In "http://www.hospvetporto.pt/uteis/consel ... he/33.html"
Identificação Electrónica de Animais
por Hospital Veterinário do Porto em 30 de Janeiro de 2005
A identificação electrónica de animais de companhia iniciou-se, na Europa, há cerca de 15 anos. Países como a Bélgica, a Dinamarca e a Espanha, viram na identificação electrónica um método idóneo para uma identificação animal correcta, séria e eficaz, permitindo desenvolver o conceito de responsabilização dos proprietários dos animais, melhorando problemas como o abandono.
A identificação de animais através de microchips é um método seguro e que é aplicável à maioria das espécies como cães, gatos, aves, répteis e animais exóticos.
Em Portugal o Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários assinou um protocolo que estabelece a criação e gestão de um banco de dados com a identificação de animais de companhia: SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO E REGISTO ANIMAL – SIRA/SNMV.
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 312/2003 de 17 de Dezembro de 2003, passou a ser obrigatória a identificação por microchip das raças consideradas perigosas.
Microchip
O microchip é constituído por um código exclusivo e inalterável, gravado a lazer e encapsulado num vidro cirúrgico e micro revestido com uma capa de polipropileno bio compatível e anti-migratório que tem o tamanho de um bago de arroz, com aplicação por via subcutânea.
Após a injecção o aparelho permanece no animal por toda a sua vida, fornecendo um número de identificação exclusivo do animal através de um leitor de microchips.
Implantação do Microchip
A aplicação do microchip é um acto médico e, por conseguinte, só o médico veterinário o pode fazer. Após a colocação deve ser comprovado se o microchip está correctamente colocado fazendo-se a sua leitura através de um pequeno aparelho portátil que mostra no seu visor o código alfanumérico correspondente ao animal.
Para a implantação dos microchips devem ser seguidas as seguintes etapas:
Verificar que o microchip que vai ser usado está numa embalagem fechada e que foi esterilizado de acordo com o indicador visível.
Usando um leitor homologado, verificar que o código do microchip é o mesmo que está indicado na embalagem.
Usando um leitor homologado realizar uma exploração completa do corpo para assegurar de que não existe implantado um microchip funcional.
Não é necessário administrar anestesia geral nem local antes da implantação. Não é necessário tosquiar a zona da implantação, mas recomenda-se que seja lavada com um algodão embebido numa solução de alcoólica anti-séptica diluída.
O animal deve ser seguro com suavidade por um ajudante.
O lugar da implantação depende de cada espécie.
O microchip deve ser implantado sempre sob a pele do animal, preferencialmente, a meio do lado esquerdo do pescoço. Neste local não devem ser injectados outros produtos (fármacos, vacinas, etc.).
Uma vez retirada a agulha, aplicar uma pressão digital suave sobre a área de implantação durante alguns segundos.
Explorar de novo o animal para se assegurar que o microchip está na sua posição.
Preencher a documentação necessária.
Depois é preenchida uma ficha de registo, em triplicado, com a identificação do animal e do seu proprietário, ficando o original com o proprietário, uma cópia no arquivo do médico veterinário e a outra é enviada ao SIRA para introdução dos elementos já referidos anteriormente.
O SNMV terá responsabilidade de gestão e manutenção do SIRA, sendo por isso a entidade fornecedora das fichas de registo animais. A venda destas fichas pagará o serviço de registo e de manutenção do sistema.
As consultas ao SIRA a partir dos Centros de Identificação ou das autoridades (são gratuitas e podem ser feitas via telefónica, postal ou fax).
O SIRA pode ainda fornecer aos proprietários dos animais uma ficha do proprietário com discriminação de todos os animais registados em seu nome, bem assim como providenciar o envio de circular alerta a todos os Centros de Identificação em caso de extravio dos mesmos animais.
Bancos de dados semelhantes estão instalados em diferentes países da CE, nomeadamente Inglaterra, Bélgica, Espanha, Alemanha, etc.
Vantagens do Microchip
O microchip tem vantagens sobre os métodos tradicionais de identificação. Em relação às coleiras e etiquetas estas podem ser perdidas ou retiradas. Alguns donos tatuam a morada e o telefone, mas este procedimento leva mais tempo e é mais doloroso para o animal e tem a desvantagem de se tornar inútil se houver uma mudança de endereço ou de telefone.
Imagine que um animal se perde. Quando ele não tem identificação é difícil e por vezes impossível o seu retorno a casa.
Se ele tiver um microchip implantado, a pessoa que o encontrar pode dirigir-se a um Centro de Identificação ou às autoridades onde através um leitor de mão, pode ser verificado o seu número e identificado o proprietário no banco de dados do SIRA.
