melzinha Escreveu:
A ideia q fiquei é a seguinte só devemos fazer criação , nos caso em concreto estamos a falar de Pa, qd tivermos a certeza q a ninhada será superior aos pais ( e esta certeza provem da existência de LOP). Então e se ( q não é o meu caso pq não conheço o historial familiar do macho), "eu" tiver um casal de pastores alemães q já vinham de criações antigas (por exemplo se fossem trisnetos de um cão de um familiar meu) e se fossem cães mt bons, mas q apesar de tudo não têm LOP pq nunca ninguém se deu ao cuidado de os registar.Mesmo assim a criação é sempre de questionar?
Outra pergunta q gostaria de fazer é a seguinte? ( informa q a cadela ainda não está com o cio e q ainda pode surgir sempre algum esclarecimento vosso q me faça voltar atrás qt à questão de ela vir a engravidar....) se o vet, apesar de os pas não terem LOP, considerar q são exemplares bons e q a nivel clíonico estão perfeitos, mesmo assim é sempre duvidoso.
Olá melzinha
Você está a fazer uma ligeira confusão.O LOP não é nenhuma garantia de qualidade.É apenas , teoricamente, uma garantia de origem isto é que são PAs.Há cães sem LOP que podem ser melhores que outros com LOP atendendo ás características e estalão da raça.As pessoas apesar de deverem registar os cães não quer dizer que todas o façam.Portanto quando o José Carlos diz atrás que se deve criar com o objectivo das ninhadas serem superiores , em termos de qualidade, aos pais é no sentido de melhoramento da raça e isso deve ser um objectivo de todos os amantes desta raça.Tal facto não significa que não se possa cruzar com outros objectivos só que se calhar , do ponto de vista da raça , não será o desejável.Por outro lado, não tendo os pais LOP a ninhada também não terá donde ,se pretender vender os cachorros, será mais difícil.
Relativamente ao vet dizer que são bons exemplares permita-me que discorde pois o vet não me parece ser a pessoa indicada para isso.Um criador ( aliás a opinião de mais do que um se possível) , um juíz da raça parecem-me as pessoas indicadas agora o vet não tem por obrigação ( e na maior parte das vezes nem sabe ) saber o estalão das raças. O que o vet tem que atestar é o despite de problemas de saúde dos pais que possam implicar em problemas na ninhada.
Saudações