PA cruzamentos?? puros ou não??

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quarta set 12, 2007 7:06 pm

XANAKIKA Escreveu:poderá entretanto acontecer que as coisas mudem. Os huskys que tivessem olhos azuis também foram em tempos considerados não puros de raça, e agora já se admitem, tanto de olhos azuis como castanhos.
Fugindo um pouco á questão do pêlo. A minha P.A. tem LOP, mas também tem displasia na anca. Corrijam-me se estiver mal informada, mas não existe uma qualquer "regra" que impede que haja procriação entre animais com esta doença. Toma reforços de 6 em 6 meses e até anda muito bem, tendo em conta a idade e grau de displasia. Mas outros há que simplesmente não terão a mesma sorte, e as dores são terríveis, que eu sei :( . poderá existir um contorno dos criadores a essa "regra", tratando-se de uma entidade ( Clube Português de Canicultura ) credível? Prefiro pensar que estou mal informada, que se calhar estou mesmo. :!:
É verdade que em Portugal (isto até a bem pouco tempo a esta parte) vale tudo menos tirar olhos. Agora também é verdade que em matéria de displasia o controle e despiste tem sido feito e exigido nos países onde existe um clube de raça membro da WUSV. Sendo este controle praxe e o apanágio desses clubes filiados a WUSV assim como dos seus sócios. Pois este controle e rastreio é condição obrigatória para os ditos clubes que seguem as regras da WUSV e para quem quer criar Pastor Alemão com o devido reconhecimento dessas mesmas entidades. Assim sendo o apto para cria só é outorgado a cães que comprovem a sua isenção dentre dos 3 graus admissíveis que são os seguintes: A Normal (Totalmente Normal) - A Fast-Normal (Quase Normal) – A Noch Zugelassen (Aceitável ou Todavia Permitido). Abaixo destes parâmetros nenhuma procriação é oficialmente reconhecida ou aceite dos cães que manifesta a dita displasia, como tal eles vedada qualquer hipóteses na obtenção do apto de cria por mais bonitos e melhores que sejam os seus fénotipos e os seus caracteres. Melhor ainda os cães com manifesta displasia oficialmente comprovada e declarada, também eles não são aceites em provas de trabalhos ou em Exposições concursos organizados pelos clubes membros da WUSV. Pois como vê a igual semelhança com os cães de pêlo comprido, os cães displasicos também eles acabam penalizado por serem portadores da dita afecção e tara contrariamente ao que você aqui me pareceu querer acreditar. Eu pessoalmente acho bem que assim seja, senão não vejo porque motivo alguns de nós criadores haveríamos de escrever nos nossos anúncios publicitários destinados a venda de alguns dos nossos produtos os seguintes termos: criação criteriosa – criação seleccionada – criação controlada. Tal apelação só é possível ser feita e ser por todos nós tida como valida quando existem meios ou documentos que a sustentam ou a comprovem e que assim se possa verificar através da dita documentação oficial a veracidade dos factos aquando destes ou sobre estes a gente criadores possamos ser interrogados se não de pouco ou nada nos serviria estarmos a publicar a falar ou a dizer que seleccionamos se depois uma vez chegada a hora da verdade nada temos sobre o qual nos possamos apoiar para tal coisa confirmar ou comprovar.
Numa canicultura levada a seria como a da WUSV não a grandes margens para dúvidas, burlas ou falcatruas assim como para desvios contrariamente ao que muitos por vezes acreditam ser possível, até bem pelo contrário, cada vez mais de ano para ano o controle a pureza da raça vai se estreitando e acaba rosando a perfeição. Veja que actualmente na Alemanha é exigido de um qualquer reprodutor da raça que ostente: um documento de registo as origens oficial pertencente ou emitido por países oficialmente filiado e reconhecido junto da WUSV, uma identificação do animal que conste da dita documentação e no animal ao mesmo tempo, testes de DNA, uma comprovada isenção de displasia tanto da anca como do cotevelo, testes de carácter ou provas de trabalho assim como um exame de boa conformidade ao estalão que comprove também ele a boa aptidão a procriação do animal tal como por exemplo o Körung (KkL1 ou KkL2).
Como vê actualmente não é Pastor Alemão na plena ascensão da palavra um qualquer cão que nós queremos que seja. E acreditem ou não com o decorrer dos anos e do tempo as coisas irão acabar por se estender aos demais países que na WUSV se queiram manter. Sendo que Portugal esta neste momento segundo sei filiado e reconhecido provisoriamente na WUSV até novas ordens e isto a aguardar quem sabe a sua filiação definitiva mas para tal o clube e todos nós temos pela frente um longo caminho a percorrer. Vamos ver se lá chegaremos! Para já as coisas parecem estarem mais ou menos encaminhadas agora resta-nos fazer com que a WUSV de nós se acredite.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
daktari
Membro Veterano

