Comportamento estranho

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
miskunk
Registado: sexta fev 15, 2008 8:59 pm

sexta fev 15, 2008 9:15 pm

Olá tenho um pastor alemão macho com 4 anos com lop.
Aprende muito bem , é um pouco mimado mas obediente , vive numa casa com jardim , corre quase todos os dias e passeio muito com ele.
Como tinha alguma expereencia com esta raça fui ensinando-o assim como também a minha filha com 14 / 15 anos e ele obedece também a ela e a minha mulher.
Mas desde hà 1/2 anos começou a ter o seguinte comportamento com a filha:
se ela o afaga , levanta o pêlo do lombo , não olha para ela directo , baixa as orelhas numa atitude de desconfiança e medo , e começou a rosnar-lhe baixinho.
Tentamos varias coisas , batemos com a mão , castigos , aproximações com ela mas nada resultou e ela também passou a ignora-lo.
Com o tempo passou a ter o mesmo comportamento em menor escala com a minha mulher , e agora também comigo quase sempre quando chego à casa e tento que ele me olhe nos olhos enquanto eu o afago , mas não me rosna.
Atribuimos isto a ciumes por ficar sozinho em casa quando saimos todos , mas além de estranho pode vir a ser preocupante.
Se alguém teve algum cão com esta atitude agradeço a ajuda para saber o que fazer , pois gosto muito dele e não consigo compreender o que se passa.

:cry:
Peterche
Membro
Registado: domingo jun 17, 2007 11:25 am

"Cuca" - Gata europeu comum

sábado fev 16, 2008 7:41 pm

Vivas!

Nunca tive um problema semelhante, portanto não sou a melhor pessoa para responder, mas a minha ideia é que ele possa estar a passar por uma crise de atenção. Tenho presente em mim esta frase, "se acolhes um cão na rua quase morto, e o alimentas, de certo ele não te morderá" (León Tolstoi), ou seja, essa atitude presente no seu PA não a devemos entender como ameaçadora, mas talvez como um refilar por possivelmente passar tanto tempo fora durante o dia. Pode não ter nada a ver mas tentem acaricia-lo enquanto lhe dão de comida. Talvez ajude.
<p>Cumprimentos</p>
<p>Pedro Martins</p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 586</a></p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo fev 17, 2008 10:39 am

Conviria antes de mais certificar-se junto do vet se tal mudança de atitude não tem qualquer causa de ordem física.

Excluida essa hipótese, só o conhecimento do cão pode permitir-nos determinar outras razões para o seu comportamento actual.

- pode ser um display reactivo a experiências traumáticas que vos tenham passado despercebidas;
- pode ser uma questão de afirmação de liderança no seio da família, embora se o animal mostra medo, como diz, tal não seja muito viável;

Feito o despiste físico, uma consulta a alguém experimentado em comportamento animal parece-me o mais aconselhável.

Boa sorte

José Carlos
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

domingo fev 17, 2008 12:12 pm

Olá Bom Dia.....

Tal como já foi aqui escrito, primeiro uma visita ao VET!!!!

Conheço um caso em que um cão(golden) chegou até a morder aos donos. Depois foi-lhe diagnosticado um tumor na cabeça.....

Se não for o caso, e espero que não, tente perceber donde vem essa agressividade, para tentar corrigir...

Sorte....!!!!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
tiago41
Registado: quinta abr 20, 2006 1:38 pm

segunda fev 18, 2008 2:41 pm

Bem, o que eu vou dizer vai parecer estranho, mas quem entender bem as ideologias dos caninos vai perceber.
O que o seu PA está a sentir é um forte "constragimento" por se sentir o líder da matilha, ou seja os cães são descendentes dos lobos, e as regras de vivencia dentro da sociedade é a mesma, onde há um lider e os subordinados. Neste caso o seu cão pensa que este cargo (Líder) está no seu poder e a sua familia incluindo você serão os subordinados. Por isso é que ele não premite esses afectos, pois´um suborninado não pode tocar no lider. Poderia encher este post a explicar os motivos desta atitude. O conselho que dou será o seguinte: Quando houver um encontro com o canino, seja vindo do trabalho, ou mesmo da casa de banho, não lhe dê atenção, não fale nem se quer lhe diriga um olhar, este processidimento ocorrer durante 5m e deverá ser feito em todos os encontros (mesmo todos), assim você mostra que ele não é um lider mas sim um subordinado em que apenas terá atenção assim que o lider quiser. Vai lhe irar um enorme peço das costas, pois ser lider não é facil e há cães que não conseguem carregar este peso e descontrolam-se. Alguma coisa é só dizer
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”