O que fazer, minha PA não come!!!
-
- Registado: terça ago 14, 2007 11:55 pm
Pessoal, tudo bem? Sou novo no fórum e novo também com a raça PA, tinha um boxer, mas morreu de cançer e agora estou começando a criar uma PA, estou apaixonado pela inteligência dessa raça, mas ao mesmo tempo tenho encontrado algumas dificuldade!
Já peguei ela com 1ano e 3meses, ela não foi acostumada a comer raçao pura, sempre misturada com alguma coisa, mas desde que peguei ela, se boto ração e arroz ela só come o arroz, cozinhei uns ossos e boto o caldo por cima de ração e ela também não come, não sei o que faço. O que vocês sugerem?
Quais técnicas vocês utilizam? Já li num tópico que também é uma boa moer a ração!! O antigo dono disse que ela gostava da Champ da nestlé, também tenho em casa dog chow, mas também não come...não sei o que faço...
Já peguei ela com 1ano e 3meses, ela não foi acostumada a comer raçao pura, sempre misturada com alguma coisa, mas desde que peguei ela, se boto ração e arroz ela só come o arroz, cozinhei uns ossos e boto o caldo por cima de ração e ela também não come, não sei o que faço. O que vocês sugerem?
Quais técnicas vocês utilizam? Já li num tópico que também é uma boa moer a ração!! O antigo dono disse que ela gostava da Champ da nestlé, também tenho em casa dog chow, mas também não come...não sei o que faço...
Experimente fazer o seguinte:
1. escolha uma boa ração
2. marque um horário para alimentar a cadela
3. coloque-lhe a ração no horário certo e dê-llhe 10 minutospara comer
4. se ao fim dos 10 minutos não tiver comido, retire-lhe a ração e só volte a dar-lha no horário da refeição seguinte.
Este foi o método que utilizei com os meus, em 2 ou 3 dias costuma funcionar.
É claro que convém saber antes se não haverá algum problema de saúde com a cadela.
Outra hipótese é misturar algo saboroso com a ração (pedaços de frango cozido, ração de lata, etc) e a pouco e pouco ir pondo menos frango e mais ração. Mas é importante manter o horário fixo para as refeições e os 10/15 minutos de tempo para ela as comer. Nunca deixe a ração à disposição dela mais do que esse tempo.
Cumprimentos
José Carlos
1. escolha uma boa ração
2. marque um horário para alimentar a cadela
3. coloque-lhe a ração no horário certo e dê-llhe 10 minutospara comer
4. se ao fim dos 10 minutos não tiver comido, retire-lhe a ração e só volte a dar-lha no horário da refeição seguinte.
Este foi o método que utilizei com os meus, em 2 ou 3 dias costuma funcionar.
É claro que convém saber antes se não haverá algum problema de saúde com a cadela.
Outra hipótese é misturar algo saboroso com a ração (pedaços de frango cozido, ração de lata, etc) e a pouco e pouco ir pondo menos frango e mais ração. Mas é importante manter o horário fixo para as refeições e os 10/15 minutos de tempo para ela as comer. Nunca deixe a ração à disposição dela mais do que esse tempo.
Cumprimentos
José Carlos
-
Jcsousa, tudo bem? Obrigado pelo retorno!
Tchê, quanto tempo eles podem ficar sem comer?
Cachorro tem dessas, eu não gosto de uma ou outra?
Eu até misturo um arroz, mas mesmo assim ela não come a ração, acho que vou levá-la num veterinário para ver como ela está.
Se alguém tiver outra técnica, por favor, poste no fórum.
Tchê, quanto tempo eles podem ficar sem comer?
Cachorro tem dessas, eu não gosto de uma ou outra?
Eu até misturo um arroz, mas mesmo assim ela não come a ração, acho que vou levá-la num veterinário para ver como ela está.
Se alguém tiver outra técnica, por favor, poste no fórum.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm
Este topico ja foi discutido no passado...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=45157
e convem ver se esta mais ou menos dentro do peso...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=43776
Hasta la vista !
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=45157
e convem ver se esta mais ou menos dentro do peso...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=43776
Hasta la vista !