quarta set 12, 2007 7:10 pm

jmag1983 Escreveu:desde já, obrigada a todos pelos esclarecimentos dados!!!
Mas mesmo assim, sinto-me revoltada....aliás, estamos em Portugal.....e um pastor alemão de pelo comprido com LOP não ser considerado puro é um bocadinho ridiculo....não tem lógica!!!
Mas de qualquer das formas não deixo de pensar que isto não passa de modas e mais uma politiquice....posso estar errada.....mas porque é que passaram a aceitar PA brancos em exposições!?!?!?
O PA branco não esta reconhecido como tal mas sim como Pastor Suíço. Aliás acho que o Fontedasbicas também ele já lhe tinha feito a dita observação.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta set 12, 2007 7:26 pm

Gostaria de deixar aqui a minha opinião sobre os simpáticos peludos.

Pessoalmente são cães que bastante aprecio, quer pela sua maior imponência, quer pelo facto de, sendo à partida maiores que os irmãos de ninhada, nos jogos de guerra conseguem um maior número de vitórias, pelo que se tornam, regra geral, portadores de um carácter mais forte.

Pelo que acima referi, é muito frequente verem-se peludos com boas prestações nos campos de trabalho desportivo e até, como alguém já disse, no desempenho de funções de cães-polícias ou de busca ou salvamento.

Considera-se oficialmente defeito grave, não o pelo comprido, mas a ausência de subpelo que a ele está associada quase sempre. Sem essa protectora "camisola interior" o cão não estará tão resistente aos rigores climáticos. Num clima temperado como o nosso, tal defeito não será impeditivo de boas prestações, mas em climas agrestes é, realmente, um handicap para os peludos...

Para mim, são PAs puros com direito a LOP, apenas portadores de um defeito desqualificante, como poderiam ser displásicos ou com grandes manchas brancas na pelagem, medrosos, enfim, com qualquer desvio excessivo a lguma das características fixadas no estalão, que é por onde quem cria se deve guiar.

Logo, devendo os defeitos graves ser erradicados, seria um erro utilizarmos os peludos na reprodução, pois as possibilidades de reproduzirem peludos aumentaria.

Neste âmbito os clubes de raça (no nosso caso o PACP) agem correctamente ao não permitirem que um peludo reproduza, tal como o fazem com um cão displásico ou com um cão medroso (pelo menos em teoria, mas esta discussão dava pano para mangas).

Resumindo: mesmo com cães de pelo normal, é frequente nascerem cachorros de pelo comprido; estes são tão PAs como os seus irmãos, têm apenas um defeito que os impossibilita de participar em exposições (curiosamente não em provas de RCI); têm por norma um carácter forte; merecem todo o carinho dos seus donos; e não devem suer utilizados na reprodução.

Cumprimentos

José Carlos
daktari
Membro Veterano

quarta set 12, 2007 7:35 pm

fontedasbicas Escreveu:Boa Tarde a todos os foristas....

jmag1983:

"Porque é que uma cria filha de pais puros, pode não vir ser considerada pura??? Mas no entanto, ao pedido do respectivo LOP, este é-lhe atribuido??? Um bocadinho contraditório, não?? "
- Concordo que haja alguma contradição.... Mas posso-lhe dizer que não é só em Portugal.... é na Alemanha, país de origem, é na Espanha, vizinha..... Aqui, e contráriamente ao que diz, até pelo RCEPPA são tatuados cachorros que toda a gente sabe que vão dar cães adultos de pêlo comprido!

