Dúvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
bog39
Registado: domingo ago 12, 2007 1:28 pm

domingo ago 12, 2007 1:33 pm

Tenho um membro na família (o 3.º filho) que é uma pastora alemã de 4 anos. Ela e Pura. Ora, ela começou um novo cio há 2 dias e estamos a pensar em finalmente aumentar a família....rs

As minhas dúvidas são: Qual a melhor altura para o acasalamento?
Temos de tentar mais que uma vez? há alguns conselhos para o acasalamento? Sendo que vai ser a sua primeira vez?

Desde já o meu agradecimento a todos

Abraço
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo ago 12, 2007 4:15 pm

A melhor altura para a monta é quando a cadela estiver no periodo fértil. Varia muito de cadela para cadela, mas o mais normal é entre o 9º e o 13º dias após o início de cio. Pode recorrer a um esfregaço vaginal ou ao teste de progesterona para determinar com mais certeza o período fértil.

Normalmente repete-se a monta 48 horas após a primeira.

Não lhe vou dar conselhos, apenas chamar a sua atenção para alguns factores que devem ter-se em conta:

- os reprodutores devem ter as vacinas em dia
- devem estar desparasitados
- devem estar de perfeita saúde
- não devem ser displásicos
- devem ser bons exemplares da raça, quer estruturalmente, quer em termos de carácter;
- conte que dessa monta podem nascer mais de 10 cachorros, a quem deve dar destino adequado;
- conte com despesas de vacinação e desparasitação dos cachorros
- conte com bastante trabalho no decurso dos primeiros dois meses após o parto
- conte com a possibilidade de haver problemas durante o parto e ser necessária intervenção do veterinário, pelo que deve ter sempre um vet de prevenção;
- embora não sejam frequentes, conte com a possibilidade de ser necessária uma cesariana.

Se acha que não está em condições de satisfazer alguns destes quesitos, o meu conselho é que aguarde para o próximo cio, consiga toda a informação que puder e, depois, decida em consciência.

Cumprimentos

José Carlos
bog39

domingo ago 12, 2007 5:37 pm

Gostava de agradecer a resposta enviada pelo José Carlos e tenho apenas mais uma questão: Os "namorados" em lista de espera para a dita monta são dois exemplares lindos mas sem papéis. Os donos, por não desejarem nao trataram dos seus registos e "apenas" têm as vacinas em dia e estao desparasitados. Serão mesmo assim cães ideias para a monta? Devo tentar com apenas um deles ou poderei fazer a tentativa com ambos? Não tenho qualquer interesse em vender os cachorros mas penso não ser muito difícil doar os mesmos, pelo menos tenho já 5 pedidos e ainda não passei das intenções....lol

O motivo da ninhada tb se prende com o próprio animal, pois já ouvi dizer que é benéfico para a cadela (haverá verdade nisso?) e além disso os meus filhos gostariam muito de seguirem o processo da gestação e do nascimento dos cachorros, por isso vamos tentar.

Grato pela atenção dispensada, desde já o meu muito obrigado e um grande abraço

Paulo Leite
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo ago 12, 2007 6:37 pm

Bem, se calhar não vai gostar do que lhe vou dizer, mas é com a melhor das intenções:

- se cruzar com um macho sem registar, vai ter uma ninhada de rafeiros, uma vez que também não poderá registá-los; eu não faria uma ninhada dessas.

- se cruzar com dois machos, como sabe quem será o pai da ninhada? Só se não pensa registá-la, o que a meu ver é errado.

De modo que dou-lhe dois conselhos:

1. vejo que está completamente a leste do que é planear uma ninhada... por isso o meu primeiro conselho é que não cruze a cadela neste cio - deixe para o próximo e entretanto aconselhe-se, informe-se, prepare-se adequadamente para uma criação responsável.

2. se mesmo assim quiser cruzar a cadela neste cio, cruze-a com um macho registado, peça conselhos sobre o macho mais adequado para a sua cadela a criadores da zona onde vive, se possível da sua confiança, e registe os cachorros no CPC.

É a minha opinião, sem intenção de ofender.

Cumprimentos

José Carlos
bog39

domingo ago 12, 2007 8:51 pm

Não ofende nada, e agradeço as respostas dadas.

O facto de a poder cruzar com machos não registados prende-se apenas com o facto da beleza dos machos em questão. A minha cadela esta registada e em dia, tive esse cuidado, e vendo as coisas da sua perspectiva tem de facto razão, a ninhada a sair será uma ninhada de rafeiros. Como não tenho intenção de vender a ninhada não sei de facto o que fazer, vamos ver.

Como disse agradeço imenso os seus conselhos e a "família" vai reunir e os seus conselhos serão considerados, desde já o meu obrigado pelo interesse e pelas informações que acredite são de muita utilidade.

Grande Abraço
CHIHUA
Membro
Registado: sábado ago 04, 2007 12:22 am

domingo ago 12, 2007 9:32 pm

olá BOG39
é assim...
pelo que eu sei posso dizer-te o seguinte:

o Cio, geralmente aparece 2 vezes por ano, com uma duração aproximadamente de 21 dias.
o período favorável para a cobrição vai entre o 9º-13ºdia do ciclo, e por conseguinte a futura gestação ( por assim dizer ) tem uma duração que varia entre os 58 a 63 dias...

por isso, quando o cio aparecer só tens que contar os dias para que a tua pastora alemã possa FAZER O AMOR..lol..

tens essa informação no boletim de vacinas da tua cadela, é só dares uma vista de olhos..

espero ter ajudado em algo
cinoalves
Membro
Registado: quarta dez 01, 2004 6:55 pm

sábado set 15, 2007 4:01 pm

E então qual foi o final que arranjou para a sua cadela.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”