-
Agora a PA está comecando a comer melhor, eu moi a ração dela, em grãos bem pequenos e um pouco de farelo da ração, estou molhando sempre e misturando uma pequena parte de ração enlatada. Ela tem comido no horário esbalecido.
Alguém já fez isso, moer a ração e molhar, será que pode dar algum problema?
Alguém já fez isso, moer a ração e molhar, será que pode dar algum problema?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm
eu fazia isso, moía e molhava por exemplo no caldo que fica quando so faz canja de galinha... a ração é dura como pedra, o meu agora com 10m se eu lhe der só ração fica a olhar tipo "Come-a tu!"... quero é xixa...
Nos damos arroz, ração misturada com o arroz meio húmido... pedaços cozidos frango com arroz e "restos"... nada de molhos, comida esolhida, tipo batata e etc que fique na travessa... e ele devora... mas ração só seca... nada disso...
adora os pedigree tubos e os markees... e os ossos de roer da friskies e dentarask...
de vez em quando nao faz mal dar-lhe um mimo destes e ele adora... mas antes ensinar o senta ou algo do genero e so depois dele fazer é que se dá a recompensa.
Nos damos arroz, ração misturada com o arroz meio húmido... pedaços cozidos frango com arroz e "restos"... nada de molhos, comida esolhida, tipo batata e etc que fique na travessa... e ele devora... mas ração só seca... nada disso...
adora os pedigree tubos e os markees... e os ossos de roer da friskies e dentarask...
de vez em quando nao faz mal dar-lhe um mimo destes e ele adora... mas antes ensinar o senta ou algo do genero e so depois dele fazer é que se dá a recompensa.
Sr. Ricardo Oliveira aproveitar os restos que sobram da mesma e dar aos nossos cães não é boa politica, mesmo que esses sejam escolhidos e sem molhos! Por exemplo a bata mesmo cozida não é de se administrar a um cão! Por outro lado saiba que as rações só são tidas e consideradas equilibradas e completas se não houver adição ou de outros produtos ou substancias mesmo que alimentícias.ricardoliveira Escreveu:eu fazia isso, moía e molhava por exemplo no caldo que fica quando so faz canja de galinha... a ração é dura como pedra, o meu agora com 10m se eu lhe der só ração fica a olhar tipo "Come-a tu!"... quero é xixa...
Desculpe a observação sendo que o senhor é livre de dar ao seu bichano o que bem entender como é óbvio, agora se acredita que seja a melhor forma de o alimentar, engano o seu, e dizer-se que isso seja correcto muito menos. Saiba que o animal não deve de servir de caixote do lixo lá da casa e a alimentação dita caseira nem sempre é a melhor, até bem pelo contrário. Pois a rações quando de qualidade garantem-nos o justo equilíbrio necessário para o bem-estar animal, para a sua saúde e desenvolvimento, se a estas não lhes adicionar-mos de uma forma empírica e desregulada outros componentes como é obvio. Por outro lado saiba que os cães não necessitam de varia a ementa para conservarem o seu bom apetite e para que estas lhes sejam proveitosas, bem pelo contrário a administração repetida, diária e quotidiana de uma boa ração de qualidade só pode trazer vantagens para o seu animal. Espero que reveja as suas teorias alimentícias fornecidas ao seu bichano para o bem deste e para o seu próprio mais tarde. Nó entanto se assim o não entender força continue pois é isso, um direito que lhe assiste, mas depois também não se admire se lhe surgirem alguns problemazitos com o bichano.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alemão - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Sr vitor esta certo que a comida caseira nao e sufeciente. Agora, porque ja nao se faz de comer como antigamente, mas nenhum cao morre disso, quando era criança o meu pai tinha uma PA de raça pura com lop e tudo mais, chegou a ganhar 2 premios, e no entanto nunca chegou a saber o que era uma raçao. Sempre comeu os ditos restos, teve 2 ninhadas e morreu com 14 anos ( nossos) de velhise. Eu neste momento tenho um PA mas francamente nunca quiz saber de lops ect, adoro a raça pelo que ela nao e preciso certificado para ver se o meu cao e de raça ou raçado, por acaso nao lhe dou restos pois ele come muito bem a raçao seca nem preciso de a molhar, alias se fizer isso ele nao a come, mas se tivesse de lhe dar os ditos restos para ele comer dava-lhe sem pensar 2 vezes, so necessitaria de alguns cuidados com os restos que lhe dava. Falaria com o veterinario para lhe fazer uma boa dieta caseira. Desculpe pela sinceridade mas eu acho que da mesma maneira que os animais se tem de habituar aos donos, nos (donos) tambem devemos fazer o mesmo. Se o cao do outro sr gosta da comida caseira faça-lhe a vontado com a condiçao de ver com o veterinario o que deve e nao deve dar. abraços a todos
