A Cheny tem um problema! Alguem me pode ajudar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
cheny
Membro Júnior
Registado: quarta jan 30, 2008 10:40 am

quarta jan 30, 2008 10:56 am

Olá! Preciso de ajuda
A Cheny está doente :cry:
Morde a cauda!
ja fomos com a Cheny a 3 veterinários diferentes.
Um diz que é o mmo que acontece com outros animais (ovelhas e burras) que se têm de amputar a cauda, outros dois dizem que é problema psicologico e que se podia amputar a cauda, mas nao é garantido que ela nao passe a martirizar por explo uma pata.
Ela não tem pelada, o pelo acaba por sair por causa das feridas. primeiro ela andava á volta da cauda e apanhava a ponta, foi lá que teve uma ferida profunda durante vários meses... foi terrivel conseguir curar aquela ferida, pois alem de profunda nao cicatrizava mmo ate que fizemos um exodado da ferida para saber se havia ali algum microbio que nao deixasse sarar. Tomou uma medicação e com ajuda de pomadas e mel lá curou e o pelo cresceu e ate tapou a pelada que ficou.
Durante este periodo, ela tomou o anafranil receitado pelo veterinário, que fomos aumentando a dose ate que voltamos a diminuir ate parar. Enquanto tomou, o comportamento dela foi alterando, ela começou a ficar mais molengona e sem tanta agilidade para andar sempre á volta da cauda.
Pensamos que se ela engravidasse e tivesse bebezinhos que esta situação se pudesse alterar, mas ela nao aceitou o macho. Vamos ter agora de esperar ate ao proximo cio a ver se ja o aceita.
Ela esta desparasitada e fazemos isso sempre, pois temos mto medo que apanhe lechmaniose, que foi uma das principais suspeitas da 1ª ferida que ela teve.
Temos usado a pomada halibut nas feridas, pois alem de ser bastante pastoso, custa muito a sair e ela não tende mto em o lamber.
Mas ela agora arranjou um método de apanhar a cauda sem que ela lhe fuja: prende-a contra a parede ou o chão andando á roda. Ao fazer este gesto vai roçando com a cauda pelas paredes e pelo chão, logo o pelo vai saindo, quebrando ate que já chegou á pele que tb já foi! Imagina-te a esfregares a tua mão na parede bruscamente... fazes uma ferida, né?
Foi assim que ela já fez mais duas feridas a meio da cauda.
:(
isto é mmo esgotante...
nao sabemos mmo o que lhe fazer mais!...
o problema nao está em curar-lhe as feridas, pois isso com ajuda de medicamentos é relativamente fácil, o problema agora é perceber o porque de ela fazer isto!
Porque ela se senta a olhar para ele como se nao fosse parte dela?
Porque ela geme de ansiedade e desespero a olhar para ele?
Porque ela o persegue? Mmo aleijando-se e doendo?!?...
Será que lhe doi?
Será que nao o sente?
Será que está dormente?
Será que tem alguma comixão?
Não consigo mmo perceber!!!!...
isto é mmo um desespero...
Não sei se isto tem alguma coisa a ver, mas eu nunca vi na vida um cão tão dependente de uma pessoa! Ela adora o meu marido, qd ele chega a casa ela fica louquinha atrás do carro e mal o deixa sair. Se ele nao lhe liga ela morde-lhe a roupa de forma a que ele se baixe pra lhe fazer festas na barriguinha... :)
ele para de lhe fazer festas e ela volta a prende-lo...
qd ele lhe esta a fazer festinhas ela geme, tipo estás já acabar e já te vais embora... como a implicar que ele fique ali a fazer-lhe festinhas... :)
Já reparei que enquanto não nos levantamos de manhã ela está sossegadinha deitadinha a dormir, mas qd sabe que estamos em casa e qd estamos pra chegar ela insiste na cauda e nao larga mmo... anda ás voltas...ás voltas atrás dela e a ladrar-lhe!... qd a apanha, morde-lhe como se fosse a maior inimiga!!!...
O que acham disto?
Ela tem as vacinas em dia e as desparasitações tb. É uma cadela pastor alemã autentica e registada. Não se trata sequer de um cruzamento de cães familiares que podem provocar deficiências, né?
Não consigo mmo perceber.

Gostava mmo de tentar arranjar uma explicação para isto... mas tb já nao sei onde procurar mais ajuda...
Algém tem ou viu um caso idêntico?
Ajudem-nos por favor!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta jan 30, 2008 4:57 pm

Olá, o morder a cauda pode ter várias razões, tanto a nível físico como psicológico.

Convém antes de mais descartar a hipótese de algum problema físico. Para isso tem de a levar a um veterinário competente que a examine exaustivamente até descartar qualquer tipo de doença. Convém também assegurar-se de que a cadela não tem pulgas, já que em caso de alergia à picada se pode desencadear um quadro clínico em que o cão morde insistentemente, por norma, a zona imediatamente acima da cauda, fazendo feridas.

