PA com pouca personalidade territorial

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
DiogoSeguro
Membro Júnior
Registado: segunda set 24, 2007 12:00 pm

quinta jun 26, 2008 11:06 am

Bom dia a todos,

O meu PA está quase a fazer 1 ano, ele é bastante sociável, querido, brincalhão, mas falta-lhe o instinto territorial...
n sei se é por ser novo ainda, mas qualquer pessoa entra em minha casa e ele não ladra, ele vai com rabo a abanar à procura de uma nova brincadeira...

como faço para ele ficar mais agressivo/territorial ?

para além de n ser agressivo, tambem tem medo de muitas coisas, papelinhos etc... tudo mesmo qualquer objecto que ele n conheça ele tem logo medo.

Gostava de pedir a vossa ajuda sff para corrigir estes "defeitos" (que n são bem defeitos)

pois já tive 2 PA (que já faleceram) e em nenhuma circunstância tiveram estes problemas/ características...

Muito obrigado
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quinta jun 26, 2008 2:37 pm

cada caso é um caso... mas certo há que alguem com experiencia de treino o possa ajudar...

o meu maxwell aos 9/10 meses começou a desenvolver o instinto territorial sem nunca ter sido despertado para tal, foi naturalmente... ou seja, alguem que se aproxima-se dos portões era recebido com um ladrar... se fosse alguém desconhecido para ele, nós abriamos o portão e ele continuava sempre desconfiado a ladrar... só depois de estar connosco e com o desconhecido é que se sentia à vontade...

Ex: um colega do meu pai entrou no NOSSO carro sozinho (tinha sido emprestado), abriu a porta e ele não o deixou sair enquanto alguem da familia não apareceu não parou de ladrar...

Cada caso é um caso, este que temos agora é mais arisco... mais nervoso e mais activo... tem mais o instinto de guarda, já ladra (termo mais correcto é RESMUNGA :wink: ) com 3 meses se vir alguem do lado de fora do portão... tenho-o treinado pela positiva, nunca o limitando ao NÃO... a ver se limo umas arestas do lado materno (a mãe era submissa)...

em relação ao medo... deixo o assunto para os experts...

Só reforço, cada caso é um caso... boa sorte...
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jun 26, 2008 3:11 pm

O medo pode ser de origem genética ou adquirido.

No primeiro caso não são de esperar grandes modificações comportamentais, embora possam ser algo atenuadas.

Se foi adquirido, pode tentar dessensibilizar o cachorro, associando as situações específicas de stress a aspectos positivos (por exemplo, quando está a comer ou a brincar consigo, fazer detonar uma pistola de alarme de 6mm a uma distância considerável e se a reacção fôr positiva -de indiferença - ir aproximando a pouco e pouco a distância - não no mesmo dia...)

Quanto à guarda poderia fazer aparecer o "homem mau" - um amigo devidamente instruido para o efeito - do lado de fora de uma cerca ou muro, chamando a atenção do cão. Se este reagisse ladrando ou defendendo o território, o amigo pôr-se-ia imediatamente em fuga, dando confiança ao cão, que você recompensaria efusivamente por ter afugentado o "ladrão".

No entanto, dado o perfil descrito do animal, eu deixaria essa parte da guarda para uma fase posterior, preocupando-me desde já com combater as fobias manifestadas. É um trabalho que requer bastante persistência e muita paciência, podendo os resultados não serem os desejados se o medo fôr genético, pelo que seria bom conhecer as caracteristicas dos pais.

Boa sorte

José Carlos
DiogoSeguro
Membro Júnior

quinta jun 26, 2008 7:27 pm

vou tentar saber mais sobre o pai pois a mãe não me pareceu "maricas" mantendo sempre a sua atenção em mim quando o fui buscar a casa do criador.

agradeço imenso os comentarios aqui postados,

PS: ainda agora quando cheguei a casa fui ao correio, ele veio ter comigo e sem querer, como ia com jornais na mão, toquei-lhe e ele saiu a correr para longe de mim com medo, tentei chama-lo e ele sempre a olhar para a minha mão recusou-se a vir ter comigo...
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

sexta jun 27, 2008 10:03 am

bem...

ele não é maluco por nada ??? maluco por um brinquedo ou uma comida qq ???