A alimentação caseira é sempre uma alimentação malabarista, por mais que se tente que esta seja equilibrada para o animal. A não ser que se tenha em casa um mini laboratório para se proceder ao estudo nas devidas proporções de cada um dos ingredientes e componentes dos alimentos que a compõem. Sem esquecer que teríamos de ser também nutricionistas especializados na alimentação canina para o conseguir. Eu não quer com isto dizer que não se possa alimentar um cão a partir de uma alimentação caseira tal como o seu paizinho parece ter feito antigamente, sendo que isso terá sido certamente no tempo em que não havia outra forma de o poder fazer e em que muitos dos cães assim alimentados eram na sua grande maioria deficitários em grande parte das características que dos mesmos se pretendia que as ostentassem. E isto muitas das vezes por falta da boa alimentação que melhor lhes convinha. Actualmente na alimentação e criação de cães e não só, quase ninguém para não dizer mesmo ninguém, se pode dar ao luxo de andar a brincar aos nutricionistas e a perder tempo com tais patranhas malabaristas, onde o cão acaba sendo o único prejudicado. Por outro lado e disto você tem razão: se optarmos pela alimentação caseira a mesma não ira certamente matar o bichano a não ser que a mesma seja mesmo exageradamente deficitária e desequilibrada. Há exemplo da afirmação por mim aqui depositada dou-lhe o seguinte exemplo: outrora houve e existiram criadores que alimentavam os seus cães exclusivamente com cabeças de frango cozidas adicionadas da famosa trinca de arroz branco. Cabeças de frango essas que nem sequer se lhes retiravam os bicos e as penas, pois tudo isso era tido como boa comida para os animais que destas dieta se refastelavam. Escusado é dizer-lhe que tal alimentação não era seguramente da melhor qualidade para o animal, no entanto esses mesmos criadores garantiam que era! O que não minha opinião não me parece a mim que isso seja bem verdade, pois veja-se que se considerarmos que talvez a mesma se pudesse considerar até rica em cálcio por dos ossos essa dieta ser essencialmente compostas assim como dos miolos estes ricos em fósforo também ele necessário na alimentação do cão, no entanto a mesma acaba aqui na minha opinião por pecar pela sua escassez em proteína animal visto desta pouco ou quase nada existir (até porque as cabeças de frango não são lá muito abundantes em carne ou dos músculos que a compõem e por isso a dita dieta na minha opinião se mostra deficitária). Espero que entenda desta vez o porquê de eu afirmar que não se deva ter uma alimentação caseira como sendo a melhor solução para a alimentação de um animal como o cão. Exemplos do que eu aqui lhe afirmo não faltam é só rebuscarmos um pouco a nossa mente para que dos mesmos se lhes retire as devidas elações, e por isso não me vou disso alargar muito mais até para não me tornar disso fastidioso.goodangel Escreveu:Sr vitor esta certo que a comida caseira nao e sufeciente. Agora, porque ja nao se faz de comer como antigamente, mas nenhum cao morre disso, quando era criança o meu pai tinha uma PA de raça pura com lop e tudo mais, chegou a ganhar 2 premios, e no entanto nunca chegou a saber o que era uma raçao. Sempre comeu os ditos restos, teve 2 ninhadas e morreu com 14 anos ( nossos) de velhise. Eu neste momento tenho um PA mas francamente nunca quiz saber de lops ect, adoro a raça pelo que ela nao e preciso certificado para ver se o meu cao e de raça ou raçado, por acaso nao lhe dou restos pois ele come muito bem a raçao seca nem preciso de a molhar, alias se fizer isso ele nao a come, mas se tivesse de lhe dar os ditos restos para ele comer dava-lhe sem pensar 2 vezes, so necessitaria de alguns cuidados com os restos que lhe dava. Falaria com o veterinario para lhe fazer uma boa dieta caseira. Desculpe pela sinceridade mas eu acho que da mesma maneira que os animais se tem de habituar aos donos, nos (donos) tambem devemos fazer o mesmo. Se o cao do outro sr gosta da comida caseira faça-lhe a vontado com a condiçao de ver com o veterinario o que deve e nao deve dar. abraços a todos
