Apesar de ter um grnde quintal, ao entardecer costumo passear minha PA, levando-a com a trela, mas ao chegar a uma estrada de terra no meio do pinhal, por isso com muito poucos automóveis deixo-a livremente, mas hoje e já aconteceu outra vezes lá apareceu um e ela assim que o pressentiu não respeitou o meu chamar e investiu na direcção do carro apesar dos meus apelos, o que levou o carro a parar, pois vinha devagar.
Depois o carro retomou a marcha e ela seguiu-o a grande velocidade só voltando segundos depois e veio imediatamente ter comigo. Prendi-a, castigueia com a semi-estranguladora e repeti em tom grave "nãoooo!!!!.
Estarei a agir correctamente?
Peço que me aconselhem a corrigir este defeito.
Grato antecipadamente. Bem hajam aos que possam ajudar.
Como corrigir minha PA
Apesar de todos nós gostarmos de soltar o nosso cão/cadela....acho que é extremamente errado fazê-lo quando este ainda não estiver habituado as pequenas ordens do dono, tais como senta, fica.....
Os imprevistos acontecem, e se o animal não estiver completamente "dominado" em treino de obdiência, não acho que o deva soltar mesmo em locais pouco frequentados....
Mas sim, a sua atitude foi a mais correcta, se bem que certos criadores são contra em castagar o animal....apenas dizendo-lhe um não!!! e tentá-lo motivá-lo a que não fuja de outras formas....
Boa sorte com o seu cachorro....eu tenho o mesmo problema com a minha.....mas embora a minha se "ofereça" a outros cães (se bem que com aquele tamanho, ninguem goste dela a correr), acabando por me fugir....e o meu treinador é contra a reprimir o animal....se bem que eu acho que a minha PA não vai com falinhas mansas...brincadeira!!!
Acho mesmo que isto é dos mimos a mais que eu lhe dou!!! mulheres....que se pode fazer!!
Os imprevistos acontecem, e se o animal não estiver completamente "dominado" em treino de obdiência, não acho que o deva soltar mesmo em locais pouco frequentados....
Mas sim, a sua atitude foi a mais correcta, se bem que certos criadores são contra em castagar o animal....apenas dizendo-lhe um não!!! e tentá-lo motivá-lo a que não fuja de outras formas....
Boa sorte com o seu cachorro....eu tenho o mesmo problema com a minha.....mas embora a minha se "ofereça" a outros cães (se bem que com aquele tamanho, ninguem goste dela a correr), acabando por me fugir....e o meu treinador é contra a reprimir o animal....se bem que eu acho que a minha PA não vai com falinhas mansas...brincadeira!!!
Acho mesmo que isto é dos mimos a mais que eu lhe dou!!! mulheres....que se pode fazer!!

Se o sítio onde passeia a cadela não é absolutamente seguro, está a correr o risco de um acidente ao soltá-la, uma vez que não aprendeu ainda a vir à chamada.
Deve começar por ensinar-lhe esse comando, que é o mais importante na prática, junto com o comando deita. Só quando a cadela responder fiàvelmente ao "aqui" é que deve soltá-la quando a passeia. Ou então procure sítios absolutamente seguros para o fazer.
Uma dica: quando a cadela vier ao seu encontro depois de a chamar, mesmo que se atrase muito, nunca a castigue, porque ela vai associar a chamada a castigo e aprenderá mais relutantemente.
Outra dica: nunca chame a cadela se não tiver a certeza absoluta que ela vem. Se chamar e não vier está a reforçar-lhe essa conduta, pelo que deve evitar que isso aconteça. Em vez disso é preferível virar-lhe as costas e caminhar em sentido contrário, sem a chamar.
Cumprimentos
José Carlos
Deve começar por ensinar-lhe esse comando, que é o mais importante na prática, junto com o comando deita. Só quando a cadela responder fiàvelmente ao "aqui" é que deve soltá-la quando a passeia. Ou então procure sítios absolutamente seguros para o fazer.
Uma dica: quando a cadela vier ao seu encontro depois de a chamar, mesmo que se atrase muito, nunca a castigue, porque ela vai associar a chamada a castigo e aprenderá mais relutantemente.
Outra dica: nunca chame a cadela se não tiver a certeza absoluta que ela vem. Se chamar e não vier está a reforçar-lhe essa conduta, pelo que deve evitar que isso aconteça. Em vez disso é preferível virar-lhe as costas e caminhar em sentido contrário, sem a chamar.
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado jan 20, 2007 8:34 pm
Obrigado a jmac e ao Sr. José Carlos.
Na verdade ela já atende ao "aqui, senta e deita" mas em presença de carros ou motas é mentira.
Quando a levo presa com a trela e se apróxima um veículo fica logo excitada e só quer investir.
Saudações caninas
Na verdade ela já atende ao "aqui, senta e deita" mas em presença de carros ou motas é mentira.
Quando a levo presa com a trela e se apróxima um veículo fica logo excitada e só quer investir.
Saudações caninas
Jorge Santos
Uma vez que já entende o comando "aqui", há que fazer-lhe entender que quando lhe diz "aqui" é mesmo para vir ter consigo. Desconheçocomo a sua cadela aprende, mas neste caso muitas vezes é necessário aplicar pressão até tornar fiável o comando.A partir desse momento continuar a praticá-lo frequentemente introduzindo outra vez a motivação.Na verdade ela já atende ao "aqui, senta e deita" mas em presença de carros ou motas é mentira.
Uma falha na resposta ao comando pode significar um acidente grave, pelo que a minha sugestão é que continue a trabalhar o comando até a cadela o obedecer em quaisquer circunstâncias. Até lá pode continuar a passear a cadela com trela e, se a quiser soltar,procurar sítios absolutamente seguros, como já disse antes.
Cumprimentos
José Carlos