Ao digitalizar algumas fotografias antigas, dos meus primeiros cães, reparei nalgumas diferenças que, após estes anos, já são muito evidentes. Por exemplo, já não me lembrava que as caudas eram tão mais pequenas e finas. Os machos tinham uma cabeça e focinho muito mais estreitos, não se notando quase a diferença entre machos e fêmeas. E as côres da pelagem? Além dos preto afogueado e dos totalmente preto, era comum encontrarem-se os bonitos lobeiros e os totalmente creme variando entre os claro côr de areia até aos mais escuros côr de caramelo.
Como não sou criadora nem frequentadora de exposições, fiquei com a dúvida se esta transformação se deve a alteração do standard ou se se deve à "imitação" de campeões de afixo estrangeiros. Não que seja importante até porque acho os p.a. de agora muito mais bonitos e possantes do que os de outrora mas as côres da pelagem

Tenho saudades da heterogeneidade de antigamente. Tenho saudades da definição exacta das manchas pretas no pêlo creme ao contrário da mescla existente agora.