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alemão - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Como sabem há uma corrente de opinião, que vem ganhando cada vez mais força, que é a de alimentar os cães de forma natural, o mais parecida possível à alimentação que têm os canídeos selvagens. Inserem-se nesta corrente de opinião as dietas BARF e RAW FOOD, e algumas marcas de ração tendem a aproximar-se desta filosofia, designadamente optando pela congelação ou prensagem a frio das carnes componentes, eliminando assim o processo de extrusão normalmente utilizado pelas várias marcas de ração.
A questão do equilíbrio de nutrientes na ração é, quanto a mim, uma falsa questão - não me parece absolutamente necessário conseguir esse equilíbrio em CADA refeição, mas ao longo de várias refeições, ao fim e ao cabo como acontece nos humanos.
Uma coisa parece certa: o sistema digestivo do cão parece permanecer praticamente igual ao do lobo, portanto perfeitamente preparado para a digestão de alimentos crus e não para a digestão de alimentos cozinhados, entre os quais se encontram obviamente as várias rações...
É certo que alimentar os cães com comida natural implica alguns conhecimentos sobre a nutrição dos canídeos, a fim de evitar desequilíbrios graves na dieta, mas é um exagero dizer que teríamos que ser nutricionistas com laboratório em casa para o fazer...
Já alimentei com BARF os meus cães durante alguns meses, com bons resultados, simplesmente é um tipo de alimentação que requer bastante trabalho. A ração é muito mais cómoda para os donos e garante, como foi dito, um equilíbrio de nutrientes adequado.
Cumprimentos
José Carlos
A questão do equilíbrio de nutrientes na ração é, quanto a mim, uma falsa questão - não me parece absolutamente necessário conseguir esse equilíbrio em CADA refeição, mas ao longo de várias refeições, ao fim e ao cabo como acontece nos humanos.
Uma coisa parece certa: o sistema digestivo do cão parece permanecer praticamente igual ao do lobo, portanto perfeitamente preparado para a digestão de alimentos crus e não para a digestão de alimentos cozinhados, entre os quais se encontram obviamente as várias rações...
É certo que alimentar os cães com comida natural implica alguns conhecimentos sobre a nutrição dos canídeos, a fim de evitar desequilíbrios graves na dieta, mas é um exagero dizer que teríamos que ser nutricionistas com laboratório em casa para o fazer...
Já alimentei com BARF os meus cães durante alguns meses, com bons resultados, simplesmente é um tipo de alimentação que requer bastante trabalho. A ração é muito mais cómoda para os donos e garante, como foi dito, um equilíbrio de nutrientes adequado.
Cumprimentos
José Carlos
E por isso nos humanos existem os exageros que dão no que dão não é verdade?jcsousa Escreveu:
Muitos de nós sofremos de colesterol, de diabetes e de muitos outros problemas é porque certamente fizemos e tivemos uma alimentação e umas dietas equilibradas quotidianas em cada refeição e ao longo de varias refeições!?
Meu caro jcsousa saiba que não há dieta e refeições mais desequilibradas e desajustadas as necessidades fisiológicas de um ser vivo do que as que nós humanos geralmente temos e fazemos só porque as mesmas nos sabem melhor! E por isso com o passar dos anos dessas mesmas acabamos por padecer, e olhe que não sou eu que lhe venho aqui afirmar tais factos, mas são sim os estudos e os dados científicos e médicos dos cientistas dos médicos que destes fizeram os estudos e que têm destes os conhecimentos que lhes permitem afirmar tais factos.
