Eleições

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
casadorei
Membro Júnior
Registado: sexta mai 09, 2008 2:36 pm

sexta mai 16, 2008 12:47 am

Boa noite foristas.

Fico sensibilizado/espantado pela atenção que despertei, sintoma, penso eu, que os espíritos andavam inquietos :? .

Eu tão só na minha qualidade de forista respondia a foristas que se insurgiam contra quem propôs a moção de censura de uma forma que me mereceu defesa e opinava também, que achava injusto que sócios fossem desrespeitados em espaços oficiais do clube, parecendo-me uma vingança censurável, contra alguém que por gostar das coisas correctas se opôs à direcção, com certeza estará na essência de acordo comigo.

Em relação aos erros/casos abordados são erros com cães que conheço, já participei no seu treino...sei do que estou a falar...tenha um pouco mais de consideração por mim pois será mútua Sr. Paulo.

Continuo a achar que quem dramatizou a situação foi a direcção ao necessitar de uma moção de confiança, numa ocasião em que os sócios por erros que também eles acharam graves, que esta cometeu, não confiavam nela. Não terá sido uma demonstração daquele velho método, nós ou o caos? A mim assustou-me...não existe de facto alternativa!

Em qualquer organização do género do clube, nem todos podem/conseguem/querem ter acções executivas, será que isso os deverá inibir de divergir quando acham qualquer norma incorrecta ou nefasta para o PA e para o clube? No clube ou és da direcção ou cala-te para sempre?...

Aproveitar para que o Sr. Paulo me esclareça sobre se é ou não possível em troca de um novo sócio tatuar um cão nos moldes já citados, e desde já agradecendo a sua amabilidade.

Mesmo de fora do clube, deverão ser os clubes imunes e autistas em relação a criticas pertinentes vindas de fora?

A sua resposta, Sr. Paulo, tão severa, não poderá no futuro inibir novos aficionados, novas vozes, novos contributos? (não vamos nós dizer qualquer asneira que o Sr. Paulo repreende-nos por que ainda não fizemos nada pelo clube...) O que julgo só poderá empobrecer o clube, o fórum ou qualquer reflexão como a nossa, por falta de "variedade genética", não acha?

Não discuto quem gastou ou não dinheiro, ou tempo com o clube, quem é sócio ou não, aqui não tem interesse, estamos num espaço público, em que não nos é exigida qualquer filiação, não estou numa assembleia do clube, não tem qualquer forista autoridade regimental sobre outro, somos iguais.

Desde já, e de forma sincera e humilde, me disponibilizo para ajudar, em tudo que esta direcção entender, terei todo o gosto e serei com certeza fácil de contactar. Sou de facto um amante da raça!

Finalmente dizer-lhe Sr. Paulo que fico muito contente por se manter na direcção e entendo bem o porquê de ter sido disputado pela candidata "a candidata" e pela direcção. BOM TRABALHO!

Abraço Hugo.
PauloLeonard
Membro Júnior
Registado: terça mai 01, 2007 2:34 pm

sexta mai 16, 2008 11:47 am

Bom dia

Peço desculpa se não me fiz compreender bem, o que me preocupa actualmente é o continuar de culpar ora a Direcção ora quem apresenta uma moção pelo que se passou na Assembleia, isso é passado tem de se olhar para a frente.
E tambem me preocupa quando os socios mostram que não são activos e que apenas se preocupam em estimular guerras que foi o que provaram ao se comportarem da forma como se portaram e depois não colaborarem na alternativa, ou seja não colaboram com ninguem, e o pior é que quando me refiro a isto não estou a falar a ninguem em particular mas sim à grande maioria.
A unica pessoa que quis ser alternativa sentiu na pele o abandono por aqueles que o icentivaram na Assembleia mas eram os mesmos que achavam que tudo estava mal, é isto basicamente o que provoca a minha indignação pela situação.

Agora quanto ao respeito que tenho por si pode ter a cereteza que o tenho (embora não esteja a conseguir visualizar a quem me estou a dirigir) não posso é deixar de mostrar indignação pela forma como levantou a suspeita de alguma coisa feita por favoritismo a alguem.

Se erros acontecem, claro que acontecem, e podem ter a certeza que ainda vão acontecer muitos mais, geralmente acontecem a quem trabalha.

