A cauda do P. Alemão!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Xico5
Registado: quinta jul 12, 2007 9:08 pm

quarta ago 08, 2007 9:53 pm

olá boa noite caros senhores....

Caros foristas tenho vindo a reparar que o meu cão de 8 meses, ao andar coloca maioritariamente das vezes a ponta da cauda ligeiramente de lado, será isso normal? e isso terá tendência a ficar direita no futuro?
O que eu acho estranho é que por vezes ele anda com ela direitinha....

Em relação ao problema do dente devo dizer que aquilo foi ao sitio com o tempo..... e ficaram impecaveis...

Grato pela atenção Francisco
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta ago 09, 2007 9:34 am

Francisco, o que diz o standard da raça em relação à cauda é que, em repouso, deve cair em forma de sabre, sem desvios, e que em movimento ou em situação de atenção é apresentada mais alta, mas sem passar a horizontal.

Colocações da cauda acima da horizontal, formando um "gancho" sobre o dorso, ou desvios laterais da mesma são considerados defeitos, com tanto maior gravidade quanto mais acentuados são esses desvios.

Cumprimentos

José Carlos
Xico5
Registado: quinta jul 12, 2007 9:08 pm

quinta ago 09, 2007 8:28 pm

obrigado pela resposta....

Sr. Jose Carlos o cão quando está com a cauda em repouso ela faz esse efeito de sabre....
Agora quando ele a eleva tem tendência a descair a ponta da cauda para um dos lados mas não forma gancho....
Isso é considerado defeito?
Não corrige com o tempo...
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 09, 2007 9:15 pm

Idealmente o PA quando está excitado deveria elevar a cauda mantendo a forma de sabre mas mantendo-a no mesmo plano vertical, isto é, sem desvios laterais. Se os houver estamos na presença de um defeito, que poderá ser mínimo ou mais grave conforme a amplitude do desvio.

É difícil estar aqui a ajuizar sem ver, e também convém saber se desvia a cauda sempre para o mesmo lado.

Esses defeitos podem ser transmitidos pelos progenitores, acontecendo também aos cachorros quando têm uma cauda comprida e, para evitar arrastá-la, a encaracolam ou desviam lateralmente.

Se fôr genético não tem correcção, infelizmente. Mas também dificilmente encontrará um cão sem defeitos...

Cumprimentos

José Carlos
DoguesAnaval
Membro
Registado: sexta ago 03, 2007 8:26 am

quinta ago 09, 2007 9:18 pm

Já falou com seu vet ?
mike1985
Membro
Registado: sexta abr 06, 2007 8:18 pm

quinta ago 09, 2007 9:29 pm

Boas.....

Ora aqui está um assunto que me interessa....

Com o meu Átila passa-se a mesma coisa o gajo tem uma cauda enorme e se
ele a fosse a andar normalmente com ela em sabre arrastava no chão....
Mas eu conheço os pais do meu cão e eles têm a cauda como está no estalão... por isso ele quando ele ficar adulto deve-a pôr direita...
K lhe parece sr.Sousa?
Sr. Sousa você tem algum site do pastor alemão k a eu possa visitar?
Abraço a todos.....
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 09, 2007 9:36 pm

Viva.

Com o crescimento do cachorro, a desproporção da cauda em relação à altura costuma diluir-se. Pelo standard a cauda em repouso não deve passar além do meio do jarrete, em termos ideais.

Conheço criadores que nestes casos cortam aos cachorros o pelo da ponta da cauda.

Quanto a sites, se entrar no do Fonte das Bicas (postou há pouco neste forum) encontrará uma série de links para criadores de vários países.

Cumprimentos

José Carlos
mike1985
Membro

quinta ago 09, 2007 9:45 pm

Sr. Sousa o que é que vocês chamam de jarret?

Então é provavel que ele quando for adulto fique com a cauda direita?

Se for como os pais vai ficar pois são cães muito bons....
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

sexta ago 10, 2007 1:23 am

Xico5 Escreveu:olá boa noite caros senhores....

Caros foristas tenho vindo a reparar que o meu cão de 8 meses, ao andar coloca maioritariamente das vezes a ponta da cauda ligeiramente de lado, será isso normal? e isso terá tendência a ficar direita no futuro?
O que eu acho estranho é que por vezes ele anda com ela direitinha....

Em relação ao problema do dente devo dizer que aquilo foi ao sitio com o tempo..... e ficaram impecaveis...

Grato pela atenção Francisco
O que o jcsousa aqui lhe referiu e cito:
jcsousa Escreveu:Francisco, o que diz o standard da raça em relação à cauda é que, em repouso, deve cair em forma de sabre, sem desvios, e que em movimento ou em situação de atenção é apresentada mais alta, mas sem passar a horizontal.

Colocações da cauda acima da horizontal, formando um "gancho" sobre o dorso, ou desvios laterais da mesma são considerados defeitos, com tanto maior gravidade quanto mais acentuados são esses desvios.