Digo isso porque o meu é maluco por uns biscoitos da pedigree (aqueles ossos de roer para os dentes), eu desfaço o biscoito em micro pedaços e numa sessão de treino no total só devo dar meio biscoito (só pelo cheiro até dá cambalhotas) e eu aproveito isso para o treinar, quando faz bem dou um micro biscoito, outra vez dou festas, outra vez uma sessão de "luta" na relva, sempre a alternar... não o quero habituar muito ao biscoito senão o gajo como é teimoso depois pode recusar a ração... e espertos são eles...

se associar por exemplo o jornal com um brinquedo ou com uma comida ou festa que ele goste e tal, devagar, sem o forçar ele vai associar o sentido positivo da brincadeira ou da comida ao papel ou outros ...
DiogoSeguro
Membro Júnior

sexta jun 27, 2008 10:26 am

se for por comida devo ficar mal no exame, ele não é um cão de muita comida, mesmo sendo biscoitos... ele gosta desses para os dentes mas se tiver k evitar, ele evita.
só s não lhe der ração nesse dia e no treino lhe der biscoitos ai a fome aperta...
ele adora k eu atire bolas para ele ir buscar
vou tentar e ver a reação dele.

muito obrigado

Cumps
Lia3
Membro Júnior
Registado: terça mar 04, 2008 3:48 pm

sexta jun 27, 2008 5:29 pm

Boa tarde.

Bem tenho a dizer que cada cão, é um cão, e cada um tem a sua personalidade. Eu tenho dois cães, a Nuria, uma PA, com quase 6 meses e o Boris, (sem raça definida), com 10 anos. Quando a Nuria cá chegou o Boris já cá estava, no entanto digo-lhe que a Nuria, já tomou conta de tudo. Basta alguém aproximar-se do portao de casa, que ela começa a ladrar, sem parar, enquanto o Boris, só ladra, quando lhe apetece.
Ela desenvolveu um grande sentido territorial, passando o Boris a ter um papel "secundário". Ela nao tem medo de absolutamente nada. E digo-lhe mais, coitado do Boris, que tem a vida num inferno, pois ela faz-lhe a vida negra, não o largando. E ele não é propriamente um cão pequeno.

Nuria- http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53414[/url]
DiogoSeguro
Membro Júnior

sábado jun 28, 2008 11:48 pm

Lia3 Escreveu:Boa tarde.

Bem tenho a dizer que cada cão, é um cão, e cada um tem a sua personalidade. Eu tenho dois cães, a Nuria, uma PA, com quase 6 meses e o Boris, (sem raça definida), com 10 anos. Quando a Nuria cá chegou o Boris já cá estava, no entanto digo-lhe que a Nuria, já tomou conta de tudo. Basta alguém aproximar-se do portao de casa, que ela começa a ladrar, sem parar, enquanto o Boris, só ladra, quando lhe apetece.
Ela desenvolveu um grande sentido territorial, passando o Boris a ter um papel "secundário". Ela nao tem medo de absolutamente nada. E digo-lhe mais, coitado do Boris, que tem a vida num inferno, pois ela faz-lhe a vida negra, não o largando. E ele não é propriamente um cão pequeno.

Nuria- http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53414[/url]
pois já é a segunda cadela com poucos meses que tenho conheccimento que são extremamente territoriais... o meu vai fazer 11 meses em julho... se eu n sonseguir isto brevemente vou tentar com ajuda profissional =(
Lia3
Membro Júnior
Registado: terça mar 04, 2008 3:48 pm

domingo jun 29, 2008 2:00 pm

Pois, realmente eu acho que as cadelas são mais territoriais.
Quando andei para adquirir a Nuria, o criador dela, vendo as nossas duvidas, aconselhou em tudo uma cadela, e uma das coisas que nos disseram, foi que uma cadela, tem mais atenção á casa, enquanto um cão tem mais atenção ao dono. E realmente eu vejo que isso é verdade.
DiogoSeguro
Membro Júnior

segunda jun 30, 2008 2:05 pm

vamos a ver... ontem já expulsou um gato vadio do quintal veremos se o faz um dia destes com um intruso..
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”