E como a situação da tatuagem preocupa tanta gente posso vos demonstrar por A+B a execução de uma regra que se aplica em muitos paises membros da WUSV e que são os casos especiais no que diz respeito a tatuagens.
Para verificarem ao que me refiro no caso do RCEPPA que esta redigido em Espanhol e é de mais facil verificação se tiverem acesso pela pagina WEB poderão ver no regulamento de tatuagem alinea 5) que os cães que estavam tatuados com uma chave distinta da do RCEPPA que era a do LOE na epoca até ao final de 1997 eram aceites para entrarem nas listas de cães reconhecidos pelo clube.
Esses cães a que eles se referem para quem não sabe eram os produzidos apenas debaixo das regras da Canina Espanhola a quem foi dado até ao ano de 1997 para entrar no sistema.
Isto porque? Porque era a unica forma de trazer para o seio do clube todos aqueles que ainda lá não se encontravam, é por esta razão que actualmente cerca de 86% dos Cães Pastores Alemães em Espanha nascem debaixo das regras do RCEPPA. Esta foi a explicação que me foi dada pelos dirigentes na altura que procurei estudar este assunto.
Ao consultar o clube Francês fui informado de a mesma regra para os cães provenientes inclusivamente do estrangeiro e que ainda se encontra em vigor. Ao consultar Italia a mesma coisa embora quando responderam já nós nos tinhamos decidido. Ao consultar a Alemanha a unica diferença que existe é que querem o teste de ADN mas não dos progenitores, apenas do cão a ser tatuado ora como todos nós sabemos isso não prova nada, serve apenas para ele ser conhecido dali para a frente.

A minha opinião pessoal é que a solução Espanhola é a melhor, porque deu uma margem de tempo para todos de adaptarem e depois fechou a porta, mas isso é apenas a minha opinião pessoal.

Mas voltando ao raciocinio ainda posso vos informar mais. Que após a nossa Assembleia e quando fui questionado pela Alemanha sobre o que estava a acontecer em Portugal, (sim porque no dia seguinte eles já sabiam, na França até souberam no mesmo dia) ao informa-los que o motivo principal que causou a polemica tinha sido a tatuagem de um exemplar ficaram perplexos com o ridiculo da situação, até porque eu tinha pedido conselhos a eles mesmos sobre como deveria proceder.

Quando souberam qual tinha sido o exemplar ainda ficaram mais perplexos porque neste momento com tudo o que aconteceu e porque esse exemplar já foi visto por alguns juizes foi referenciado por eles proprios como um exemplar de qualidade que ficou em ultimo na Sieger apenas porque não era tatuado porque senão não era aquela a sua posição de mérito.

Os socios criadores tem de entender que são eles que tem de dar o exemplo para os que ainda não são socios e procurar que todos se juntem em torno de um projecto que não é facil de executar com a rapidez que todos gostariamos. E se souberem de casos de incumprimentos de regras que os denunciem aos orgãos competentes pelos meios correctos, para se poder tomar algum procedimento.

Cumprimentos
Paulo Leonardo

P.S. Não me tratem por Sr. que isso faz-me lembrar que tenho cabelos brancos e que estou a ficar mais velho e este forum é só para pessoas de espirito jovem :D
Ramalho27
Membro Júnior
Registado: quinta mai 01, 2008 12:49 pm

sexta mai 16, 2008 1:08 pm

Realmente acho que o clube deve-se manter unido, gostava de ver as pessoas a trabalharem em conjunto sem aquelas picardias que alguns foristas insistem sempre em atirar para o ar, sim esses mesmo que têm tanto de pequenos como de ignorantes pois o 25 de Abril de 1974 já foi à mais de trinta anos, amigo aqui ninguém tentou calar ninguém, e você com as suas ironias todas acabou de levar uma bofetada de luva branca do Paulo Leonardo.
O Paulo Leonardo acabou de lhe explicar tudo direitinho de uma forma simples para o sr. Hugo entender espero que tenha ficado esclarecido e agora sim possa participar de forma construtiva de maneira a que possa ajudar.
Se não estiver interessado dedique-se a outra coisa como já lhe sugeri, pela natureza do seu discurso patinagem assentava-lhe bem.
HOMEM deixe de ser assim critico destrutivo achando que toda a gente lhe deve e vendo mal em tudo e todos participe na vida do clube seja uma pessoa disposta a ajudar os outros e não estando sempre a criticar.
PauloLeonard
Membro Júnior

sexta mai 16, 2008 1:54 pm

Calma que eu não dou bofetadas a ninguem nem é essa a minha intenção só senti necessidade de desabafar a minha indignação e tentar explicar o porque de se tomar certas decisões e opções em determinados momentos.

Eu quero é fomentar a união das pessoas em torno do PACP e acho que provei isso no proprio dia da Assembleia ao convidar todos os presentes para almoçarem juntos, o que até aconteceu.