Concordo consigo no facto do sistema digestivo do cão parece permanecer praticamente igual ao do lobo, já com o restante da sua afirmação eu não posso concordar inteiramente consigo em virtude de eu achar e pelo facto de eu saber que os lobos assim como uma grande maioria de predadores carnívoros a semelhança deste não ingerem os alimentos totalmente crus como o senhor aqui parece acreditar. Pois os lobos comem preferencialmente e em primeira-mão as partes onde se encontram as vísceras das suas presas. Estamos a falar de nutrientes já em grande parte pré-digeridos ou “cozinhados” pelos sucos gástricos dos animais que os ingeriram e que deles se alimentavam (isto para o caso dos herbívoros e não só). Por outro lado os lobos nas maiorias das vezes alimentam-se de pequenos roedores já cadáveres e em estado de decomposição e quando isso não acontece esses mesmos lobos levam as suas presas ou arrancam-lhes (se as presas ou cadáveres forem muito grandes) pedaços de carne que ingerem e que a posterior acabam por regurgita-los enterrando estes por algum tempo para depois então destes eles se alimentarem uma vez desenterrados e em estado de perfeita decomposição. Pois como vê senhor José Carlos Sousa os lobos de um modo geral tem um processo de cozinhados pelo qual comem e ingerem os nutrientes e os alimentos de que necessitam contrariamente ao que você aqui parece querer acreditar.jcsousa Escreveu: Uma coisa parece certa: o sistema digestivo do cão parece permanecer praticamente igual ao do lobo, portanto perfeitamente preparado para a digestão de alimentos crus e não para a digestão de alimentos cozinhados, entre os quais se encontram obviamente as várias rações...
E como tal eu prefiro acreditar que os nossos cães também eles estejam preparados a semelhança dos seus primos lobos para a digestão de alimentos cozinhados, entre os quais se encontram obviamente as várias rações….
Mas todavia cada um deve de acreditar no que melhor achar e mais acreditar como é óbvio! E eu pessoalmente prefiro acreditar na alimentação cozinhada das várias rações industriais completas concebidas para o efeito. Até porque as rações são maioritariamente equilibradas e estas já fizeram as suas provas e têm provas dadas desde a várias décadas a está parte, contrariamente a algumas inovações tidas por uma ou outra entidade do momento mais ou menos ajuizadas no assunto e que procuram que deles se lhes acredite.
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
1. Todos os nutricionistas aconselham uma alimentação o mais variada possível, como forma de preencher as necessidades de nutrientes não numa única refeição mas ao longo de várias. Não sendo este tópico sobre alimentação humana, digo-lhe no entanto que muitas das doenças relacionadas com a má alimentação se devem apenas a consumos excessivos de sal, gorduras, açucares e proteinas animais e não ao facto de se praticar uma dieta o mais variada possivel.
2.
Na mesma ordem de ideias também verifica que parte das vísceras de que se alimentam os lobos (rins, figado,pulmões, etc) não contêm vegetais no seu interior, sendo portanto consumidas cruas. O mesmo se passa com os músculos e ossos das presas, também consumidos crus.
Já por exemplo, em tempos de escassez de recursos, os lobos podem sobreviver, como animais oportunistas, alimentando-se de frutos secos, também crus...
3. Os casos de regurgitação e de enterrar alimentos devem-se, fundamentalmente no primeiro caso à alimentação de cachorros e no segundo à necessidade de armazenamento de recursos para épocas de escassez, não à necessidadede os cozinhar.
4. A alimentaçao natural é, como disse, muito mais trabalhosa que uma dieta de ração, e cabe a cada um fazer aanálise dos prós e dos contras de cada uma delas antes de optar por uma ou por outra.
5. Há rações que, como disse, estão a aproximar-se da alimentação natural dos cães, congelando ou prensando a frio os vários componentes de carne e ossos, e pré cozendo os componentes vegetais.
