ou "sou socio" e no inicio é que é fatal, o "tudo isto encontra-se escrito" não fica bem dentro do contexto, é forçado.
Se repararmos bem na forma de escrever dá para perceber quem é, e quem mais uma vez quer atingir, só é pena que o venha fazer no post de alguem que veio aqui pedir ajuda para um problema serio.
-
- Registado: quarta fev 21, 2007 6:06 pm
Daktari2 Escreveu:Pois parece que tenho de ca voltar para ver se se toca na consciencia.
Desde cedo, os proprietários de cães deixam-se guiar por um conjunto e crenças ou ideias preconcebidas que se propagam de boca em boca e que convém combater.
Trata-se de um hábito que certamente resulta muito cómodo, mas sem nenhuma relação em abono da verdade.
Trata-se de ideias muito difundidas em certos meios, apesar de que actualmente está bem estabelecido que é sumamente aconselhável dar-se lhes menos importância.
Muito destes comportamentos pretendem tal como no caso presente, que o homem seja como o cão. Deve mostrar força e coragem quando se trata de se defender. Nos concursos existe a tendência para querer colocar-se nas primeiras posições sem ter em conta o temperamento que o move e o caracteriza.
Muitas vezes o homem comete o erro de se valorizar tendo em conta em primeiro lugar a pigmentação da pele, o tipo, ou a estrutura, porque é a primeira imagem que recebe e o que primeiro vê é a cor.
Sem dúvida sacrifica qualidades em beneficio do temperamento que o caracteriza primordialmente, sem ter em conta a dignidade da própria moral, esquecendo-se que é esta a característica mais importante.
Desde que Von Stephanitz em 1899 escreveu o standard do Cão de Pastor Alemão poucas variações se introduziram e em todas sempre se teve atenção tanto aos caracteres físicos como psíquicos.
" O ser humano correspondente à essa imagem do standard do Pastor Alemão, tem de dar uma impressão de observador, de força natural, inteligência e agilidade em perfeito equilíbrio. No modo como se move e se comporta deve-se reconhecer facilmente. Fiel ao seu ambiente familiar e sobre tudo com as crianças e com os outros animais da casa, assim como indiferente com os estranhos, deve também saber atacar com entusiasmo se necessário, por outro lado ser também um companheiro de casa atento e sempre dócil.
Por possuir um grande temperamento deve ser obediente em todas as situações e cumprir com alegria o trabalho recomendado. Em resumo ter uma imagem de harmonia, de natural movimento e dignidade que inspira segurança."
E tal como se pode ler no Standard da raça do cão de Pastor Alemão o temperamento é uma das qualidades mais importantes que devemos exibir na hora de realizar as nossas próprias manias.
Pode lá voltar ao site para observar de onde tudo isto saiu!
Garanto-lhe que foi tudo retirado da sua querida pagina
Vulpos Velox
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Judson...tenha outra opinião
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Quero agradecer as respostas/opiniões de todos, com certeza será de grande importância para minha decisão. Como disse antes, levei o cão ao vet. e foi feito uma radiografia do local afetado, e segundo o vet, é uma displasia sim e está no 4º grau. Ele sugeriu uma cirurgia que retira a cabeça do femur e alivia a dor do cachorro. Por esse motivo foi que escrevi aqui nesse fórum para saber sobre a cirurgia se era necessário ou não. Mas, com a opinião de DAKTARI vou esperar mais alguns meses, pois o cão não apresenta sinais de sofrimento nem de dor, ele corre, brinca, faz tudo normal, apenas tem uma pequena dificuldade ao subir num local mais alto. Como ele tem apenas 6 meses de vida, concordo com DAKTARI que é muito cedo para se pensar em cirurgia. Obrigado.daktari Escreveu:Na minha opinião parece-me ser um bocado precipitado pensar-se numa qualquer cirurgia para resolver problemas de displasia Coxo-femural num cão de 6 meses. Até porque este animal ainda se encontra em crescimento. Como tal nesta idade é um bocado prematuro tal como já lhe disse estar-se a especular sobre a necessidade de o submeter a uma cirurgia para paliar uma qualquer situação supostamente relacionada com o problema aqui referido. O grau de displasia do seu animal é assim tão grave que aos 6 meses este deva ser submetido a operações mesmo antes de este ter acabado de concluir a sua total formação óssea? Porque não aguardar mais uma meia dúzia de meses ou até mais e ai ver então o que dai adveio!? Não sou veterinário mas no entanto eu sugeria-lhe que aguarda-se mais algum tempo! A não ser que o cachorro já manifeste sinais de estar em grande sofrimento causado pela dita afecção. O que geralmente nem sequer é verdade, até mesmo com cães bastante afectados e de graus bastante avançados, os animais não revelam dor e muito menos queixas. Podendo muitos deles viverem por largos anos sem manifestarem quaisquer queixas ou dores relacionadas com o problema do qual eles parecem carecer radiologicamente. Muitas das vezes são mais os veterinários que querem ganhar dinheiro a custa do problema do que propriamente o facto de verdadeiramente existir a necessidade imperiosas de se ter de submeter um animal as intervenções por alguns deles sugeridas ou recomendadas. Eu se fosse a si tirava opiniões e pareceres com mais do que um vet. E só depois então é que tomaria uma decisão.
Agradeço também a José Carlos. Foi feita uma radiografia do local afetado, e segundo o vet, é uma displasia sim e está no 4º grau. Ele sugeriu uma cirurgia que retira a cabeça do femur e que alivia a dor do cachorro. O cão não apresenta sinais de sofrimento nem de dor, ele corre, brinca, faz tudo normal, apenas tem uma pequena dificuldade ao subir num local mais alto. Obrigado.jcsousa Escreveu:Olá, Judson.
Muito boa sorte.
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
Boa Noite a Judson e a todos os foristas,
Uma segunda opinião é sempre o caminho certo.....
Peça uma terceira se for preciso!
De qualquer maneira Boa Sorte para o seu animal!
A Pato do canil fontedasbicas
Uma segunda opinião é sempre o caminho certo.....
Peça uma terceira se for preciso!
De qualquer maneira Boa Sorte para o seu animal!
A Pato do canil fontedasbicas
A raçao que o Judson usa contém ja estes suplementos?bife1 Escreveu:Entretento sugiro que lhe dê umas Pastilhas de Omicondro (é um suplemnto alimentar,sem contra indicações) para melhorar as cartilagens do Colo do Femur.
<p>Com cumprimentos genuinos como os caninos,</p>
<p>Carlos Freitas</p>
<p>Carlos Freitas</p>