Os Portugueses como são bons garfos geralmente entendem-se melhor à mesa, talvez seja isso que está a fazer falta para serenarem as rivalidades.

Abraço
Paulo Leonardo
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta mai 16, 2008 4:08 pm

Boa tarde.

Quem leu este tópico desde o princípio saberá que fui eu o primeiro a criticar (no bom sentido) o Miguel por não ter feito um diagnóstico correcto da situação do clube antes de apresentar a moção de censura. Tornou-se evidente que temos opiniões diferentes sobre esse assunto, o que é perfeitamente natural e não será caso de qualquer desentendimento entre mim e o Miguel, até porque já esclarecemos em privado as nossas posições.

Depois disso, e por uma questão de princípios e atendendo à minha actual posição em relação ao clube, resolvi não voltar a intervir sobre aspectos da sua vida interna. No entanto face aos desenvolvimentos que o tema da famosa tatuagem está a ter, gostaria de dar a minha opinião sobre este assunto específico:

O Paulo Leonardo fala em " regras" em vários clubes da WUSV para a tatuagem de cães adultos. Ora eu não sei se essas regras estão escritas nos regulamentos desses clubes. Penso de qualquer modo que não estarão nos regulamentos do PACP. Por esse motivo e no meu entender agiu-se de forma incorrecta ao tatuar o tal cão. Como já aqui foi dito a tatuagem é uma garantia de que um cão é filho de cães com despiste à displasia e uma certa classificação em provas organizadas pelo clube. Transigir-se neste tipo de exigências regulamentares é abrir-se um péssimo precedente, por mais perfeito que seja o exemplar em causa. Como já aqui foi dito, se um criador cumpre as normas e depois, à boa maneira portuguesa, como o Paulo gosta de dizer, vê que outros que as não cumprem podem ter os seus cães tatuados, está-se a criar uma situação de discriminação face aos sócios criadores, para quem não há desculpas, pelo contrário, há penalizações se não cumprirem os regulamentos estabelecidos.
O clube já deu um período de adaptação ao considerar aptos para criar os exemplares nascidos antes de determinada data, inclusive sem terem feito os despistes de displasia. Na minha opinião foi uma decisão bastante liberal e suficiente para os sócios se adaptarem.
Penso portanto que a decisão de tatuar o tal cão foi um erro. Mas também penso que não era caso para fazer cair uma direcção. Na AG os sócios manifestaram-se claramente contra esta atitude, seria suficiente que a direcção acatasse essa decisão dos sócios e não voltasse a cometer tal erro.
O que é fundamental é que as decisões sejam absolutamente claras e no respeito estrito das normativas do clube. Tudo o que seja abrirem-se excepções artificialmente para conquistar novos sócios é, na minha opinião, absolutamente errado e prejudicial para a imagem do clube.

Cumprimentos

José Carlos
nuno_k
Registado: sexta ago 18, 2006 10:51 pm

sexta mai 16, 2008 8:00 pm

Caros Foristas..

Ao ler todo o desenvolvimento deste topico fiquei intrigado com uma duvida, a qual gostaria de ver esclarecida,por quem mais destas coisas perceber....

Desde ja manifesto todo o respeito pelas pessoas que vou nomear,mas terei que o fazer para tentar ver esclarecida a minha duvida:

Foi apresentada uma moção de censura que foi aprovada,à qual deitou abaixo a direção do PACP.

Nessa moção de censura vinham enumerados varios erros que supostamente a direção do PACP tinha cometido. Corrijam me se eu estiver enganado,mas fazem parte da direção varios elementos,como tal,todos eles são cupados desses supostos erros,certo??

Penso k ao deitar uma direção abaixo é porque se ker apresentar uma alternativa e corrigir esses erros,ora, não consigo entender, porque é k esses mesmos elementos k supostamente cometeram erros e foram sensurados, são convidados a fazer parte de uma lista alternativa pela pessoa k os criticou e quis retirar da direção???

Cumprimentos
Nuno Carreira
mike1985
Membro
Registado: sexta abr 06, 2007 8:18 pm

sexta mai 16, 2008 11:59 pm

Olá a todos.....