Uma pesquisa sobre essas rações (DUCK e LUPOSAN, por exemplo) poderá dar-lhe e aos restantes foristas uma informação mais completa sobre o assunto.
Cumprimentos
José Carlos
2.
Isso é correcto, e sei que se refere aos conteudos do estômago e dos intestinos. Acontece que, alimentando-se o lobo fundamentalmente de herbívoros, o que está dentro desses órgãos são fundamentalmente vegetais, e é verdade que o sistema digestivo dos canídeos não está preparado para a digestão de vegetais crus. Daí que quem opta por comida natural deva submeter esses vegetais a uma pré cozedura antes de os administrar aos cães.Pois os lobos comem preferencialmente e em primeira-mão as partes onde se encontram as vísceras das suas presas. Estamos a falar de nutrientes já em grande parte pré-digeridos ou “cozinhados” pelos sucos gástricos dos animais que os ingeriram e que deles se alimentavam (isto para o caso dos herbívoros e não só).
Na mesma ordem de ideias também verifica que parte das vísceras de que se alimentam os lobos (rins, figado,pulmões, etc) não contêm vegetais no seu interior, sendo portanto consumidas cruas. O mesmo se passa com os músculos e ossos das presas, também consumidos crus.
Já por exemplo, em tempos de escassez de recursos, os lobos podem sobreviver, como animais oportunistas, alimentando-se de frutos secos, também crus...
3. Os casos de regurgitação e de enterrar alimentos devem-se, fundamentalmente no primeiro caso à alimentação de cachorros e no segundo à necessidade de armazenamento de recursos para épocas de escassez, não à necessidadede os cozinhar.
4. A alimentaçao natural é, como disse, muito mais trabalhosa que uma dieta de ração, e cabe a cada um fazer aanálise dos prós e dos contras de cada uma delas antes de optar por uma ou por outra.
5. Há rações que, como disse, estão a aproximar-se da alimentação natural dos cães, congelando ou prensando a frio os vários componentes de carne e ossos, e pré cozendo os componentes vegetais.
Uma pesquisa sobre essas rações (DUCK e LUPOSAN, por exemplo) poderá dar-lhe e aos restantes foristas uma informação mais completa sobre o assunto.
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro
- Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm
Boa tarde a todos.
Estive a ler atentamente a, salutar, troca de opiniões relativamente à alimentação ministrada aos nossos amigos de quatro patas.
Lembro-me, quando era miúdo, que os cães de então eram alimentados com os restos da nossa comida ou então com caldo de aparas de carne, couves, arroz e massa para aqueles que podiam dar-se a esse "luxo" de fazer comida para os seus cães.
Nunca ouvi falar, enquanto menino, de ração seca e mesmo quando começou a aparecer as bolsas dos donos continuavam diminutas para fornecer essa alimentação aos seus canitos.
O cão que possuo é já o segundo e tanto este como o anterior, por indicação de Vets diferentes (o do primeiro cão já está aposentado), são alimentados com ração seca e um pouco de frango cozido desossado.
Há uma coisa que nunca vi mencionada ou então ter-me-á passado despercebida, o que é uma ração seca equilibrada?
Esta questão tem alguma pertinência porque se se perguntar ao Vet A qual ração a ministrar, tendo como base sempre o mesmo cão, ele indica uma, o Vet B outra, o Vet C outra ainda e assim sucessivamente.
Com isto, que se passa de certeza com outras pessoas, a conclusão a que chego é que a ração seca equilibrada recomendada é tanto melhor quanto maior for a comissão de quem a indica.
Peço perdão se estou a ser injusto mas, infelizmente, na maioria dos casos é isto que acontece.
Para uma ração ser equilibrada e haver opção de compra deveria, na minha opinião, haver uma tabela com os valores minimos e máximos da composição dos elementos que devem compo-la a fim de se comparar com as várias rações existentes no mercado, pois se uma é por exemplo: rica em proteínas é fraca em cálcio ou rica em cálcio e fraca em proteínas etc., etc.
