Cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

domingo nov 25, 2007 4:48 pm

A Ninjinha já é grande.... :D

Hoje começaram os primeiros pingos de sangue, mas n tem nenhum inchaço...

Também n noto nenhum interesse especial no macho, mas como ela está com cerca de oito meses deve ser mesmo o cio.

Andei por aqui à procura de um artigo que li, mas n encontro.

Nos primeiros dias eles podem ficar juntos, quanto tempo?

Quanto tempo depois os devo separar, 2 semanas? O fim do cio nota-se bem?

Já cá tivemos uma cadelinha mas foi esterilizada, de forma que realmente n sei nada sobre o assunto. :|
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

domingo nov 25, 2007 7:51 pm

Boa noite,

também não percebo muito do assunto, mas encontrei isto. Espero que lhe dê algumas luzes.
As fêmeas entram em cio entre os 6 a 10 meses de idade, conforme a fêmea. O cio dura aproximadamente 21 dias. A fêmea está receptiva a partir do 9/10º dia, até ao 17/18º, sendo o seu período fértil entre o 10º e o 14º dia.

O cio começa no proestro, o período em que a região genital da fêmea aumenta de tamanho e em que esta perde sangue. Após 7/8 dias, o sangue começa progressivamente a clarear, até se tornar num corrimento incolor, fase seguinte do cio. Esta fase, o estro (10º/14º dia), é normalmente quando a fêmea aceita ser coberta. Após o 15º/16º dia, o sangue volta lentamente a aparecer e prolonga-se até ao fim do cio.

Existem fêmeas que apresentam um “cio seco”, ou seja, deitam muito pouco ou nenhum sangue. Outras “cheiram” a cio – para os machos, claro – um mês antes e depois do mesmo, existindo mesmo algumas em que este período se prolonga.

Os machos não têm cio, evidentemente, estando sempre disponíveis para acasalar. Podem começar a ter manifestações sexuais a partir dos 3 meses e podem mesmo cobrir fêmeas a partir dos 5 meses, se tiverem os espermatozóides já activos. No entanto, não devemos deixar cruzar um cão tão novo.
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

segunda nov 26, 2007 2:50 am

então mas vai cruzar a cadela no primeiro cio??? :?
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda nov 26, 2007 6:34 pm

omega2 Escreveu:então mas vai cruzar a cadela no primeiro cio??? :?
Não me devo ter feito entender....o meu problema é fazer com que eles n se encontrem!

Só gostava mesmo era de saber se eles nestes primeiros dias ainda podem estar juntos.
Após este tempo, fechados no canil, separados pela rede e mais nada!

(espero que a rede aguente)

Não sei é quanto tempo os devo ter de "quarentena".
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda nov 26, 2007 9:34 pm

As fêmeas entram em cio entre os 6 a 10 meses de idade, conforme a fêmea. O cio dura aproximadamente 21 dias. A fêmea está receptiva a partir do 9/10º dia, até ao 17/18º, sendo o seu período fértil entre o 10º e o 14º dia. ...
Isto não quer dizer que seja mesmo assim. Penso que seja uma média. Se quer evitar encontro entre os dois o melhor é separá-los logo de início e até o Max não mostrar interesse pela cadela. Convém fazer um apontamento das datas/comp. dos cães nos primeiros cios para saber como funcionam nos seguintes.

Os cães (e cadelas) são muito inventivos na maneira de nos trocarem as voltas. Nestes anos, por 2 ou 3 ocasiões, consegui evitar a cruza dos meus cães à tangente; o Bonga, num sítio onde o cimento estava mais fraco, conseguiu escavar um túnel. A Nina chegou a desfazer as ligações das malhas de rede. Acabei por optar ela ficar no canil e ele ficar fechado na casa dos gatos.
Maria Jo&atilde;o
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

segunda nov 26, 2007 9:40 pm

JUMP Escreveu:
omega2 Escreveu:então mas vai cruzar a cadela no primeiro cio??? :?
Não me devo ter feito entender....o meu problema é fazer com que eles n se encontrem!

Só gostava mesmo era de saber se eles nestes primeiros dias ainda podem estar juntos.
Após este tempo, fechados no canil, separados pela rede e mais nada!

(espero que a rede aguente)

Não sei é quanto tempo os devo ter de "quarentena".
Basta uma "quarentena" de 3 semanas para que com isso não tenha mais com que se preocupar
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”