Olá a todos!
Como tenho dito nestes últimos dois/três meses a todos os criadores, veterinários, treinadores, empregados de lojas de animais, pessoas que passeiam os cães na rua, etc..: "_ Decidi ter um cão."
Decisão tomada, há que começar o trabalho de casa e pensar situações assim e situações assado, problemas aqui problemas ali... Em suma, pensar em tudo o que pode ser mau, porque o que é bom já toda a gente sabe, ou, e bem melhor que saber: sente.
Ando há meses em pesquisa de raças e soluções, porque vivo num apartamento e tenho de passar algumas horas a trabalhar (se bem que, bem jogadinho bem jogadinho, posso trazer o cão p’ro escritório comigo e passeá-lo 15/20 minutos de 2 em 2 horas).
Ora bem, nunca me tinha passado pela cabeça que podia ter um Pastor Alemão num apartamento. Isto até que um dia um ilustre treinador me disse que sim que podia, e que aliás até era uma raça que, dada a minha situação, me recomendava.
Bem, quando ele me disse isso, todas as outras raças de cães em que tinha pensado desapareceram do mapa e passou a só existir esta.
Na realidade sempre gostei muito de PA, mas sempre pensei que fosse cão para ter numa quinta e nunca num apartamento. Há dois dias falei com um senhor junto à Casa da Música, no Porto, que tinha dois e vivia num apartamento. Disse-me que não havia stress nenhum desde que o cão fosse educado, excepto o pêlo...
Mas deixando o enquadramento e o bla bla bla de quem não percebe nada (eu), vamos então ao propósito deste post:
Bom, eu gostava de colher o(s) ponto(s) de vista de quem tem experiência e ciência sobre estes cães.
A primeira questão que salta, e foi levantada por um criador, é a questão do piso em que o cão vai andar.
Ou melhor: disse-me esse criador, que o PA é um cão com alguma tendência para ter displasia da anca e que o facto de andar sempre em piso escorregadio (pavimento do apartamento) pode ser prejudicial ao cão. Gostei da atitude do criador que acabou por me negar um cão porque achou não ser bem entregue. Foi sincero e honesto. Mas ainda assim porque não ouvir mais vozes experientes e conhecedoras...?
Alguém tem alguma opinião sobre este tema?
A segunda questão, foi um método proposto pelo treinador para eu ter o cão no escritório: Ter uma jaula grande no escritório (penso mandar fazer uma que sirva de abrigo também e colocar na varanda das traseiras) onde possa deixar o cão com brinquedos, e de duas em duas horas dar uma volta com ele. Dito assim, a mim parece-me solução perfeita pois ao arejar o cão arejo eu também! Se tiver de me ausentar uma vez ou outra para uma reunião ou serviço externo, parece-me que não vai ser por mais uma hora (ocasionalmente) que vá haver depressões caninas.
Alguém tem opinião sobre este tema?
A terceira questão é: macho ou fêmea? Tenho ideia que, contando que alguns dias tenha de deixar o bicho em casa, uma fêmea sempre se porta melhor que um macho. Não só sabe, como consegue, acertar com o xixi no sítio certo. E, por outro lado, não tem tanta tendência a destruir como um macho. Acresce que, em minha ideia, a fêmea não tem tanta tendência a envolver-se em confrontos físicos com outros cães. Certo? É que se for verdade, parece-me mesmo que o ideal seria mesmo uma fêmea. Quais os trabalhos extra que uma fêmea dá?
Por último quero agradecer a todos que se disponilizaram a ler este post, e um agradecimento especial ao meu bom amigo Ricardo Oliveira, que me encorajou a postar estas questões e pedir a vossa opinião sobre estes aspectos.
Se acharem que há ou pode haver mais questões relativamente a ter um Pastor Alemão num apartamento, pois peço-vos o subido favor de as exporem aqui.
Obrigado a todos!
(Maçarico) Alguém me dá umas dicas?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm
E tu não viste o Max ao vivo, senão tinhas ido logo a correr buscar um...
em vez de termos ido andar de skate tinhamos era ido até à quintarola...
mas apartamento, deixa os experts que têm em apartamentos falarem... sinceramente não sei como será

mas apartamento, deixa os experts que têm em apartamentos falarem... sinceramente não sei como será

-
- Membro
- Registado: quinta mai 12, 2005 9:01 am
Boa Tarde!