Desta forma o animal é devolvido ao seu dono.
Os roubos são outra das situações em que os microchips dão uma ajuda preciosa.
Os animais que estiverem registados possuem um número individual que corresponde a um proprietário.
A partir do momento que é dada indicação ao SIRA do desaparecimento do animal é emitido um comunicado aos Centros Veterinários e Autoridades, de forma a existir uma rápida localização do animal.
Mudança de propriedade
O novo proprietário deve apresentar-se no Hospital Veterinário, munido da declaração do antigo proprietário (em que faz prova de que o animal lhe foi vendido ou oferecido) e original da ficha de identificação do SIRA.
O veterinário deve referir as alterações (de propriedade ou outras) no verso do original da ficha do SIRa, depois datar, carimbar e assinar o documento.
Fazer duas cópias desse original (frente e verso), reter uma cópia para si - caso não tenha sido o médico que identificou o animal - e enviar a outra cópia à base de dados com a declaração do proprietário, estes documentos serão posteriormente anexados ao duplicado existente na Base de Dados.
Salientamos o facto de que apenas os médicos veterinários poderão proceder a eventuais alterações nas fichas do SIRA, pois os mesmos responsabilizam-se civil, ética e deontologicamente pelos novos dados.
Qualquer médico veterinário pode proceder àquelas alteraçoes, independentemente de ter sido ou não o que identificou o animal.
Informação - "xispe" nos animais a partir de HOJE 1.07.2008
Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 524
- Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm
Ir para
- Arca de Noé Vivapets
- ↳ Fórum para os novos membros
- ↳ Arca de Noé Vivapets.com
- ↳ Animais de Estimação
- Adopção
- ↳ Animais para Adopção
- ↳ Animais Adoptados
- ↳ Pedidos e outros tópicos
- Animais
- ↳ Cães
- ↳ Gatos
- ↳ Aves
- ↳ Peixes
- ↳ Répteis e Anfíbios
- ↳ Exóticos
- ↳ Cavalos
- ↳ Animais de Quinta
- Fóruns de Raças
- ↳ American Pit Bull Terrier
- ↳ Arara
- ↳ Barbado da Terceira
- ↳ Basset Hound
- ↳ Beagle
- ↳ Betta Combatente
- ↳ Bouledogue Francês
- ↳ Boxer
- ↳ Bull Terrier
- ↳ Bulldog Inglês
- ↳ Bullmastiff
- ↳ Canário
- ↳ Caniche
- ↳ Cão da Pradaria
- ↳ Cão Da Serra Da Estrela
- ↳ Cão da Serra de Aires
- ↳ Cão de Água
- ↳ Cão Rafeiro
- ↳ Chihuahua
- ↳ Chinchila
- ↳ Cobra do Milho
- ↳ Cocker Spaniel Inglês
- ↳ Coelho
- ↳ Diamante Gould
- ↳ Dobermann
- ↳ Dogue Alemão
- ↳ Escorpião Imperador
- ↳ Esquilo de Richardson
- ↳ Furão
- ↳ Gecko Leopardo
- ↳ Gerbo Da Mongólia
- ↳ Golden Retriever
- ↳ Guppy
- ↳ Hamster
- ↳ Husky Siberiano
- ↳ Iguana Verde
- ↳ Lhasa Apso
- ↳ Maine Coon
- ↳ Ouriço
- ↳ Pastor Alemão
- ↳ Pastor Australiano
- ↳ Pequinês
- ↳ Perdigueiro Português
- ↳ Periquito
- ↳ Persa
- ↳ Porquinho Da Índia
- ↳ Pug
- ↳ Ratazana
- ↳ Retriever do Labrador
- ↳ Rottweiler
- ↳ Rouxinol do Japão
- ↳ Samoiedo
- ↳ São Bernardo
- ↳ Springer Spaniel Inglês
- ↳ Tarântula
- ↳ Tartaruga De Faces Rosadas
- ↳ Tartaruga Leopardo Africana
- ↳ Tartaruga Russa
- ↳ Terra Nova
- ↳ Vizsla
- ↳ Weimaraner
- ↳ Yorkshire Terrier
- ↳ American Staffordshire Terrier
- ↳ Chow Chow
- ↳ Bengal
- ↳ Catarina
- ↳ Formiga
- Vários
- ↳ Outros Tópicos
- ↳ Encontros e Eventos
- ↳ Direitos dos Animais
- Tópicos em moderação
- ↳ Moved