Custa-me entender o facto de estarem sempre a falar na dita tatuagem que por acaso é a tatuagem do meu cão, pela minha forma de estar na vida não sou muito dado a dar justificações, mas sinceramente começo a ficar agastado com o assunto da tatuagem, pois quando o sr. Paulo Leonardo e eu proprio num tópico anterior deixamos tudo em pratos limpos pensava que o assunto tinha morrido aí.
Na verdade tudo se passou como o Paulo Leonardo aqui explicou e muito bem, eu falei com ele na Siger em Coimbra e perguntei-lhe se era possivel tatuar o meu cão e ele disse-me que teria de esperar para me dar uma resposta definitiva, que iria se informar junto dos clubes de outros países e ia expor o tema na direcção do clube, é importante referir que desde que falei com o Paulo Leonardo até o cão ser tatuado esperei seguramente aí uns três meses e meio e eu desde logo disse que fosse o cão tatuado ou não iria fazer-me socio do clube pelo facto de gostar de Pastores Alemães e de ver o trabalho que o clube estava a desenvolver pois para mim aquilo era tudo desconhecido.
Já li aqui coisas escritas por foristas que são meus colegas e que não são totalmente verdade, é verdade que o Hugo já participou no treino do meu cão como eu já participei no treino do cão dele, agora quando ele afirma que sabe do que está a falar em relação à tatuagem aí eu já não concordo pois não me recordo de ter falado disso com ele......
Alguns foristas também questionaram a origem do meu cão estavam preocupados com os pais dele, e questionavam a sua qualidade, e o controlo a que tinham sido sujeitos pois muito bem!!!!

PAI:

BEN VON DER BERMBACHER SCHEUNE HD a-normal
Nascimento : 30/08/2004 Tatuagem : L-D 8068
Filiação :
Pai : HILL VOM FARBENSPIEL (SchH3)
Mãe : EMELIE AUS DER LEICHTWEISHÖHLE (SchH1)
Este cão é propriedade do canil fontequebrada

Mãe: Nayssa é neta RICK VOM MÖNCHBERG (campeão de espanha) SchH3 Kkl1
SZ/1819635 HD-noch zugelassen
Nascido em 05/10/1991
É filho de
VA1 (BSZS) Jeck vom Noricum
V Nassi vom Mönchberg

e de:
Seffe Vom Berrekasten

Quero referir que a Nayssa nasceu antes de 2005, apesar de saber que isso não é importante mas achei por bem referir.

Se todos os cães criados no clube oferecerem as garantias que o meu me oferece se calhar não estamos assim tão mal!!!! digo eu....

Agora que isto é um forúm e cada um diz o que quer e bem entende eu vou deixar aqui umas ideias, só para que saibam não pretendo ser criador nem nada que se pareça pois defendo que para ter cães e criar é preciso ter uma série de condições que eu não tenho e como eu não pretendo ser mais um fico quieto.
Quando adquiri o meu cão foi uma coisa bem pensada pois se tudo correr bem como espero vai acompanhar-me sempre nos proximos 14 anos, e para mim é aí que reside essência de ter um cão de ter um Pastor Alemão, não sou como alguns que se o cão não servir os seus propósitos descartam-no.
Fico um bocado chateado por estarem sempre a falar na tatuagem e a critarem, mas se repararem na prova de Coimbra na classe de muito jovens machos participaram 4 cães, e se não estou enganado só um deles era nascido em Portugal, e por acaso até ganhou a prova que foi dirigida por um juiz Alemão e esse cão era o tal da tatuagem, infelizmente algumas pessoas dão mais importância ao facto do cão ter sido tatuado nas circunstâncias em que foi do que deixar um cão que tem qualidade competir.
Para terminar quero deixar claro que nunca disse que o meu cão era melhor que este ou que aquele, do meu cão só tenho a dizer que como companheiro de faculdade, como companheiro de corridas e para sair com os amigos é o melhor do mundo o resto é secundário.

PS: Quero deixar claro que ao participar não pretendo arranjar conflitos com ninguém sou da opinião que as pessoas devem falar abertamente e não sou do tipo de andar a fazer insinuações muito menos quando não sei daquilo que falo.
Tenho que deixar aqui uma palavra de apreço ao Paulo Leonardo, por tudo o que fez por mim, a ele tenho-lhe a dizer que tenho intenções de ser socio do clube por muitos e bons anos e que gostava de colaborar com a direcção quanto mais não seja a dobrar panfletos.

Abraço a todos

Miguel Pereira sócio nº 131
PauloLeonard
Membro Júnior

sábado mai 17, 2008 1:44 am

Caro José Carlos
Todos somos livres de participar neste fórum e de expor as nossas ideias.

Em relação ao que escreve que a tatuagem é uma garantia de que os progenitores são isentos de displasia e que passaram por uma exposição não pode estar mais longe da verdade.