Cumprimentos

José Carlos
……..é verdade e com isso eu aqui concordo plenamente com o que lhe foi dito.
No entanto acontece que por vezes e isto principalmente no caso dos pastores alemães, também é verdade notar-se que alguns deles passados alguns meses após o seu nascimento comecem a desviar a cauda lateralmente sem que anteriormente estes o tivessem até ai feito. Pois isso deve-se ao facto de estes terem caudas muito compridas e felpudas, e no terminal dessas mesmas caudas, muito delas terem muitas das vezes e geralmente na maioria dos cães, um ligeiro tufo de pêlos demasiadamente compridos e sobressaliente destas e dos restantes pelos. Sendo que desse mesmo tufo se lhes deva de aparar e reduzir com uma tesoura, os pêlos dois quais se verifique o excessivo comprimento de forma que desses citados pêlos e tufos não seja provocado ou criado uma qualquer electricidade estática para os cães manifestamente em causa, podendo efectivamente haver ou acontecer descargas de electricidade estática aquando dos momentos em que as ditas pontas de pêlo destes existentes, na extremidade das citas caudas, possam rosar pelo chão nos momentos em que o cão permanece parado e de cauda virada para o chão e com isso poder dar-se então e assim a dita electricidade. Pois acontece que, com o passar do tempo, alguns destes cães possam ganhar então o hábito de desviar lateralmente as suas caudas para um dos dois lados com vista a acabarem com o que lhes advém de desagradável e isto pelo facto da electricidade estática lhes poder por vezes causar alguma sensação de desagrado. Sendo que a cauda é para o cão o que o leme é para o barco. Pois a cauda funciona como um leme no cão equilibrando-o ou direccionando-o durante a movimentação deste, e aquando das mudanças de direcção do mesmo.
Experimente cortar o tal pelo em excesso na cauda do seu animal. Talvez ainda vá a tempo e isso possa resultar. Todavia não lhe estou aqui a dizer ou garantir que seja este o caso do seu animal até porque eu nem sequer vi o seu animal para dele, eu isso lhe poder avaliar ou garantir. Mas o facto é que também não lhe vai custar nada experimentar, pois também não vai estragar mais e por isso o seu bichinho.
PS: cuidado que também não lhe estou aqui a garantir no caso de ser por via do tal tufo que o seu animal vá agora endireitar a cauda, pois não sei se ainda ira a tempo disso visto que se for disso, já se haverá disso então certamente passado algum tempo desde o inicio dos sintomas que possam ter sido então pelo seu cão iniciados, e consoante então o tempo decorrido, as situações e os casos de cada um os mesmos possam disso já não serem recuperáveis. No entanto tente na custa nada e diga algo.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
AsiulAvlis
Registado: terça abr 03, 2007 12:58 am

sexta ago 10, 2007 1:41 pm

oi pessoal
desculpem estar-me a intrometer mas sei realmente algo acerca do assunto.
o meu PA quando era cachorrinho começou realmente a desenvolver mais rapidamente o crescimento da cauda do que o do resto do corpo.
na realidade a cauda arrastava os pelitos da ponta no chão, mas agora e conforme ele foi crescendo isso deixou de se verificar, tem realmente cauda comprida e farta mas nem arrasta nem se desvia da sua posiçao correcta.
Vais-me desculpar a franqueza, mas ja tive varios cães e sou conhecedora de raças, e tanto quanto sei, além de que pode realmente ser um problema de ele se sentir mal devido ao comprimento e por isso pôr a cauda ligeiramente de lado, pode também ser um problema mais grave que nunca vai ter resoluçao:

Será que o teu cão tem pedrigee??
é que eu estou a par de casos em que os pais do cachorrinho sao apresentados como caes realmente fantasticos, nao sendo na realidade os verdadeiros progenitores. Por vezes pessoas que têm cadelas PA verificam que ela está prenha, e após o nascimento dos cachorros verificam que eles até sairam de acordo com os estereótipos da raça e procuram um macho para apresentar a potenciais compradores como o progenitor quando na realidade nao o é.

Já aconteceu isso a varias pessoas que conheço e veio-se a verificar que na realidade o cao nao tinha pedrigee e daí advir os problemas relacionados tanto com o tamanho do cao(que nao corresponde ao normal na raça) tanto com o problema de caudas desviadas,( o que se reparares acontece na maioria dos cães raçados), por vezes tambem acontece de os progenitores serem realmente os verdadeiros e de apresentarem os estereotipos ideais mas (mesmo sem o respectivo dono saber) terem em ascendencia um cao sem 100 por cento de pedrigee o que nas geraçoes adventicias se pode denunciar, como por exemplo uma cauda desviada da sua posiçao normal.

Espero ter ajudado
Cumprimentos Ana
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 10, 2007 2:11 pm

o que é que vocês chamam de jarret?
Jarrete ou curvilhão é a parte da pata posterior que está mais próxima do chão, entre as almofadas e a primeira articulação da pata (desculpe lá, mas não se me ocorre uma definição mais clara... mas pode sempre ver numa foto de PA)
mike1985
Membro

domingo ago 12, 2007 8:30 pm

obrigado pela ajuda pessoal...

Sim o meu cão tem pedigree .... foi comprado a pessoas amigas....
Inclusive o meu cão já participou numa prova do pacp, à qual eu fui ver com ele, e pessoas conhecedoras da raça falaram comigo para participar e eu sem saber muito bem o que ia fazer acabei por participar e obter um bom resultado....

Abraço a todos
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”