Havendo uma tabela de comparação (e não estou a falar das que acompanham cada ração) já se poderia aquilatar que a ração A é melhor do que a B e a C do que a A.
De qualquer modo partilho da opinião de que a ração seca é bastante melhor para a saúde dos cães do que os restos.
Saudações amigas.
Armindo Tavares.
Estive a ler atentamente a, salutar, troca de opiniões relativamente à alimentação ministrada aos nossos amigos de quatro patas.
Lembro-me, quando era miúdo, que os cães de então eram alimentados com os restos da nossa comida ou então com caldo de aparas de carne, couves, arroz e massa para aqueles que podiam dar-se a esse "luxo" de fazer comida para os seus cães.
Nunca ouvi falar, enquanto menino, de ração seca e mesmo quando começou a aparecer as bolsas dos donos continuavam diminutas para fornecer essa alimentação aos seus canitos.
O cão que possuo é já o segundo e tanto este como o anterior, por indicação de Vets diferentes (o do primeiro cão já está aposentado), são alimentados com ração seca e um pouco de frango cozido desossado.
Há uma coisa que nunca vi mencionada ou então ter-me-á passado despercebida, o que é uma ração seca equilibrada?
Esta questão tem alguma pertinência porque se se perguntar ao Vet A qual ração a ministrar, tendo como base sempre o mesmo cão, ele indica uma, o Vet B outra, o Vet C outra ainda e assim sucessivamente.
Com isto, que se passa de certeza com outras pessoas, a conclusão a que chego é que a ração seca equilibrada recomendada é tanto melhor quanto maior for a comissão de quem a indica.
Peço perdão se estou a ser injusto mas, infelizmente, na maioria dos casos é isto que acontece.
Para uma ração ser equilibrada e haver opção de compra deveria, na minha opinião, haver uma tabela com os valores minimos e máximos da composição dos elementos que devem compo-la a fim de se comparar com as várias rações existentes no mercado, pois se uma é por exemplo: rica em proteínas é fraca em cálcio ou rica em cálcio e fraca em proteínas etc., etc.
Havendo uma tabela de comparação (e não estou a falar das que acompanham cada ração) já se poderia aquilatar que a ração A é melhor do que a B e a C do que a A.
De qualquer modo partilho da opinião de que a ração seca é bastante melhor para a saúde dos cães do que os restos.
Saudações amigas.
Armindo Tavares.
-
- Registado: segunda set 10, 2007 8:21 am
O meu PA tem 2,5 anos e sempre foi alimentado a ração seca.
Por voltra dos 8-10 meses fartou-se da ração que estava a comer e mudámos a marca.
No meu caso ele gosta mesmo é de actividade e brincadeira, antes e depois de comer. Ponho-lhe a ração, brincamos um pouco, insisto ligeiramente e ele come tudo. Se lhe deixar a ração e me afastar não come.
Quando demonstra mesmo falta de apetite, ao fim de alguns minutos retiro a tigela e só volto a dar mais tarde.
Só ocasionalmente junto qualquer coisa, mas nunca outras comidas (porque acho que ele se vai habituar ao outro sabor e fartar-se da ração): normalmente algum comprimido que esteja a tomar e que adora (por exemplo vitaminas).
Gulodices só dou de vez em quando e sempre fora ou depois da refeição, nunca antes.
Por voltra dos 8-10 meses fartou-se da ração que estava a comer e mudámos a marca.
No meu caso ele gosta mesmo é de actividade e brincadeira, antes e depois de comer. Ponho-lhe a ração, brincamos um pouco, insisto ligeiramente e ele come tudo. Se lhe deixar a ração e me afastar não come.
Quando demonstra mesmo falta de apetite, ao fim de alguns minutos retiro a tigela e só volto a dar mais tarde.
Só ocasionalmente junto qualquer coisa, mas nunca outras comidas (porque acho que ele se vai habituar ao outro sabor e fartar-se da ração): normalmente algum comprimido que esteja a tomar e que adora (por exemplo vitaminas).
Gulodices só dou de vez em quando e sempre fora ou depois da refeição, nunca antes.