Olhou para o relatório que entreguei na Assembleia dos cachorros tatuados o ano passado?
Eles estão tatuados, reparou quantas ninhadas em que ambos os progenitores têm exame reconhecido feito?
E esses progenitores passaram todos por exposições? Olhe que não.

Nós estamos a começar do zero em termos de certificação dos exemplares utilizados na reprodução.

Reparem nos dados que o Miguel registou aqui sobre os cães em questão, são diferentes dos apresentados no relatório que entreguei? São diferentes dos cães que estão a ser utilizados nascidos antes de 2005?

As regras que são exigidas aos sócios cumprir recordo que são aquelas a que todos nos sujeitamos de livre e espontânea vontade para subir a qualidade dos nossos exemplares.

E os outros que estão de fora?
Deixamos que fiquem de fora ou aliciamos a que entrem no sistema?
Não existe o clube com o objectivo do desenvolvimento da raça em Portugal? É o que esta registado no regulamento interno.
No ano de 2007 nasceram 1584 Cães de Pastor Alemão em Portugal repararam quantos estão no relatorio de tatuagens que entreguei?

Confesso que no inicio quando foi solicitada a tatuagem o meu primeiro pensamento foi ” não é possível fazer”, mas depois em reunião resolveu-se questionar quem tem mais anos de experiencia e a resposta foi a que vos expliquei.
E não foi só por ser dada por pessoas com peso no mundo do Cão Pastor Alemão que se mudou de ideias, foi porque a razão nos fez chegar à conclusão que esta é a nossa realidade.

Agora se os sócios por maioria de votos decidem que uma situação semelhante não pode ser aprovada, é muito simples de resolver, é só fazer uma proposta de votação para esse assunto em qualquer assembleia.

Quanto às regras que refere não estar prevista vou deixar aqui uma parte do texto que se encontra no regulamento de tatuagem do PACP para que possamos todos interpretar e refletir:
“Tatuagem de cães adultos, poderá ser efectuada, sempre por responsável veterinário, sendo necessário o envio de cópia do pedigree bem como da ficha de controlo de tatuagem carimbada e assinada pelo responsável da tatuagem, nos cães importados de países membros, filiados ou reconhecidos pela Federação Cinológica Internacional (FCI) e WUSV, a Identificação Canina de origem é admitida desde que obviamente não coincida com a de qualquer outro exemplar já registado e da mesma raça e conste no certificado genealógico ou documento oficial reconhecidos pelo C.P.C.”

Abraço a todos
Paulo Leonardo
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 17, 2008 10:45 am

Bem, antes de responder ao Paulo gostava de dizer ao Mike 1985 que nada me move contra o seu cão, que não duvido que seja um excelente exemplar. O que está em questão não é o seu cão, mas a acrtuação do PACP ao tatuá-lo.

Respondendo ao Paulo Leonardo:

1. Eu fiquei com a ideia de que o Paulo na AG tinha admitido que incumprira os regulamentos de tatuagem neste caso específico e que não os voltaria a repetir. Afinal, só quem trabalha comete erros, como você gosta de dizer. Mas eu acrescento que não é grave cometer erros, o que é grave é que não se aprenda com eles...

Verifico pelas suas explicações que continua a achar que agiu de acordo com os mesmos, o que me leva a pensar que se aparecerem outros casos idêdnticos ao corrente a sua atitude como resposável de cria da nova direcção será exactamente a mesma. Para mim, é então muito pior a emenda que o soneto, e passo a justificar-me.

2. O excerto de regulamento de tatuagem que o Paulo transcreve diz claramente que é possível aplicar a tatuagem do PACP a cães adultos desde que, entre outras coisas, sejam importados de paises filiados na FCI e na WUSV. Ora, sendo obrigatório que sejam filiados na WUSV, como diz o texto, terão já de vir tatuados do país de origem, a não ser que o Paulo me indique um clube filiado na WUSV que não tatue obrigatóriamente os cães... Penso pois que este texto não se aplica ao caso em questão, a nao ser que o cão de que falamos fosse importado de um pais inscrito na WUSV e nesse caso teria que vir com a tatuagem do clube de origem.

3. Mais grave ainda é o Paulo dizer que a tatuagem não significa (está, como diz, longe disso) que um cão foi criado sob normas que garantem um patamar mínimo de qualidade dos progenitores (certificação de displasia e qualidade estrutural).

Mas então que raio é que a tatuagem certifica? Nada? Então para que é que se tatuam os cães? Por mera questão estatística? Se é assim, porque é que um comprador deve optar por um cachorro ou adulto tatuado pelo PACP, em vez de comprar por metade do preço um nao tatuado ao Zé da Esquina que nem sabe o que é displasia?