Só após saber que realmente a cadela não tem qualquer problema físico que justifique morder a cauda é que será altura de começar a despistar problemas psicológicos que também podem ter várias causas, desde o simples aborrecimento por falta de exercício ou de atenção até à agressividade redirigida.

Muito cuidado com amputações da cauda sem o quadro clínico estar exactamente definido. Aconselho a procurar um bom profissional que não diagnostique sem fazer os exames necessários.

Boa sorte

José Carlos
Peterche
Membro
Registado: domingo jun 17, 2007 11:25 am

"Cuca" - Gata europeu comum

quarta jan 30, 2008 5:41 pm

De facto nunca me foi apresentado um caso semelhante... Não sei realmente dizer-lhe qual a razão desse comportamento.

Sigo um pouco a opinião do jcsousa, à que certificar-se que o problema não está em algo que lhe possa estar a provocar essa irritação, por vezes a explicação pode ser mais simples do que nós estamos à espera. De qualquer forma amputar a cauda pareçe-me permaturo, recorra todas as outras hipoteses antes de pensar nisso. E importante não desanime, provavelmente encontrará a resposta a esse problema.
<p>Cumprimentos</p>
<p>Pedro Martins</p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 586</a></p>
N3kinha
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 3:21 pm
Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas

quarta fev 06, 2008 7:35 pm

Olá :) O Meu Lobo, também ele um Pastor Alemão, tinha o mesmo "defeito", de morder e perseguir ás voltas a cauda.
Começou com essa loucura aos 10, ou 11 meses.
Gania e ladrava como de desespero, sempre ás voltas, a tentar agarrar a cauda.
No inicio ficava perturbada ao velo naquele desespero, e por isso, chamava-o para o meu pé, e dava-lhe festinhas, ele parava logo para receber as festas.
Então, fui me apercebendo que, ele só tinha essa atitude quando, estava com ele, e depois parava de lhe dar atenção. Decidi assim, que, quando ele tinha essa atitude para chamar a atenção, eu não lhe ligava nenhuma, e só quando ele se cansava de andar as voltas, é que lhe dava atenção e muitas festinhas… Não sei se for pela minha atitude, mas ele lá perdeu o habito de tentar morder a cauda… Mas durou um bom bocado ate ele parar!

Cumprimentos
Carolina Capelo
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quarta fev 06, 2008 9:21 pm

O murcão do Max tb apanhava a cauda e andava as voltas, mas nao fazia feridas nem arrancava pelo... tb começou aos 10 11 meses... mas como nao fazia frequentemente nunca ligamos...
N3kinha
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 3:21 pm
Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas

sábado fev 09, 2008 11:00 pm

Nao sei se lhe chegou a minha mensagem de resposta. por isso fica aqui o que escrevi:

Olá! Como esta?
O Lobo é ainda um cachorro, tem 1 ano e 7 meses e só a uns 3 meses é que parou por completo de tentar morder a cauda. Ele nunca chegou a fazer feriadas pois mal conseguia agarrar a cauda (felizmente)! Quando não estávamos em casa ele nunca fazia isso, pois a minha avó que mora perto dizia que ele passava a manha calminho a brincar ou a dormir. Quando estava dentro de casa, e por exemplo, vinha a janela, ele lá começava a “perseguição” à cauda, pois ele sabia que, quando ele fazia isso eu vinha a rua para o impedir de morder a cauda!
E também me acontecia a mesma coisa que a si. Quando eu estava na rua a fazer qualquer coisa (e assim não lhe dava atenção) ele começava naquela agonia atras da cauda!
E isso que diz, que, quando a sua cadela sabe que s vai embora começa a “chorar”, e simplesmente porque sofre de antecipação, por saber que ficará sozinha! Uma boa solução para isso é adquirir uma nova companhia para ela (um novo caozinho). Assim não fica sozinha e não se aborrece.
Quando trouxe o novo cãozinho cá para casa o comportamento do lobo também melhorou bastante. Pois o Lobo é um cão bastante mimado, estava habituado a ter a dona 24h por dia, e depois de repente passou a ficar as manhas sozinho (pois começou e período de aulas para mim)! Então adoptou essa forma (morder a cauda) para que mal me visse eu fosse logo ter com ele.
Penso que a sua cadela só lhe esta a pedir atenção. Só que, temos que nos lembrar que eles são cães, e nos é que mandamos, por mais que os amemos, eles é que tem que ter regras feitas por nos, e não ao contraio. A sua cadela só tem que perceber isso. Tal como o meu já percebeu! Só que o pior no seu casa é que a sua cadela chega mesmo a fazer feria. E por isso, não sei como conseguira ignora-la, ate ela perceber que só tem festinhas quando não morder a cauda!
De noticias se fizer o favor sobre a sua cadela.
Boa sorte!