Eu tenho uma P.A. com 4 anos num apartamento com terraço, e não tenho problemas. A cadela está plenamente adaptada e prefere sempre estar dentro de casa. Dou passeios regulares com ela e exercito-a bastante. Dentro de casa é muito cuidadosa e não faz asneiras. Só tive problemas com ela quando ficava no terraço porque ladrava muito, depois optei por pô-la dentro de casa e resolvi o assunto. Não a deixo ir para todas as divisões da casa nem para sofás ou camas. Ela respeita os espaços perfeitamente. O segredo para isso é impor regras desde o primeiro dia e nunca abrir excepções.
Cumprimento
Helder Machado
Eu tenho uma P.A. com 4 anos num apartamento com terraço, e não tenho problemas. A cadela está plenamente adaptada e prefere sempre estar dentro de casa. Dou passeios regulares com ela e exercito-a bastante. Dentro de casa é muito cuidadosa e não faz asneiras. Só tive problemas com ela quando ficava no terraço porque ladrava muito, depois optei por pô-la dentro de casa e resolvi o assunto. Não a deixo ir para todas as divisões da casa nem para sofás ou camas. Ela respeita os espaços perfeitamente. O segredo para isso é impor regras desde o primeiro dia e nunca abrir excepções.
Cumprimento
Helder Machado
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
O PA é um cão que necessita de estímulos e por isso também não o concebo num apartamento à espera 8-10 horas que o dono chegue. Pelo que acima descreveu, esse não seria o seu caso. Mas também não estou a ver como vai conseguir manter um PA sossegado na tal jaula/abrigo durante 2 horas sem lhe ligar. É que estes cães se sentem o dono perto querem é estar com ele e se tal vontade não é satisfeita conseguem ser chatos e barulhentos. Se o pudesse manter consigo nessas duas horas, provavelmente ninguém daria por ele pois ficaria sossegado. Mas isto quando ele já fôr adulto. Enquanto cachorro não vai ser tão simples.
Quanto à escolha entre macho e fêmea. Uma fêmea é muito mais dedicada mas também é mais territorial e quando confrontada com outra fêmea que não se lhe submeta, as lutas são sempre mais graves do que as dos machos. Esta dedicação e a noção de limite territorial também é capaz de lhe arranjar mais "sustos" às outras pessoas que trabalhem consigo. Depois, os cios sujam bastante mas se ela fosse esterilizada antes do 1º cio tal questão nem se punha.
Quanto à escolha entre macho e fêmea. Uma fêmea é muito mais dedicada mas também é mais territorial e quando confrontada com outra fêmea que não se lhe submeta, as lutas são sempre mais graves do que as dos machos. Esta dedicação e a noção de limite territorial também é capaz de lhe arranjar mais "sustos" às outras pessoas que trabalhem consigo. Depois, os cios sujam bastante mas se ela fosse esterilizada antes do 1º cio tal questão nem se punha.
Maria João
Muito obrigado pelas vossas opiniões.
1. Quando for adulto, posso tê-lo junto a mim sem problemas;
2. Em cachorro fica junto a mim, dentro da transportadora para usar no carro, de modo a não me roer o escritório todo. Afinal trabalho sozinho em escritório próprio por isso não há "stresses" com pessoas a trabalhar comigo.
3. Em cachorro ou adulto, caso esteja em reunião ou caso tenha de me ausentar para ir a um cliente ou repartição publica, deixa-lo no abrigo. Assim estou descansado que não faz asneiras na minha ausência.
Mas, se o bicho não estiver habituado desde início a estar na jaula não será depois mais difícil fazê-lo quando for realmente necessário?
Ocorreu-me agora mesmo uns brinquedos que há que são tipo um quebra cabeças para cães. Aquilo tem uma posição em que solta um bocadinho de ração e obriga-os a experimentar várias posições para irem otendo alguns petiscos. Parece-me ser um bom brinquedo para ocupar o bicho enquanto tiver de estar no abrigo...
Pois isso também não me passa pela cabeça. Mas não posso dizer que não vá acontecer 3 ou 4 vezes num ano...mjoaomarques Escreveu:O PA é um cão que necessita de estímulos e por isso também não o concebo num apartamento à espera 8-10 horas que o dono chegue.