4. Diz ainda o Paulo que sem este tipo de cedências não seria possível atrair novos sócios. Acredito que não, mas e os que já são sócios não têm também razão para se sentirem descriminados. Anda um criador a ter despesa e trabalho para cumprir com despistes de displasia e despesas de exposições, e depois vê o clube, na ânsia de atrair sócios, tatuar cães que não cumpriram estas exigências de selecção?

Os novos sócios não podem ser atraídos à custa do incumprimento dos regulamentos, isso é começar do zero mas com vícios que deveriam ser evitados. No caso vertente a tatuagem até era desnecessária para atrair para sócio o Mike1985, porque segundo ele diz filiava-se mesmo que não lhe tatuassem o cão...

5. Mas se a tatuagem não significa nada, porque é que o cão dele, que pelos vistos até é um bom exemplar, foi relegado para ultimo em exposição "por não ser tatuado"? Em que ficamos, afinal? A tatuagem significa ou não significa alguma coisa?

Bem, a verdade é que me preocupa bastante que o Paulo mantenha como legítima a sua actuação neste caso, o que significa que novos casos do género poderão verificar-se. Na minha opinião é mau para o clube que a troco de uma inscrição, se proceda à tatuagem de um cão importado do Sri Lanka ou da Abissínia sem qualquer controlo de selecção. Mas isto é apenas um desabafo de quem pensa que a primeira obrigação de um dirigente de um clube, qualquer que ele seja, é cumprir intransigentemente os regulamentos que os sócios aprovaram.

Cumprimentos

José Carlos
casadorei
Membro Júnior

sábado mai 17, 2008 12:22 pm

Huff! Obrigado Sr Jcsousa, começava a desesperar, temos o paulo sistematicamente a desvalorizar aquilo que deveria defender (é para isso que o clube existe ou não).
Um membro da direcção dizer isto...
Em relação ao que escreve que a tatuagem é uma garantia de que os progenitores são isentos de displasia e que passaram por uma exposição não pode estar mais longe da verdade. ...por aqui me fico...

Em relação ao Mike1985 queria dizer que nunca nomeei eu o Atila, como é fácil depreender não interessa especificar este ou aquele, o procedimento é que está em causa, e, como te disse pessoalmente, não concordei com todo o processo.
O que me faz um pouco de confusão são "lobos com pele de cordeiro", por isso pergunto, quando compras-te o àtila sabias que não era tatuado, e o que isso implicava, na altura não te importou ficou assim mais em conta a tua nova mascote? verdade? Depois, quando observas-te o desenvolvimento do cão, então sim, porque valia a pena (como também te disse pessoalmente o cão tem qualidades), para o valorizar, resolves-te tatua-lo, estives-te sempre consciente que não o poderias fazer, foi-te dito que não se poderia fazer, os regulamentos não o permitiam, pelo menos assim se pensava...lutas-te para isso ser possível e encontras-te uma direcção que não esteve bem, para mim, ao permiti-lo. Já viste se pega não tatuamos cachorro nenhum (poupa-mos dinheiro...) e depois se o cão for bom tatua-mo-lo, senão, não faz mal, o cão é só para eu brincar, para me fazer companhia...para isso nem pedigree necessita.
Mais te pergunto, porque foste tu que levantas-te a questão, sabes bem que a linha paterna do àtila é optima, neto de Hill vom Farbenspiel, filho de um cão tatuado e para mim de boa qualidade e na sua linha materna o seu avô que tipo de pelo tem? Porque não nos mostras uma foto da sua mãe e avô materno? Achas de facto que, se o Paulo tivesse visto a mãe e o avô materno o tatuaria? Bem,... se calhar...

Abraço, Hugo.
funk
Registado: quinta jan 25, 2007 12:54 pm

sábado mai 17, 2008 12:30 pm

Boas tardes, depois de questionar o Del. Cria do PACP sobre este caso concreto chego á conclusão de que o Dep. Reprodução agiu correctamente ao tatuar o dito cachorro, ainda por cima com o aval ou parecer, se quiserem, da SV que pelo que me foi dito ficaram bem impressionados com o rapaz, a única ressalva é que fosse com uma tatuagem diferente para poder ser controlado.
Concordo com esta abertura e excepções pois tratam-se de sócios novos que possivelmente desconheciam as regras e que a elas não estavam obrigados, há que captar sócios e dentro desse panorama admito tais excepções, no entanto se pensar-mos um bocadinho vemos que esse cão em nada prejudica os cachorros nascidos de criadores sócios, porque os nossos poderão com a tat. do pacp participar em provas fora do país enquanto que o dito cachorro com a tat. do LOP só poderá participar nas provas internas, pelo menos estes são os regulamentos da WUSV.
Assim não se penaliza os novos sócios mas também não se lhes concede todos os previlégios desde sejam cães sem origem controlada pelas regras da WUSV, acho uma solução justa no panorama actual do clube.

