A alimentação

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
WUSV
Membro Veterano
Mensagens: 489
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

quarta ago 15, 2007 1:06 am

Alimentação
Não se esqueça jamais de deixar água fresca em abundância.
Qualquer que seja o tipo de alimento, jamais o deve deixar na vasilha por mais de 30 minutos. Se a alimentação for caseira, estragará naturalmente. Se manufacturada, a saliva deixada pelo animal sobre o alimento ao mordiscá-lo dá início a um processo de deterioração do alimento. Procedendo assim você evita que com o alimento exposto, aves se aproveitem e se deliciem com restos ou farelos presentes, e tragam doenças como piolhos e também bactérias transmitidas pelas fezes.
Para um planeamento adequado da alimentação, é importante entender as fases do desenvolvimento do seu animal.
O período de crescimento é o estágio mais importante na vida de um cão. Ele determina a natureza do futuro adulto, o seu tamanho, a forma e o aspecto bem proporcionados. Para um desenvolvimento correcto, o cachorro necessita de uma dieta que leva em conta suas necessidades nutricionais.
Quatro grupos principais podem ser distinguidos em termos de tamanho e peso em um cão adulto:
- cães pequenos (peso adulto até 10 kg)
- cães médios (peso adulto entre 11 e 25 kg)
- cães grandes (peso adulto entre 26 e 44 kg)
- cães gigantes (peso adulto com mais de 45 kg)
Os cachorros pertencentes a cada grupo possuem padrões de crescimento diferenciados. Na maioria das raças, a duração do período de crescimento varia de 8 meses para cachorros de raça pequena, 12 meses para cães de raça média, 15 a 18 meses para cães grandes e 24 meses para os gigantes.
A quantidade diária de refeições também obedece a uma regra:
- até 3 meses: 3 a 4 refeições por dia;
- de 3 a 6 meses: 3 refeições por dia;
- de 6 meses a 1 ano: 2 refeições por dia;
- após 1 ano: 1 refeição por dia.
Para satisfazer as necessidades nutricionais do seu cão, ou você opta por comidas feitas em casa ou por alimentos manufacturados prontos a comer – a venda em formas seca ou enlatada. Sobre a comida feita em casa, existem 2 aspectos a serem observados: a dificuldade em se preparar alimentos com proporções nutricionais adequadas, e o tempo necessário para a sua preparação. Já os alimentos manufacturados são completos, balanceados e possuem os nutrientes que seu cachorro (ou adulto) necessita, nas variadas fases da sua vida. Porém, estão sujeitos a regras de segurança alimentar similares àquelas impostas na alimentação humana.
A qualidade das matérias-primas utilizadas e o controle no processo de manufactura resultam em alimentos com alta digestibilidade e com uma alta precisão nutricional. Daí a grande variação de opções e preços que encontramos nesses produtos.
Ao resolver mudar de alimento, faça uma mudança gradativa, proporcionando que a substituição do alimento se complete em aproximadamente 7 dias, e nunca de um dia para o outro. Você proporcionará ao seu cão um maior tempo de adaptabilidade ao novo alimento e evitará problemas gástricos e diarreias. No caso dos alimentos manufacturados (rações), observe a sua composição (nutricional e eventuais corantes), sua indicação (para filhotes ou adultos, raças grandes ou pequenas) e quantidade de consumo diário. Algumas pessoas oferecem uma ração de boa qualidade para seu animal, porém se esquecem de observar que o tamanho do grão da ração deve ser proporcional ao da boca do animal. Por exemplo, oferecem a um cão de raça pequena uma qualquer ração (mesmo que de boa qualidade) com grãos grandes, a qual seria mais destinada a cães de porte médio, grande ou gigante. O cão comerá, mas é desconfortável para ele, e pode ainda gerar complicações bucais, digestivas e provocar engasgos.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”