Beijinhos
Carolina Capêlo
cheny
Membro Júnior

segunda fev 11, 2008 5:17 pm

Olá!
hoje tou triste!...
neste sabado passado o meu marido andou mto aterefado a compor o galinheiro, como ela não podia ir pra lá pois come as galinhas portou-se muito mal o dia todo! Eu tb não pude estra com ela pois não a posso ter comigo dentro de casa qd estou a limpar pois ela fica mto irrequieta com o barulho do aspirador e não para quieta e se a mando deitar num canto ela amua e quer logo ir embora...
conclusão ficou na rua e como não conseguia ir pro pe dele nem ela lhe podia ligar, então deu cabo da ponta da cauda... :(
uma ferida feia e que não parava de pingar sangue... a mesma ferida que nos levou mais de um ano a sarar!... :? :(
estamos agora novamente a fazer os curativos 2x ao dia e tivemos de voltar a rapar o pelo que entretanto já tinha crescido!... enfim...
é mmo terrivel... chorei tanto qd vi aquilo a pingar sangue... senti-me tão impotente perante ela!... ela não merece isto... nem eu e o meu marido... custa-nos imenso mas não podemos andar sempre...sempre...sempre com ela!...
já não sei mmo o que fazer...
sei que ultimamente ela já não está tão dependente do meu marido... dantes mal ele saia de ao pé dela ela ia logo atras... agora já não, fica tb ao pé de mim tranquilamente...
agora tenho medo que ela piore este comportamento ou se é algum sinal de melhora!...
:(
Não sei...
No fim de semana do carnaval fomos passar uns dias fora e lavamo-la...
ela andou feliz da vida... pois estava praticamente sempre ao pé de nós!
Notamos também que ela tinha muito mais apetite e que ate parecia que ougava qd via alguem meter algo á boca...
conclusão:
agora acho mesmo que ela está grávida! :o
a barriga estã maior, está mais larga tb e as maminhas estão maiores...
só pode estar grávida! :roll:

Não sei o que fazer...
já ouvi opiniões contrárias e favoráveis á gravidez...
mas as não favoráveis so as descobri dp de a termos levado a outro PA!...
agora não há nada a fazer...
O pior é que não tenho a certeza do pai das crias, pois o dono do PA disse que não viu eles a acasalarem, mas ela esteve lá 2 dias e meio...
mas nas semanas seguintes apanhamos em casa ao pé dela dois cães de caça em dias diferentes... :(
Agora so vamos saber quem é o papá dos bébés qd eles nascerem :(
estou triste e mais ansiosa por causa disso... queria que fosse do PA!
Raça dos vadios que têm uma astúcia manhosa, pularam um muro de mais de 2 metros para ir ter com ela! Ela nunca o pulou! incrivel!
Bem, mas já acredito em tudo qd alguem disse que um cão até fez um buraco no chao da casota de cimento para conseguir ir ter com a cadela que estava jaula ao lado! lool
:D
so espero que ela seja uma boa mãe e que os filhotes não façam como ela! :o
vamos aguardar a ver como ela se continua a portar e ansiosos á espera do dia do parto!...

Obrigada pela ajuda e por favor se tiverem alguma novidade para este problema por favor avisem-me

Beijo
Carla
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

segunda fev 11, 2008 5:47 pm

Eu peço desculpa tar a meter-me na conversa, porque nem sequer tenho PAs, mas terá sido sensato usar essa cadela para fazer criação?

Além de não ter tido o cuidado de verificar com quem acasalou, não sabe a origem do problema dela andar sempre atrás da cauda. Eu não sou grande entendida mas até poderá ser um problema neurológico, e até que ponto não poderá ser hereditário?

De qualquer das formas desejo a melhor sorte para a cadelinha!
cheny
Membro Júnior

segunda fev 11, 2008 10:55 pm

hereditário não é.
Pelo menos é o que dizem os vários veterinários que consultaram a Cheny.
Até porque os pais dela são saudáveis e nem eles nem os irmãos tiveram este problema.

Em relação a ela estar grávida ainda é uma suspeita ate porque eu não tenho muita familiarização com esta situação pois nunca tive cadelas.
amanhã vamos leva-la ao veterinário, pra termos a certeza.
Em relação a não sabermos qual o progenitor, realmente é uma situação muito xata, mas dada a situação dela não se podia fazer muito mais pois ela não pode estar presa, pois aumenta-lhe os niveis de ansiedade (diz o veterinário). Também temos de ir trabalhar e não a podemos levar comnosco, conseuqentemente tem de ficar em casa sofinha. Em casa temos uma vedação de cerca de 2 metros de altura, nem ela nem outros dois cães que tivemos alguma vez transpôs. Nunca iriamos imaginar que outro cão conseguisse passar, certo? Mas o que é certo é que dois cães de caça o conseguiram!... talvez pela agilidade, nao sei...
Cintos de castidade desconheço existência deles!
logo foi inevitável...
tb é certo que nunca vimos nada!... secalhar nem é nenhum deles o progenitor...
a ver vamos com o tempo... se é que ela estiver realmente grávida!....
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”