Volto a insistir que temos tendencia a esquecer-nos de que estamos no inicio de um clube que tem como objectico reabilitar a raça no nosso país, é um trabalho longo e que requer nesta altura alguma flexibilidade e abertura para poder-mos ter um conhecimento o mais alargado possivel dos exemplares que existem, teremos tempo de fazer a respectiva selecção quando chegar a altura das provas de trabalho e displasias.

Se não for assim, com alguma abertura, como conseguirá o PACP captar novos sócios? ninguém está disposto a ter que mandar cães fora para se tornar sócio de um clube, é obrigação do PACP agrupar todos os amantes da raça nas suas várias vertentes para depois com a ajuda desses iniciar um programa de selecção.

já agora parabens ao dono do cachorro, e parabens pela linha de sangue que carrega, muito importante nos dias que correm, alguém se lembrou deste pormenor?

Cumprimentos
Luis Carvalho
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 17, 2008 2:06 pm

O discurso do Luis Carvalho é simpático, conciliador e aparentemente sensato. No entanto a pergunta não tem a ver com as qualidades do cão em questão, que poderia ser qualquer outro, nem com os conselhos dados pelo clube alemão, francês, chinês ou pelo próprio papa. A questão é muito simples:infringiram-se ou não os regulamentos do PACP ao proceder a esta tatuagem?

Por outro lado: o dito cão não poderá participar em provas a não ser a nível interno. Mas poderá obter o apto de cria, mesmo tendo nascido após o período de transição definido pelo clube ? Isto não cria situações de desigualdade para com os cães criados segundo as normas?

Eu acho muito bonito que se justifique tratamentos de excepção para cativar novos sócios (já agora, sócios que paguem as quotas...) mas pergunto: a melhor forma de atrair sócios não seria antes oferecer-lhes regulamentos credíveis e cumpridos sem excepções? não seria proporcionar-lhes contrapartidas como a formação aos diversos níveis em que se vissem valorizados como criadores?

E se daqui a 10 anos o número de sócios ainda fôr limitado? Para além da tatuagem, ainda se oferece, sei lá, um copo de tinto e uns bolinhos de bacalhau?

E não seria maior incentivo,por exemplo, isentar os novos sócios das taxas de alguns serviços prestados pelo clube?

Eu acho que este erro deveria ser assumido e não constituia razão para qualquer moção de censura, bastava com que houvesse um compromisso de que o mesmo não se voltava a repetir. Como já se disse todos erramos e o importante é que se corrijam os erros. Pelo que leio, no entanto, parece que se acha que o episódio está absolutamente conforme com os regulamentos do clube, e portanto quem tiver um cão nas mesmas condições estará convidado em tornar-se sócio, tendo como contrapartida a respectiva tatuagem.

Cumprimentos

José Carlos
PauloLeonard
Membro Júnior

sábado mai 17, 2008 2:11 pm

Respondendo também ponto a ponto.

1. Eu não admito nem deixo de admitir erros o que aconteceu foi uma decisão da direcção e que expliquei o porquê desta decisão na qual eu contribui para ela, na qual a minha opinião contou e perante todos os dados e conselhos que nos foram transmitidos foi a que aqui tenho tentado esclarecer.
Se quer a minha posição particular é a mesma, claro que é a mesma, não tomo uma posição sem ponderar o que faço.
Mas como já disse coloquem estas questões a votos numa assembleia e decidam estas questões mais difíceis de uma forma democrática.

2.Não me recordo se esteve presente na 1ª Assembleia desta Direcção mas nessa altura eu apresentei um caso de exemplares que chegaram o Portugal sem estarem tatuados e que foram tatuados cá depois. Alguém se recorda disto? Esses exemplares vinham de Itália onde é atribuído um número de tatuagem mas na realidade o cachorro não é tatuado nessa altura.
A Itália é membro da WUSV e porque raio é que eu tenho de acreditar que um exemplar chega a Portugal com um documento e que pertence a esse mesmo cão e não acredito no mesmo tipo de documento que foi emitido em Portugal?