Isso tenho de pensar bem. O que me passa pela cabeça, em bom rigor, é o seguinte:mjoaomarques Escreveu:Mas também não estou a ver como vai conseguir manter um PA sossegado na tal jaula/abrigo durante 2 horas sem lhe ligar. É que estes cães se sentem o dono perto querem é estar com ele e se tal vontade não é satisfeita conseguem ser chatos e barulhentos. Se o pudesse manter consigo nessas duas horas, provavelmente ninguém daria por ele pois ficaria sossegado.
1. Quando for adulto, posso tê-lo junto a mim sem problemas;
2. Em cachorro fica junto a mim, dentro da transportadora para usar no carro, de modo a não me roer o escritório todo. Afinal trabalho sozinho em escritório próprio por isso não há "stresses" com pessoas a trabalhar comigo.
3. Em cachorro ou adulto, caso esteja em reunião ou caso tenha de me ausentar para ir a um cliente ou repartição publica, deixa-lo no abrigo. Assim estou descansado que não faz asneiras na minha ausência.
Mas, se o bicho não estiver habituado desde início a estar na jaula não será depois mais difícil fazê-lo quando for realmente necessário?

Olá,
Antes de comentar este post, gostaria de dizer que o PA é uma raça que tem muita facilidade de adaptação a qualquer situação, dito isto, o que tenho a dizer à sua escolha e ao post inicial é o seguinte:
A displasia da anca é um problema, fundamentalmente genético, ou seja se não quer correr risco elevados de ter um cão com displasia certifique-se que no seu pedigree não existe nenhum cão com esse problema, para isto pais, avós, etc... terão de ter os respectivos certificados. Note que mesmo assim isto não garante nada, mas o risco é sem duvida menor... As condições ambientais podem agravar a situação, no entanto o meu conselho é procurar nunca brincar com o cão em locais onde ele escorregue muito, tentar que os movimentos dele no chão escorregadio sejam o mais tranquilos possivel. Para mim ter mosaico, não serve de desculpa para não se ter um cão, por receio desta doença...
Como disse o PA adapta-se facilmente a qualquer situação, quem dera todos os cães passearem de 2 em 2 horas. Se conseguir fazer o que diz não terá nenhum problema e esse cão será concerteza feliz... O que eu acho que seria também importante, era no final do dia um exercicio mais puxado, atirar-lhe uma bola durante alguns minutos, andar de bicicleta... ou seja faze-lo correr e brincar um pouco com ele... (umas aulas de obediencia, também seria muito bom).
Quanto a macho ou femea, é uma decisão pessoal. As femeas normalmente são mais calmas, mais apegadas à "familia", mas tudo isto também é muito subjectivo, isto porque o cão mais maluco que já tive foi precisamente uma cadela PA, portanto... é mesmo uma questão de gosto pessoal.
As cadelas têm o problemasito do cio... Quanto ao confronto entre cães, isso tem apenas a ver com uma coisa... Sociabilização! Se um cão/cadela for correctamente sociabilizado não terá problemas, se não for...
Portanto, pense bem, se vir que é mesmo isto que quer e se tem condições para perder algum tempo com o seu cão, e não se importa com os pelos, vá em frente, porque estes cães são extraordinários.
Um abraço,
Carlos
Antes de comentar este post, gostaria de dizer que o PA é uma raça que tem muita facilidade de adaptação a qualquer situação, dito isto, o que tenho a dizer à sua escolha e ao post inicial é o seguinte:
A displasia da anca é um problema, fundamentalmente genético, ou seja se não quer correr risco elevados de ter um cão com displasia certifique-se que no seu pedigree não existe nenhum cão com esse problema, para isto pais, avós, etc... terão de ter os respectivos certificados. Note que mesmo assim isto não garante nada, mas o risco é sem duvida menor... As condições ambientais podem agravar a situação, no entanto o meu conselho é procurar nunca brincar com o cão em locais onde ele escorregue muito, tentar que os movimentos dele no chão escorregadio sejam o mais tranquilos possivel. Para mim ter mosaico, não serve de desculpa para não se ter um cão, por receio desta doença...
Como disse o PA adapta-se facilmente a qualquer situação, quem dera todos os cães passearem de 2 em 2 horas. Se conseguir fazer o que diz não terá nenhum problema e esse cão será concerteza feliz... O que eu acho que seria também importante, era no final do dia um exercicio mais puxado, atirar-lhe uma bola durante alguns minutos, andar de bicicleta... ou seja faze-lo correr e brincar um pouco com ele... (umas aulas de obediencia, também seria muito bom).