Para finalizar, acho que há incapacidade de verificação de ninhadas por parte do CPC, havendo ao mesmo tempo, se calhar interesses económicos em registar todos os cães..... etc......
Os cachorros são todos eles tatuados, até os supostos peludos por uma boa razão, é que por vezes alguns destes cachorros que aparentemente parecem ser peludos enquanto cachorros acabam mais tarde uma vez adultos sendo de pêlo normal. Pois nem todos os cachorros peludas a nascença ficam peludos uma vez adultos como tal todos eles são tatuados e registados com pedigrees provisórios ( no caso da França que passa a definitivo uma vez que o animal consiga passar com aproveitamento no exame de confirmação obrigatório para o efeito) ou definitivos onde mais tarde a estes se irá juntar o exame de Korüng (caso da Alemanha) ou os carimbos de apto para a cria ( no caso Espanhol e não só) .
Pois como vêem um pedigree só por si não vale grande coisa caso este depois não venha a ser devidamente completado ou firmado com uns quantos carimbos oficiais dos diversos exames e provas que os comprovam os apoiam e os sustentam.
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
mike1985
Membro
Registado: sexta abr 06, 2007 8:18 pm

sexta set 14, 2007 8:41 am

BOM dia amigos....

Está assim tão dificil para entender que os pastores alemães de pêlo comprido são tão puros quanto os outros..... e á muitas pessoas que quando pensam em comprar um pastor alemão de pensam num pêlo comprido.......... e outra coisa desde quando ser bonito é defeito?
Como pessoas mais entendidas devem saber o gene do pêlo comprido está intrinseco na raça, assim sendo a sempre uma pequena probablidade de aparecer um numa determinada ninhada.....

Agora eu pergunto a quem faz criação......

Sr. criadores nas vossas ninhadas nunca aparecem pêlos compridos?
E o que lhes fazem!! não os registão? ou dizem ás pessoas este é puro pois vai ter o pêlo curto mas aquele é irmão da mesma ninhada mas vai ter o pêlo comprido é rafeiro não presta.... não acredito k façam isso!!!!!

Eu acho que as meninas têm razão.... apesar de as regras assim não o ditarem.....

Abraço a todos Miguel Pereira....
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta set 14, 2007 9:40 am

Bom Dia a todos os foristas,

Miguel:
O conceito de pureza de raça, quer queiramos quer não, mede-se pelo facto de estar ou não, dentro de estalão! Há uma regra(estalão) e deve ser cumprida. O conceito de beleza(pêlo comprido) é subjectivo.... e ainda bem!

É verdade que numa ninhada, há quase sempre a probabilidade, de aparecerem uns "peludos"..... terão LOP como os irmãos, mas no meu caso, no acto da venda, explica-se ao comprador....... não dá para exposições..... não dá para a criação......

Posso dizer até que para mim, e aliás como já foi salientado, quer por mim, quer pelo JCSousa, os exemplares de pêlo comprido, são "mais" aptos ao trabalho, sendo bastante utilizados em por exemplo,"busca e salvamento"...... são morfológicamente mais fortes e de temperamento mais "activo".....além disso, quem não se interessa por exposições, e só quer um cão de companhia, considera o pêlo comprido..... mais bonito e "fofinho", como dizem.....

Sei que há uma tendência para alargar o estalão aos "peludos", mas até lá.....
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
mike1985
Membro
Registado: sexta abr 06, 2007 8:18 pm

sexta set 14, 2007 11:17 am

Olá amigos mais uma vez.....

Sr. Antonio está a ver como as coisas explicads de uma forma mais poderada são melhor aceites por todos......

A sua atitude em relação aos peludos k possam surgir numa ninhada é a mais sensata e correcta...
Em relação ao alargamento do estalão para os peludos acho k é muito justo.... e aí sim esses peludos hiperativos cheios de vitalidade e força vão dar cartas acredito eu....

Agora nunca podem ser considerados rafeiros sem valor....
daktari
Membro Veterano

sexta set 14, 2007 4:41 pm

mike1985 Escreveu:BOM dia amigos....