3. Quando digo que a tatuagem não certifica nada, estou a falar do caso Português, por enquanto apenas identifica o cão, porque os cães que estão a ser utilizados são aqueles nascidos antes de 2005 aos quais não foi exigido nada, como tal não certifica nada. É claro que nos países com clubes a trabalhar à muitos anos certifica tudo. No nosso caso temos de esperar pelo menos mais uma década, mas tem de se começar por algum lado foi assim que se fez em todo o lado.

4 Os Sócios tem razão para se sentirem descriminados e prejudicados, mas no meu entender apenas aqueles que se preocupam em fazer os despiste das Displasia aos exemplares todos que utilizam, mesmo aqueles que nasceram antes de 2005, ou fazer isso é assim tão difícil?
E sócio criador que se tenha indignado e esteja nessa situação só vi um até agora.

5. O ficar em último numa exposição devido à falta da tatuagem é um critério do Juiz, também já ficou em primeiro.

6. Quanto à legitimidade do procedimento pensava que a tinha, como foi baseada numa resolução de uma Direcção eleita democraticamente.

Bem mas com isto nunca ninguém me ouviu dizer que alguém não tenha a sua razão, pelo contrário até acho que todos tem a sua cota parte de razão, só que as coisas não são tão lineares como parecem à primeira vista, eu também pensava que eram quando entrei nesta aventura, mas a realidade é muito diferente do papel.

Eu até agradeço que estes debates aconteçam porque se as discussões forem tidas dentro de uma boa educação e com o objectivo de troca de opiniões, todos ganhamos com isso.

Em resposta ao Hugo quero lhe pedir que o mesmo respeito que me pediu que também o tenha pela minha pessoa porque só aqui vim defender a posição tomada pela Direcção devido à sua forma de questionar a situação que levantava a suspeita de favorecimento a alguém ou de fraude cometida, levantando mesmo a hipótese de ter acontecido mais alguma coisa que os sócios não tenham conhecimento e que até agora não demonstrou o que era.
Mas que eu estou ainda a aguardar que o faça ou que tenha a honra de dizer que se precepitou na forma como escreveu.

Quanto a se eu tatuaria um cão descendente de um pelo comprido, de certeza se eu decidisse sozinho não mas os sócios decidiram na 1º assembleia em um caso particular que sim, alguém se recorda disto também?

Se calhar se o Paulo Leonardo, fosse apenas o sócio criador tambem poderia pensar que não deveria tatuar o cão, mas o problema é que não sou, tenho de pensar mais à frente e foi para isso que me elegeram, quando acharem que não estou a trabalhar correctamente podem sempre me substituir, não é meu costume me agarrar a lugares ou cadeiras pelo contrario não gosto de estar muito tempo no mesmo lugar.

Abraço
Paulo Leonardo
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 17, 2008 2:35 pm

Paulo, pessoalmente não me recordo do tal caso dos cães italianos, portanto cães importados. O cão de que se fala foi importado? E se foi, foi de Itália ou dum país que tatua os cachorros aos 45 dias?

Como disse antes, a questão fundamental é saber se ao permitir a tatuagem do cão, a direcção desrespeitou os regulamentos do clube. Na minha opinião foi o que aconteceu e como também já disse não seria um erro deste tipo que seria razão para uma moção de censura.

Temos visões diferentes, na verdade, do que deve ser a estratégia do clube para o desenvolvimento da raça. Você (e pelos vistos a direcção anterior) pensa que se deve alargar a malha e ir criando casos excepcionais para cativar novos sócios. Eu penso que se devem cumprir sem desvios os regulamentos por forma a dar uma imagem de credibilidade ao clube, e promover iniciativas em que os novos sócios vejam que ao aderir se valorizam no conhecimento da raça, sentindo o apoio de toda uma estrutura.

Pelo que expôs, sou forçado a concordar consigo. No caso português a tatuagem não é, realmente, nenhum certificado de qualidade dos exemplares que a possuem. Isso, para mim, é mau, e só lamento que vá continuar assim.

Cumprimentos

José Carlos
casadorei
Membro Júnior

sábado mai 17, 2008 2:57 pm

Olá foristas,
para pedir desculpa ao Paulo pelo tom menos correcto e irónico nas minhas apreciações no "post" anterior em relação à sua atitude na direcção, não o merece decerto, até porque acho que o fórum segue um caminho construtivo que me agrada, ao sentir que aprendo qualquer coisas dos bons contributos já explanados, e não quero ser logo eu a areia na engrenagem...

Abraço Hugo.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”