Quanto a macho ou femea, é uma decisão pessoal. As femeas normalmente são mais calmas, mais apegadas à "familia", mas tudo isto também é muito subjectivo, isto porque o cão mais maluco que já tive foi precisamente uma cadela PA, portanto... é mesmo uma questão de gosto pessoal.
As cadelas têm o problemasito do cio... Quanto ao confronto entre cães, isso tem apenas a ver com uma coisa... Sociabilização! Se um cão/cadela for correctamente sociabilizado não terá problemas, se não for...
Portanto, pense bem, se vir que é mesmo isto que quer e se tem condições para perder algum tempo com o seu cão, e não se importa com os pelos, vá em frente, porque estes cães são extraordinários.
Um abraço,
Carlos
Carlos, muito muito obrigado!
Relativamente ao exercício ao fim do dia, tinha exactamente isso em mente. Uma bicicleta pelo parque da cidade, atirar a bola ou o disco. Estar comigo à noite e brincar pela praia enquanto eu mando uma skatada pelos passeios. Se conseguisse que o cão viesse comigo para a água quando eu fosse surfar com a prancha grande, nadava e ia comigo na prancha, isso então era obra!
Quanto aos treinos, tenho em mente 1 treino ou dois nos dias úteis e sábados e/ou domingos de manhã durante um ano, e depois ir fazendo alguns para manter a educação rigorosa.
Reparei quando estive na escola, que os treinos proporcionam grande alegria aos cães e aproximam-nos mais ainda dos donos.
Carlos, tenho em mente, de quando em vez, oferecer este programa ao cão que vier a ter:
Tardes Rurais
As tardes rurais com os "Bichos Urbanos" acontecem às terças e quintas de todas as semanas, num terreno rural, entre as 14 e as 18 horas.
Os donos podem deixar e ir buscar os cães ao local, aproveitando para brincar também um pouco com eles, ou optar pelo nosso transporte (vamos buscar e levar a casa).
Durante estas tardes, os cães poderão brincar com um colaborador dos Bichos Urbanos, com outros cães e receberão ainda noções de obediência básica.
Vantagens para os animais:
- Exercício e passeios;
- Interacção com outros cães, o que minimiza a possibilidade de comportamentos agressivos;
- Boa saúde física e mental;
- Aprendizagem de comandos básicos
- Possibilidade de Interação entre dono e os cães, num local onde podem brincar livremente.
Este último intem é para esquecer pois o cão andará a brincar e a aprender e o dono a trabalhar...
Não fica muito caro (se for ocasional) e o bicho deve agradecer (digo eu).
A parte dos pêlos é que já é o catano. Por acaso importo-me, mas enfim...
Relativamente ao exercício ao fim do dia, tinha exactamente isso em mente. Uma bicicleta pelo parque da cidade, atirar a bola ou o disco. Estar comigo à noite e brincar pela praia enquanto eu mando uma skatada pelos passeios. Se conseguisse que o cão viesse comigo para a água quando eu fosse surfar com a prancha grande, nadava e ia comigo na prancha, isso então era obra!
Quanto aos treinos, tenho em mente 1 treino ou dois nos dias úteis e sábados e/ou domingos de manhã durante um ano, e depois ir fazendo alguns para manter a educação rigorosa.
Reparei quando estive na escola, que os treinos proporcionam grande alegria aos cães e aproximam-nos mais ainda dos donos.
Carlos, tenho em mente, de quando em vez, oferecer este programa ao cão que vier a ter:
Tardes Rurais
As tardes rurais com os "Bichos Urbanos" acontecem às terças e quintas de todas as semanas, num terreno rural, entre as 14 e as 18 horas.
Os donos podem deixar e ir buscar os cães ao local, aproveitando para brincar também um pouco com eles, ou optar pelo nosso transporte (vamos buscar e levar a casa).
Durante estas tardes, os cães poderão brincar com um colaborador dos Bichos Urbanos, com outros cães e receberão ainda noções de obediência básica.
Vantagens para os animais:
- Exercício e passeios;
- Interacção com outros cães, o que minimiza a possibilidade de comportamentos agressivos;
- Boa saúde física e mental;
- Aprendizagem de comandos básicos
- Possibilidade de Interação entre dono e os cães, num local onde podem brincar livremente.