Está assim tão dificil para entender que os pastores alemães de pêlo comprido são tão puros quanto os outros..... e á muitas pessoas que quando pensam em comprar um pastor alemão de pensam num pêlo comprido.......... e outra coisa desde quando ser bonito é defeito?
Como pessoas mais entendidas devem saber o gene do pêlo comprido está intrinseco na raça, assim sendo a sempre uma pequena probablidade de aparecer um numa determinada ninhada.....

Agora eu pergunto a quem faz criação......

Sr. criadores nas vossas ninhadas nunca aparecem pêlos compridos?
E o que lhes fazem!! não os registão? ou dizem ás pessoas este é puro pois vai ter o pêlo curto mas aquele é irmão da mesma ninhada mas vai ter o pêlo comprido é rafeiro não presta.... não acredito k façam isso!!!!!

Eu acho que as meninas têm razão.... apesar de as regras assim não o ditarem.....

Abraço a todos Miguel Pereira....

A percentagem de cachorros peludos oriundos de país com pelo normal é geralmente extremamente baixa tanto assim que a mesma se possa considerar quase nula. No entanto é verdade que de algumas linhas de sangue possam surgir um ou outro cachorro peludo de tempos a tempo. No meu caso pessoal e quando isso do cachorro ser peludo acontece eu advirto o comprador para tal facto e para a possibilidade de este ser defeituoso ( o que é bastante raro, sendo que nem sequer me lembro de haver vivido uma tal situação e que a mesma me tenha acontecido de tão rara que esta tem sido por tão raramente me nascerem cachorros peludos) o cachorro em questão é oferecido e retenho-lhe o registo na minha posse, isto quando há certezas de que este ira ficar peludo como é obvio. Quando não há certezas de que o cachorro irá ficar peludo então o mesmo é vendido por uma soma bastante inferior aos demais irmão da ninhada tidos como normais, sendo esta soma por vezes e na maioria dos casos irrisória quase simbólica. O documento de registo do animal então concernido é então entregue a pessoa que pagou algum dinheiro pelo cão sob a reserva de que eu só lhe irei assinar a respectiva cedência e transferência de propriedade no dito documento mais tarde quando o cachorro ostentar definitivamente a sua verdadeira pelagem dentro do padrão tido como normal e com a qual ele irá ficar. Sendo que ao proceder assim estou a vedar ao futuro dono a possibilidade de este poder utilizar o animal para fins que possam não lhe ser de todo adequados, tais como expôs, reprodução etc…..
Se porventura se verificar que o animal assim concernido ficou uma vez adulto de pelagem normal relativamente ao seu comprimento então e se for caso disso, sendo que o dono terá de tal facto manifestar o desejo assino a cedência ou a transferência de propriedade mediante um acréscimo em dinheiro correspondente ao que foi quebrado pelo demais irmãos da ninhada que estavam na altura das suas comercializações normais. O que a mim parece me justo, visto o cachorro ter então confirmado não ser defeituoso na característica de pêlo comprido como eventualmente se havia suspeitado dele.
Geralmente costumo proceder de igual forma com umas outras quantas taras graves tais como as seguintes que passo a enumerar: prognatismo pouco acentuado visível durante a existência da dentição de leite do cachorro, retrognatismo (em idem situação a do prognatismo), monorquidios ou criptoquidios na fase dos 2 meses de idade do cachorro (podendo um ou outro cachorro não revelar logo nessa tenra idade a existência de um dos dois testículos ou até mesmo dos dois, ficando este assim com tudo e com isso a aguardar pelos 4 ou 5 meses para que não haja duvidas sobre a inexistência dos ditos testículos).
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
QuantumVArminius
Membro Júnior
Registado: quinta jan 11, 2007 2:39 pm

sexta set 14, 2007 5:10 pm

daktari Escreveu:
XANAKIKA Escreveu: :!:
É verdade que em Portugal (isto até a bem pouco tempo a esta parte) vale tudo menos tirar olhos. .
No meu caso pessoal e quando isso do cachorro ser peludo acontece eu advirto o comprador para tal facto e para a possibilidade de este ser defeituoso ( o que é bastante raro, sendo que nem sequer me lembro de haver vivido uma tal situação e que a mesma me tenha acontecido de tão rara que esta tem sido por tão raramente me nascerem cachorros peludos) o cachorro em questão é oferecido e retenho-lhe o registo na minha posse, isto quando há certezas de que este ira ficar peludo como é obvio. Quando não há certezas de que o cachorro irá ficar peludo então o mesmo é vendido por uma soma bastante inferior aos demais irmão da ninhada tidos como normais, sendo esta soma por vezes e na maioria dos casos irrisória quase simbólica.
parabens senhor daktari o senhor e perfeito. muitos parabens quem o nao conhecer ate pensa que e verdade e os outros??????
daktari
Membro Veterano

sexta set 14, 2007 8:54 pm

QuantumVArminius Escreveu:
daktari Escreveu:
XANAKIKA Escreveu: :!:
É verdade que em Portugal (isto até a bem pouco tempo a esta parte) vale tudo menos tirar olhos. .
No meu caso pessoal e quando isso do cachorro ser peludo acontece eu advirto o comprador para tal facto e para a possibilidade de este ser defeituoso ( o que é bastante raro, sendo que nem sequer me lembro de haver vivido uma tal situação e que a mesma me tenha acontecido de tão rara que esta tem sido por tão raramente me nascerem cachorros peludos) o cachorro em questão é oferecido e retenho-lhe o registo na minha posse, isto quando há certezas de que este ira ficar peludo como é obvio. Quando não há certezas de que o cachorro irá ficar peludo então o mesmo é vendido por uma soma bastante inferior aos demais irmão da ninhada tidos como normais, sendo esta soma por vezes e na maioria dos casos irrisória quase simbólica.
parabens senhor daktari o senhor e perfeito. muitos parabens quem o nao conhecer ate pensa que e verdade e os outros??????
Você por exemplo pelo que aqui escreve não me conhece seguramente. Mas fique descansado que também não tenciono perder muito do meu tempo precioso tempo com quem só aqui vem e aparece para criticar os outros de forma barata e fortuita, sem nada que o sustente e que o prove. Antes mesmo de vir para aqui dizer mal de quem você nada sabe tenha pelo menos a coragem de o fazer com a devida identificação de quem você é verdadeiramente e não ao abrigo de um nickname criado unicamente para o efeito. E já agora seja mais explícito no que diz e diga de que outros a sua pessoa se quer referir! É que sinceramente mesmo que eu lhe quisesse responder não sei do que quererá aqui a sua pessoa falar! A muito que venho aqui a arca tecer os meu comentários, e a muito que sou alvo de criticas, de calunias e judiações por quem mal me conhece tal como parece ser o seu caso. No entanto quando tenho alguma coisa a dizer a quem quer que seja faço-o tal como sempre o fiz a descoberta com a minha verdadeira identidade e não como um cobarde tal como você aqui tem vindo a demonstrar que é a coberta de um nome a quem você muito fica a dever. É que do Quantum V Arminius todos nós conhece-mos a verdadeira identidade e os seus gloriosos feitos, sabemos tratar-se de um belo exemplar da raça, que por sinal foi auselese da siegerschau Alemã, que o mesmo sabe morder quando é necessário e como isso prova e mostra não ser cobarde, agora da sua pessoa que utiliza o nome do citado animal já não podemos dizer o mesmo, não que você não possa também você ser um grandessíssimo animal e besta, pois disso acho que não nos restam duvidas (pois basta-nos rever e ler as suas pouca intervenções daqui da arca para nos certificar-mos disso), mas sim pela sua falta de carácter e mostra de cobardia ao nem sequer revelar a sua verdadeira identidade quando procura raivosamente e mordazmente atingir traiçoeiramente de uma forma vil e ordinária de quem você nem sequer merece que lhe respondesse de tão baixo que você aqui se mostra. Tão baixo que se eu não tomar cuidado ainda estou sujeito a espezinha-lo e a passar-lhe por cima sem mesmo me aperceber da sua presença ou da sua existência. Já agora cresça e apareça!
PS: já agora veja se sossega o facho (procure ganhar a devida maturidade que lhe falta para colmatar as suas inexperiências) e vá mas é cuidar da cachorrita afectada de prognatismo que adquiriu do Quantum v Arminius na Alemanha, sendo que aqui eu até possa estar certo quanto a minha suposição de quem você é ou possa ser na realidade!
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Pastoreiro
Membro Júnior
Registado: sábado dez 09, 2006 8:07 pm