Este último intem é para esquecer pois o cão andará a brincar e a aprender e o dono a trabalhar...

Não fica muito caro (se for ocasional) e o bicho deve agradecer (digo eu).
A parte dos pêlos é que já é o catano. Por acaso importo-me, mas enfim...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm
Compras um aspirador XPTO super potente... 
Antes de entrar em casa aspiras o cachorro e siga
Tu não andas na praia ? Areia deve ser o que não te falta... por isso, se tens que limpar a areia, limpas o cão e vai tudo junto.
Abraço.

Antes de entrar em casa aspiras o cachorro e siga

Tu não andas na praia ? Areia deve ser o que não te falta... por isso, se tens que limpar a areia, limpas o cão e vai tudo junto.
Abraço.
Para ter dentro de casa prefira um macho. Pois a cadela durante o cio ira sujar-lhe a casa toda durante umas 3 boas semanas, e isto 2 vezes ao ano. A não ser que esteja a ponderar o uso de umas fraldas na eventual cadela que possa vir a adquirir!? Ou então que esteja a pensar operar esta, retirando-lhe os órgãos reprodutores!? Nesse caso deve ter em conta o facto que a cadela ira provavelmente passar por algumas alterações do ponto vista hormonal e com isso distúrbios que a fariam certamente engordar e não só!
Boa tarde,
Sou apenas um principiante na matéria mas gostaria de dar a minha opinião. Não vou falar nem de displasia, nem da questão de ser macho ou fêmea, mas sim da questão do apartamento.
Falo por experiência própria e por aquilo que alguns treinadores e alguns livros me transmitiram.
Se passear pelo menos três vezes por dia com o seu cachorro, de preferência 4 vezes, sendo que de manhã antes de sair de casa ande na rua uns bons 45 minutos a 1 hora, e que quando chegar a casa faça o mesmo, o cachorro será mais feliz num apartamento que se viver numa casa com quintal e não não fizer os passeios longos.
O cão "descende" do lobo e está na sua essência caminhar e explorar... uma matilha de lobos percorre diariamente imensos km pelo seu território e o cão tem essa necessidade...
No meu caso concreto tenho um macho com 14 meses e faço isso e posso dizer que desde que tenha esta rotina, não tenho qualquer problema em casa. Também lhe posso dizer que, em determinada altura, o cachorro teve um ferida na pata e não podia andar muito e não pude fazer os tais passeios e ele destruiu umas quantas portas. Depois de voltar à rotina normal tudo acalmou e está tudo normalizado.
De notar que quando o cachorro é pequeno não deve fazer grandes esforços para não sobrecarregar as articulações mas isso existem outros membros que lhe podem dar melhores conselhos que eu...
Ah e não se esqueça morando num apartamento a sociabilização do cachorro é mesmo muito importante, aliás como em todos os casos.
Desejo-lhe muitas felicidades...
Sou apenas um principiante na matéria mas gostaria de dar a minha opinião. Não vou falar nem de displasia, nem da questão de ser macho ou fêmea, mas sim da questão do apartamento.
Falo por experiência própria e por aquilo que alguns treinadores e alguns livros me transmitiram.
Se passear pelo menos três vezes por dia com o seu cachorro, de preferência 4 vezes, sendo que de manhã antes de sair de casa ande na rua uns bons 45 minutos a 1 hora, e que quando chegar a casa faça o mesmo, o cachorro será mais feliz num apartamento que se viver numa casa com quintal e não não fizer os passeios longos.
O cão "descende" do lobo e está na sua essência caminhar e explorar... uma matilha de lobos percorre diariamente imensos km pelo seu território e o cão tem essa necessidade...
No meu caso concreto tenho um macho com 14 meses e faço isso e posso dizer que desde que tenha esta rotina, não tenho qualquer problema em casa. Também lhe posso dizer que, em determinada altura, o cachorro teve um ferida na pata e não podia andar muito e não pude fazer os tais passeios e ele destruiu umas quantas portas. Depois de voltar à rotina normal tudo acalmou e está tudo normalizado.
De notar que quando o cachorro é pequeno não deve fazer grandes esforços para não sobrecarregar as articulações mas isso existem outros membros que lhe podem dar melhores conselhos que eu...
Ah e não se esqueça morando num apartamento a sociabilização do cachorro é mesmo muito importante, aliás como em todos os casos.
Desejo-lhe muitas felicidades...