sexta set 14, 2007 9:38 pm

Peço desculpa mas não me parece muito correcta essa situação da venda dos cachorros de pelo comprido. Ora vejamos o comprador primeiro é informado que aquele exemplar não tem um valor tão alto e não lhe dá o pedigree e depois mais tarde vai verificar se o cachorro é realmente de pelo comprido ou não para lhe pedir o restante do dinheiro.
Para que quer o sr. LOP's de cães que não tem, para evitar que criem?
Para isso deveria dar baixa dos LOP's no CPC porque ficar com eles tambem não e forma correcta de fazer as coisas.

Quanto ao nascimento de pelos compridos nas ninhadas é a coisa mais normal de acontecer, mesmo na Alemanha com toda a selecção feita, os auseleses tem filhos de pelo comprido.
QuantumVArminius
Membro Júnior
Registado: quinta jan 11, 2007 2:39 pm

sábado set 15, 2007 11:37 am

senhor vitor eu não venho para aqui para falar mal de si ou de outros, venho dar a minha opinião assim como faz o seu amigo WUSV entre outros nicks que o senhor usa :wink:

agora não venha aqui dizer que não se lembra de ter tido caes peludos, o Zamp dá cachorros peludos e os seus não :?: :?:
cinoalves
Membro
Registado: quarta dez 01, 2004 6:55 pm

sábado set 15, 2007 1:58 pm

A pureza de um cão além de se avaliar pela sua linha genética avalia-se pelo seu temperamento e comportamento.

Ora isto é o que falta nos cães destes criadores que defendem o estalão .

se fossem fazer testes de caracter chumbavam todos.

por isso onde está a moral para falar de cães puros.
Última edição por cinoalves em domingo set 16, 2007 2:52 pm, editado 1 vez no total.
Pastoreiro
Membro Júnior
Registado: sábado dez 09, 2006 8:07 pm

sábado set 15, 2007 2:23 pm

Ora ai esta uma grande observação.

Se tivermos atenção ao que se faz na Alemanha as caracteristicas de caracter e temperamento não estão separadas das caracteristicas morfologicas no momento da avaliação dos exemplares.

E é isto que não se faz em Portugal os criadores esquecem-se de selecionar os cães pelo caracter tambem como qualquer outra caracteristica a ter em conta.

Inclusivamente existe um grande numero de casos de exemplares que vão fazer as provas de trabalho fora do pais voltam com elas averbadas e quando chega o momento de participar em uma simples monografica não sabem sequer andar ao lado do dono sem trela deixando os donos aterrorizados com a hipotese de serem avaliados dessa forma por um juiz o que lá fora é perfeitamente normal.

Ora se isto acontece alguma coisa esta mal nas provas de trabalho desses cães.

As coisas só vão mudar se formos rigorosos no cumprimento das regras, doa a quem doer.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado set 15, 2007 2:27 pm

cinoalves Escreveu:A pureza de um cão além de se avaliar pela sua linha genética avalia-se pelo sem temperamento e comportamento.

Ora isto é o que falta nos cães destes criadores que defendem o estalão .

se fossem fazer testes de caracter chumbavam todos.

por isso onde está a moral para falar de cães puros.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra...

Defender o estalão é o dever de todos os criadores, seja de trabalho ou seja de estrutura.

No estalão há meia dúzia de linhas que dizem tudo sobre o que deve ser o carácter de um PA. Resta apenas cumprir o estalão, quer no que se refere ao temperamento, quer no que se refere à anatomia.

Acho incorrecto que diga que "chumbavam todos", a não ser que os conheça realmente todos.

Este tipo de afirmações radicais é que envenenam as discussões. É a mesma coisa que se eu dissesse que todos os cães de trabalho são uns autênticos charutos (coisa que não faço porque tenho um mínimo de educação - além disso não é verdade).
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”